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Enviado: sexta jun 23, 2006 8:26 am
por manuelcar
o elsbett cobra cerca de 800 € por um kit para veiculos de injecção indirecta. isto é o mais fiável que o mercado oferece. 100% ov desde o arranque até ao fim da viagem.
Enviado: domingo jun 25, 2006 6:26 pm
por EnergiaDiesel
manuelcar , e se for uma injecção directa tipo tdi/hdi , que sugestões/possibilidades estão em aberto para uma utilização de ovd regular e se possível a 100%
Enviado: domingo jun 25, 2006 11:05 pm
por manuelcar
o elsbett vende kits para alguns tipos de tdi. procura lá se encontras o teu carro.
http://www.elsbett.com/gb/online-shop.html
senão a alternativa será a um kit bicarburação, estes não são a 100% porque o aquecimento terá de ser a gasoleo, e antes de parar também. mas é uma alternativa muito versátil.
Enviado: segunda jun 26, 2006 2:22 pm
por jossef
gostaria de saber se podes vender e montar esse sistema no meu land rover discovery.
Enviado: segunda jun 26, 2006 3:22 pm
por manuelcar
não vendo nem monto coisa nenhuma.
o [***************] já reportou ter acabado o desenho de um kit ovd. experimenta falar com ele.
Enviado: segunda jun 26, 2006 3:25 pm
por jossef
ok obrigado
Testes e ensaios - continuação - 2.º Kit do Hynek, v4
Enviado: terça jun 27, 2006 3:10 pm
por hynek
olá pessoal,
como tinha prometido postar as experiências dos testes, aqui vai mais alguma coisa.
após de 15 dias de testes e alguns 1000 km posso concluir que o sistema funciona. com 80% de ov, 10% de gasóleo, 10% de gasolina 95 e algum óleo 2t (+cca 2% sobre o total anterior).
tem inconveniente de o primeiro arranque matinal ser mais demorado – entre 2 a 3 minutos a aquecer os tubos de chegada aos injectores até uma temperatura de 55 a 60 ºc (é suficiente, sem aquecimento o motor tem muita dificuldade em arrancar). por isso vou aumentar ainda mais a potência das velas (actualmente 25 w cada – total 10 a de corrente) para diminuir este tempo.
a minha preocupação principal está focada na simplicidade e o custo, preservando obviamente a funcionalidade adequada.
após os testes do primeiro kit achei necessário simplificar este kit, sobretudo a montagem. e também torná-lo mais versátil e elegante. por isso desenvolvi umas velas de aquecimento com as resistências integradas nos suportes de alumínio, uma espécie de perfis, comprados no aki.
na imagem seguinte estão as resistências cerâmicas que uso para extrair (partir a cerâmica) a própria resistência (está ao lado). a maior é de 17 w e outra é de 11 w de potência.
aqui apresento uma resistência incorporada num suporte de alumínio e isolado com uma massa de altas temperaturas (preta). tem ligação à massa do carro (pólo negativo) por um fio que sai de um lado (este fica entre a vela e o suporte seguinte, ao lado) e de outro lado está o conector para ligação do pólo positivo (+).
a vela encaixa dentro de outro suporte com diâmetro interior igual ao diâmetro do tubo a aquecer e ao diâmetro da vela (neste caso de 6 mm).
……..
encaixa no tubo de chegada ao injector (a aquecer) com um click, como se vê neste bocado de tubo de igual diâmetro.
………..
……….
montado no meu land rover.
do lado esquerdo está o termocontacto que desliga a alimentação quando o suporte atinge 130 ºc.
os tipos de termocontactos. o do lado esquerdo, com parafuso, desliga com 140 ºc que será, no próximo kit a testar, acoplado ao suporte de vela. o outro é de 90 ºc será acoplado ao outro suporte, à parte, imediatamente na entrada do tubo ao injector. assim o circuito desliga ao atingir a temperatura de 140 ºc no suporte da vela ou de 90 ºc no tubo antes do injector.
estas peças serão usadas no próximo kit de testes.
será aumentada a potência das velas para 40 w (corrente total de 14 a). vou fazer o circuito próprio, a partir da bateria, com um fusível próprio e com um relé que será accionado a partir do interior do carro (interruptor no painel). desde que o interruptor esteja ligado, ao ligar a chave de ignição para a 1ª posição, liga-se o relé do pré-aquecimento. haverá duas led´s indicadoras no painel, uma (verde) a indicar que o sistema está armado, outra (amarela) a indicar, quando desliga, que o pré-aquecimento foi terminado e os tubos estão à temperatura certa para se proceder ao arranque normal do motor.
no próximo kit a testar será incluído também um pré-aquecimento do combustível na chegada à bomba. uma parte do tubo de chegada será substituída por um tubo metálico (alumínio) com uma vela de aquecimento, de potência adequada, acoplada e equipada com um termocontacto de 55 ºc. espero elevar a temperatura do combustível até este valor para aliviar às duas bombas e ao filtro. ainda estou a ponderar ligar o retorno do combustível (já aquecido pela passagem na bomba) ao tubo de admissão da bomba, com algum tipo de válvula que leva os excessos ao depósito (válvula de sobrepressão adequada).
depois de feito e testado apresento aqui os resultados.
Enviado: terça jun 27, 2006 3:23 pm
por jossef
hynek esse tubo da respiração do motor está virado para traz porque????????????
este forum qual quer dia é só de land rover acho q já somos 5
Enviado: terça jun 27, 2006 3:33 pm
por hynek
jossef Escreveu:hynek esse tubo da respiração do motor está virado para traz porque????????????
este forum qual quer dia é só de land rover acho q já somos 5
tenho de perguntar na oficina, onde tratam do carro
Enviado: terça jun 27, 2006 11:44 pm
por manuelcar
aqui está um tipo que vende um kit semelhante a este.
http://www.fattywagons.com/fwproducts.htm
Enviado: terça jun 27, 2006 11:53 pm
por manuelcar
boa hynek! magistral e bem documentado. gosto particularmente da parte do click, encaixe fácil e universal.
Enviado: quarta jun 28, 2006 1:13 am
por hynek
ó manuelcar,
obrigado pelo elogio e especialmente pelo link. és um observador atento, parabéns.
kit não é semelhante, mas gostei de ver confirmadas as minhas teorias e resultados de testes. eles usam bobinagem sobre os tubos - esta foi a minha primeira experiência. acho que é mais sofisticado que encaixe, que uso actualmente. sobretudo porque há menos perdas de energia ao aquecer os tubos. eu sacrifiquei alguma energia, i.e. perdas, em troca de simplicidade. e funciona com os mesmos resultados. para diminuir as perdas vou isolar termicamente essa parte.
também confirmei que as potências desenvolvidas por mim correspondem às potências que eles usam. isto é muito importante. não há necessidade de usar potências elevadas.
quanto às temperaturas, eles aquecem entre 90 e 150 ºc. bem, eu preferia entre 80 e 120 ºc, no máximo 130 ºc. vou testar estas temperaturas.
outra ideia que tenho e está no site deles é o aquecimento do filtro. já tinha isso experimentado no meu land rover, mas houve um curto-circuito e ficou por concluir mais tarde. no entanto estive a pensar aquecer os tubos de admissão de combustível às bombas e redireccionar o retorno para admissão também. assim o filtro é capaz safar-se.
vou pensando, experimentando e logo se vê.
Enviado: quarta jun 28, 2006 1:27 am
por serges
inda dizem k os tugas não são inventores, hynek os meus parabens por partilhares tamanha informação...
vai postando os resultados e força nisso...
Enviado: quarta jun 28, 2006 10:15 pm
por jossef
hynek n sei se isto te vai ajudar em alguma coisa ou mersmo se já sabes mesmo assim aqui vai as especificçoes do teu motor do meu e de mais alguns aqui do forum.
---quatro cilindros em linha, intercooler e turbo compressor de alta velocidade, ijecção directa diesel. fabricado em ferro com as cabeças dos cilindros em aluminio.
---diametro dos cilindros 90.47mm
---curso dos embolos:97mm
---cilindrada 2495cc
---taxa de compressão 19.5:1
---potencia maxima 113cv@4000rpm
---binario maximo 26.5mkg @1800rpm
Enviado: quarta jun 28, 2006 10:32 pm
por Dimitri
caríssimos hynek, ftorres e demais "inventores":
estou deveras surpreendido com tamanha quantidade de informação disponibilizada nos tópicos relacionados com este em que a solução final já é bem visível à comunidade de curiosos
registei-me no fórum há poucas horas e já absorvi mais informação sobre este tema da utilização de svo do que em dias sucessivos de pesquisa pelos confins da net
o meu sincero obrigado pela partilha de informação e continuação de boa i&d
Enviado: quinta jun 29, 2006 12:44 am
por hynek
obrigado jossef,
arranjei uma database actualizada sobre os carros quase todos, por isso tenho bastante informação, mas mesmo assim não está completa.
o que eu mais precisava é catálogos electrónicos das peças, onde se pode ver, como está tudo montado e como funciona. depois alguma informação adicional para nossa área de interesse - sistema de combustível, pressão em vários pontos do sistema, etc.... isso dava mesmo muito jeito. vou ver se há alguma coisa na oficina onde costumo reparar o carro.
sem esta informação vou ter de cortar os tubos em vários pontos para saber, qual é pressão (isto está relacionado com ideia do retorno), caudal, temperatura, etc.
Enviado: quinta jun 29, 2006 1:35 am
por tractortp
hynek, onde vais buscar esses termostatos ? preços ?
obrigado
Enviado: quinta jun 29, 2006 9:52 am
por hynek
os termocontactos há nas lojas de peças para electrodomésticos. usam se nos fornos, secadores de cabelos, máquinas de lavar loiça, etc.
há tipos nc e na. os nc estão ligados abaixo da determinada temperatura e desligam com esta temperatura. os na é contrário.
fui informado na loja que há temperaturas 55, 65, 90, 103, 130, 135, 140 ºc. provavelmente mais.
custam entre 2 a 6 €.
tenho experiência que um determinado modelo (idêntico) custa numa loja 2 € e noutra 5 €.
Enviado: quinta jun 29, 2006 10:01 am
por jossef
existe um livro qda land rover onde tens isso tudo eu sei quem tenha um mas n pode emprestar posso é tirar fotocopias da parte do motor e da bomba queres???
Enviado: quinta jun 29, 2006 10:24 am
por hynek
obrigado jossef,
por enquanto não te vou incomodar, espero arranjar cá, na oficina.