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Enviado: quarta dez 05, 2007 8:17 pm
por Flamingo
hynek Escreveu:
eu também andei experimentar isso, mandei vir o fio da inglaterra. 25 m custou 50 €. experimentei com metal líquido da wurth, mas não aguentava. julgo que uma folha em mica poderia resolver o problema. potência calculas assim:
12 v elevado a 2 dá 144, isso dividido por resistência do fio em ohms.
exemplo:
- tens fio com resistência de 1 ohm, a potência será 144/1=144 w
- ou fio com resistência de 2 ohm, a potência será 144/=72 w
por acaso isso são calculos que também me interessam. 12v elevado a 2 da 144, mas elevado a 2 porque, de onde vem este "2"?
de que forma sei a resistencia ómica do fio? o vendedor diz, ou isso tem a ver com a espessura do fio?
a potencia da resistencia não tem a ver também com o comprimento da mesma? dimensão do fio(em comprimento) x diâmentro da mesma?
numa casa de material para eletrónica (não perguntei por agora nada de resistencias porque foi lá só à procura de isolamentos) falaram-me que o melhor isolamento para as resistencias era "fibra de vidro". penso que foi isso que disseram. já alguém aqui do forum expermentou isso? quais os resultados?
eu nisto estou a 0 (zero)...
Enviado: quarta dez 05, 2007 9:27 pm
por visitante
vivam ...
por acaso nunca me ocorreu essa da fibra de vidro..mas talvez amanhã mesmo construa uma resistencia em suporte de fibra de vidro e verifique quais os resultados..que postarei aqui..
abraços
[***************]
Enviado: quarta dez 05, 2007 9:43 pm
por Eletrico
[***************] Escreveu:vivam ...
por acaso nunca me ocorreu essa da fibra de vidro..mas talvez amanhã mesmo construa uma resistencia em suporte de fibra de vidro e verifique quais os resultados..que postarei aqui..
abraços
[***************]
ola.com relação a este tipo de material (lã de vidro) existem vários tipos ,são muito usados para altas temperaturas (850-1000ºc) para isolamentos de peças refractarias . na montagem do kit do meu carro usei um quadrado desse material com mais ou menos 3mm (prensado) para isolar o permutador. no entanto o normal neste material é começar a degradar-se com o tempo por causa dos aquecimentos e arrefecimentos consecutivos. não me parece muito útil para isolar a resistência do contacto com o metal dos tubos no entanto para a parte exterior não deve encontrar melhor.
Enviado: quinta dez 06, 2007 11:42 pm
por hynek
flamingo Escreveu:hynek Escreveu:
eu também andei experimentar isso, mandei vir o fio da inglaterra. 25 m custou 50 €. experimentei com metal líquido da wurth, mas não aguentava. julgo que uma folha em mica poderia resolver o problema. potência calculas assim:
12 v elevado a 2 dá 144, isso dividido por resistência do fio em ohms.
exemplo:
- tens fio com resistência de 1 ohm, a potência será 144/1=144 w
- ou fio com resistência de 2 ohm, a potência será 144/=72 w
por acaso isso são calculos que também me interessam. 12v elevado a 2 da 144, mas elevado a 2 porque, de onde vem este "2"?
de que forma sei a resistencia ómica do fio? o vendedor diz, ou isso tem a ver com a espessura do fio?
a potencia da resistencia não tem a ver também com o comprimento da mesma? dimensão do fio(em comprimento) x diâmentro da mesma?
numa casa de material para eletrónica (não perguntei por agora nada de resistencias porque foi lá só à procura de isolamentos) falaram-me que o melhor isolamento para as resistencias era "fibra de vidro". penso que foi isso que disseram. já alguém aqui do forum expermentou isso? quais os resultados?
eu nisto estou a 0 (zero)...
para saber donde vem isso tens de voltar à escola....
Enviado: quinta dez 06, 2007 11:47 pm
por hynek
isto já está noutro lado, mas aqui faz sentido também:
comecei queimar o ov100 na caldeira, o esquema é o mesmo dos carros:
- o ov é pré-aquecido até 75 ºc
- o tubo do injector tem aquecimento que ronda 140 a 150 ºc
o mais interessante que verifiquei com esta experiência é que quando o aquecimento do injector baixa (abaixo de 120 ºc), a chama apaga-se. por isso penso que, nos carros, temos de fazer chegar a temperatura do ov injectado até uns 150 ºc também.
com esta experiência descobri como aquecer com maior eficiência e já estou fazer algumas experiências.
a resistência não deve ficar a rubro. basta que aquece até uns 300 ºc, assim podemos usar material menos resistente (nural 30, metal liquid, mica....). temos é assegurar uma boa permuta do calor e um isolamento térmico superficial, para não perder muita energia.
Enviado: sexta dez 07, 2007 9:13 am
por visitante
vivam ....
o mais interessante que verifiquei com esta experiência é que quando o aquecimento do injector baixa (abaixo de 120 ºc), a chama apaga-se. por isso penso que, nos carros, temos de fazer chegar a temperatura do ov injectado até uns 150 ºc também.
de notar que o injector na caldeira funciona como bico queimador..tipo maçarico..e nesse sistema (caldeira) lhe falta o factor compressão..daí que seja necessaria uma maior temperatura para realizar a combustão..
nos motores diesel os 135º são mais que suficientes..já que a partir de 110-115º já o ov..a 90%(não preconizo % superior) apresenta caracteristicas semelhantes ao gasoleo..
abraços
[***************]
Enviado: sexta dez 07, 2007 12:31 pm
por Fry
vejam se descobrem o material indicado a starvan não está a gostar de ov99 a 75º.
Enviado: sexta dez 07, 2007 8:05 pm
por visitante
vivam ...
nem a starvan...nem qualquer outra van mais terrena...
abraço
[***************]
Enviado: sexta dez 07, 2007 11:07 pm
por manuelcar
a fibra de vidro deve estar bem. mas qual é a resina que vamos usar? precisamos de saber qual a melhor resina para aglutinar a fibra. quanto a mim a epoxy deve servir bem, embora seja difícil desfazer se a coisa não ficar bem...
Enviado: sexta dez 07, 2007 11:15 pm
por hynek
tenho prometida uma massa para resistências (a cozer), por isso penso que arranjamos brevemente uma solução viável e segura.
fernando, concordo contigo quanto os 135 ºc. é capaz de ser suficiente (podemos verificar tirando injector)....
Enviado: sexta dez 07, 2007 11:26 pm
por manuelcar
a temperatura a que o ov passa a ser atomizado com uma eficiência idêntica ao do gasoleo está por aí comprovada num estudo que me parece bastante credível. a questão tem mais a ver com a eficiência da transferencia de energia da resistência para o combustível e até à saída do injector. isso é que necessita de ser averiguado. já agora, também seria interessante saber qual o material ideal para efectuar o isolamento térmico do dispositivo. não sei qual a disposição dos tubos nos vossos motores, mas no meu estão no meio de um túnel de vento sem qualquer abrigo.
Enviado: sexta dez 07, 2007 11:30 pm
por Eletrico
ola se calhar não e preciso mudar tudo ao que por aqui pude perceber embora não conheça o produto e que com o calor o "liquid-metal" da wurth abria . se a questão e so o material abrir e não e fundir o esturricar com a temperatura tente usar os 2. posso garantir que a fibra aguenta bem essas temperaturas pois onde trabalho existe uma chaminé (+/- 2mts diâmetro com 20mts de altura) forrada a fibra de vidro que sempre passa gases a temperaturas dessa ordem. peço desculpa que num outro poste por lapso falei de "lã de vidro" e não de fibra de vidro embora confirme o que disse estava fora de contexto
Enviado: sábado dez 08, 2007 10:53 pm
por Flamingo
hynek Escreveu:
para saber donde vem isso tens de voltar à escola....
vou registar para memória futura...
Enviado: sábado dez 08, 2007 11:30 pm
por Eletrico
ola.
conforme prometi se encontrasse algo mais sobre tubos aquecidos...
aqui vai porem mais próximo (frança)
http://www.aci-resistance.com/htfr/0007.htm
também existe aqui material que pode ser útil para fazer as resistências sobre os tubos dos injectoures.
http://www.aci-resistance.com/htfr/0009.htm
(no fundo da pagina tem o contacto)
cumprimentos
Enviado: quarta dez 19, 2007 11:16 pm
por gommon
manuelcar Escreveu:a temperatura a que o ov passa a ser atomizado com uma eficiência idêntica ao do gasoleo está por aí comprovada num estudo que me parece bastante credível. a questão tem mais a ver com a eficiência da transferencia de energia da resistência para o combustível e até à saída do injector. isso é que necessita de ser averiguado. já agora, também seria interessante saber qual o material ideal para efectuar o isolamento térmico do dispositivo. não sei qual a disposição dos tubos nos vossos motores, mas no meu estão no meio de um túnel de vento sem qualquer abrigo.
desculpem, sou novo aqui a postar (apenas me tenho deliciado a ler os vossos comentários e experiencias).
posso ajudar com a ideia de "fita para colectores" utilizada nos carros de corrida nos colectores de escape,etc. mantem muito bem a temperatura e aguenta imenso. e penso que é isolante.
desculpem, mas queria meter-me na conversa, ando aqui a inventar um sistema de ov para o meu clio (lucas)...
de momento apenas utilizo ov10 para limpeza do circuito, depois vou tentar subir um pouco a percentagem, mas nao passando do estipulado na tabela.
cumps
Enviado: quarta dez 19, 2007 11:25 pm
por Eletrico
gommon Escreveu:manuelcar Escreveu:a temperatura a que o ov passa a ser atomizado com uma eficiência idêntica ao do gasoleo está por aí comprovada num estudo que me parece bastante credível. a questão tem mais a ver com a eficiência da transferencia de energia da resistência para o combustível e até à saída do injector. isso é que necessita de ser averiguado. já agora, também seria interessante saber qual o material ideal para efectuar o isolamento térmico do dispositivo. não sei qual a disposição dos tubos nos vossos motores, mas no meu estão no meio de um túnel de vento sem qualquer abrigo.
desculpem, sou novo aqui a postar (apenas me tenho deliciado a ler os vossos comentários e experiencias).
posso ajudar com a ideia de "fita para colectores" utilizada nos carros de corrida nos colectores de escape,etc. mantem muito bem a temperatura e aguenta imenso. e penso que é isolante.
desculpem, mas queria meter-me na conversa, ando aqui a inventar um sistema de ov para o meu clio (lucas)...
de momento apenas utilizo ov10 para limpeza do circuito, depois vou tentar subir um pouco a percentagem, mas nao passando do estipulado na tabela.
cumps
ola
ficava bem uma apresentação primeiro .....
Enviado: quarta dez 19, 2007 11:33 pm
por gommon
eletrico Escreveu:gommon Escreveu:manuelcar Escreveu:a temperatura a que o ov passa a ser atomizado com uma eficiência idêntica ao do gasoleo está por aí comprovada num estudo que me parece bastante credível. a questão tem mais a ver com a eficiência da transferencia de energia da resistência para o combustível e até à saída do injector. isso é que necessita de ser averiguado. já agora, também seria interessante saber qual o material ideal para efectuar o isolamento térmico do dispositivo. não sei qual a disposição dos tubos nos vossos motores, mas no meu estão no meio de um túnel de vento sem qualquer abrigo.
desculpem, sou novo aqui a postar (apenas me tenho deliciado a ler os vossos comentários e experiencias).
posso ajudar com a ideia de "fita para colectores" utilizada nos carros de corrida nos colectores de escape,etc. mantem muito bem a temperatura e aguenta imenso. e penso que é isolante.
desculpem, mas queria meter-me na conversa, ando aqui a inventar um sistema de ov para o meu clio (lucas)...
de momento apenas utilizo ov10 para limpeza do circuito, depois vou tentar subir um pouco a percentagem, mas nao passando do estipulado na tabela.
cumps
ola
ficava bem uma apresentação primeiro .....
peço desculpa, vou apresentar-me....
Enviado: quinta dez 20, 2007 11:10 pm
por Flamingo
ora viva!...
bem vindo à comunidade...
como podes ver pelo meu perfil, eu sou de perto... sobre apresentações, na net ainda ando muitas vezes a nadar, por isso, apresentar-me foi coisa que não fui capaz de fazer, penso que por aselhice...
ainda bem que aparece alguém aqui no forum da mesma região que eu, torna-se mais motivador... talvez um dia destes possamos beber um copo...
no que precisares de ajuda dispõe, mas não te esqueças de procurar primeiro a resposta no tópico referente à duvida...
boas frituras e um abraço...
Re: aquecimento dos tubos dos injectores
Enviado: sábado jan 19, 2008 6:15 pm
por k__x
é possivel instalar apenas este sistema?
http://www.vegiecars.com/product.aspx?pageid=15
e andar a 100% ov no tanque, sem aplicar mais nada?
este sistema ira gerar problemas futuros?
ha alguem a vender para portugal?
Re: aquecimento dos tubos dos injectores
Enviado: sábado jan 19, 2008 6:56 pm
por Eletrico
ola
no meu entender ..... o melhor e não te precipitares lê por aqui mais um bocado ....
e consulta primeiro que tudo este link:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =18&t=5373
alem disso passa por aqui:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =18&t=3200
cumprimentos