Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

meus amigos

não sejam mauzinhos. a desancar desta forma numa instituição.
estão praí a falar do óleo deles...tss tss... é igual aos outros, nem mais nem menos.
já levei óleo de restaurantes que se poderia fritar ainda mais uns kilometros nele. também já levei óleo que nem prá bio nem pra nada servia de tão queimado que estava.
a mcdonalds têm um controlo de haccp completissimo, cada funcionário tem formação no que faz, são feitos testes ao óleo regularmente e várias vezes por dia e esses testes custam dinheiro, o óleo é com certeza melhor que aquele que voçês andaram a comprar no lidl desde que seja óleo vegetal não tenho nada a dizer do mc e das restantes redes de restauração existentes, são as empresas mais inpecionadas e daí concerteza as mais seguras.
no entanto deparei com alguns restaurantes que para pouparem uns cobres começaram a utilizar pasta em vez de óleo. ora a pasta contendo materia sintética, por mais que digam que não faz mal eu não engulo (...e não dá pra bio).
a continuar assim os restaurantes deizam de utilizar óleo por completo e isso não pode ser, teria de desenterrar o meu projecto de paineis solares para por no tejadilho do meu rasteirinho.

vamos organizar uma manif em lx contra as pastas.

abraços

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

eu estou de acordo quanto a essa manifestação.. para quando? marca isso que eu estou lá..

mas kat, a pasta não é mais do que óleo de palma.. no entanto reparo que só nos grandes aglomerados é que usam esse tipo de óleo.. ao que parece, são os vendedores espanhóis que visitam os restaurantes e vendem essa treta.. e como não se dão ao trabalho de ir às pequenas aldeias, o óleo lá costuma ser bom.

olha que tenho colegas que recolhem em mac e dizem que aquele óleo não vale nada, e ainda têm de pagar uma nota por ele.. se é verdade ou bluff, já não sei..

katzilla
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por katzilla »

só mais ésta sobre o que foi dito sobe a mcdonalds.
não é a socipole que recolha os óleos deles, são recolhedores independentes (e outros menos independentes) que fazem a recolha em todas as casas do mac e entregam posteriormente na socipole.
é claro que algumas litradas nunca lá chegam .
os recolhedores é que têm todo o trabalho mas a socipole é que leva a taça.
mas pelo menos o óleo fica em território portugues, ao contrário da biological que manda todo o nosso óleo para a espanha, os espanhois estão a facturar á nossa custa e ainda se riem na nossa cara.

abraços

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

o katzilla não me leves a mal mas a palavra certa é recolectores.

katzilla
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por katzilla »

recolhedores, recolectores tanto faz é a malta da pesada que têm de andar com os bidons ás costas.

ora eu tenho uma sugestão a fazer:

fazer uma manif em lx em frente á casa do só-crates e exigir:

1- proibir pastas nos restaurantes (plo menos as espanholas)
2- construir uma estátua em memória dos recolhedores/recolectores corcundas de carregar o óleo prós carros da câmara.

abraços

escalavardo
Staff Member
Staff Member

bem, também não abusemos.. todos os intervenientes no processo são pagos.. se a biological envia para espanha é porque lá pagam melhor.. e a socipol não leva taça nenhuma, pois também tem de pagar o óleo que lhe chega às instalações..

apoio essa manifestação, mas o sócrates está a borrifar-se para nós.. e se existem corcundas a recolher óleo, são aqueles que andam a fugir com as barricas às costas, depois de as terem roubado aos outros nos restaurantes..

katzilla
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por katzilla »

escalavardo Escreveu:apoio essa manifestação, mas o sócrates está a borrifar-se para nós.. e se existem corcundas a recolher óleo, são aqueles que andam a fugir com as barricas às costas, depois de as terem roubado aos outros nos restaurantes..
eu sei que é assim porque também pago e não é pouco.
e esses meninos que andam a gamar o óleo que não é deles deviam ser apanhados e ter um tratamento especial.
quando chegar-mos a lx pá manif, deviamos exigir um acrescimo á lei 178/2006 cortar uma mão ao gajo que roubar óleo dum mano.
se repetir corta-se-lhe a outra.
assim não rouba mais (como em marrocos).
a não ser que o gajo faça como o outro da tv que puxou um camião com as orelhas, aí teria-se de lhe cortar as orelhas também se ele usar óculos - azar

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

vão lá vão...quero-vos ver na tv.

katzilla
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por katzilla »

com umas gajas em bikini seria um sucesso.
besuntá-las com óleo...é esse o tema

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

precisava estar aí para ve-los na tv...
e que tal, se os corcundas carregassem uma gaja besuntada de óleo sem bikini

iámos todos para a polícia...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

katzilla
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por katzilla »

isso queriam eles, gajas nuas.

agora falando sério a recolha dos óleos anda pelas ruas da amargura.
muita gente nova a entrar e sem escrupolos...está mau está.

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

katzilla,

talvez eu seja um pouco agressivo demais em relação a esse tema mas...

é uma actividade lucrativa em que os produtores de resíduos não tinham soluções e sempre estiveram presos e ainda estão a uma legislação ridícula

1ro porque durante anos e anos deitavam o oleo fora porque não havia uso para ele depois de usado e ninguém lhes fazia a recolha

2do quando passou a ser obrigatório entregar o oleo a quem lhe desse destino houve uma fase em que ainda lhes cobravam o serviço de recolha

3ro agora que o resíduo não é mais um resíduo e sim é uma matéria prima ainda são obrigados a dá-lo o quem o recolha embora acredite que esta é gratuita para todos

visto que não o podem armazenar, transportar e negociar a venda do mesmo a quem lhes dê algo em troca.

para mim depois disto tudo como pensas que vejo as empresas de recolha...

por aqui podes ver que basta uma outra empresa de recolha dar algo mais do que o zero que a maioria dá pelo oleo usado que se muda logo, nem que seja um "ilegal" garrafão de 3l de oleo novo por cada tambor de 40/50l, visto que como as coisas estão hoje em dia toda a ajuda faz falta mesmo as pequeninas

abraço
Verde por Excelência

escalavardo
Staff Member
Staff Member

elios, essa mentalidade faria sentido se a aplicasses a todos os resíduos.. por acaso quando vais ao ecoponto colocar uma lata de coca-cola, pedes dinheiro aos aterros pelo facto de lhes estares a entregar a lata? ora caso não saibas, uma tonelada de aluminio vale perto do dobro de uma tonelada de óleo alimentar usado.. para os aterros é sempre a facturar..

vais-lhes lá então exigir os centimos pelo aluminio que entregas.. ou pelo papel.. já para não falar do vidro..

como ninguém faz muito ideia do que se passa com os resíduos do ecoponto, todos acreditam que é para o bem comum que se separa, é pela reciclagem.. já o óleo separa-se, mas como serve para combustível, então os malvados dos recicladores vão ganhar fortunas com o meu óleo, vou mas é tentar ganhar uns centimos..

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

escalavardo Escreveu:elios, essa mentalidade faria sentido se a aplicasses a todos os resíduos.. por acaso quando vais ao ecoponto colocar uma lata de coca-cola, pedes dinheiro aos aterros pelo facto de lhes estares a entregar a lata? ora caso não saibas, uma tonelada de aluminio vale perto do dobro de uma tonelada de óleo alimentar usado.. para os aterros é sempre a facturar..

vais-lhes lá então exigir os centimos pelo aluminio que entregas.. ou pelo papel.. já para não falar do vidro..

como ninguém faz muito ideia do que se passa com os resíduos do ecoponto, todos acreditam que é para o bem comum que se separa, é pela reciclagem.. já o óleo separa-se, mas como serve para combustível, então os malvados dos recicladores vão ganhar fortunas com o meu óleo, vou mas é tentar ganhar uns centimos..
tives-te bem, também acho que seja assim, como é para os carros também querem ganhar. lol
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Elios
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Elios »

escalavardo,

o que tu dizes só é verdade para o individuo que nunca poderia acumular quantidades porque é um negócio de muitos tostões

a diferença é que se tiveres hipótese de disponibilizares esse tipo de produtos em quantidade podes fazer negócio com eles com o oleo não.
podes vender o teu alumínio, cobre, ferro, cartão o quem o compre e quem o compra existe em todo o lado, pode é ser-te pouco rentável ou não te compensar o tempo despendido.
por exemplo num armazém onde trabalhei para pagar a carta de condução, vendia-se as paletes e o cartão
outro exemplo dos carros velhos, podes dá-los para reciclar, obter o crédito para desconto do ia ou podes negociar o mesmo com uma sucata. agora imagina se fosse obrigatório entregá-lo para reciclar.

os recicladores não são malvados, são pessoas que gerem um negócio de oferta e procura.
a legislação tem feito com que exista oferta obrigatoriamente e sem que outra opção exista , mas como o katzilla diz há muita gente a entrar o que faz aumentar a procura pelo oleo usado e quem tem que gerir um negócio tem que saber rentabilizar todas as oportunidades, se outras empresas oferecerem algo mesmo que pouco, esse algo é sempre mais que o zero que se recebe hoje em dia.

acho que o fry a exemplo entende este conceito e esta necessidade de rentabilização

para mim o ideal nem passa por vender o oleo e sim ter legalmente uma pequena estação de produção de bio para uso do ou dos veiculos da empresa reduzindo a factura em combustíveis, e ter desta forma justificado o destino dos oleos usados mas não continua-se a ter de ceder parte do oleo para se ter tudo legal.

já agora não penso em rentabilizar outros produtos porque não tenho quantidade para isso, porque se tivesse...

edit: boas jmal, eu acho mal, dêem tudo e desperdicem oportunidades de negócio se não vos faz falta, por mim se puder rentabilizar algo pra ter um negócio mais eficiente só tenho mesmo que o fazer

abraço
Verde por Excelência

escalavardo
Staff Member
Staff Member

estou de acordo que quem fornece os resíduos deva de alguma forma ser compensado.. mas não monetariamente, por duas razões, que passo a explicar:

a primeira é que cria nas pessoas um sentimento de ganância, em que se não lhes pagam o que pretendem, então mais vale atirar pelo lixo normal, não desenvolvendo assim o sentido de cidadania e sentimento de responsabilização por um resíduo que criaram (politica de poluidor, pagador). além disso, está mais que provado que faz aumentar o consumo de embalagens e afins, pois liberta a consciência do individuo e apela ao consumo..

a outra razão prende-se com o facto de todo o processo de reciclagem envolver custos. ora se um reciclador vai pagar ao produtor, acaba por andar a trabalhar para aquecer.. há quem faça isso no óleo, pois compra hoje, armazena e tem prejuizo, e reza para que amanhã o preço esteja mais alto, de forma a compensar o prejuizo.. no meu caso recuso-me a fazer isso.

quanto ao que falas sobre a produção privada de bd, acho que é a base para todo este fórum e é pelo que nos temos vindo a bater e debater ao longo deste tempo..

Elios
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Elios »

boas escalavardo

mas como pensas recompensar o produtor de resíduos então...

as empresas de recolha são uma actividade lucrativa... monetariamente
as empresas de reciclagem são uma actividade lucrativa... monetariamente

porque é que só o produtor de resíduos que, afinal a partir do momento em que este resíduo é valorizável e capaz de gerar lucro, não pode vender o mesmo à melhor oferta?

de alguns materiais que conheço
para cartão posso fazê-lo
para cobre posso fazê-lo
para ferro posso fazê-lo
não sei como funciona ou funcionaria com o papel e vidro
e para oleo também o deveria poder fazer... as grandes empresas fazem-no, aliás a mcdonalds serve perfeitamente de exemplo, o oleo usado deles tem preço que há quem pague.
... e depois existem os nossos classificados em que representantes de recolha se vêm a se oferecer para comprar lotes de oleo usado

eu o que digo a quem possa e tenha condições para isso é... acumular o oleo usado e depois negociar porque para recolhas de 50 litros por semana ninguém dá nada mas para 2 a 3 vezes 1000 litros ano parece que não falta comprador e havendo empresas de recolha interessadas estas deverão ser capazes de passar factura legal

em relação ao sentimento de ganancia, não compreendo como funcionaria o mesmo e em como se estimularia o consumo se estamos a falar em coisas que custam 20x mais em produto novo do que o valor que terão como resíduo. a ganancia não funciona para gastar 20.000 e receber 1.000 perdendo 19.000, e se deitarem o resíduo fora nem esses 1.000 recebem

em relação ao teu segundo ponto, tudo tem custos e uma actividade só é lucrativa se os proveitos são superiores aos custos, só estou defendendo uma mais justa distribuição de proveitos, ou seja, menos proveitos para recolha e reciclagem para haver um pouco para quem disponibiliza aquilo que é a razão de ser de todo o processo, porque agora para eles não há nada exceptuando uns poucos.
de qualquer das formas aquilo que tu te recusas a fazer chama-se de especulação o comprar em baixa para vender em alta e é por demais sabido que tem riscos, ganha-se e perde-se mas mais uma vez é prova que o oleo usado tem valor monetário significativo visto que segundo as tuas palavras até já é objecto de especulação que já é uma actividade económica evoluida em vez das actividades básicas de compra e venda directa.

abraço
Verde por Excelência

escalavardo
Staff Member
Staff Member

nesse caso, as tua necessidades fisiológicas, que todos os dias mandas pela sanita, também podes pedir dinheiro por eles, pois no final da etar há uma empresa que faz composto com ele e depois o vende.. é um produto rentável, por isso é melhor o produtor começar a cobrar por isso também..!

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

ruim vai ser armazenar esse último tipo de resíduo para conseguir volume e consequentemente preços maiores...

e a maria... já pensou o que dizer para a maria
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Elios
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Elios »

escalavardo Escreveu:nesse caso, as tua necessidades fisiológicas, que todos os dias mandas pela sanita, também podes pedir dinheiro por eles, pois no final da etar há uma empresa que faz composto com ele e depois o vende.. é um produto rentável, por isso é melhor o produtor começar a cobrar por isso também..!
boas,

pois mas até no ridículo existem exemplos de que é possível facturar esse tipo de resíduos é preciso é reunir condições para isso

se precisares de uma carrada de estrume a ver se não te levam dinheiro por ela

bem verdade diz o outro quando muito sabiamente profere
"o lixo de uns é a riqueza de outros" ...nem que seja mdrea

abraço
Verde por Excelência

Responder

Voltar para “BioDiesel”