Energia Solar para....automóveis

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Bluesky
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no entanto e como estamos sempre a aprender quanto ao gm ev-1 penso tratar-se de 1 carro movido a celulas de combustivel ou seja electrico e não a energia solar como falou no seu post, pelo menos é o q diz a wikipedia sobre isso
mais uma vez ao lado. eu disse que o ev-1 era solar? peço-lhe que tenha um pouco mais de consideraçao e deixe de deturpar os meus posts se fizer o favor. já compreendi que teve de recorrer à wikipedia para saber a estoria do ev-1, mas deixe-me ajuda-lo. o ev-1 foi um projecto de um veiculo electrico a baterias (2 versoes) da gm (general motors) que mais tarde viria a destruir a sua propria criação (ver "who killed the electric cars?" - quem matou os carros electricos?). o ev-1 não foi o unico condenado à destruição. deixo os links...

http://www.youtube.com/watch?v=xaudawkybro

http://www.sonyclassics.com/whokilledtheelectriccar/

http://www.ev1.org/

http://www.pluginamerica.com/saveev1.htm

quem ainda tem veiculos electricos é forçado a entrega-los para destruição. porque? porque nem a gm nem a toyota nem a ford alguma vez vendeu algum carro electrico. simplesmente fizeram contratos de "levar emprestado". todos os "donos" do ev-1 foram obrigados a entrega-los contra vontade pelo "projecto falhado" e "futura falta de assistencia/segurança"!

http://www.pluginamerica.com/dontcrush.shtml

o ev-1 é considerado nao um super-carro mas um hiper-carro. tem (tinha) um coeficiente aerodinamico de 0.19 (face à actual "normalizaçao" de 0.30) o que é normal pois na verdade o veiculo electrico gm ev-1 foi criado com a inspiraçao do prototipo solar gm sunraycer.

http://www.hypercars.com/

voltando ao tema deem uma olhadela no nuna 4 da equipa nuon holandesa.

http://www.nuonsolarteam.nl/en

as consideraçoes deixo para mais tarde. ou talvez nao. um abraço a todos.


toze_feup
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Mensagem por toze_feup »

bem antes de mais, não foi minha intenção corromper nenhum post de ninguém, apenas falou de tudo ao mesmo tempo, penso q qq pessoa q leu o seu post poderia ficar legitimamente com a mesma ideia.
quanto a eu ter ido à wikipedia, é mt melhor falar com conhecimento de causa do q falar no ar, por isso n vejo qual o mal de consultar e procurar conhecimento como fiz (se calhar por essas e por outras é q o país está como está).
concerteza q é um fã ferrenho do gm ev-1, no entanto a teoria da conspiração era mt boa se n existissem já veiculos electricos a percorrer as estradas da europa já desde 1995. estou-me a lembrar por exemplo dos 106 electric, produzidos em 95 ou até antes, totalmente electricos q nc ninguém decidiu esmagar e até se vendem em 2ª mão. aliás já existia 1 modelo testado desde 93 conforme podem ver neste link do site da psa de 93 e 95 (data do lançamento ao publico do 106 electric):

http://www.psa-peugeot-citroen.com/en/p ... 993_b1.php
http://www.psa-peugeot-citroen.com/en/p ... 995_b1.php

a razão pela não proliferação dos mesmos prende-se com o valor inicial de aquisição e de manutenção claramente superior ao de um 106 normal, fracas performances e autonomia baixa para utilização 365 dias no ano em qq tipo de utilização urbana/estrada, a velocidade maxima é de 90km/h e autonomia de 100km em estrada. mas apesar de tudo o maior e grande problema q ainda n foi possivel ultrapassar do ponto de vista de quem usa o carro e nem o seu ev-1 o conseguiu são os elevados tempos de carga necessários qd a bateria chega ao limite daí as marcas recorrerem aos depósitos de hidrogenio para este efectuar a reacção quimica e gerar electricidade o q levanta outros problemas de espaço/peso/tecnologias de segurança, infraestruturas de distribuição de hidrogenio, obtenção do mesmo pois ele é abundante mas está sp ligado a outros atomos e para fazer a separação é preciso gastar quantidades não desprezaveis de energia, (imagine o seu ev-1 a percorrer porto-algarve e qd acabasse a bateria - q acabava de certeza penso q a autonomia é de no maximo em condições optimas de 300km ou menos e lembro q somos 1 país minusculo, ter q esperar 6h ou nem q fossem 2h para recarregar totalmente, tendo em conta o preço q pagou mais elevado nem q fosse o mesmo por 1 carro electrico e mesmo se só fizer a viagem 2 ou 3x no ano n ficava lá mt bem não é? nem é prático. isto já nem fazendo a conta escapadinhas de fim de semana etc etc).... daí q para já apostem mais nos hibridos gasolina/electricos como a toyota e a honda e outras numa perspectiva de transição de tecnologia e de desenvolvimento das baterias de acumulação, diminuindo tamanho/peso aumentando a capacidade e diminuindo os tempos de carregamento por optimização das reacções quimicas embora ainda n tenha sido possivel chegar ao ponto optimo nesse aspecto ainda! não podemos passar de a pra c sem passar pelo b por mt boa vontade q tenhamos.
mas assim como existiu este 106 à venda em frança e no reino unido concerteza mts outros veiculos terão existido e sido vendidos e não alugados ainda que em pequena escala pelos motivos de viabilidade economica e sucesso do veiculo junto do publico tendo em conta as restricções de utilização e custos de manutenção (meia duzia de pessoas não dão lucro a 1 empresa q está habituada a vender milhões de carros). se conhecer algum veiculo q resolva as questões acima descritas e q tenha sido descontinuado, peço-lhe q nos esclareça, mas até agora penso nc ter existido...mesmo o novíssimo tesla roadster sofre do mesmo mal q falei a nivel de tempo de carga e para n falar do preço elevado (o q no caso dele até se desculpa por se situar na zona dos carros desportivos/exclusivos no entanto se kiser ir passar 1 fds fora, poderá ter q fazer paragens de tempo não desprezável pelo caminho para o recarregar...o q n é de todo desejavel numa viagem de fds num pais pekeno como o nosso e concerteza n ficará em melhor cenário em paises tipo os eua com mt maiores distancias a percorrer, para n falar q dá q pensar gastar tantos € num carro exclusivo e ter esse pekeno grande pormenor pra resolver...).
por isso é q não acredito mt na teoria da conspiração...até pq à medida q a tecnologia vai evoluindo e se resolverem esses "pormenores" q afastam o publico dos ve eles começam a surgir como cogumelos!...

pode ver fotos e caracteristicas do 106 electric aki:
http://www.austinev.org/evalbum/659
http://www.dinside.no/php/art.php?id=9181
http://www.freefoto.com/preview/29-58-3?ffid=29-58-3

em paris existem inclusivé pontos de carregamento para estes carros, estes e outros do grupo psa.


espero ter ajudado a desvendar os mistérios dos veiculos electricos com dados factuais e reais q estão à vista de toda a gente q pare 10min pra pensar sobre o assunto...ah...e q saiba fazer contas...

cumps!


cumps!

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Bluesky
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Mensagem por Bluesky »

amigo toze, enquanto não souber destinguir uma teoria da conspiraçao com uma conspiraçao (de facto) motivada por actuais interesses economicos e de status pouco terei a lhe dizer, tanto mais que parece que já sabe tudo sobre os ditos veiculos electricos. se estas fotos não sao "reais" para si então o que será!?

Imagem

Imagem

http://pluginamerica.com/gallery/crushedev1s

na verdade o primeiro veiculo electrico a sério foi comercializado em 1902 e os primeiros prototipos começaram em 1832. curiosamente os actuais evs ditos mais evoluidos (motor na roda) são tambem tecnologia antiga e vem de ferdinand porsche com o seu carro electrico lohner-porsche que foi apresentado na exposiçao de paris em 1900.

http://inventors.about.com/library/week ... ctrica.htm

o caso do peugeot 106 eletrico nao foi igualmente uma iniciativa séria na actualidade para firmar os veiculos electricos a bateria como uma solução para o mercado dos utilitarios, em tudo identico ao caso gm ev-1.

http://website.lineone.net/~simon.h.rob ... 206e_s.htm

só que o ev-1 era mais perigoso pois foi concebido de raiz como um ev e o 106 foi só uma adaptação. e sabe-me dizer quantos 106 eletricos foram produzidos? devem ter sido muito poucos! qual era o perigo? por exemplo o ev-1 possuia baterias de nimh com uma densidade de 51 watts hora por kilograma e tinha assim uma autonomia de 140 milhas ( 224 kilometros maximo). ora se utilizassemos as actuais baterias de li-po com uma densidade de 200 watts hora por kilograma passariamos a ter uma autonomia de 549 milhas (878 kilometros máximo). isto sem contar com o facto do banco de baterias de litio ser bem mais leve que o banco de baterias de niquel ou chumbo, o que aumenta ainda mais a autonomia e prestaçoes (acelaraçao) do veiculo. mas claro está, eu nao sei fazer contas!

http://mysite.wanadoo-members.co.uk/ecotech/ecars2.htm

o interessante é que alguem em portugal tem um peugeot 106 eletrico e um citroen saxo electrico.
estarão presentes na exposição um honda insight, o primeiro veículo híbrido legalizado em portugal, especialmente importado pela honda em 2003 que não foi comercializado na europa, e o primeiro automóvel eléctricosolar que entrou em portugal em 1991, o hodgep pinguin 4 electric, proveniente da suíça que esteve parado na alfândega de lisboa durante muito tempo pelo facto do imposto automóvel na altura não prever veículos eléctricos.

alguns veículos amigos do ambiente que em tempos foram vendidos em portugal também estarão presentes, como por exemplo o citroën saxo eléctrico, o peugeot 106 eléctrico e alguns protótipos eléctricos como o futi f6 e f5.
http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=77063

abraços a todos.


toze_feup
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Mensagem por toze_feup »

viva!
eu n nego, nem nc neguei a destruição dos carros q fala, no entanto e como bem disse em cima tratou-se de um aluguer de veiculos e como tal mt provavelmente o dinheiro pago pelo aluguer n compensaria para a marca ou até terá sido 1 teste para verificar a aceitabilidade perante o nº de pedidos de tivessem e 1 montra tecnologica da marca (marketing sobre rodas). de qq forma o carro era da marca e ela recolheu-os em devido direito.no entanto devia tratar-se de 1 carro dispendioso por toda a tecnologia q propunha na altura e por ser 1 veiculo concebido de raiz para aquele fim o q implica q seja tudo novo.
no caso do 106 electric a ideia de usar a base existente n foi a de não ser 1 proposta válida nesse sentido ou de ser 1 proposta menos séria, mas sim de reutilizar o máximo possivel da plataforma existente do 106 para diminuir custos de produção/desenvolvimento para ter 1 carro diferente electrico a preços não mt mais elevados (ou o menos elevados possivel) do q lhe deu origem e com um plus mt grande q era em termos estéticos o carro n parecer esquisito (pq mt gente compra o carro pelo design e convenhamos q os modelos de ve n são propriamente atractivos tirando o tesla roadster, mas gostos n se discutem e concerteza os departamentos de marketing das marcas sabem os clientes q têm). um pouco à semalhança do q a honda fez com o civic hibrido q qs nada o distingue do modelo normal para as pessoas tb n sentirem diferenciadas. era a mesma coisa q eu dizer q o prius apesar de ter akele aspecto esquisito e até poder ser mais economico q o civic hibrido, seria portanto concebido de raiz como 1 carro hibrido e q o civic n era 1 tentativa válida porque usava mt coisa da plataforma do civic normal...convenhamos q apesar de menos evoluido o civic hibrido vende mt mais na europa (e mais houvesse de produção pra vender) do q o prius, o q só mostra q a aposta da honda em n diferenciar carroçarias e usar as sinergias do modelo normal é 1 aposta ganha, em termos de custos (mt + barato q o prius e em termos de aceitação uma aposta ganha). de certeza q se o ev-1 tivesse q ser vendido mesmo a preço de custo (sem lucro para a marca) o preço teria sido exorbitante e teria matado o projecto mesmo antes de sair do stand...pois seria comprado apenas por colecionadores ricos e excentricos e n era esse o propósito do projecto concerteza...
concerteza esse foi o intuito da psa ao desenvolver os seus veiculos electricos todos baseados em modelos já existentes, tornar o preço de venda o mais atractivo possível e não usar a formula de aluguer q está à vista q não resulta em termos de beneficio para a marca.
quanto ás baterias como tinha dito no post acima, por mt boas q sejam as tecnologias de baterias neste momento continuam a enfrentar o mesmo dilema q são os tempos de carga q fazem realmente a diferença, poderá n fazer diferença no dia a dia do nosso país, mas fará diferença em paises maiores tipo os eua em q por exemplo as pessoas fazem 1000kms num sábado para ir visitar a familia ao outro estado, e onde as distancias são sobejamente maiores do q cá em pt e sobretudo com mts maiores gradientes termicos para arranques a frio e com menores rendimentos em termos de autonomia qd o calor aperta.e mesmo cá? quem é q nc + fez 1 viagem até barcelona ou andorra ou a outros lados? qts kms são? para cobrir tds as utilizações ter-se-ia q ter 1 carro convencional para viagens grandes e despreocupadas e outro então electrico para ir e vir para o trabalho, no entanto quem é q vai explicar isso aos consumidores? concerteza n será bom marketing, até pq mt gente para ter 1 carro vê-se à rasca qt + dois carros para fazer a mm coisa q 1 fazia (seria o dobro dos custos, +seguro, +inspecção, +prestação mensal, +manutenção, +imposto de circulação, etc)sem contar q a electricidade tb n é de borla...é esse o real e grande problema como já lhe disse acima...de resto cada um pensa o q quiser sobre as conspirações, eu n acredito, assim como n acredito em ovnis e noutras coisas q tiveram origem do outro lado do atlântico, pq é 1 sociedade em q a opinião publica sinceramente n é dentro dos padrões europeus, apesar de serem 1 grande potencia são outro tipo de mentalidades...
para além disso como defensor ferrenho dos ve e se o problema q falo em cima n é 1 entrave pra si, deveria dar o exemplo, até porque se o problema são as baterias n é dificil de todo alterar para outro tipo até porque seriam mais pequenas e mais leves, como já vi "kitarem" alguns 106 electric na internet.se eles até existem em pt é pq concerteza são possiveis de serem comprados, há q dar o exemplo...imagine-se a investir e a utilizar um e faça as contas como se fosse pra si e logo verá o q lhe disse em cima.

cumps!

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Bluesky
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Mensagem por Bluesky »

eu entendo as suas duvidas e preocupaçoes e tenho uma boa noticia para si - nenhuma delas é um verdadeiro obstaculo se houver empenho em resolver os problemas e encontrar as soluções. ficar de maos nos bolsos a criticar nao serve de nada. o que eu estou a dizer é que congratulo-o por ser um ferrenho defensor dos veiculos electricos, mas não creio que a melhor forma seja reclamando o tempo que demoram as baterias de chumbo a carregar (como sabemos o chumbo é aquilo que leva as coisas ao fundo) mas sim a procurar alternativas às mesmas, como por exemplo as baterias da altairnano que carregam em 10 minutos com um carregador exterior ao veiculo e que permite 95% da carga total, ou porque nao mesmo as baterias de litio da a123 systems. mas isto nao fica por aqui. as aplicaçoes de celulas fv podem servir de backup às baterias (esta responde ao topico em si), ou mesmo a colocaçao on-board de um gerador electrico a biodiesel, alcool ou gas natural (ou outra fonte energetica qualquer) para viagens longas, tambem como backup das baterias (tal como no volvo c30 recharge). mas nunca hibridos, plug-in ou plug-out, pois um sistema electrico propulsor exclusivo tem muito melhor eficiencia que um sistema hibrido. no aspecto que respeita aos seus fantasmas e aos seus problemas existenciais julgo que deverão ser resolvidos noutro espaço e com pessoal especializado na area.

http://www.altairnano.com/

http://www.a123systems.com/

nesta noticia é feita uma condenação à entrada timida da altairnano no mercado e à demorada escolha de novas parcerias. absolutamente de acordo!

http://energytechstocks.com/wp/?p=403

a bateria eestor seria uma revolução mas alguem a abafou. pois é, são 342 wh/kg! o suficiente para colocar todos os veiculos de explosão interna numa prateleira - "eles" chamam-lhe de tecnologia disruptiva - tradução: boa para o ambiente mas que arruina o negocio do petroleo.
the eestor patent claims 31f at 3500v in 336 lbs of about 342 wh/kg
http://thefraserdomain.typepad.com/ener ... racap.html

http://en.wikipedia.org/wiki/eestor

como diriam alguns europeus: os motores electricos teem personalidades magneticas. ou alguns americanos: os veiculos electricos não servem a toda a gente ... pois só satisfazem 90% da população mundial.

1 []

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serges
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Mensagem por serges »

como diriam alguns europeus: os motores electricos teem personalidades magneticas. ou alguns americanos: os veiculos electricos não servem a toda a gente ... pois só satisfazem 90% da população mundial.
uma verdade triste e inquestionavel!

basta ver o filme "quem matou o carro electrico?"
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


toze_feup
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Mensagem por toze_feup »

viva!
gostei q tivesse falado nessas inovações, pois apesar de serem recentes, não são novas.
e de facto são o proximo passo na tecnologia de veiculos electricos.
concordo plenamente q 1 veiculo eléctrico é mt mais eficiente q 1 veiculo de combustão (pq os motores electricos tem menos perdas por kw de energia mecanica gerada) existindo eficiências proximas dos 90% e alguns até poderão exceder e isso ng duvida.
o honda fcx q já falo desde o inicio do topico usa exactamente essa tecnologia mais recente q falou do ultra condensador (não será o eestor, mas outro similar da maxell). o da eestor ainda diz q consegue ter melhores performances q o da maxell mas até agora a marca por secretismo... ou não, o q é certo é q ainda não conseguiu provar isso pelo menos por aquilo q eu li por pesquisa no google.
essa tecnologia é usada no fcx q sairá para o ano no japão e eua, e já existe em alguns veiculos de teste, o futuro prius e o bmw x3 dynamics por isso existe vontade e trabalho feito já nesse campo com resultados práticos q se podem ver tem algumas desvantagens cuja mais importante será a perda de carga exponencial com o passar dos dias (um pouco como se a gasolina se evaporasse no depósito) mas penso q é outro dos factores q será facilmente melhorado em gerações futuras do produto. poderá ser a resolução dos tempos de carga elevados das baterias usuais, no entanto lembro q para se conseguir 1 carga rápida as correntes são também igualmente e proporcionalmente elevadas de tal forma q qt + rápida a carga maiores correntes (amperes) serão precisas. isso leva ao velho problema de q se o quisermos carregar em casa com a instalação de cablagem normal demorará o mesmo tp q as baterias ni-mh ou li-po.no entanto se forem criadas estações de "abastecimento" eléctrico com elevados niveis de corrente electrica com cabos de grande secção (o q levanta outros problemas de segurança) poder-se-á de facto carregar o carro em 10minutos, mas como esses postos ainda n existem pelos motivos q vou dizer abaixo é q eu no post anterior n mencionei este tipo de tecnologia, lá está aquilo q lhe disse atrás de n podemos ir de a pra c sem passar pelo b. mas n serão as marcas obviamente a implementar esses sistemas de carregamento, será 1 nova oportunidade de negócio para mt gente concerteza, até quem sabe pra nós.
no entanto existe ainda outro problema é q se de 1 momento para o outro 10% da população mundial passasse a utilizar esse tipo de energia para os veiculos q usam diáriamente (mesmo q fosse 1%) n existiria infraestrutura eléctrica em termos de potencia q aguentasse tal carga...depois ainda temos outro problema é q a electricidade n é 1 energia limpa ainda, grande parte da electricidade q chega a nossas casas é proveniente de centrais de queima de carvão, petroleo, gás natural, ou de centrais nucleares, as energias renovaveis (hidroelectricas, eolicas e solares) ainda n conseguem gerar uma percentagem com peso a nivel global e mt menos conseguiriam se o salto para os veiculos eléctricos fosse dado tão rapidamente pois a demanda de electricidade seria ainda maior...
com isto n estou a ser pessimista, ou a aplicar problemas como diz, apenas estou a fazer a leitura do q existe e das implicações q têm q ser resolvidas para q tudo seja como nós queremos a nivel do próximo passo do q entendemos por veiculos de transporte.acredite q tanto eu como mt gente n keremos depender do petroleo seja pela poluição seja pela especulação de preço. mas mesmo q dependamos de electricidade com veiculos mais eficientes e consequentemente menos poluentes vamos sp depender para já num médio prazo do preço do petroleo/gás pois este tb é responsável por gerar a grande parte da energia eléctrica q consumimos (e nem sei se é + eficiente queimar directamente fuel para mover o veiculo, ou queimar fuel para gerar electricidade q por sua vez fará andar o veiculo, os 2 processos juntos devem dar perdas mt parecidas com as de motor de combustão...sobretudo as perdas do 1º processo de queima e conversão de fuel em electricidade) é 1 ciclo q só poderá ser parado assim q as novas tecnologias de geração de energia electrica fotovoltaica/eolica doméstica atinjam um nivel de desenvolvimento q consigam garantir com conforto/segurança e bom €/kw, e dêm pelo menos para as cargas dos veiculos q usamos no dia a dia, mas também ainda n estamos nesse ponto, só isso. a tecnologia evolui nesse sentido e assim q a conjuntura se formar concerteza todos iremos ter o gosto de dar esse passo. no entanto e como a história nos tem ensinado, o negócio n vai mudar mt, neste ponto dependemos do petroleo, se mudarmos já para veiculos electricos será a dependencia indirectamente do petroleo mais o negócio da electricidade directamente, se as energias renovaveis tiverem 1 peso substancial nos proximos anos na produção de electricidade com avanços significativos nos metodos usados, passaremos a ter o negócio da electricidade puro e duro e da venda ou não de estações domésticas. apenas se se conseguir liberalizar a instalação de centrais fotovoltaicas/eólicas domésticas sem grandes restricções. neste momento n existe grande legislação para a implementação das mesmas para uso próprio mas ela poderá mudar com o avançar da tecnologia...é isto q a história nos tem ensinado, nos primórdios do automóvel tb se podia conduzir sem carta, os carros eram simples e quase qq pessoa fazia a manutenção e era barata, não havia impostos sobre circulação, nem seguros pra se pagarem etc, e o negócio à volta do automóvel foi evoluindo para o q conhecemos hj por isso o mesmo poderá acontecer à volta das energias renováveis à medida q forem evoluindo e ficarem cada vez mais complexas...e sobretudo mais capazes de satisfazer as nossas necessidades energéticas...


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Bluesky
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Mensagem por Bluesky »

muito bem, vamos por partes.

a tecnologia do hidrogénio e das celulas de combustivel tambem não é nova pois já foi anunciada à muitos e muitos anos. como facilmente podemos ver, vamos despertando de um sonho mau em que a comunicaçao social tambem está envolvida, nesta lavagem cerebral politico/social que coloca entraves às novas tecnologias e vão simplesmente cancelando-as ou congelando-as por mais 10 ou 15 anos, por culpa de deficiencias tecnologicas de "infancia" ou "dificul

dades" de implementação. é um pouco como a estoria do burro que eles montam e colocam uma vara com uma cenoura pendurada à frente do focinho da besta. por mais que o burro tente ... nunca a alcança. e sempre a trabalhar para o boneco, ou seja, os impostos.

em relação às altas correntes/aquecimento geradas por um carregamento rapido de baterias poderá ter alguma razão mas nada que nao seja resolvido. podemos pedir um aumento na potencia disponivel em casa ou mesmo a trifásica. tambem podemos aumentar o tempo de carregamento de 10 minutos para 30 minutos ou 1 hora para nao exigir tanto à rede e assim aumentar a segurança. como é evidente uma generalizaçao dos veiculos electricos aumentaria o consumo electrico, mas nao ao ponto de uma ruptura. quanto ao facto da infraestrutura da ren ser lamentavelmente atrasada em alguns pontos do pais (como aqui no norte) obrigará a um esforço maior nesta companhia e sobretudo começar a deixar de colocar postes de alta tensao aereos ((baixos) e ponderar mais nas soluçoes subterraneas dos mesmos.

finalmente o facto da poluiçao. vamos a um exemplo. imaginemos que a eficiencia de um ev é 5x superior a um carro a explosao interna. o meu carro gasta 6 litros / 100 km. então 5 carros identicos ao meu gastam 6x5 =30 litros /100 km. imaginemos agora que vou queimar os mesmos 6 litros de combustivel numa central termoelectrica com um rendimento imaginario de 100%. entao essa energia electrica faria deslocar 5 veiculos electricos durante 100km. ou seja, não queimaria 30-6 =24 litros de combustivel, logo menos poluiçao. acrescente a isto a possibilidade de gerar electricidade em casa com paineis fotovoltaicos ou outra forma renovavel. logo menos poluiçao e uma inovaçao absoluta: estou a gerar o meu proprio consumo, logo fico mais rico e passam a haver menos guerras no iraque e menos dinheiro para o armamento. o cartel do petroleo fica mas pobre e vai perdendo o controlo dos seus lobbies e influencias, logo fico mais livre. só vantagens. pense nisso. abraços a todos.


toze_feup
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Mensagem por toze_feup »

blueskyh20 Escreveu: finalmente o facto da poluiçao. vamos a um exemplo. imaginemos que a eficiencia de um ev é 5x superior a um carro a explosao interna. o meu carro gasta 6 litros / 100 km. então 5 carros identicos ao meu gastam 6x5 =30 litros /100 km. imaginemos agora que vou queimar os mesmos 6 litros de combustivel numa central termoelectrica com um rendimento imaginario de 100%. entao essa energia electrica faria deslocar 5 veiculos electricos durante 100km. ou seja, não queimaria 30-6 =24 litros de combustivel, logo menos poluiçao. acrescente a isto a possibilidade de gerar electricidade em casa com paineis fotovoltaicos ou outra forma renovavel. logo menos poluiçao e uma inovaçao absoluta: estou a gerar o meu proprio consumo, logo fico mais rico e passam a haver menos guerras no iraque e menos dinheiro para o armamento. o cartel do petroleo fica mas pobre e vai perdendo o controlo dos seus lobbies e influencias, logo fico mais livre. só vantagens. pense nisso. abraços a todos.
quanto à primeira parte da sua resposta, acho q vamos passar à frente pq obviamente já expliquei os porquês da tecnologia ter q evoluir aos passos e o porquê de n acreditar nas teorias da conspiração.
quanto a esta ultima parte q citei, eu concordo consigo, apenas sou + realista na abordagem. eu no post de cima disse q em principio seria mais eficiente queimar fuel para gerar electricidade e depois essa electricidade mover o veiculo. no entanto essa diferença n é tão substancial como fez nas suas contas, porque repare:
um motor de combustão tem 1 eficiencia de 28-36% assim a correr bem, 1 ev tem 1 eficiencia de 90% a correr igualmente bem. ou seja se o veiculo de combustão keimar o equivalente a 100kw de fuel tirará apenas 28-36kw de energia mecanica util e um veiculo electrico retirará 90kw ou seja na ordem dos 2.5 a 3x mais eficiencia. mas isto será a partir do pressuposto q a electricidade é gerada sem perdas na central. ora como lhe disse também no post acima a queima de fuel para gerar electricidade terá uma eficiencia melhor q o motor de combustão, mas pelo q estive a verificar na internet situa-se na ordem dos 55-62% de média, ora assim sendo queimando na termoelectrica virtualmente o equivalente a 100kw de fuel tiram-se 62kw de electricidade no cenário optimista.depois e pressupondo q n existem perdas na rede de distribuição e sem perdas na carga do veiculo (o q n corresponde à realidade mas n tenho dados para avaliar) o carro desses 62kw vai traduzir para energia mecanica a nivel do motor menos 10% desses 62kw, ou seja qq coisa como 54kw(sem contar com perdas mecanicas de fricção). ou seja a diferença entre os 2 processos é interessante mas não tão grande como fez crer no seu post, será de 54kw para 36kw. será + eficiente isso sim e poupa-se sempre alguma coisa, mas como reconheceu o investimento em termos de infraestrutura de rede é elevado para q tal possa acontecer e para além disso em casa não só terá q aumentar bastante a potencia do contador e não só 1 ou 2 degraus em relação ao contador q possui mas também aumentar substancialmente a secção do condutor do contador até ao sitio onde tem o carro. repare se tiver 1 contador monofásico de 13kva q já n é fraco, consegue grosso modo gerar com td desligado 13kwh, se o seu carro tiver 40kw de potencia do motor, e supondo q as baterias dão para por exemplo ter o carro nesse regime durante 2h (o carro n andará sp em regime máximo portanto poderá funcionar bastante + do q essas 2h em regime q n seja carga total), teria q conseguir carregar 80kw para dentro do veiculo, com 13kwh precisaria de 6h para o recarregar, e teria 80kw de potencia acumulada nas baterias do veiculo.mas isto se tiver tudo desligado em casa demoraria 6h a recarregar esses 80kw e a contar q o carregamento do carro n tem perdas (o q n é verdade de todo, pois o conversor ac-dc e do valor de tensão tem perdas q não são nada desprezaveis), se kiser carregar o carro em 1 hora teria q aumentar o contador para grosso modo 13kva*6=78kva(só para recarregar o carro pressupondo q toda a casa fica ás escuras e com td qt é electrodoméstico desligado qd o está a fazer), por qt fica um aluguer desse tipo? provavelmente até só estará disponivel para industria nem faço ideia se a edp tem esses regime de potencia para o sector doméstico...se 1% da população portuguesa decidisse por esse tipo de potencias para carregar os seus carros, lembro q eram 100mil pessoas q se tornariam em termos de potencia electrica em "industrias" e todos a carregarem o carro à noite, acha mesmo q a rede electrica ia aguentar, a abertura de 100mil novas industrias num curto espaço de tempo ou q fosse 1 médio prazo?...nem vale a pena dizer nada n é? assim como estamos nós estão os outros países tds com mt + densidade populacional e com os mesmos problemas energéticos pra resolver...
e este método lembro só servir a população q tem a sorte de ter 1 moradia em q possa efectuar a carga só por si. não estou a ver os condominios a instalarem isso nos lugares de garagem nem uns habitantes q tem 1 carro de 40kw a pagarem a mm conta q outra pessoa q tem um de 80kw...e nem sequer é justo fazer o ajuste pela potencia pq o de 40kw pode andar mts vezes com o carro e o de 80kw sair só ao fds...terão q existir também contadores independentes, linhas próprias etc, implica como já disse vários passos até se chegar aonde fala q é o q eu tenho batalhado desde o inicio.
eu também adorava poder gerar a minha própria electricidade, mas mais uma vez n estamos ainda nessa fase para as potencias necessárias, faz ideia do € e de qts m2 de paineis precisava de ter em sua casa com a tecnologia actual e qts baterias (e respectivo preço/investimento) para acumuiar energia durante o dia para conseguir de noite carregar o seu automovel? é 1 questão de fazer as contas né? seriam bastantes m2, mesmo q tivesse 1 carro de 40kw (potencia confortavel para levar 4 adultos e ter potencia para aguentar subidas de qq tipo, sistemas auxiliares de assistencia, esp, abs,dir assistida, assist de travagem, farois, desembaciador, rádio, a/c mts deles ainda hidraulicos nos carros actuais), e tem q ter em conta q de inverno os dias são + pekenos e n vai deixar o carro na garagem nem o emprego fica + perto por ser inverno teria q sobredimensionar o sistema para ter energia de sobra no verão e pra conseguir fornecer a energia minima q precisava para o dia a dia do carro de inverno não é? só para fazer uma ideia em termos de kw de energia 1 carro gasta mais para o dia a dia do q tds os aparelhos juntos q tem em sua casa gastam durante esse mesmo dia, ora se com a tecnologia fotovoltaica actual nos vemos à rasca pra alimentar a casa mt menos o carro n é? (para ter 1 ideia um sistema fotovoltaico de 1.5kwh - em regime optimo e máximo - anda à volta de 9mil € montagem incluida, com 10h de sol em regime optimo se tivesse acumuladores suficientes e pressupondo q n existiam perdas acumularia 15kw)
mais uma vez digo q estamos a caminhar pra lá, mas as implicações são tantas q tem q se evoluir e ir criando as condições aos poucos n podemos querer tudo, eu também queria acredite, mas a vida é mm assim e essa alternativa mexe com mts coisas...
se eu estiver errado nas contas peço q me corrija pois acho q estou a ser realista e com dados fundamentados e não optimista como as suas contas de cima...era bem bom q nao fosse como eu digo acredite!agr se n nos kisermos render à realidade dos factos e numeros e preferir acreditar em teorias da conspiração, aí sim temos q procurar ajuda noutro lado especializado.
cumps!
Última edição por toze_feup em segunda nov 12, 2007 3:24 pm, editado 1 vez no total.

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Bluesky
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claro que o meu exemplo foi muito grosseiro, era só uma ideia didática sem qualquer rigor. os numeros que apresenta não sei se estão correctos face à tecnologia actual, pois eu pessoalmente prefiro uma analise aprofundada caso a caso com dados exactos disponiveis e testados. tambem penso que as novas celulas fotovoltaicos de multicamada ou outras tecnologias revolucionarias que estão para breve alteraram as contas e o tipo de abordagem . nao seria melhor discutir essas inovaçoes? outra questão: a rede nao terá que aguentar de imediato com toda a gente em carros electricos, pois a adesão aos carros electricos não deverá ser imediata mas progressiva. assim a rede terá tempo para se adaptar, enquanto novas soluçoes serão tambem encontradas e implementadas, como por exemplo bancos de baterias discartaveis e substituiveis na garagem (e assim a questão da duraçao da recarga não é critica) ou mesmo o uso das celulas de combustive e baterias num sistema hibridol. outra inovaçao seriam os parques automoveis em que as proprias coberturas seriam paineis fotovoltaicos ficando os carros em carga enquanto aparcados. etc.

uma coisa é certa, nao se resolvem os problemas sem engenho nem imaginaçao concretizável. assim como sabemos há que haver vontade e esforço, ou nao? a alternativa é triste: será o desperdicio de uma civilizaçao preguiçosa, conformada e habituada aquela estupida e teimosa "tradiçao" que nos conduz onde nao queremos ir - o beco sem saida.

retornando ao tópico:

os veiculos solares autonomos serão uma alternativa viável, desde que haja apoio generalizado e entusiasmo, como há no futebol. vejam este exemplo, um taxi solar que está neste momento a dar a volta ao mundo. autonomo e solar. será tambem uma oportunidade para estabelecer contato com as baterias zebra que muita gente desconhece.

http://solartaxi.divio.ch/

Imagem
around the world with solar power! - stop global warming!

on 3. july, we have taken off for a tour around the world in a solar powered vehicle. we want to visit scientists, politicians and all those people who care about global warming. we will report daily, how people are trying to stop global warming in the different countries of this world, and we want to show that solutions are available and everybody can be part of the solution. for this, for the first time in history, we are driving a car, powered by solar energy, around the whole world. without making pollution. without producing co2. but with joy of life, humor and the spirit of pioneers.


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Mensagem por toze_feup »

blueskyh20 Escreveu:claro que o meu exemplo foi muito grosseiro, era só uma ideia didática sem qualquer rigor. os numeros que apresenta não sei se estão correctos face à tecnologia actual, pois eu pessoalmente prefiro uma analise aprofundada caso a caso com dados exactos disponiveis e testados. tambem penso que as novas celulas fotovoltaicos de multicamada ou outras tecnologias revolucionarias que estão para breve alteraram as contas e o tipo de abordagem .
bem, primeiro diz q apresenta um exemplo grosseiro e dps diz q prefere uma análise aprofundada caso a caso...acho q n vale a pena comentar esta contradição não é? mas adiante q assim n criamos conhecimento.
por um lado está a dar-me razão ao dizer q de facto as tecnologias q revolucionarão estão pra breve (breve em português q eu conheço ainda n quer dizer agora), e aí também concordo consigo e sempre concordei desde o inicio. acho q quanto ás contas apresentadas estão de fácil leitura e raciocínio e os valores de rendimento apresentados dentro daquilo q o google nos dá para os diferentes processos q falei e não são de todo de desprezar o resto é saber fazer contas...
penso q será de todo benéfico para o forum a discussão das inovações pois só assim se criam ideias, alguém dá o mote inicial, dps o 2º acrescenta conhecimento, ideias ou valor e assim sucessivamente até ser criada uma base de conhecimento sobre o tópico como acho q foi o caso deste sobre energia para automóveis. aliás a ideia das baterias de troca é boa só tenho é q lembrar q n será o mesmo q trocar a bateria do telemóvel pois estamos a falar de umas dezenas de kilogramas delas (n faço ideia se 30kg ou 40kg ou mais), mesmo q sejam das mais recentes...tudo dependerá da potencia acumulada se tomarmos o caso dos 80kw q falei com a tecnologia mais recente q existe qts kilogramas poderia significar, consegue quantificar com os seus dados?é q por ex mesmo o eestor q fala, pelas minhas contas a 342wh/kg dava tipo 200 e picos kg o q não é de todo desejavel andar a mudar na garagem (mesmo q sejam 30 a 40kg n é confortável e nisso acho q concorda comigo, n passa pela sua cabeça nem se está a ver a pegar num bidão de 50l de gasoleo ou gasolina para atestar o depósito do seu actual carro não é? - mesmo q fosse por módulos n era confortavel nem de todo desejavel para o marketing das marcas daí q concerteza n tenham implementado essa ideia como válida).a solução hibrida q fala q penso ser a do honda fcx (celula de combustivel com o tal ultracapacitor da maxell) será uma ideia bastante melhor, a obtenção do hidrogénio é para já poluente e o processo tem 1 rendimento baixo daí q tb n seja a ideal, a ver vamos o q dão os testes da honda e de outras marcas q o andam a fazer, concerteza q se for bom para o utilizador final rapidamente se difundirão e venderão como pãezinhos quentes.
voltando à questão da rede eléctrica a ideia é mesmo essa q fala em progressividade de entrada da tecnologia q é o q tem acontecido +/- (se é lenta ou não, n consigo saber, no q concerne a minha opinião mts entraves ainda n foram resolvidos), no entanto penso q a rede já deverá estar minimamente preparada a partir do momento q sejam postos à venda os veiculos sob pena de acontecer a tal ruptura da rede eléctrica, pois é + rápido vender os veiculos do q criar infraestruturas da rede e distribuir cargas.

cumps!

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Bluesky
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Mensagem por Bluesky »

carissimo, estou a discursar num forum e nao a apresentar um projecto, logo não existe nenhuma contradição, talvez só mesmo incompreensão sua. cada caso é um caso e para caso os seus numeros. falar de valores medios e estatisticos pode ser enganador. por exemplo voce come dois frangos e eu nenhum, então a estatistica diz "com rigor" que cada um de nós comeu um frango. outro exemplo, os veiculos electricos deverão ser costumizados ao numero de kilometros que faz em media por dia com ele, com possibilidade de expansão via backup por um gerador. como verifica adquerir um ev fica mais parecido a ir a uma sapataria do que a um stand, pois cada um terá o seu numero.

a troca do banco de baterias não é feita à mão , mas por intermedio de um sistema mecanico automatico, na sua garagem ou numa estaçao, por troca do banco descarregado por outro previamente carregado. o acesso poderá ser via fundo falso do veiculo por intermedio de um elevador que troca as baterias, ou por um sistema tipo gaveta de entrada lateral, neste caso procedendo-se à troca de gavetas por intermedio de um braço mecanico. isto para os mais apressados, pois fazer a carga durante a noite ainda me parece razoavel. como veem existem sempre soluçoes para todas as necessidades, muitas vezes em conflito com más vontades.

temos um sistema patenteado ureca, mas poderiamos arranjar muitas outras soluçoes, de preferencia ainda nao patenteadas, certo?

http://www.youtube.com/watch?v=utvx0v1hmgc

saudinha!


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Mensagem por toze_feup »

eu também estou a discursar num forum mas gosto de me basear em factos reais e neste caso nos números apresentados penso q n há grande margem pra duvidas penso q n pode negar a veracidade dos mesmos e fugir à questão destes, pois não pode estar a dizer q algo é possivel ou 5x maior passando por cima de todos processos e rendimentos sem quantificar minimamente ainda q grosso modo, para saber se sequer é viável ou se faz sentido o q está a afirmar. concerteza existirão análises mais aprofundadas mas essas deixamos para quem quiser concretizar realmente os projectos (as marcas de automoveis).
a solução de mudança das baterias q mostra no video parece bastante boa mesmo, no entanto implica q por exemplo todos usem o mesmo tipo de baterias. em casa é q seria + complicada a instalação deste sistema ou pelo menos dispendioso e nada garantiria q qd mudasse de carro passados 10 anos n necessitaria de mudar tb o sistema com o evoluir da tecnologia, mas com o evoluir das baterias penso q num futuro próximo até poderiamos passar este passo à frente q penso ser o q procuram as marcas neste momento. mas o futuro o dirá.são necessárias mts infraestruturas q n podem ser feitas da noite para o dia como sempre lhe disse desde o inicio. é preciso q existam empresas dispostas a criar essas infraestruturas é necessário q as marcas assentem um standard de baterias q por sua vez tem implicações com o tipo de tecnologia electrica usada (tipo de motor, sincrono ou assincrono, voltagem, etc), e tudo isso leva tempo, mas como vê passo a passo pra lá se caminha.
quanto ao carro à medida, isso resulta para pekenas series ou para equipamento como o q estamos habituados (estofos, pinturas, equipamento de ajuda/assistencia, etc), agora o conceito do carro terá q ser basicamente o mesmo para "todos" pq senão repare o q era para as marcas a dor de cabeça, não só para explicar aos clientes no marketing do produto como também para produção propriamente dita...terão 1 gama de modelos diferentes à escolha como tem agora penso eu q é isso q as marcas procuram, mas cada um n deverá ser tipo sapato penso eu q será 1 exagero e elevará o custo do veiculo q já de si é + caro para pagar a i&d das marcas na nova tecnologia, mas concerteza essa decisão ficará a conta das marcas e logo veremos. a ideia das marcas para já é q como ainda n existe o sistema perfeito ou q sirva as necessidades totais estão a tentar como sp o fizeram em competição serem as primeiras a arranjar a solução, daí q sem existir 1 caminho seguro a seguir vá ser complicado uniformizar a tecnologia no curto prazo e claro q como existe essa patente q mostrou existirão mts outras e nós comuns mortais vamos ter q nos render à q vingar como sempre (eu tb preferia o beta, mas o vhs é q vingou...foi sp assim na história) não me parece q as marcas de automoveis deixem escapar esta oportunidade ganharem + dinheiro com a nova tecnologia e deixem a malta liberalizar e usar as coisas como quiser.
o futuro o dirá, para já só podemos "treinar na bancada" e esperar o q está pra vir e falar sobre as soluções q as marcas q tem o know-how pra isso poderão adoptar.

cumps!

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Mensagem por Bluesky »

5x maior passando por cima de todos processos e rendimentos sem quantificar minimamente ainda q grosso modo
ok, peço desculpa pelo meu exagero. sem perder a mesma performance dos veiculos de c.i. os ev serão 3x mais eficientes. está melhor assim? mas sejam os veiculos electricos a baterias, a celulas de combustivel ou solares serão sempre eles os vhs de qualidade beta. e nao estou a contabilizar o beneficio das emissoes zero, a reduzida assistencia, maior robustez e arquitectura mais versátil. quanto à costumização que eu estava a falar: por exemplo o numero de baterias pretendido, consoante a autonomia pretendida, que seriam plug-n-play, ou seja, podiam acrescentar-se (upgrade) ou remover-se (downgrade) consoante as necessidades, sendo a controladora capaz de uma gestão inteligente e modular, podendo esta detectar a voltagem/amperagem disponivel e assim poder realizar a comutação energetica do veiculo.

voltando ao tema: penso que a engenharia de materiais deveria dedicar-se à investigação de celulas fotovoltaicas aplicadas em superficies curvas, para um dia ser possivel substituir um elemento passivo dos automoveis - a carroçaria - para que ela toda fosse um painel de aproveitamento solar com celulas de alto rendimento. os vidros seriam tambem paineis fotovoltaicos (vidro fotovoltaico), possivelmente com um rendimento inferior. o vidro fotovoltaico filtra os ultravioletas e os infravermelhos, o que é sempre util. hoje em dia são só usados em imoveis. talvez cheguemos a um dia que não seja o sistema fotovoltaico a fazer backup ao banco de baterias, mas sim o banco de baterias a fazer o backup ao sistema solar.
japanese pv system called photovol glass which is the first translucent photovoltaic skin i have seen. it can be used as a substitute for glass in applications like glazed facades and roofs. as well as generating electricity, it cuts out heat transfer and uv radiation, but admits around 10% of daylight, thus making it suitable for large glazed facades or roof panels
http://www.msk.ne.jp/en/glass.shtml#2

abraços


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Mensagem por toze_feup »

blueskyh20 Escreveu: ok, peço desculpa pelo meu exagero. sem perder a mesma performance dos veiculos de c.i. os ev serão 3x mais eficientes.
viva! assim será no futuro qd a energia eléctrica gerada for de outras fontes que não a queima de combustiveis fosseis. neste momento andamos mais pelos realistas e interessantes 50% de eficiencia a mais em relação a um motor de combustão, pelos motivos q lhe disse no meu post acima (perdas na queima na central, perdas de distribuição, etc).
qt a novas tecnologias um utilizador deste forum fala numa tecnologia interessante que é o nanofio q poderá também fazer a diferença para a ideia das carroçarias embora ainda em estado embrionário pode ser q no futuro seja de bastante utilidade embora para já segundo li, o objectivo seja subir o rendimento para 10 a 15%.aqui fica o link:

http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=4622

cumps!
Última edição por toze_feup em quinta nov 15, 2007 2:48 pm, editado 1 vez no total.

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jmal
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Mensagem por jmal »

eu só digo isto, os primeiros veiculos do séculos xix eram eléctricos, os primeiros ford t eram eléctricos, nunca chegaram a ser vendidos porque as baterias foram sabutadas não sei por quem, desde então todos os projectos que desenvolveram para fabricar veiculos mais eficientes que os que eu chamo "pré-históricos" ou os c.i., chamo-lhe isto porque nunca evoluiram, portanto todos eles fracassaram, e já agora quando se fala em performance se considarem o gasto de energia de um veiculo electrico vs c.i., vao ver que o electrico tem algumas 20 vezes mais de performance. dai todos os projectos terem sido mortos pelos "xupadores" de petróleo.


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Mensagem por toze_feup »

nada melhor q os factos para conseguir exprimir a realidade.
contra todas as teorias de conspiração q dizem haver a honda apresentou este mês o lançamento do honda fcx clarity (carro q já falo desde o inicio da thread) no salão automóvel nos eua.

http://www.vtec.net/news/news-item?news_item_id=722363

para já só irá estar à venda nos eua e japão em 2008 sem preço ainda definido.

as especificações são:

espaço para 4 ocupantes e mala (algo q até agora faltava a qq ev)...
160km/h de velocidade maxima.
100kw de potencia máxima
autonomia de 270 milhas entre recargas.

cumps!

ps: o motor a vapor já existe antes do eléctrico e foi repescado o mesmo principio para os reactores nucleares (aquecimento de água para gerar electricidade nas centrais nos submarinos e nos porta-aviões porque a tecnologia do seculo xx assim o permitiu senão teriam ficado na prateleira e nos barcos do sec xvii) q são tecnologias resultantes da 2ª guerra (mais recente q os eléctricos e q os motores de combustão)...o mesmo terá acontecido para os eléctricos...não?
Última edição por toze_feup em quinta nov 15, 2007 2:58 pm, editado 3 vezes no total.

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jmal
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Mensagem por jmal »

toze_feup Escreveu:nada melhor q os factos para conseguir exprimir a realidade.
contra todas as teorias de conspiração q dizem haver a honda apresentou este mês o lançamento do honda fcx clarity no salão automóvel nos eua.

http://www.vtec.net/news/news-item?news_item_id=722363

para já só irá estar à venda nos eua e japão em 2008 sem preço ainda definido.

as especificações são:

4 ocupantes e mala...
160km/h de velocidade maxima.
100kw de potencia máxima
autonomia de 270 milhas entre recargas.

cumps!

ps: o motor a vapor já existe antes do eléctrico e foi repescado o mesmo principio para os reactores nucleares (aquecimento de água para gerar electricidade nas centrais nos submarinos e nos porta-aviões porque a tecnologia do seculo xx assim o permitiu senão teriam ficado na prateleira e nos barcos do sec xvii) q são tecnologias resultantes da 2ª guerra (mais recente q os eléctricos e q os motores de combustão)...o mesmo terá acontecido para os eléctricos...não?
exactamente, tens toda a razão.


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Mensagem por toze_feup »

deixo aqui algumas partes do discurso do presidente da honda motor co feitos no la motor show sobre o fcx. espero q dê pra ver o q tenho dito nos meus posts.

"the fcx clarity is a shining symbol of the progress we've made with fuel cell vehicles and of our belief in the promise of this technology," said tetsuo iwamura, american honda president and ceo. "step by step, with continuous effort, commitment and focus, we are working to overcome obstacles to the mass-market potential of zero-emissions hydrogen fuel cell automobiles."

"co2 emissions

the fcx clarity's only emission is water. carbon dioxide (co2) emissions come only from the production of hydrogen
, which varies by source; however, well-to-wheel co2 emissions using hydrogen reformed from natural gas - the most widely used method of production today - are less than half that of a conventional gasoline vehicle. with the production of hydrogen from water by electrolysis, co2 emissions can be further reduced and ultimately approach zero if the electricity used for electrolysis is generated using solar, wind, water or nuclear power.

---- como eu disse as emissões serão menores em 50% como tal eficiência sobe na mesma proporção (50%) em comparação com a utilização de um motor de c.i. utilizando a tecnologia actual para gerar hidrogenio ou electricidade por queima de fuel.e só serão então as 3x maior eficiencia com zero emissões quando então se conseguir gerar todo o consumo necessário pelos veiculos a partir de fontes renovaveis e nucleares ----


honda has developed its own solar cells, with half of the co2 emissions in the production stage compared to conventional crystalline silicon cells; and has begun mass-production and retail sales of this technology in japan for both commercial and residential use. "

"honda v flow fuel cell platform

the fcx clarity's revolutionary new v flow platform packages the ultra-compact, lightweight and powerful honda v flow fuel cell stack (65 percent smaller than the previous honda fc stack) in the vehicle's center tunnel, between the two front seats. taking advantage of a completely new cell configuration, the vertically-oriented stack achieves an output of 100 kilowatts (kw) (versus 86kw in the current honda fc stack) with a 50 percent increase in output density by volume (67 percent by mass). its compact size allows for a more spacious interior and more efficient packaging of other powertrain components, which would otherwise be unattainable in a sleek, low-slung sedan.

the fcx clarity boasts numerous other significant advances in the performance and packaging of honda fuel cell technology, compared to the current-generation fcx. these include1:

* a 20-percent increase in fuel economy - to the approximate equivalent of 68 mpg2 combined fuel economy (about 2-3 times the fuel economy of a gasoline-powered car, and 1.5 times that of a gasoline-electric hybrid vehicle, of comparable size and performance);
* a 30-percent increase in vehicle range - to 270 miles;
* a 25-percent improvement in power-to-weight ratio, in part from an approximate 400-pound reduction in the fuel cell powertrain weight, for superior performance and efficiency despite a substantial increase in overall vehicle size;
* a 45-percent reduction in the size of the fuel cell powertrain - nearly equivalent, in terms of volume, to a modern gas-electric hybrid powertrain;
* an advanced new lithium-ion battery pack that is 40 percent lighter and 50 percent smaller than the current-generation fcx's ultra-capacitor; and
* a single 5,000-psi hydrogen storage tank with 10 percent additional hydrogen capacity than the previous model.

advanced materials and components

in keeping with its theme as an environmentally-advanced automobile, the fcx clarity features seat upholstery and door linings made from honda bio-fabric - a newly-developed, plant-based material that offers co2 reductions as an alternative to traditional interior materials, along with outstanding durability and resistance to wear, stretching, and damage from sunlight.

designed to appeal to forward-thinking customers seeking the ultimate in zero-emissions, alternative-fuel vehicle performance, the fcx clarity is also equipped with a full compliment of advanced safety, comfort and convenience features, including a state-of-the-art navigation system with hydrogen station locations, backup camera, premium audio, climate-controlled seats and bluetooth™ connectivity.

other improvements, such as shift-by-wire, electric power steering (eps), and a newly-designed instrument panel with an easy-to-read hydrogen fuel-consumption display, further improve its customer appeal and ease of operation. "

cumps
Última edição por toze_feup em sexta nov 16, 2007 11:57 am, editado 7 vezes no total.

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jmal
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Mensagem por jmal »

lindo, e com excelentes caracteristicas.

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