blueskyh20 Escreveu:
finalmente o facto da poluiçao. vamos a um exemplo. imaginemos que a eficiencia de um ev é 5x superior a um carro a explosao interna. o meu carro gasta 6 litros / 100 km. então 5 carros identicos ao meu gastam 6x5 =30 litros /100 km. imaginemos agora que vou queimar os mesmos 6 litros de combustivel numa central termoelectrica com um rendimento imaginario de 100%. entao essa energia electrica faria deslocar 5 veiculos electricos durante 100km. ou seja, não queimaria 30-6 =24 litros de combustivel, logo menos poluiçao. acrescente a isto a possibilidade de gerar electricidade em casa com paineis fotovoltaicos ou outra forma renovavel. logo menos poluiçao e uma inovaçao absoluta: estou a gerar o meu proprio consumo, logo fico mais rico e passam a haver menos guerras no iraque e menos dinheiro para o armamento. o cartel do petroleo fica mas pobre e vai perdendo o controlo dos seus lobbies e influencias, logo fico mais livre. só vantagens. pense nisso. abraços a todos.
quanto à primeira parte da sua resposta, acho q vamos passar à frente pq obviamente já expliquei os porquês da tecnologia ter q evoluir aos passos e o porquê de n acreditar nas teorias da conspiração.
quanto a esta ultima parte q citei, eu concordo consigo, apenas sou + realista na abordagem. eu no post de cima disse q em principio seria mais eficiente queimar fuel para gerar electricidade e depois essa electricidade mover o veiculo. no entanto essa diferença n é tão substancial como fez nas suas contas, porque repare:
um motor de combustão tem 1 eficiencia de 28-36% assim a correr bem, 1 ev tem 1 eficiencia de 90% a correr igualmente bem. ou seja se o veiculo de combustão keimar o equivalente a 100kw de fuel tirará apenas 28-36kw de energia mecanica util e um veiculo electrico retirará 90kw ou seja na ordem dos 2.5 a 3x mais eficiencia. mas isto será a partir do pressuposto q a electricidade é gerada sem perdas na central. ora como lhe disse também no post acima a queima de fuel para gerar electricidade terá uma eficiencia melhor q o motor de combustão, mas pelo q estive a verificar na internet situa-se na ordem dos 55-62% de média, ora assim sendo queimando na termoelectrica virtualmente o equivalente a 100kw de fuel tiram-se 62kw de electricidade no cenário optimista.depois e pressupondo q n existem perdas na rede de distribuição e sem perdas na carga do veiculo (o q n corresponde à realidade mas n tenho dados para avaliar) o carro desses 62kw vai traduzir para energia mecanica a nivel do motor menos 10% desses 62kw, ou seja qq coisa como 54kw(sem contar com perdas mecanicas de fricção). ou seja a diferença entre os 2 processos é interessante mas não tão grande como fez crer no seu post, será de 54kw para 36kw. será + eficiente isso sim e poupa-se sempre alguma coisa, mas como reconheceu o investimento em termos de infraestrutura de rede é elevado para q tal possa acontecer e para além disso em casa não só terá q aumentar bastante a potencia do contador e não só 1 ou 2 degraus em relação ao contador q possui mas também aumentar substancialmente a secção do condutor do contador até ao sitio onde tem o carro. repare se tiver 1 contador monofásico de 13kva q já n é fraco, consegue grosso modo gerar com td desligado 13kwh, se o seu carro tiver 40kw de potencia do motor, e supondo q as baterias dão para por exemplo ter o carro nesse regime durante 2h (o carro n andará sp em regime máximo portanto poderá funcionar bastante + do q essas 2h em regime q n seja carga total), teria q conseguir carregar 80kw para dentro do veiculo, com 13kwh precisaria de 6h para o recarregar, e teria 80kw de potencia acumulada nas baterias do veiculo.mas isto se tiver tudo desligado em casa demoraria 6h a recarregar esses 80kw e a contar q o carregamento do carro n tem perdas (o q n é verdade de todo, pois o conversor ac-dc e do valor de tensão tem perdas q não são nada desprezaveis), se kiser carregar o carro em 1 hora teria q aumentar o contador para grosso modo 13kva*6=78kva(só para recarregar o carro pressupondo q toda a casa fica ás escuras e com td qt é electrodoméstico desligado qd o está a fazer), por qt fica um aluguer desse tipo? provavelmente até só estará disponivel para industria nem faço ideia se a edp tem esses regime de potencia para o sector doméstico...se 1% da população portuguesa decidisse por esse tipo de potencias para carregar os seus carros, lembro q eram 100mil pessoas q se tornariam em termos de potencia electrica em "industrias" e todos a carregarem o carro à noite, acha mesmo q a rede electrica ia aguentar, a abertura de 100mil novas industrias num curto espaço de tempo ou q fosse 1 médio prazo?...nem vale a pena dizer nada n é? assim como estamos nós estão os outros países tds com mt + densidade populacional e com os mesmos problemas energéticos pra resolver...
e este método lembro só servir a população q tem a sorte de ter 1 moradia em q possa efectuar a carga só por si. não estou a ver os condominios a instalarem isso nos lugares de garagem nem uns habitantes q tem 1 carro de 40kw a pagarem a mm conta q outra pessoa q tem um de 80kw...e nem sequer é justo fazer o ajuste pela potencia pq o de 40kw pode andar mts vezes com o carro e o de 80kw sair só ao fds...terão q existir também contadores independentes, linhas próprias etc, implica como já disse vários passos até se chegar aonde fala q é o q eu tenho batalhado desde o inicio.
eu também adorava poder gerar a minha própria electricidade, mas mais uma vez n estamos ainda nessa fase para as potencias necessárias, faz ideia do € e de qts m2 de paineis precisava de ter em sua casa com a tecnologia actual e qts baterias (e respectivo preço/investimento) para acumuiar energia durante o dia para conseguir de noite carregar o seu automovel? é 1 questão de fazer as contas né? seriam bastantes m2, mesmo q tivesse 1 carro de 40kw (potencia confortavel para levar 4 adultos e ter potencia para aguentar subidas de qq tipo, sistemas auxiliares de assistencia, esp, abs,dir assistida, assist de travagem, farois, desembaciador, rádio, a/c mts deles ainda hidraulicos nos carros actuais), e tem q ter em conta q de inverno os dias são + pekenos e n vai deixar o carro na garagem nem o emprego fica + perto por ser inverno teria q sobredimensionar o sistema para ter energia de sobra no verão e pra conseguir fornecer a energia minima q precisava para o dia a dia do carro de inverno não é? só para fazer uma ideia em termos de kw de energia 1 carro gasta mais para o dia a dia do q tds os aparelhos juntos q tem em sua casa gastam durante esse mesmo dia, ora se com a tecnologia fotovoltaica actual nos vemos à rasca pra alimentar a casa mt menos o carro n é? (para ter 1 ideia um sistema fotovoltaico de 1.5kwh - em regime optimo e máximo - anda à volta de 9mil € montagem incluida, com 10h de sol em regime optimo se tivesse acumuladores suficientes e pressupondo q n existiam perdas acumularia 15kw)
mais uma vez digo q estamos a caminhar pra lá, mas as implicações são tantas q tem q se evoluir e ir criando as condições aos poucos n podemos querer tudo, eu também queria acredite, mas a vida é mm assim e essa alternativa mexe com mts coisas...
se eu estiver errado nas contas peço q me corrija pois acho q estou a ser realista e com dados fundamentados e não optimista como as suas contas de cima...era bem bom q nao fosse como eu digo acredite!agr se n nos kisermos render à realidade dos factos e numeros e preferir acreditar em teorias da conspiração, aí sim temos q procurar ajuda noutro lado especializado.
cumps!