TURBAN - O "primeiro" aerogerador português... ERR

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

icarho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Re: TURBAN - O "primeiro" aerogerador português... ERR

Mensagem por icarho »

alguem consegue explicar-me o que é que aquela "ventoinha" trás de novo que justifique o que se gastou com o seu desenvolvimento (?????). será que consegue render mais do que qualquer outra com a mesma área?

ondaverde
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 31, 2009 8:52 pm

Mensagem por ondaverde »

o ineti é a entidade coordenadora e responsável pelo desenvolvimento da primeira microturbina eólica, em portugal. o projecto está a ser concebido e desenvolvido por cerca de 20 cientistas, de seis instituições universitárias e científicas, e conta com a participação de sete empresas.

ana estanqueiro, investigadora do departamento de energias renováveis, do instituto nacional de engenharia, tecnologia e inovação, e coordenadora do projecto designado por “turban”, considera estarem reunidas as condições para que este projecto venha a obter sucesso no âmbito internacional, após o seu spin-off para a área industrial e comercial, em 2008.

vinte metros de altura, entre dois e 2,5 metros de diâmetro e uma potência de 2,5 kw. é este o retrato sumário da “turban”, destinada a ser integrada em ambiente urbano, que terá duas versões: vertical e horizontal.

partindo de um rotor com a área de 2,5 m terá 4 m de área (menos um bocadinho) para gerar os 2500 w terá de ter um c.p. de 0,40 e ter vento com a velocidade de 13,67 m/seg.
como as pás parecem ser mais largas destina-se a locais com ventos de muita velocidade.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

alguem consegue explicar-me o que é que aquela "ventoinha" trás de novo que justifique o que se gastou com o seu desenvolvimento (?????)
nada, por exemplo. desenho das pás ? talvez tivesse-se de gastar o dinheiro para justificar politicamente que existe interesse e as faculdades estao a fazer alguma coisa. senao nada fariam mas o dinheiro, esse, iria na mesma.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

ondaverde
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 31, 2009 8:52 pm

Mensagem por ondaverde »

soube, recentemente, de fonte segura, que a única coisa que achavam ser patenteável eram as pás e mesmo assim não foi considerado inovação.

è lógico que a responsável pela energia eólica e da energia dos oceanos do nosso instituto nacional de engenharia, tecnologia e inovação não ficou muito satisfeita pela falta de carácter inovador da turban.

eu sei que hoje em dia os ilustres investigadores preferem os papers.
é mais fácil sêmantizar do que por á prova a existência ou não da inovação que fazem supor!

2010 - ano internacional da surdez visual.

icarho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Mensagem por icarho »

também me parecia que aquela treta toda não passava de pura propaganda politica, e que tudo bem espremido não passava da nossa bem conhecida "montanha que pariu um rato"

o que custa no meio disto tudo....para além dos kilos gordos de euros gastos.... é ver que aqui o quintal continua cheio de boas intenções que infelizmente não passam de isso mesmo...boas intenções!!!!! boas serão sempre...mas não aqui prá causa, digo eu!

20 cientistas, 6 ou 7 universidades, mais umas quantas empresas e parem uma bodega daquelas? é que por muito open mind que um sujeito seja, e sendo alguem que esteja minimamente dentro do assunto, olha para aquilo, ouve ou lê o que eles nos querem vender...e a malta ...ou será que deveria ?

obrigado ondaverde por já ter respondido à minha pergunta.." o que é que está ali susceptivel de ser patenteado?" pelos vistos nada

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

mas não se esqueçam; "o que conta é a intenção", neste e em muitos outros casos a intenção é a apenas ganhar dinheiro, já que essa a das poucas "intenções" que o ser humano tem.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Mensagem por Sun_rise_pt »

sinceramente acho que nem para ganhar dinheiro (no sentido correto) a intenção serviu, pois infelizmente não terá passado de uma (mais uma!) intenção paga por todos nós que a muitos poucos terá servido.
já passando ao lado da inovação que não pareceu ter, a máquina se cumprisse o fim a que a propuseram destinar-se seria muito mais cara comparativamente ás de qualidade semelhante ou melhor ( como aparentam ) que se encontram no mercado.
pena que essas outras não sejam produzidas em portugal...

Responder

Voltar para “Energia Eólica”