Isolar sótão.

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

embora as solucoes mais economicas nao sejam as mais eficientes .
mas se é um sotao nao habitavel ao mesmo tempo se botar la no chao este deixa de ter hutilidade se fosse o ventoi has meteria roofmate, wallmate e/ou floormate o melhor em (termico) . se nao tem a possibilidade de o segurar directamente use os profils de placo dur depois aparafuse ou segure com silicone no fim tape tudo com espuma e nao deixe nem um so buraco . em relaçao ao sinal vesse bem que é uma localidade ou aglomerado de casas 50km h escepto reglementaçao especifica
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

o floormate e o wallmate são colocados sempre no interior. quanto ao roofmate pode ser colocado no interior ou por cima da placa em áreas enclinadas (entre tijolo e telha) ou planas (no chão) e debaixo de floreiras.

de seguida descrevo os tipos de xxxmate existentes e para o que servem:

roofmate tg - cobertura inclinada com estrutura descontinua.
- cobertura inclinada, desvão não util.
roofmate sl - cobertura plana, invertida ajardinada.
- cobertura plana invertida.
roofmate pt - cobertura inclinada com estrutura continua.
wallmate cw - parede dupla.
wallmate ib - parede simples.
- ponte térmica.
floormate 200 - pavimento residencial e comercial. resistencia a compressão = 200 kpa (20 ton/m2; 2 kg/cm2).
floormate 500 - pavimento industrial e com circulação de veiculos ligeiros. resistencia a compressão = 500 kpa (50 ton/m2; 5 kg/cm2).
floormate 700 - pavimento industrial especial e com circulação de veiculos pesados. resistencia a compressão = 700 kpa (70 ton/m2; 7 kg/cm2).

além destes existe ainda o roofmate lg, não sei se é comercializado em portugal. é identico ao roofmate sl com a diferença de ser um painel pre-fabricado composto por uma placa roofmate com uma camada protectora de argamassa de cimento com 1 cm de espessura e 25 kg/m2 de peso.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

200 kpa (20 ton/m2; 2 kg/cm2).
que quer essa relaçao dizer? 1m²=100cm²
donde copiou essa informaçao?
esse material que pode ser aplicado no chao e coberto de argamassa pode resolver muitos problemas alias resolve varios ao mesmo tempo.ja agora que esta com a mão na massa aproveite para mencionar qual o material que serve à isolaçao pelo exterior .
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

200 kpa = 2 kgf/cm2. se tiverem dúvidas digitem no google 200 kpa in bar e ele diz logo que é igual a 2 bar ou ou seja duas atmosferas ou seja 2 kg por cm2.
ventoinhas essa informação está amplamente disponível na internet. se pesquisar por roofmate, vai encontrar montes de pdf com essas características técnicas.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

dow chemical. em portugal é produzido em estarreja.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

os dados apresentados são do fabricante.
quanto ao isolamento no exterior, o roofmate em chão plano pode colocar gravilha por cima ou cimento ou floreiras, no telhado é aparafusada ou pregada ao cimento, a telha é colocada por cima. o wallmate habitualmente é colocado entre duas paredes ou na parede do lado interno.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

recentemente vi num programa qualquer a utilização na frança de tijolos interligados para que os seus canais possam conduzir o calor existente por toda a casa, mantendo-a quente sem necessidade de utilização de energias.
não recordo se os tijolos são normais ou especiais, mas o principio faz sentido.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

bem,
tenho estado a fazer contas e apesar de não andar mt abonado em €€€, acho que vou aos poucos começar a mexer no sótão. tenho andado a ver materiais e soluções.

faltam as fotos, mas vou ver se coloca aqui alguma coisa.

para estar a gastar dinheiro, acho que vou, nem que seja mais devagar, fazendo tudo em vez de isolar o chão e depois fazer o resto.

sótão em tijolo e telhado com vigotas de betão e sem placa. chão em cimento bruto e com tubos eléctricos e afins por todo o lado.

objectivo:

forrar o sótão a madeira, com instalação eléctrica e outras incluida.

chão:
instalar estrutura em madeira com 3cm (ou 4 conforme os tubos eléctricos precisem) de espessura e com espaçamento de 30 cm, onde será assente soalho de madeira corrido. posteriormente será polido e envernizado.

paredes:
aplicar manta isolante (aluminio com espuma ou wallmate; a parede exterior já é dupla). executar estrutura em madeira fixa à parede com parafusos e buchas para posterior assentamento de lambrim em madeira (ou outro; ou mais que um tipo) que posteriormente será polido e envernizado conforme necessário.

tecto:
aqui está a minha maior dúvida. isolamento com roofmate ou aglomerado negro (não sei o preço deste último) de 3 cm (mais?). execução de estrutura em madeira fixa à viga central e nos topos (ainda não sei bem) para aplicação de lambrim em madeira (ou, se o preço não for mt mau, contraplacado maritimo). posteriormente será envernizado e,ou tratado.
no tecto, pretendo instalar umas claraboias. se houver dinheiro, compro umas janotas, mas o que me parece é que vou trocar umas telhas por telha de vidro, fazendo uma espécie de caixa para baixo. à face do tecto será instalado um vidro que permitirá ficar mais limpinho e entrar menos frio.
o que ficava mesmo bem no tecto eram um painel sandwich com madeira pelo interior, mas o preço assusta.

Imagem

no final serão aplicados frisos, rodapés e / ou perfis conforme necessário.

executar prateleiras e armários embutidos / gavetas para guardar livros e outras coisas (a maria que mandou).

executar instalação eléctrica, de telefone, tv e outras que se justifiquem (neste momento tenho-as todas no sótão espalhadas).
instalar iluminação na forma de focos embutidos com lampadas fluorescentes e/ou led.
executar sistema de som ambiente.
deixar uns bons respiros para ventilação, mas que dêm para fechar no caso de dias particularmente frios.

e para já é só, vou actualizando conforme o que for mudando.
mandem a vossa opinião.

abraço


Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Laranjeiro »

eu tambem tinha que fazer alguma coisa no sótão........ queria facilidade de colocação, excelente isolamento radiativo, convectivo, preço, durabilidade, higiene, ignifugo etc e tal maaas como não se pode ter tudo e o preço de nada fazer também é alto acabei por escolher aluface, fabricado na gloriosa cidade do puhortu (10mm de espuma de polietileno com alumínio dos dois lados).
a montagem foi feita no chão porque não é uma área transitável e por oposição á cobertura sempre diminui o volume climatizado.
pode parecer muito mas com a tralha de cabos que tivemos de levantar e fixar de novo e ainda o rigor que aplicamos acabamos por gastar duas semanas, eu e mais outra pessoa.
a casa tem três pisos, quando climatizada o diferencial térmico com o exterior cria uma diferença de pressão, dai a importância de travar cada fissura para não ventilar.
senti de imediato o resultado, tanto no ganho de energia com na perda, funciona portanto todo o ano.
o material amarelo que podem ver na periferia é espuma expansível de poliuretano, era demasiado difícil conseguir rematar ai com o aluface.
ficou á prova de radiação
http://img245.imageshack.us/img245/2596/imgp2137bn9.jpg
http://img245.imageshack.us/img245/5777/imgp2145ql5.jpg
http://img245.imageshack.us/img245/4770/imgp2184xs3.jpg
Chernobyl corria Windows

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Isolar sótão.

Mensagem por orbis »

e preços?


Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Laranjeiro »

mais ou menos €5/mº foi o que paguei mas na empresa em braga onde comprei disseram que já não iriam fazer o mesmo preço na próxima vez...
este sitio tem uma tabela que pode ajudar...o preço lá é mais alto conforme esperava...
http://www.sotecnisol.pt/upload/conteudo/epolitab.pdf
e este aqui é o fabricante...
http://www.epoli.pt/pt/index.htm
Chernobyl corria Windows


XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re:

Mensagem por XavierMaluco »

itisix Escreveu:desculpem, já está mais pequeno.

fui fotografado pelo radar e eles dizem que só se pode andar a 50. mas com uma bolacha branca e um risco em cima, e sendo uma estrada nacional, seria 90! mesmo ao perto consegue-se perceber que aquilo era proibição de ultrapassar, mas a passar de carro não.
mesmo que não haja sinal de limitação de velocidade, apartir do momento em que transpões a placa de localidade só podes andar a max 50km e alguns casos é 40km.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

laranjeiro Escreveu:eu tambem tinha que fazer alguma coisa no sótão........ queria facilidade de colocação, excelente isolamento radiativo, convectivo, preço, durabilidade, higiene, ignifugo etc e tal maaas como não se pode ter tudo e o preço de nada fazer também é alto acabei por escolher aluface, fabricado na gloriosa cidade do puhortu (10mm de espuma de polietileno com alumínio dos dois lados).
a montagem foi feita no chão porque não é uma área transitável e por oposição á cobertura sempre diminui o volume climatizado.
pode parecer muito mas com a tralha de cabos que tivemos de levantar e fixar de novo e ainda o rigor que aplicamos acabamos por gastar duas semanas, eu e mais outra pessoa.
a casa tem três pisos, quando climatizada o diferencial térmico com o exterior cria uma diferença de pressão, dai a importância de travar cada fissura para não ventilar.
senti de imediato o resultado, tanto no ganho de energia com na perda, funciona portanto todo o ano.
o material amarelo que podem ver na periferia é espuma expansível de poliuretano, era demasiado difícil conseguir rematar ai com o aluface.
ficou á prova de radiação
http://img245.imageshack.us/img245/2596/imgp2137bn9.jpg
http://img245.imageshack.us/img245/5777/imgp2145ql5.jpg
http://img245.imageshack.us/img245/4770/imgp2184xs3.jpg
boas,

para esse sótão de madeira parece-me que foi muito boa escolha, até por questões de segurança.
estive a ver o site deles, mas não tem dados técnicos. há algum sítio com isso?

abraço


Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Laranjeiro »

olá itisix
entendo a sua preocupação, eu mesmo quando procurei fazer a escolha preferia um isolante com classificação m0 (incombustível) como a lã mineral mas as partículas que liberta fizeram-me ir por outro caminho. o sótão é em madeira então a classificação m1 do aluface não seria um risco acrescido.
sei que é auto-extinguível mas não me lembro onde vi isso, lembro-me no entanto de uma amiga minha licenciada em polímeros e a trabalhar na época numa fábrica de tubos de pvc dizer que os aditivos para a caraterística auto-extinguível perderem propriedades com o tempo e disse mesmo haver fabricantes que “dizem ser sem nunca ter sido”, por isso fiz o teste ali mesmo na hora, basta pegar num pedacinho e chegar o isqueiro, se arder mas não sustentar a chama é m1.
Chernobyl corria Windows


Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Laranjeiro »

Chernobyl corria Windows


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

obrigado pelo link. já tinha andado a ver o site e escapou-se-me este.

pelo que li, este produto tem uma condutibilidade térmica praticamente igual ao wallmate / roofmate.

http://building.dow.com/styrofoam/europ ... llmate.htm

e com a vantagem de (penso eu) ser mais fácil de aplicar, por ser flexivel. excelente ideia. e ainda por cima sai qq coisa mais barato.
obrigado pela dica.


Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Laranjeiro »

sem duvida a flexibilidade na maioria das aplicações é um ponto a favor, duas faces com alumínio também porque no verão é a barreira exterior que funciona e no inverno a interior, outro ponto simpático é a deformação temporária, já caminhei muito no sótão e ainda não senti dano no material ou perda ainda que parcial de espessura, só tenho pena que não seja um isolamento de 20mm ou 30mm...usei uma agrafadora com pilhas recarregáveis (grande ajuda) e fita de alumínio para os remates...
Chernobyl corria Windows


JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por JACINTO »

excelente, laranjeiro! nem sabia que existia algo chamado aluface.
andava de volta, como o resto da malta, do roofmate, mas acho que vou mudar para este.
também tenho um tecto de sótão para isolar. vigotas e telhas por cima delas. uma maravilha, para quem gosta de frio no inverno e calor no verão, o ideal para desafiar qualquer sistema de aquecimento ou arrefecimento.
vou ver como posso instalar isso, se o posso prender por baixo das vigotas e forrar a lambri ou entre as vigotas e as telhas.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

jacinto Escreveu:excelente, laranjeiro! nem sabia que existia algo chamado aluface.
andava de volta, como o resto da malta, do roofmate, mas acho que vou mudar para este.
também tenho um tecto de sótão para isolar. vigotas e telhas por cima delas. uma maravilha, para quem gosta de frio no inverno e calor no verão, o ideal para desafiar qualquer sistema de aquecimento ou arrefecimento.
vou ver como posso instalar isso, se o posso prender por baixo das vigotas e forrar a lambri ou entre as vigotas e as telhas.
boas...

estás exactamente com a mesma situação que eu. eu recomendava instalar o isolamento por baixo da vigota, já que acho desperdicio estar a levantar as telhas todas.

o que eu estou a pensar fazer no meu é aplicar o isolamento e, por baixo o lambrim. ainda não sei exactamente como fixar o lambrim, mas à partida vou colocar uns barrotes de madeira por baixo das vigotas e depois tratar do resto por baixo. mas isso vai-me roubar uns preciosos centimetros que me fazem mt falta. outra hipótese é aplicar os ditos barrotes entre as vigotas e quase junto à telha. com este material flexível é fácil de fazer pq vai dobrar.

Imagem

eu recomendava sobrepor o isolamento uns centimetros e depois isolar com a fita. acho melhor.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”