Testemunho da utilização de OVD em motores TDI

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Autor do tópico
not_found
Membro
Membro
Registado: sábado jan 05, 2008 8:09 pm

Re: Testemunho da utilização de OVD em motores TDI

Mensagem por not_found »

rui pedrosa Escreveu:utilizo já a bastante tempo ovd 50/50, mas filtro o ov (mesmo o novo) a frio com uma tela especial de nanofibras, a densidade é de tal ordem que o ov depois de filtrado muda de cor e fica mais fino, creio que é o elemento que gera a glicerina que fica em parte retido nas nanofibras.
já agora onde arranjas esse filtro de nanofibras?

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam...

talvez aqui

http://www.autoaftermarketnews.com/arti ... &artcat=11

abraços
[***************]

Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta ago 09, 2007 5:46 pm

Mensagem por Rui Pedrosa »

not_found Escreveu:
rui pedrosa Escreveu:utilizo já a bastante tempo ovd 50/50, mas filtro o ov (mesmo o novo) a frio com uma tela especial de nanofibras, a densidade é de tal ordem que o ov depois de filtrado muda de cor e fica mais fino, creio que é o elemento que gera a glicerina que fica em parte retido nas nanofibras.
já agora onde arranjas esse filtro de nanofibras?
boas not_found

esse material eu importo directamente dos estados unidos para outras aplicações na minha indústria, como tinha conhecimento que essa mesma tela também estava a ser utilizada para filtros experimentei a filtrar o ov e fiquei impressionado com o resultado. eu recebo o material em bobines de 2,50m de largura por 5.000 de comprimento e depois é cortado e transformado para outros fins. não proponho aqui a venda porque senão ainda sou acusado de vendilhão do templo. de qualquer forma se precisares posso dispensar os metros que quiseres, basta dizeres a medida que utilizas.

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ....

não proponho aqui a venda porque senão ainda sou acusado de vendilhão do templo. de qualquer forma se precisares posso dispensar os metros que quiseres, basta dizeres a medida que utilizas.

que eu saiba ninguem acusa alguem por vender isto ou aquilo desde que detenha qualidade para corresponder ao que é anunciado..por isso sinta-se á vontade para vender no topico apropriado..

pelo que verifiquei é um produto de bastante interesse para todos os que pretendam salvaguardar os seus sistemas de injecção..eu proprio estou interessado e se o preço for razoavel..compro..

abraço
[***************]

Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver

estou ao dispor para fornecer a tela de nanofibras para filtrar o ov novo ou usado. não é meu objectivo fazer negócio disto já que eu adquiro a tela para outras aplicações na minha indústria, no entanto há fabricantes de filtros diversos que utilizam esta tela para a fabricação dos mesmos. no caso de ov usado dou por conselho que façam uma pré-filtragem com uma tela mais barata para retirar os residos maiores, tela essa que também posso fornecer. qualquer interessado pode solicitar mais informações aqui no fórum ou para [email protected].

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm

Mensagem por Jorge Santos »

[quote="rui pedrosa"]..... tela especial de nanofibras,.....quote]

já agora, onde arranjas isso? gostava de exprimentar!

tanks
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)

Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver

jorge santos Escreveu:
rui pedrosa Escreveu:..... tela especial de nanofibras,.....quote]

já agora, onde arranjas isso? gostava de exprimentar!

tanks
jorge
para não me estar a repetir dá uma olhada às mensagens anteriores neste mesmo tópico.

cumprimentos
rui pedrosa

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm

Mensagem por Jorge Santos »

ops! sorry! não reparei que este tópico já tinha 2 páginas;)
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

recordo que existe uma secção de classificados para quem quiser publicitar ou comercializar os seus produtos. este tópico estava bem encaminhado na discussão de temais mais pertinentes.
Porreiro, pá!

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

creio que é o elemento que gera a glicerina que fica em parte retido nas nanofibras
olá

a glicerina é um produto que foi sujeito a uma reacção quimica

a lavagem do ovd é meio caminho andado para uma boa filtragem.

abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver

fry Escreveu:
creio que é o elemento que gera a glicerina que fica em parte retido nas nanofibras
olá

a glicerina é um produto que foi sujeito a uma reacção quimica

a lavagem do ovd é meio caminho andado para uma boa filtragem.

abraço.
fry
realmente eu não sou muito entendido em química, mas o elemento que dá origem à glicerina quando o óleo entra em reacção com o àlcool está no óleo e não no àlcool, caso contrário como é que me explicas que ao filtar o óleo novo com esta tela, fica retido nela uma lijeira pasta amarelada e o óleo filtrado fica meio azulado e mais fluido?

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

o(s) elemento(s) que dá (dão) origem à glicerina está (estão) no óleo e também no álcool.
a pasta amarelada pode ser a que não ficou retida no processo de refinação inicial. a cor azulada é um mistério para mim. (e talvez motivo de preocupação).
Porreiro, pá!

Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver

boas
como também sou cabeça dura quando se trata de esclarecer qualquer coisa, fui consultar os meus manuais de receituario químico, cuja colecção eu tenho completa (7 manuais de a a z com 2450 páginas) e pude constatar que a glicerina se encontra presente nas gorduras e não no álcool, a reação do alcool com o óleo tem precisamente a função de a separar, tornando assim o óleo mais fino.
quanto à cor azulada è precisamente porque foi retirado parte dessa massa que iria dar origem à glicerina e que antes servia de corante para lhe dar aquel tom aloirado.

Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver

manuelcar Escreveu:recordo que existe uma secção de classificados para quem quiser publicitar ou comercializar os seus produtos. este tópico estava bem encaminhado na discussão de temais mais pertinentes.
não foi minha intenção publicitar ou comercializar a tela, de acordo com os resultados que obtive ao utiliza-la na filtragem, apenas me propos dispensar a preços de custo aos membros do fórum que eventualmente mostrassem interesse. não serão certamente 20 ou 30m2 de tela que os membros no seu todo podessem adquirir, motivo suficiente para fazer disto um negócio, nem a minha empresa está vocacionada para vendas ao consumidor final, neste caso trata-se de consumidores específicos, de contrário colocaria no meu site de produtos acabados tb a tela à venda.

husky
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça dez 05, 2006 3:35 pm

Mensagem por husky »

ja estao a fujir um pouco ao titulo do post....

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

ainda estou a digerir o nº de páginas dos manuais de química.
procura em t de transesterificação.
Porreiro, pá!

Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver

ok
mas não apanhes nenhuma congestão
não sou expert em colocar aqui fotos, senão colocava aqui a foto desses manuais
naquela data a edição que comprei totalizava esse numero de páginas, mas agora acho que tem susbstancialmente mais

dreamer
Membro
Membro
Registado: quarta nov 29, 2006 5:49 pm

Mensagem por dreamer »

acho que também vou exprimentar!

bruno77
Membro
Membro
Registado: quinta jan 10, 2008 7:36 pm

Mensagem por bruno77 »

rui pedroso podias falar um pouco sobre esse tipo de filtro de nanofibras... isso paresse interesante alguem sabe mais alguma coisa sobre isso? comprimentos

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

são as telas utilizadas para fazer por exemplo membranas de osmose inversa.
se pegar em vinho e o filtrar, consigo recuperar a agua quaze toda, fica é com o cheirinho a vinho.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”