INSTALAÇÃO DE PAINEIS SOLARES K SIRVAM PARA AQUEC. CENTRAL
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm
Re: INSTALAÇÃO DE PAINEIS SOLARES K SIRVAM PARA AQUEC. CENTRAL
opa n é 1 afirmação assim tanto no ar, o q eu quis dizer é q se com 28 tubos e por experiencia própria de um sistema montado n consegues aquecer água dos banhos de inverno que é qd usarias o aquecimento central obviamente fico mt céptico quando ouço malta a dizer q usa o mesmo sistema apenas com um mt ligeiro upgrade na "area" de painel e no tamanho do deposito para aquecimento central em q as necessidades de calor são mt maiores e durante um periodo de tempo mt mais longo durante o dia...
cumps!
cumps!
-
- Membro Silver
- Registado: quinta ago 09, 2007 5:46 pm
olá pessoal
tanta dificuldade por causa de paineis solares? eu fiz os meus mais por carolice, felizmente até os podia comprar feitos, mas como queria fazer uma coisa diferente de tudo o que havia no mercado, optei por faze-los e ter o prazer de ver a funcionar mais uma coisa feita por mim. os primeiros fiz foi para aquecimento de àguas e funcionam na perfeição agora estou a fazer outros mais sofisticados para aquecimento central, pois o preço do gasóleo está a ficar muito elevado e assim a caldeira a gasóleo vou utiliza-la noutra engenhoca? estou a fazer um sistema inédito, pelo menos nunca li nem houvi falar neste sistema. quando estiver pronto e a funcionar, vou ter todo o prazer em apresentar aqui as fotos para todos os membros deste fórum.
tanta dificuldade por causa de paineis solares? eu fiz os meus mais por carolice, felizmente até os podia comprar feitos, mas como queria fazer uma coisa diferente de tudo o que havia no mercado, optei por faze-los e ter o prazer de ver a funcionar mais uma coisa feita por mim. os primeiros fiz foi para aquecimento de àguas e funcionam na perfeição agora estou a fazer outros mais sofisticados para aquecimento central, pois o preço do gasóleo está a ficar muito elevado e assim a caldeira a gasóleo vou utiliza-la noutra engenhoca? estou a fazer um sistema inédito, pelo menos nunca li nem houvi falar neste sistema. quando estiver pronto e a funcionar, vou ter todo o prazer em apresentar aqui as fotos para todos os membros deste fórum.
-
- Membro Silver
opa se puderes criar um topico com os de aquecimento central, mete aí q eu tou curioso de saber os pormenores do sistema tipo como é q dissipas de verão o calor extra e assim. pois também acho q uns rectangulos com tubos e efeito estufa são na maior parte das vezes mt caros para o q nos dão em troca mas se for feito por nós não só dá gosto como também toda a economia q se tiver é bem vinda dado o baixo custo de investimento.
cumps!
cumps!
-
- Membro Silver
toze
não vou criar um tópico pelo menos agora, porque se trata de um sistema tirado da minha cabeça como tantos outros que tenho criado e por isso ninguém me poderá ajudar, já fiz um protótipo numa escala de 1/20 e fiquei surpreendido com os resultados. mas garanto-te que assim que estiver a funcionar as fotos e todos os detalhes serão expostos aqui para quem queira tirar ideias.
não vou criar um tópico pelo menos agora, porque se trata de um sistema tirado da minha cabeça como tantos outros que tenho criado e por isso ninguém me poderá ajudar, já fiz um protótipo numa escala de 1/20 e fiquei surpreendido com os resultados. mas garanto-te que assim que estiver a funcionar as fotos e todos os detalhes serão expostos aqui para quem queira tirar ideias.
-
- Membro Silver
mas mete dos que já tens para aqs e o porquê das opções q fizeste sempre dá para a malta se entreter nos tempos livres a "brincar à água quente" eu já tenho umas caixilharias de aluminio velho praí 2 vidraças de nem 1m2 encostadas na garagem para fazer de tampas estava a pensar usar para isso, e fazer uma caixa para meter as coisas lá dentro com essa tampa, por isso qt + ideias melhor! depois queria deixar isso no jardim ao lado da garagem durante 1 ano a captar calor e fazer um estudo com um sensor de estação metereologica ligado a um pc velho na garagem junto do depósito velho para fazer contas à vida de qts m2 necessitaria para cobrir as minhas necessidades todas ou a maior parte possivel tendo em conta q vou esvaziar tds os dias 2x o depósito(é água do poço e volta ao poço através de uma mangueira de borracha) q tenho aki q é 1 cilindro velho de 50l através de uma electroválvula temporizada pelo mesmo pc(um pentium 90 com o win95 q já tem usb!) q vai fazer o log da temp da água do depósito já fiz um software mt básico em delphi5 q controla a abertura/fecho da valvula através de um sinal de porta paralela ligado a um relé em horas pré-programadas e faz o log para um ficheiro de texto (do q recebe do sensor de temperatura pela usb) q depois pode ser aberto no excel em csv para fazer os gráficos e estudo.é mt básico mas dá para o gasto penso eu e para me entreter a conhecer melhor se me compensará ou não e quem sabe fazer os meus próprios colectores.
cumps!
cumps!
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
exactamente estamos a falar de quê?como é q dissipas de verão o calor extra e assim
Porreiro, pá!
-
- Membro Silver
tava a falar de ter uns paineis para aquecimento central de inverno que de verão n vão ter utilidade nenhuma. ou seja tenho 2 opções de verão ou dissipo o calor de alguma forma e a minha pergunta foi como ou então cubro-os mt bem cobertos, mas mesmo assim com o calor do verão a áqua tem sempre tendencia a aquecer no acumulado dos dias todos por mt boa q seja a cobertura...daí a minha pergunta sobre o q fazer com o calor extra dos paineis de aquecimento central de verão...
cumps
cumps
-
- Staff Member
ok, já entendi. de facto tendo um sistema dimensionado para uma média anual tornar-se-ia muito interessante não desperdiçar a que sobra no pino do verão. quem tiver uma pequena industria caseira pode aproveitar, ou pode tentar vender a um vizinho que a tenha. uma piscina aquecida também pode ser um aproveitamento. infelizmente não é o meu caso que vivo no meio do campo e tenho um tanque demasiado pequeno para necessitar de aquecimento. assim tenho que a deixar onde está. cerca das 11h da manhã, no verão, já acumulei toda aquela de que necessito para o resto do dia pelo que o sistema desliga. quando isto sucede a temperatura nos painéis sobe aos 150º e dissipa-se na atmosfera.
Porreiro, pá!
-
- Membro Silver
o facto de não dissipares a energia de alguma forma (tenho esperança q alguém me explique outras formas q não piscinas ou tanques pq não faço intenções de ter nenhuma) e deixares os paineis atingirem a temperatura de 150º ou seja acima da temp de ebulição não os estraga ou contribui para a detrioração mais rápida dos mesmos ou dá outro tipo de problemas por estarem acima da temp de ebulição da água?
cumps!
cumps!
-
- Membro Silver
toze
se não tens uma piscina, um poço, ou mesmo um espaço onde possas fazer uma espiral no sub-solo, o melhore que tens fazer é uma cobertura para proteger os paineis.
se não tens uma piscina, um poço, ou mesmo um espaço onde possas fazer uma espiral no sub-solo, o melhore que tens fazer é uma cobertura para proteger os paineis.
-
- Membro Silver
ou seja pelo q vcs dizem subir ao telhado tds os anos e meter uma cobertura ou então desperdiçar água para qq lado são as 2 soluções existentes, certo?
cumps
cumps
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda jul 16, 2007 10:03 pm
e não haverá maneira de aproveitar via um zingarelho qq essa energia em excesso para produzir frio?
Picatolas
-
- Staff Member
felizmente não. as perdas dos painéis são proporcionais ao diferencial térmico, aos 150º, por muito sol e calor que esteja toda a energia se dissipa. a temperatura de ebulição num sistema de circuito fechado com permutador, que é o que equipa os meu sistema, onde a pressão está a 4 bares e com uma elevada concentração de anticongelante é bastante elevada. creio que o máximo que vi foi 135 ou 138º.o facto de não dissipares a energia de alguma forma (tenho esperança q alguém me explique outras formas q não piscinas ou tanques pq não faço intenções de ter nenhuma) e deixares os paineis atingirem a temperatura de 150º ou seja acima da temp de ebulição não os estraga ou contribui para a detrioração mais rápida dos mesmos ou dá outro tipo de problemas por estarem acima da temp de ebulição da água?
quanto aos danos a prazo nada posso dizer por enquanto. mas estou em crer que tudo foi desenhado para estas circunstancias. se encontrar algum aviso sobre a matéria vou tapar os painéis com uma rede de sombra. o que não me apetece é desperdiçar electricidade mantendo bombas a funcionar a 80 ou 100% da sua potencia, apenas para dissipar energia.
é possível utilizar calor para produzir frio, temos talvez que estudar essa matéria para descobrir uma solução que seja fiável e económica. todas as pessoas que usam o solar para mais do que as águas quentes sanitárias estão na mesma situação que eu. se aparecerem mais interessados podemos abrir um tópico só para essa discussão. posso procurar alguns documentos sobre a matéria.
Porreiro, pá!
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado jan 05, 2008 11:09 am
boas.toze_feup Escreveu:ou seja pelo q vcs dizem subir ao telhado tds os anos e meter uma cobertura ou então desperdiçar água para qq lado são as 2 soluções existentes, certo?
cumps
então e se a cobertura dos painéis fossem tipo "persiana eléctrica". com algum automatismo será que poderia trabalhar sozinho??
cumprimentos
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado jan 05, 2008 11:09 am
boas. aqui vai bomba!!carlospatrao Escreveu:djgh Escreveu:de facto existem sistemas solares térmicos que alegadamente servem também para o aquecimento central. digo alegadamente porque estes sistemas necessitam sempre de um apoio (caldeira a gás, diesel, etc.), que se torna no fundo a fonte de energia principal no inverno, que curiosamente é quando precisamos do aquecimento.
não sou entendido, nem pouco mais ou menos, em sistemas de climatização, mas como se costuma dizer "falo com alguns" e venha quem perceba fazer o desmentido: o solar térmico não tem interesse para o aquecimento central, é um investimento que não tem amortização.
completamente de acordo!
quando é que precisamos de aquecimento? -> no inverno! quando a exposição solar não é a melhor... e normalmente é à noite que precisamos de aquecimento... portanto para que fosse possivel ter o aquecimento central através dos paineis solares, teriamos de ter um volume de acumulação de água muito grande (uns 3000 litros ou mais) e teriamos que sobredimensionar a instalação de paineis solares para satisfazer as necessidades no inverno! o problema é que, para alem do investimento ser brutal, no verão teriamos que chamar os bombeiros pois tinhamos as tubagens todas rebentadas e o telhado da casa a explodir com tanto calor!
então e um sistema termodinâmico para aquecimento central? consideram uma opção?
cumprimentos.
-
- Membro Silver
toze
se o teu problema é o excesso de temperatura no verão, podes resolver o prob de uma forma económica, tal como eu fiz.
1ºvais a uma oficina que faça toldos para camião e pedes uns metros de tela usada daquela que eles retiram dos toldos.
2ºcompras lã de rocha com 2cm de espessura tantos m2 como a àrea que tens de painés ou até fibra de enchimento para edredons.
3ºfazes em tipo de sanduiche uma cobertura com uma tela de cada lado e a lá de rocha ou a fibra no meio.
4ºvais a uma sucateira e compras um motor pequeno com caixa redutora para 10 rotações (usado 40euros chega)
5ºfazes um enrolador ligado ao motor que é ser comandado pelo mesmo controlador do painel, quando o sistema desliga a circulação o motor liga e faz rodar a cobertura para proteger os paineis.
a tela de toldos de camião é o material flexivel mais resistente às intempéries.
se o teu problema é o excesso de temperatura no verão, podes resolver o prob de uma forma económica, tal como eu fiz.
1ºvais a uma oficina que faça toldos para camião e pedes uns metros de tela usada daquela que eles retiram dos toldos.
2ºcompras lã de rocha com 2cm de espessura tantos m2 como a àrea que tens de painés ou até fibra de enchimento para edredons.
3ºfazes em tipo de sanduiche uma cobertura com uma tela de cada lado e a lá de rocha ou a fibra no meio.
4ºvais a uma sucateira e compras um motor pequeno com caixa redutora para 10 rotações (usado 40euros chega)
5ºfazes um enrolador ligado ao motor que é ser comandado pelo mesmo controlador do painel, quando o sistema desliga a circulação o motor liga e faz rodar a cobertura para proteger os paineis.
a tela de toldos de camião é o material flexivel mais resistente às intempéries.
-
- Membro
- Registado: quinta out 11, 2007 11:15 am
wow... excelente bricolage!rui pedrosa Escreveu:toze
o motor está com o enrrolador está no exterior não é? como isolas-te as ligações do motor?
podes colocar aqui fotos ou um esquema de funcionamento eléctrico?
só vejo um problema relativamente ao controlo do enrrolador:
- quando tens a água a 60ºc no deposito, a bomba de circulação pára e o motor do enrrolador entra em funcionamento, tapando os paineis... quando utilizas água do deposito, esta vai descer a sua temperatura... como é que o sistema entra em funcionamento novamente? como os paineis estão tapados, é provavel que a temperatura do fluido que circula nos paineis não esteja à temperatura necessária para que o controlador mande a bomba circular...

-
- Staff Member
essa é uma forma simples de ver uma situação complexa. a temperatura desce mais quando o céu está limpo, uma vez que o calor é reflectido para o espaço. este é um aspecto considerar.quando é que precisamos de aquecimento? -> no inverno! quando a exposição solar não é a melhor... e normalmente é à noite que precisamos de aquecimento.
o inverno não é só dias curtos e céu nublado, este é outro aspecto a considerar;
o aquecimento não é necessário apenas no pino do inverno, idem.
uma instalação solar não é de todo calculada para fornecer a energia necessária no inverno ou no verão, é calculada tendo em consideração o ano inteiro e representa um compromisso entre o custo e as vantagens a longo prazo. quando o petróleo estiver a 150 dólares o barril, o custo da energia solar será ainda mais compensador.
Porreiro, pá!
-
- Membro Silver
@carlospatrao - que rendimento consegues com esse sistema sobredimensionado - e coberto automaticamente - entre novembro e março? não ligas o backup mts vezes? mesmo de verão com essa cobertura o calor do sol não te aquece os paineis de forma a fazer a temp da água subir, pois sei q esta subirá mt menos do q descobertos mas sobe sempre qq coisa resta saber se é "perigoso" ou não...há qt tempo tens e qual é a tua experiência com o sistema? não tem dado problemas a enrolar e a desenrolar? como fazes o guiamento plano da tela sobre os paineis algum tipo de calha com elástico que a puxa? (porque só desenrolar não dá força para q ele se extenda tem q ter algum tipo de elástico a esticar e a puxar a tela sobre os paineis não é?) tens algum sensor de fim de curso? esse fim de curso fica no fim da extensão da tela ou no próprio enrolador? dá pra meteres fotos para a malta tirar ideias?
cumps!
cumps!
-
- Membro Silver
- Registado: sexta dez 21, 2007 10:58 am
só existem paineis solares para aquecimento central neste site http://www.energie.pt
quem diz que te vai por a funcionar aquecimento central com solar termico esta a enganar.
quem diz que te vai por a funcionar aquecimento central com solar termico esta a enganar.