Nova Forma de Gerar ENERGIA? Poderá ser Gerador?

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Autor do tópico
XavierMaluco
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: Nova Forma de Gerar ENERGIA? Poderá ser Gerador?

Mensagem por XavierMaluco »

eletrico Escreveu:ola bom dia.
xavier esse quadro esta um cadito desgadelhado precisa de uma calha por debaixo do diferencial foste tu que fizeste? esse controlador e um contador de impulsos da omron equipado com um encoder absuluto para medir o tecido ,certo?
pois com respeito a foto da maquina depois da tua explicação ficou melhor.
sem ver a maquina a trabalhar e sempre um cadinho totoloto ,porque isto de detectar avarias a distancia sem conhecer bem as maquinas e complicado.parece-me que o problema e capaz de ser a fricção dos discos.do que observei esses rolos junto ao corte estão muito isolados.também podes tentar criar ente os dois rolos depois do corte uma chapa (sem ser pintada tipo inox para não enferrujar) para que assim se escape melhor a electricidade estática a terra.
um abraço

boa noite elétrico

o quadro tem realmente alguns fios menos arrumados, por 2 motivos, porque não está totalmente acabado e também por falta de espaço. como vou ainda fazer outro elemento destinado à plastificação em continuo ligado à amesma máquina, que vai ser gerido pelo mesmo quadro e como neste já não me resta muito mais espaço, vou passar tudo para uma caixa maior e organizar o quadro de outra forma.

sim fui eu que fiz, toda a máquina foi imaginada, projectada e fabricada por mim, desde a parte de serralahria, mecânica, pintura e eléctrica, etc.

quanto a avarias não tem, trabalha na perfeição, vocês tem vindo a abordar o assunto deste tópico como se tratando de uma avaria relativamente à electricidade estática, porque não leram o meu post de abertura de tópico até ao fim.

na ant-penúltima linha do primeiro post, eu peço a esses carolas entendidos em electricidade, ajuda para o que podemos fazer com essa fonte de energia e não como dissipa-la.

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm

Mensagem por Eletrico »

ola
xavier vi isso desde o principio (a ideia era aproveitar a energia),porem nunca vi em nenhum lado fazer um aproveitamento da mesma.dai ter direccionado para a dissipação.porem também não esta tão longe do que querias como parece.senão nota para poderes aproveitar essa energia primeiro tens de a concentrar toda num só ponto.ao dissipares essa energia para a terra já efectuaste o primeiro passo.no entanto todos os pontos de contacto embora interligadas entre si só podem estar ligados a terra por um ponto.o que te parece ?
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm

Mensagem por Eletrico »

depois desta fase tens de verificar qual a tenção que podes obter e a intensidade e só depois (se for viável aproveitar) nem que seja para um comando a dizer que te acabou o rolo.
um abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

caro xavier
desde o inicio, basta ler o título, percebi que punhas a hipótese de aproveitamento da energia aparentemente desenvolvida, mas pensei que tinhas concluído rapidamente que tal não tem qualquer utilidade e que o necessário é equilibrar as cargas para não provocarem problemas. com certos materiais e em circunstâncias especiais, para além de interferência em circuitos electrónicos e por vezes com efeitos radio-eléctricos, podem também originar focos de incêndio. bastará para te certificares da sua inadaptação para a produção de energia eléctrica verificar quanto tempo está acesa a tal lâmpada que acende no local em que as cargas estão concentradas. estou convencido que verificarás com facilidade que a energia disponível é muito pequena. mas experimenta e diz qualquer coisa.
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Autor do tópico
XavierMaluco

ajosemor Escreveu:caro xavier
desde o inicio, basta ler o título, percebi que punhas a hipótese de aproveitamento da energia aparentemente desenvolvida, mas pensei que tinhas concluído rapidamente que tal não tem qualquer utilidade e que o necessário é equilibrar as cargas para não provocarem problemas. com certos materiais e em circunstâncias especiais, para além de interferência em circuitos electrónicos e por vezes com efeitos radio-eléctricos, podem também originar focos de incêndio. bastará para te certificares da sua inadaptação para a produção de energia eléctrica verificar quanto tempo está acesa a tal lâmpada que acende no local em que as cargas estão concentradas. estou convencido que verificarás com facilidade que a energia disponível é muito pequena. mas experimenta e diz qualquer coisa.
boas ajosemor

quando abri o tópico sobre este assunto, fi-lo por se tratar electricidade estática com uma intensidade fora do normal, não se trata de uma pequena xispa como acontece à maioria das pessoas que andam de carro e como me aconteceu a mim pela 1ª vez a cerca de 25 anos quando comprei o meu primeiro carro. na altura os carros ainda usavam poucas fibras sintéticas no interior, daí serem casos raros, hoje acontece com muita frequência e a quase todas as pessoas, devido a que o interior dos carros a 15 anos para cá são compostos essencialmente de fibras sintéticas

nessa altura eu apenas com 19 anos pouco entendia do assunto, o que me levou a procurar ajuda, mas sem sucesso, porque pouco se sabia sobre aquelas descargas estranhas e incómodas. então a solução que encontrei foi colocar descargas em todo o meu calçado, que consistia apenas num grampo de metal no salto do sapato esquerdo, já que era o primeiro a colocar no chão.

mas voltando ao caso da máquina, a intensidade é constante desde que o tecido esteja a passar sobre os rolos. a máquina leva 50 minutos a cortar 5000 metros e durante esse tempo uma lâmpada de 5w matêm-se constamente acesa.
daí eu pensar que poderia fazer investigação e tirar algum proveito.

x m

Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta ago 09, 2007 5:46 pm

Mensagem por Rui Pedrosa »

este gajo, não é à toa que lhe chamam maluco, ele faz cada invenção! alguém se recorda de há cerca de 2 anos aparecer um gajo na tvi a explicar a 2 engenheiros como resolveriam o problema de poluição de uma fábrica? quem viu ficou a saber quem é o xavier maluco! eu sei muita coisa acerca dele porque ele é meu vizinho.

cps
rui pedrosa

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

boas xaviermaluco
boas ajosemor

quando abri o tópico sobre este assunto, fi-lo por se tratar electricidade estática com uma intensidade fora do normal, não se trata de uma pequena xispa como acontece à maioria das pessoas que andam de carro e como me aconteceu a mim pela 1ª vez a cerca de 25 anos quando comprei o meu primeiro carro. na altura os carros ainda usavam poucas fibras sintéticas no interior, daí serem casos raros, hoje acontece com muita frequência e a quase todas as pessoas, devido a que o interior dos carros a 15 anos para cá são compostos essencialmente de fibras sintéticas

nessa altura eu apenas com 19 anos pouco entendia do assunto, o que me levou a procurar ajuda, mas sem sucesso, porque pouco se sabia sobre aquelas descargas estranhas e incómodas. então a solução que encontrei foi colocar descargas em todo o meu calçado, que consistia apenas num grampo de metal no salto do sapato esquerdo, já que era o primeiro a colocar no chão.

mas voltando ao caso da máquina, a intensidade é constante desde que o tecido esteja a passar sobre os rolos. a máquina leva 50 minutos a cortar 5000 metros e durante esse tempo uma lâmpada de 5w matêm-se constamente acesa.
daí eu pensar que poderia fazer investigação e tirar algum proveito.

x m
não há qualquer dúvida que para além de observador gostas de perseguir o bichinho que as situações te colocam. óptimo. só com curiosos e inventivos o mundo pula e avança.

no que se refere aos choques que apanhamos nos automóveis, as situações são variadas e complexas. em determinada fase da minha vida parecia estar condenado a ouvir e sentir o estalar das descargas quando abria a porta do carro (puxador metálico). porque por vezes me dirigia à praia com a família, experimentei descalçar-me antes de tocar no puxador e a situação mantinha-se. experimentei pedir á mulher e filho que tocassem no puxador antes de mim e embora com eles nada acontecesse logo que eu lhe tocava levava com o estalo. ou seja é um fenómeno que se pode verificar em situações diversas e que muitas vezes não tem a ver com certas ideias pré-concebidas. o fenómeno base é simples há uma diferença de polaridades entre dois corpos dando-se uma egualização com descarga quando se dá um toque. só que umas vezes é do carro para a pessoa, outras da pessoa para o carro. umas vezes é ao sair do carro outras é à entrada, etc.
foi um aparte!

em relação á situação da máquina em concreto repara:
uma lâmpada que se mantem acesa por digamos 1 hora com uma potência de 5 w dá uma energia de e = p.t => 5 (w) x 3600 (s) = 5 wh se com esta energia consegues alimentar alguma coisa. óptimo. é de utilizar. pessoalmente não vejo o quê mas admito que possa servir para um detector de funcionamento/não funcionamento, ou outro.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

penso entao que era isso o que o xavier queria saber, sobre a electricidade estatica. pois bem, tens altos diferenciais de tensao e descargas instantaneas, mas a potencia é baixa. logo penso ser uma fraca fonte energetica. mas nao tentes separar os neutroes dos protoes, dará mau resultado se nao controlares a enorme energia que saira de lá
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

patrick
Membro
Membro
Registado: terça mai 29, 2007 9:28 pm

Mensagem por patrick »

bluesky Escreveu:penso entao que era isso o que o xavier queria saber, sobre a electricidade estatica. pois bem, tens altos diferenciais de tensao e descargas instantaneas, mas a potencia é baixa. logo penso ser uma fraca fonte energetica. mas nao tentes separar os neutroes dos protoes, dará mau resultado se nao controlares a enorme energia que saira de lá
neste caso teremos uma fissao nuclear do género que acontece com um reactor nuclear. podias ter dito isto em vez de mandares assim, dessa forma umas cenas para o ar...porque nem todos nos percebemos de física.

Autor do tópico
XavierMaluco

patrick Escreveu:
bluesky Escreveu:penso entao que era isso o que o xavier queria saber, sobre a electricidade estatica. pois bem, tens altos diferenciais de tensao e descargas instantaneas, mas a potencia é baixa. logo penso ser uma fraca fonte energetica. mas nao tentes separar os neutroes dos protoes, dará mau resultado se nao controlares a enorme energia que saira de lá
neste caso teremos uma fissao nuclear do género que acontece com um reactor nuclear. podias ter dito isto em vez de mandares assim, dessa forma umas cenas para o ar...porque nem todos nos percebemos de física.

patrick, sabes que o índio é aquela base, manda bitacks, mas não esclarece nada a ninguém. cada cultura, cada forma de pensar, não podemos levar a mal

x m

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

vou mandar umas colheradas à ventoinhas ou seja com vagos conhecientos cientificos em relaçao à maior parte de voces bem hajam por isso .
tentando compreender a causa de formaçao de descargas electricas quando fazem trovoadas ,procurei em livros escolares etc a esplicaçao do fenomeno .
como na maior parte de certos enigmas as esplicaçoes sao varias ou seja varias hipoteses para o mesmo fenomeno .
a que mais me pareceo compreensivel é que quando as goticulas de vapor sobem entram em fricçao com as que descem provocando assim diferencas de potencia originando descargas electricas .
mas agora esta electricidade que por vezes até faz danos consideraveis poça ser aproveitada?
se com diferencas de temperatura agua e vapor de agua se pruduz electricidade para que se utilizam inames tao caros para gerar electricidade?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

xm
patrick, sabes que o índio é aquela base, manda bitacks, mas não esclarece nada a ninguém. cada cultura, cada forma de pensar, não podemos levar a mal
você sabe o que a moderação pensa sobre essas intervenções.
estás à 1 milímetro da linha que divide. convém não avançar.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Autor do tópico
XavierMaluco

luciano kaefer Escreveu:xm
você sabe o que a moderação pensa sobre essas intervenções.
estás à 1 milímetro da linha que divide. convém não avançar.
caro luciano

já tive oportunidade de manisfestar o meu apreço pelo seu sentido de sensatez na moderação, mas há uma coisa que se chama zelo, que tanto peca por défice, como por excesso e penso que neste caso você está a manifestar a última.

apesar do meu post em causa ter a data de 9 de maio, você só agora é que interveio, porque? será que tirou o dia de hoje para fiscalizar os meus tópicos e posts, dado que já se manifestou hoje noutros tópicos meus, de uma forma ameaçadora!

quero esclarecer que, relativamente ao post em questão, este não tem qualquer significado, apenas estou a brincar com a caricatura que o bluesky tem e pos isso eu digo, "cada cultura, cada forma de pensar, não podemos levar a mal"

x m

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

caro xm.

normalmente esses assuntos são tratados por mps, visto uma tendência natural a desviar o eixo do tópico e torna-lo offtopic.

minha demora em ler seu post deu-se em razão de disponibilidade de tempo e de não ter percebido as palavras que escreveste.

aqui temos um ambiente virtual ( não real ) e em várias oportunidades, uma vírgula mal colocada é suficiente para gerar uma pequena guerra, que aos poucos vai aumentando. você deve lembrar-se de um tópico aberto no offtopic, em que você ou o outro usuário começou uma brincadeira entre ambos o outro user excedeu-se e foi moderado. de uma brincadeira gerou um conflito.

absolutamente não faço perseguições. meu objetivo no forum é outro. você sabe, o bluesky também, que defendo o direito da livre manifestação ( consoante com o regulamento ).

não faço juizo de valor sobre as pessoas que aqui escrevem. isso não é minha atribuição. carrego comigo o regulamento que faz restrições à determinadas excessos.

pode ser que a citação que fizeste, seja em tom de brincadeira, mas não foi assim que entendi:

entendo que a frase acima, pode abrir uma pequena discussão, que vai levar à outras. e antes que isso ocorra, interfiro, como me autoriza o regulamento, que lhe cito abaixo:

1. um fórum é um espaço de debate e troca de opiniões. qualquer "post" que ultrapasse os limites da sã convivência social, seja por má-educação, afirmações insultuosas, ataques pessoais ou por mera vontade de incendiar um tópico será moderado. a decisão da moderação é final nesta matéria e sem espaço a discussão. no entanto, é possível pedir um esclarecimento aos moderadores via "private message".

8. a equipa de moderação reserva-se o direito de remover todo e qualquer tópico ou "post" considerado ofensivo.

se for para pecar, prefiro pecar por excesso do que por falta.

o tom, nada tem de ameaçador, apenas de colocar as coisas nos seus devidos lugares, e evitar que novas discussões aconteçam de forma gratuita.
você pode não gostar, mas são os moderadores que cuidam dos assuntos relativo às mensagens no forum.

se as explicações acima não forem suficientes para lhe esclarecer minhas razões, e ainda achar que estou cometendo excesso, sinta-se à vontade para realizar uma reclamação junto à administração do forum, que é quem, em última instância resolve, de foma soberana o funcionamento do forum, e as regras que lhe regem.

sds

luciano

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.....

o que aqui vai de gente para a missa...e sem sombrinha..

abraços
[***************]

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

va va va... ja chega de lavar roupa... o tide já se acabou

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

luciano, obrigado pela sua gentileza mas como vê é pior a emenda que o soneto. raios, que azar ficar apanhado no meio desta polemica quando tinha ficado calado. agora sou obrigado a esclarecer a minha posiçao em 3 pontos rapidos:

1. existe polémica que nos leva a algum lado e polémica que pouco interessa.

2. penso que a unica coisa que o xavier m quiz dizer foi que nao apreciava as minhas intervençoes - tenho que respeitar isso.

3. ficaria muito mais feliz se alguem tivesse proposto um meio efectivo para aproveitar a electrostática gerada pelas maquinas industriais, pois era isso que o topico se resumia, nao era?

até lá vou continuar a ligar à terra. um abraço a todos. paz #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

pois, o objetivo de meu post foi exatamente esse. voltar ao eixo de debate. se centrar nosso esforços em opinar, sugerir e iniciar experiências, o tópico terá alcançado o seu objetivo.

afinal, nova forma de gerar energia? poderá ser gerador?

Fijoselo
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta nov 13, 2009 11:39 pm

Mensagem por Fijoselo »

olá a todos
só abri este tópico por curiosidade mas na verdade posso ajudar este amigo na resolução deste problema. eu sei, um ano depois, já é tarde mas fica com a ideia para a próxima.
eu trabalhei com este tnt´s, mas em maquinas cnc de corte de tecido, os não tecidos com plástico ( plástico para as maquina poderem fazer vácuo e poderem cortar) formam uma mistura ainda mais electrizante. o problema das descargas está nos electrões neutros diabo a quatro não interessa, mas como mostram as fotos a maquina está no chão, tem uma terra por natureza o que não é bom. na empresa onde trabalho, só conseguimos solucionar este problema com o isolamento da maquina ao chão (por ex. patas anti-vibratórias) e colocação de apenas um fio terra para toda a maquina, isto para não haver retorno do neutro ou terra por outro fio.
nunca mais tive problemas( tendo a certeza que tudo está ligado á terra).

Responder

Voltar para “Geral”