Petróleo supera os 142 dólares em Nova Iorque
-
paulosga
- Membro Silver

- Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Re: Petróleo supera os 126 dólares em Nova Iorque
ora ai está uma opinião da qual partilho a 100%, só acrescento o seguinte:
imaginem que até existiam alternativas para substituir toda a maquinaria obsoleta que temos.
1º sector da agricultura - o mais importante, pois é dele que dependemos para viver.
- que capacidade financeira, tanto pequenos como grandes, têm para a substituição total da maquinaria? quase zero, muitos deles até ainda nem tiveram o retorno do investimento.
2º transportes de mercadorias
- substituir frotas inteiras ? inconcebível
3º qual iria ser o destino de toda esta lixeira e sucata que restava de toda esta renovação? reciclagem ? e capacidade para isso? estamos a falar de milhões de toneladas em pouco espaço de tempo
4º os nossos carros, neste momento, todos os anos desvalorizam, só que a acontecer uma mudança rápida, como muitos gostariam, o valor caia para um redondo zero. alguns até podem dizer: mas é só é necessário mudar o motor! pois mas a que custos? não é so tirar um e meter outro há mais componentes a adaptar etc etc. e depois pouquíssimos mecânicos estariam preparados para executar estas tarefas.
não podemos simplificar, é uma questão muito complexa e difícil resolução.
nós aqui até estamos mais ou menos esclarecidos sobre a importância da mudança, mas maioria da população mundial não está ciente da gravidade da situação, não bastam os alertas que vão surgindo na comunicação social. temos de ser nós individualmente a alertar todos os nossos conhecidos, desta crise mundial que se aproxima.
já vi o filme "uma verdade inconveniente", acho que é um óptimo ponto de partida para acordar consciências.
no que me toca, já comecei a fazer cópias para distribuir pelos familiares e conhecidos
ainda estamos a tempo de inverter os acontecimentos.
imaginem que até existiam alternativas para substituir toda a maquinaria obsoleta que temos.
1º sector da agricultura - o mais importante, pois é dele que dependemos para viver.
- que capacidade financeira, tanto pequenos como grandes, têm para a substituição total da maquinaria? quase zero, muitos deles até ainda nem tiveram o retorno do investimento.
2º transportes de mercadorias
- substituir frotas inteiras ? inconcebível
3º qual iria ser o destino de toda esta lixeira e sucata que restava de toda esta renovação? reciclagem ? e capacidade para isso? estamos a falar de milhões de toneladas em pouco espaço de tempo
4º os nossos carros, neste momento, todos os anos desvalorizam, só que a acontecer uma mudança rápida, como muitos gostariam, o valor caia para um redondo zero. alguns até podem dizer: mas é só é necessário mudar o motor! pois mas a que custos? não é so tirar um e meter outro há mais componentes a adaptar etc etc. e depois pouquíssimos mecânicos estariam preparados para executar estas tarefas.
não podemos simplificar, é uma questão muito complexa e difícil resolução.
nós aqui até estamos mais ou menos esclarecidos sobre a importância da mudança, mas maioria da população mundial não está ciente da gravidade da situação, não bastam os alertas que vão surgindo na comunicação social. temos de ser nós individualmente a alertar todos os nossos conhecidos, desta crise mundial que se aproxima.
já vi o filme "uma verdade inconveniente", acho que é um óptimo ponto de partida para acordar consciências.
no que me toca, já comecei a fazer cópias para distribuir pelos familiares e conhecidos
ainda estamos a tempo de inverter os acontecimentos.
Sócio Nº46
-
bfernandes
- Membro

- Registado: quarta mai 07, 2008 10:00 am
os primeiros tempos em que o combustível alternativo começar a ser usado em grande escala, seja o biodiesel ou ovu, deve ser igual ao que se passa hoje com a gasolina/gasóleo - preços inflacionados pela especulação.
enquanto que hoje se compra ovu a 65 centimos, quanto custará quando passar a haver uma procura 100 000 vezes superior? ficará neste valor? duvido...
aparecerá "sucateiros" de ovu e biodiesel que enganarão as pessoas a comprar o seu combustível mais barato e arruinará os veículos.
prevejo que muitos veículos se estraguem com muita frequência devido ao uso de combustíveis "aldrabados" ...
o que quer que seja que aconteça, não vai ser bonito de se ver.
enquanto que hoje se compra ovu a 65 centimos, quanto custará quando passar a haver uma procura 100 000 vezes superior? ficará neste valor? duvido...
aparecerá "sucateiros" de ovu e biodiesel que enganarão as pessoas a comprar o seu combustível mais barato e arruinará os veículos.
prevejo que muitos veículos se estraguem com muita frequência devido ao uso de combustíveis "aldrabados" ...
-
paulosga
- Membro Silver

só nós, consumidores, podemos inverter esta situação, e é tão simples como isto...
deixar de comprar veículos novos.
qual seria o impacto na industria automóvel se as vendas caíssem por exemplo 50%
teriam inevitavelmente de se virar para as alternativas.
eu já decidi, nem que o meu actual carro ande a cair aos bocados, não troco. enquanto não venderem carros com poluição 0% , sejam eléctricos, a hidrogénio ou outra fonte não poluidora, vou seguir esta convicção e tentar incuti-la ao maior numero de pessoas possível
deixar de comprar veículos novos.
qual seria o impacto na industria automóvel se as vendas caíssem por exemplo 50%
teriam inevitavelmente de se virar para as alternativas.
eu já decidi, nem que o meu actual carro ande a cair aos bocados, não troco. enquanto não venderem carros com poluição 0% , sejam eléctricos, a hidrogénio ou outra fonte não poluidora, vou seguir esta convicção e tentar incuti-la ao maior numero de pessoas possível
Sócio Nº46
-
Luciano Kaefer
- Membro Platinium

- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
boas bfernandes:bfernandes Escreveu:os primeiros tempos em que o combustível alternativo começar a ser usado em grande escala, seja o biodiesel ou ovu, deve ser igual ao que se passa hoje com a gasolina/gasóleo - preços inflacionados pela especulação.
o que regula o preço é a relação oferta x demanda. hoje, temos poucos países produtores de petróleo, e possibilita que se unam e determinem quando querem cobrar.
com os biocombustíveis, qualquer pessoa pode ser autosuficiente em combustíveis. não precisa ser grande. apenas gerar aquilo que vai consumir.
uma pessoa que ande 30 km por dia, ou 900 km/mês, basta produzir uns 100 litros de ovu ao mês, o que significa recolher 4 litros ao dia.
isso se consegue com os vizinhos. percebe a grandiosidade da idéia ?
e, as empresas que possuem consumo muito maior, plantando cana, podem retirar 7.500 litros de etanol por cada ha. com essa quantidade, arrisco-me a dizer que plantando apenas 1 ha, dá para rodar 50.000 km. é de fazer conta. apenas dimensionar o consumo e ver como conseguir o seu combustível.
minha esperança é que os postos de combustíveis, tornem-se lojas obsoletas, tal como foram as fábricas de chicote para carruagens.
não me preocupa a explosão dos preços dos biocombustíveis, pois se cada pessoa puder gerar a sua própria energia, não haverá consumo. e se houver, será somente daqueles que não desejam produzir e economizar, porém terão preços mais justos.
resta é a questão dos impostos. mas isso é questão para a associação resolver e encaminhar. com nosso apoio.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
tvcrabo
- Membro Silver

- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
perceberam-me mal.
biodiesel ou ovu para mim nao sao alternativos ao petroleo. estão tao condenados como ele.
alternativas serão veiculos movidos a electricidade... que tanto pode ser armazenada em baterias eventualmente de litio ou porduzida na hora com baterias de hidrogenio... ou outra coisa qualquer do genero
biodiesel ou ovu para mim nao sao alternativos ao petroleo. estão tao condenados como ele.
alternativas serão veiculos movidos a electricidade... que tanto pode ser armazenada em baterias eventualmente de litio ou porduzida na hora com baterias de hidrogenio... ou outra coisa qualquer do genero
-
Luciano Kaefer
- Membro Platinium

frisaste bem. isso não significa que todos tenham que pensar da mesma forma.tvcrabo Escreveu:perceberam-me mal.
para erguer um avião, levando 400 passageiros e suas bagagens terá que ter certeza de que as baterias corresponderão à necessidade. hoje as baterias existentes não oferecem essa possibilidade. e nos próximos anos também não.
a questão é: poluir minimamente. quanto menos melhor. virar as costas para os biocombustíveis e ficar a aguardar uma solução de poluição zero é utopia. e de modelos utópicos estamos cheios de exemplor... políticos e econômicos.
-
bfernandes
- Membro

olá. dúvido que quando muita gente estiver a recolher ovu, dê para 100 litros por mês por pessoa.luciano kaefer Escreveu: com os biocombustíveis, qualquer pessoa pode ser autosuficiente em combustíveis. não precisa ser grande. apenas gerar aquilo que vai consumir.
uma pessoa que ande 30 km por dia, ou 900 km/mês, basta produzir uns 100 litros de ovu ao mês, o que significa recolher 4 litros ao dia.
o preço do óleo alimentar também deve disparar no médio prazo.
para além de o que o luciano falou - certamente que o estado irá inventar impostos bem pesados para o uso de ovu. há um ditado muito conhecido - só há 2 certezas na vida: a morte e os impostos.
-
paulosga
- Membro Silver

bfernandes, não podemos pensar dessa forma.
o grande problema do momento é a poluição atmosferica
se todo o óleo usado fosse reaproveitado, bem como a gordura animal, significava:
- menos dependência do gasóleo, logo a politica de preços teria de mudar;
- não dependíamos tanto do exterior (produção nacional);
- mesmo com o imposto seria sempre mais barato;
- menos poluição;
- é sem dúvida a solução para o presente, a médio prazo, porque a electricidade é o futuro sem sombra de dúvida, mas como a implementação demora tempo, ate lá, a alternativa são os biocombustiveis.
se todo o óleo usado fosse reaproveitado, bem como a gordura animal, significava:
- menos dependência do gasóleo, logo a politica de preços teria de mudar;
- não dependíamos tanto do exterior (produção nacional);
- mesmo com o imposto seria sempre mais barato;
- menos poluição;
- é sem dúvida a solução para o presente, a médio prazo, porque a electricidade é o futuro sem sombra de dúvida, mas como a implementação demora tempo, ate lá, a alternativa são os biocombustiveis.
Sócio Nº46
-
tvcrabo
- Membro Silver

- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
ó luciano, é impressionante a forma como as pessoas mudaram em relaçao ao tratamento a minha pessoa a partir do momento em que demonstrei indubitavelmente a minha orientação politica.
tá bem tá, depois o intoleravel sou eu. já escrevi noutro post a 2 minutos atras e vou reforçar a minha mensagem. so me meti em politica aqui no foru durante 3 dias e deu para perceber bem o que o compoe.
apartir deste momento vou-me limitar a comentarios sobre energia e deixar a politica de lado... mais ou menos como sou forçado a fazer no loval de trabalho todos os dias... afinal de contas já estou habituado nao custa nada...
tá bem tá, depois o intoleravel sou eu. já escrevi noutro post a 2 minutos atras e vou reforçar a minha mensagem. so me meti em politica aqui no foru durante 3 dias e deu para perceber bem o que o compoe.
apartir deste momento vou-me limitar a comentarios sobre energia e deixar a politica de lado... mais ou menos como sou forçado a fazer no loval de trabalho todos os dias... afinal de contas já estou habituado nao custa nada...
-
Master
- Membro Silver

- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
tvcrabo
da minha parte está tudo bem, infelizmente tive que te responder a um post por me atacares a nivel pessoal, se atacasses a minha idéia, na boa...
de certeza que existem dezenas de membros aqui que tem a tua orientação política e não vês aqui nenhum problema com eles, o problema p mim é a forma como tu a defendes e assumires que a tua verdade é melhor que a dos outros, penso ser isso que leva as pessoas a atacar a tua maneira de escrever, de certeza que não é nada contra ti pessoalmente.
há coisas que eu evito discutir: clubismo e política, nunca bate certo.
quanto ao aumento do preço do petróleo, recebi um mail que incentiva o pessoal a boicotar a compra de combustiveis á bp e á galp, acho que não é por aí que devamos ir, mas o essencial do mail é que realmente temos que fazer algo, pois mesmo que reduzamos o consumo e eles aumentarem as margens de lucro, as companhias ficam sempre a ganhar, pois ainda n temos alternativa
já agora o valor do petróleo ao ver 126 dlrs parece demasiado, mas ao fazer contas tendo em conta o valor do euro face ao dlr (1,55 €), o petróleo custa muito menos fica em 81,29 €.
da minha parte está tudo bem, infelizmente tive que te responder a um post por me atacares a nivel pessoal, se atacasses a minha idéia, na boa...
de certeza que existem dezenas de membros aqui que tem a tua orientação política e não vês aqui nenhum problema com eles, o problema p mim é a forma como tu a defendes e assumires que a tua verdade é melhor que a dos outros, penso ser isso que leva as pessoas a atacar a tua maneira de escrever, de certeza que não é nada contra ti pessoalmente.
há coisas que eu evito discutir: clubismo e política, nunca bate certo.
quanto ao aumento do preço do petróleo, recebi um mail que incentiva o pessoal a boicotar a compra de combustiveis á bp e á galp, acho que não é por aí que devamos ir, mas o essencial do mail é que realmente temos que fazer algo, pois mesmo que reduzamos o consumo e eles aumentarem as margens de lucro, as companhias ficam sempre a ganhar, pois ainda n temos alternativa
já agora o valor do petróleo ao ver 126 dlrs parece demasiado, mas ao fazer contas tendo em conta o valor do euro face ao dlr (1,55 €), o petróleo custa muito menos fica em 81,29 €.
Dos Fracos Não Reza a História...
-
Chemistry
- Membro Silver

- Registado: quarta mai 09, 2007 12:07 am
não me parece fazer muito sentido...fazer etanol ñ é tão simples como fazer biodiesel ainda para mais anidro. e mesmo que fizesse sentido quando grande parte das pessoas já o conseguisse fazer, teriamos pilhas de h2 ou outra grande invenção como novas e viaveis soluçoes para o futuro.luciano kaefer Escreveu:
e, as empresas que possuem consumo muito maior, plantando cana, podem retirar 7.500 litros de etanol por cada ha. com essa quantidade, arrisco-me a dizer que plantando apenas 1 ha, dá para rodar 50.000 km. é de fazer conta. apenas dimensionar o consumo e ver como conseguir o seu combustível.
minha esperança é que os postos de combustíveis, tornem-se lojas obsoletas, tal como foram as fábricas de chicote para carruagens.
não me preocupa a explosão dos preços dos biocombustíveis, pois se cada pessoa puder gerar a sua própria energia, não haverá consumo. e se houver, será somente daqueles que não desejam produzir e economizar, porém terão preços mais justos.
-
Chemistry
- Membro Silver

enquanto a economia americana e a moeda dollar estiver em sentido aposto ao do € o petroleo vai subir adicionando ao factor crescente procura por certas economias emergentes.
-
Luciano Kaefer
- Membro Platinium

boas:não me parece fazer muito sentido...fazer etanol ñ é tão simples como fazer biodiesel ainda para mais anidro. e mesmo que fizesse sentido quando grande parte das pessoas já o conseguisse fazer, teriamos pilhas de h2 ou outra grande invenção como novas e viaveis soluçoes para o futuro.
fazer etanol é tão, ou mais simples que fazer biodiesel. nao se preocupe em fazer alcool anidro. alcool com 84ºgl já faz rodar os motores. a obcessão em extrair alcool anidro faz com que os investimentos sejam grandes, sem nenhuma necessidade.
a preocupação do momento é emitir o minimo possível de poluição. com motores elétricos, geramos menos, mas ainda é uma tecnologia distante. nesse interím, até termos uma solução tecnológica adequada, podemos minimizar o impacto ambiental.
com os biocombustíveis, podemos emitir menos co2 e reduzir a dependencia do petróleo, cada vez mais caro.
tvcrabo: já expressei minha opinião acerca de posições políticas e sobre o que é e o que não é possível dentro do forum.
se você estiver abrigado pelas regras determinadas pelo regulamento, terás meu respeito e incentivo às suas manifestações.
entenda que não sou o dono do forum, pois os donos somos todos nós. mas temos direção e um corpo de moderadores que está atenta ao forum, para que este seja continuamente democrático e respeitoso, qualidades que devem andar sempre juntas.
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
eu nem falei de veículos eléctricos, calma aí, a tecnologia que falo, ainda utiliza petróleo, só que não é apenas de 20 a 35 % de eficiência, meus amigos, estamos no sec. xxi, acho incrível como é possível que depois de um século de grandes avanços tecnológicos ainda se utilizem motores com 20 a 35% de eficiência, é ridículo para não falar mais.paulosga Escreveu:o que eu penso de tudo isto é o seguinte:
o petróleo tem os dias contados(mais alguns anos), portanto enquanto não há alternativas vão tentar sugar ao máximo as populações. eles sabem tão bem como nós que tudo depende do petróleo, e esta é a triste realidade .
mesmo com o avanço tecnológico actual, implantado a 100%, não é possível colocar um avião no ar à base de electricidade, colocar um camião na estrada carregado com toneladas de produtos a fazer centenas de kms, bem como os grandes navios de carga, substituir ou adaptar todos os motores da maquinaria agrícola (que é o nosso sustento) por motores eléctricos. ainda vamos ter de sofrer muito nas mãos desta cambada de bestas cegos pela ambição, que não vêem o mal que estão a causar à humanidade, da qual também eles fazem parte .
concordo que quanto mais depressa for implementada esta tecnologia ao nível dos transportes ligeiros melhor, mas não iremos ter resultados práticos a curto prazo. talvez os nosso filhos já possam beneficiar do nosso esforço e luta para mudar o rumo das coisas...
desculpem lá o meu péssimismo, mas é o que sinto
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
paulosga
- Membro Silver

jmal,
esclarece-nos um pouco sobre essa tecnologia, é que seria óptimo a conjugação dos biocombustíveis com esses novos motores
esclarece-nos um pouco sobre essa tecnologia, é que seria óptimo a conjugação dos biocombustíveis com esses novos motores
Sócio Nº46
-
jmal
- Membro Platinium

ok, seria até bom criar um tópico sobre eles, existem muitas tecnologias alternativas dentro dos motores ci, são eles os motores de compressão variável, motores com desactivação dos cilindros, motores de rotação fixa com torque variável, existem muitas outras, mas tenho de fazer uma pesquisa primeiro para meter informação mais real.paulosga Escreveu:jmal,
Cumps Inovadores
-
bfernandes
- Membro

olá paulo.paulosga Escreveu:bfernandes, não podemos pensar dessa forma.
o benefício é a diminuição da poluição atmosférica com benefício para o meio ambiente, etc., claro.
mas também não podemos ver só os aspectos positivos, também temos que analisar quais os efeitos que tal transição trará. e os efeitos que prevejo não são muito bons.
claro que é muito bom diminuir a poluição atmosférias, mas se calhar estamos a abrir caminho para outro tipo de calamidades - humanitárias, sociais, económicas, etc. quem sabe? se calhar eu sou pessimista, espero que sim, esteja enganado.
-
Chemistry
- Membro Silver

luciano: que álccool tem o brasil nas gasolineiras para abastecer os carros? acredito que os carros andem com etanol 84gl mas andando de forma continuada não irá prejudicar os motores? tem o mesmo poder calorífico necessário para fazer funcionar um motor como se fosse a gasolina? e a água em excesso? acredite que estas iniciativas de produzir o que se consome tem tudo a ver comigo. não me oponho de maneira nenhuma, sou só cauteloso porque ainda desconheço certas coisas. e os portugueses precisam mesmo de o começar a fazer.
se repararmos nos carros que se vendem actualmente, estes têm motores bem mais potentes que à poucos anos atrás e o consumo dos mais recentes são menores que os antigos! o problema é que as grandes marcas nunca se preocuparam em tornar os motores eficientes mas sim em maiores consumos. é um mercado a ajudar o outro! teríamos certamente carros a consumir 1l/100km. não tenho qualquer dúvida disto. temos carros a gasolina com a mesma topologia de outros mais antigos que consomem metade uns dos outros (p.e 6l/100km e 12l/100km). as grandes marcas nunca tiveram interesse em baixar os consumos dos carros! aconteçe agora porque também eles têm metas e porque os consumidores procuram carros com menores consumos.
se repararmos nos carros que se vendem actualmente, estes têm motores bem mais potentes que à poucos anos atrás e o consumo dos mais recentes são menores que os antigos! o problema é que as grandes marcas nunca se preocuparam em tornar os motores eficientes mas sim em maiores consumos. é um mercado a ajudar o outro! teríamos certamente carros a consumir 1l/100km. não tenho qualquer dúvida disto. temos carros a gasolina com a mesma topologia de outros mais antigos que consomem metade uns dos outros (p.e 6l/100km e 12l/100km). as grandes marcas nunca tiveram interesse em baixar os consumos dos carros! aconteçe agora porque também eles têm metas e porque os consumidores procuram carros com menores consumos.
-
jmal
- Membro Platinium

concordo, e não esquecer que os fabricantes para criarem motores mais eficientes têm de gastar muito mais em aplicação e desenvolvimento.chemistry Escreveu:luciano: que álccool tem o brasil nas gasolineiras para abastecer os carros? acredito que os carros andem com etanol 84gl mas andando de forma continuada não irá prejudicar os motores? tem o mesmo poder calorífico necessário para fazer funcionar um motor como se fosse a gasolina? e a água em excesso? acredite que estas iniciativas de produzir o que se consome tem tudo a ver comigo. não me oponho de maneira nenhuma, sou só cauteloso porque ainda desconheço certas coisas. e os portugueses precisam mesmo de o começar a fazer.
Cumps Inovadores
-
Luciano Kaefer
- Membro Platinium

boas
não conheço a tecnologia dos motores à àlcool, mas o etanol disponibilizado nas postos, oscila entre 92 e 96ºgl.
como extrair alcool anidro é muito mais caro do que produzir alcool à 96ºgl, optaram por construir motores que possam trabalhar com esses 4 a 8 % de água. como esses carros não usam bi como os motores à diesel, acho que apenas vai fazer com que o combustível disponibilizado para a queima, possua um teor de água que não afete nada dentro do motor.
aqui existem carros que utilizam alcool à mais de 20 anos. e continuam à usar.
enquanto com 1 litro de gasolina ( que contém 25% de alcool anidro em sua composição ), roda 12 km, se colocar 1 litro de alcool, roda apenas 8 km.
uma perda de eficiência de 30%.
trocando em miúdos: com os motores flexpower, pode-se usar alcool ou gasolina, ou ambos. a decisão sobre qual combustível usar é tomado na hora do abastecimento. do preço que estiver a gasolina, tira-se 30%, seria o preço máximo que o alcool pode ter para empatar o consumo. se o preço do alcool estiver acima, vale colocar gasolina. se estiver abaixo, vale colocar alcool.
a decisão ainda é tomada pelo bolso. nem passa pela cabeça das pessoas que o alcool é um combustível renovável, camada de ozônio, menos poluição...
aqui não existe essa consciência ecológica.
mas temos alcool nos postos, e temos a opção sobre o que usar. diferentemente de outros países...
não conheço a tecnologia dos motores à àlcool, mas o etanol disponibilizado nas postos, oscila entre 92 e 96ºgl.
como extrair alcool anidro é muito mais caro do que produzir alcool à 96ºgl, optaram por construir motores que possam trabalhar com esses 4 a 8 % de água. como esses carros não usam bi como os motores à diesel, acho que apenas vai fazer com que o combustível disponibilizado para a queima, possua um teor de água que não afete nada dentro do motor.
aqui existem carros que utilizam alcool à mais de 20 anos. e continuam à usar.
enquanto com 1 litro de gasolina ( que contém 25% de alcool anidro em sua composição ), roda 12 km, se colocar 1 litro de alcool, roda apenas 8 km.
uma perda de eficiência de 30%.
trocando em miúdos: com os motores flexpower, pode-se usar alcool ou gasolina, ou ambos. a decisão sobre qual combustível usar é tomado na hora do abastecimento. do preço que estiver a gasolina, tira-se 30%, seria o preço máximo que o alcool pode ter para empatar o consumo. se o preço do alcool estiver acima, vale colocar gasolina. se estiver abaixo, vale colocar alcool.
a decisão ainda é tomada pelo bolso. nem passa pela cabeça das pessoas que o alcool é um combustível renovável, camada de ozônio, menos poluição...
aqui não existe essa consciência ecológica.
mas temos alcool nos postos, e temos a opção sobre o que usar. diferentemente de outros países...