Página 2 de 3

Re: FrancisKo a toze_feup

Enviado: quinta jun 19, 2008 11:00 am
por pedro azevedo
toze_feup Escreveu:daí achar + importante a questão do aquecimento do q do frio.
estou completamente de acordo. comigo é a mesma situação. só há ali umas semanitas no pico do verão que a coisa "aperta"...
toze_feup Escreveu:eu n estava a falar de gasoleo mas sim da comparação com a lenha ou gás natural...
isso de facto já são contas um bocadinho diferentes.
toze_feup Escreveu:para arrefecimento compensa mais fazer um poço e por a água a recircular no piso radiante indo e vindo ao poço,
atenção que arrefecer pelo piso radiante requer muito controlo da temperatura, para não corrermos o risco de condensações. o sistema de controlo é bem mais complexo para arrefecer do que para aquecer.
toze_feup Escreveu:q medida por mim nestes dias + quentes saía a 15º do fundo onde está a bomba
em dias muito quentes e com a humidade relativa mais alta, 15ºc pode ser demasiado baixo e causar as tais condensações
mas a ideia em si é boa...

cumprimentos

Re: FrancisKo a toze_feup

Enviado: segunda jun 23, 2008 2:52 pm
por Kami
boas

estava a ler este tópico e não pude resistir a fazer um comentário sobre a utilização de piso radiante para arrefecer!
o que se passa é que o frio desce.. logo se vamos utilizar o piso radiante para arrefecer a casa... só se for para ficar com uma pista de gelo em casa!!!! e não me parece ser muito confortável andar em casa no verão de tshirt e ter os pés gelados!!!
agora se falarem em piso radiante para aquecer e um outro circuito mas com tecto radiante para arrefecer... assim eu já me calo... mas os custos são enormes!!!!

cumps

kami

Re: FrancisKo a toze_feup

Enviado: segunda jun 23, 2008 3:10 pm
por toze_feup
no meu caso como eu frisei a ideia é usar água a 15º q chega de sobra para refrescar a casa, apesar do frio descer como bem chamas a atenção não será um frio gelado mas sim um frio q se pretende minimamente confortavel ja´q a água n vai ser refrigerada por nenhum sistema forçado, mas apenas recircula do poço a uma temperatura mais baixa do q a ambiente ao fim de algum tempo apesar do frio não subir a casa acaba por ficar mais fresca pois mesmo as paredes arrefecerão por inércia térmica do chão.
claro q não será um sistema tão eficiente para arrefecer quanto um tecto radiante, mas a ideia é arrefecer a custo praticamente zero (pelo preço da electricidade gasta na recirculação da água do poço e aproveitando o chão radiante q já existirá para aquecimento) e acho q ng duvida da relação custo/beneficio de 1 solução destas. mesmo q não resulte e depois não queira usar o custo do sistema é mt baixo para depois se não o usar ficar com pena ou a chorar o € investido.

cumps!

Re: FrancisKo a toze_feup

Enviado: segunda jun 23, 2008 6:16 pm
por pedro azevedo
kami Escreveu:andar em casa no verão de tshirt e ter os pés gelados!!!
assim como no caso do aquecimento por piso radiante, nem chegamos a sentir o chão "quente" (a temperatura superficial anda pelos 28ºc), no verão também não se sente nada "gelado" (temperatura superficial de cerca de 20ºc)!!
quando muito uma frescura bem agradável...
agora, é tão eficiente a aquecer como a arrefecer? não.
por exemplo um piso radiante que tenha uma capacidade de "emissão" de calor de cerca de 75w\m2, terá uma capacidade de "absorção" de calor de cerca de 35wm\2, o que demonstra bem as diferenças.
por isto mesmo, um piso radiante que tenha como intenção também refrescar, deverá ser calculado logo de inicio para esta função, tornando-o o mais eficaz possível, aumentando bastante por exemplo a quantidade de tubo colocado, de modo a que se consiga uma mais eficaz troca térmica.
não esquecer nunca os diversos sistemas electrónicos e sondas, que possibilitam tb as maiores trocas térmicas possíveis, não deixando no entanto que ocorram condensações nos pavimentos.

cumprimentos

Re: FrancisKo a toze_feup

Enviado: terça jun 24, 2008 3:52 am
por FranzLiszt
já agora, só uma pequena achega:

edifícios q cumprem o rccte, necessitam no máximo de 45w/m2 de piso radiante para aquecer (20ºc temp. ambiente)

Re: FrancisKo a toze_feup

Enviado: sábado jul 05, 2008 10:36 am
por MikeAlexPT
toze_feup Escreveu:viva! ainda bem q já existem equipamentos nas condições que falas então. já agora fazem mt diferença de preço das normais? de q marcas estás a falar? andei a ver dimplex(quando fiz o outro post) e só existiam nas condições q eu falei pelo menos no site deles.
a questão aqui do francisko prende-se também com outro facto é q tendo os 2 sistemas penso q a intenção será utilizar a caldeira maioritariamente e a bomba para qd a preguicite apertar ou para qd o solar n debitar calor suficiente (pois o sol ainda é de borla) e há sempre a possibilidade de arranjar lenha de borlix q é mt + barata do q a electricidade gasta por uma bomba de 11kw...para n falar q quer o sol quer a madeira são fontes + renovaveis do q a electricidade q nos chega a casa q ainda provem maioritariamente de centrais de queima de gás natural, nafta, carvão, petroleo, etc...

cumps!
toze,

não passei pelo site da dimplex para constatar o que dizes, mas tenho um bomba de calor dimplex e posso garantir que aquece até 60º sem resistência. durante o inverno e por uma razão de optimizar os rendimentos, limitei a 45º. tenho a resistência desligada e nunca me faltou a água quente.
agora chegado o verão baixei para 40º.
para situar toda a gente, e números à parte pois o que conta é a experiência, esta é a careacterização da utilização de água quente cá em casa:

consumo mensal de água 12m3
estimo que 10m3 são para banhos, loiças e lavagens diversas.
bomba de calor 300l - temporizada para aquecer entre as 0h00 e as 6h00 (tarifa vazio)
2 adultos + 1 criança
banhos às 7h00 da manhã (1 deles bastante demorado)
maq da loiça (ligada à água quente) no final do dia

estou a tentar arranjar um contador para medir o consumo da bomba. depois dou notícias.

mike alexpt

Re: FrancisKo a toze_feup

Enviado: sábado jul 05, 2008 11:29 am
por Oinq
mikealexpt Escreveu:estou a tentar arranjar um contador para medir o consumo da bomba. depois dou notícias.

mike alexpt

isso é k era!!!

Re: FrancisKo a toze_feup

Enviado: sábado jul 05, 2008 6:35 pm
por FranzLiszt
mikealexpt Escreveu: não passei pelo site da dimplex para constatar o que dizes, mas tenho um bomba de calor dimplex e posso garantir que aquece até 60º sem resistência.
60ºc é mt fruta... sabes qual é o fluido frigorigéneo q é utilizado?

Re: FrancisKo a toze_feup

Enviado: sábado jul 05, 2008 7:33 pm
por MikeAlexPT
deverá ser r134a.
claro está que 60º é o limite. acima disto só com resistência de 1.5kw que segundo a ficha técnica vai a 85º (nunca testei).
o cop máx é atingido até 45º que é o que tenho no inverno. agora estou com temperatura máxima 40º.

Re: FrancisKo a toze_feup

Enviado: sábado jul 05, 2008 11:20 pm
por toze_feup
mikealexpt Escreveu:deverá ser r134a.
claro está que 60º é o limite. acima disto só com resistência de 1.5kw que segundo a ficha técnica vai a 85º (nunca testei).
o cop máx é atingido até 45º que é o que tenho no inverno. agora estou com temperatura máxima 40º.
qual é o modelo da bomba já agora para a malta ficar com 1 ideia?

cumps!

Re: FrancisKo a toze_feup

Enviado: domingo jul 06, 2008 2:00 am
por MikeAlexPT
dimplex bwp 30 hlw

Re: FrancisKo a toze_feup

Enviado: domingo jul 06, 2008 6:53 pm
por cyberjazz
as bombas de calor da dimplex como muitas outras, aquecem a agua até aos 60ºc, o grande problema é o cop que vai diminuindo.
muitas das bombas que eu tenho testado, utilizam uma resistencia a partir dos 35ºc, outras utilizam a resistencia sempre, mesmo no arranque.
bombas de calor de marcas supostamente com muita credibilidade.

boas

Re: FrancisKo a toze_feup

Enviado: domingo jul 06, 2008 9:15 pm
por toze_feup
então afinal até q temperatura é q elas de inverno aquecem a água dos banhos sem usar resistencia eléctrica?
sempre conseguem atingir tipo 50º sem ligar a resistencia?é q gastar 2500€ para aquecer águas das torneiras...para ter resistencias electricas pelo meio, mal por mal, mais vale um painel solar termico com resist no depósito q no verão ou qd fizer sol suficiente sp dá de borlix! já agora passar o verão todo a 40º não é passivel de gerar legionela q se desenvolve por volta dos 37.5º? o ideal segundo dizem os entendidos é ter as aqs por volta dos 50º garantidamente pois nesta temperatura a bactéria é totalmente eliminada ou melhor não se desenvolve garantidamente baixo dos 27º e acima dos 50º.
alguém q seja certificado no assunto sabe dizer ao certo como é q é feita a gestão da resistencia das bombas de calor?e sobretudo q modelos ligam aos 35º e q modelos ligam aos 60? como é q se sabe se a bomba de calor liga ou não a resistencia electrica? existe algum tipo de switch q a possa desligar como acontece mts vezes nos solares térmicos? ou é algo q a maquina comanda e nós ficamos a ver? é q se assim for duvido sinceramente q se consiga dizer q a bomba está ou não a utilizar a resistencia eléctrica durante x periodo de tempo a n ser q estejamos sempre a olhar pra ela...


cumps!

Re: FrancisKo a toze_feup

Enviado: domingo jul 06, 2008 10:40 pm
por icarho
desculpem , mas vocês estão a falar disto...http://www.energie.pt/?

Re: FrancisKo a toze_feup

Enviado: domingo jul 06, 2008 11:06 pm
por cyberjazz
eu pelo menos não
aqui essa palavra é sinonimo de discordia
é expulsão na certa.

boas

Re: FrancisKo a toze_feup

Enviado: domingo jul 06, 2008 11:16 pm
por icarho
cyberjazz Escreveu:eu pelo menos não
aqui essa palavra é sinonimo de discordia
é expulsão na certa.

boas
oops....por algum motivo especial? não me digam que aquilo é tanga....

Re: FrancisKo a toze_feup

Enviado: domingo jul 06, 2008 11:43 pm
por toze_feup
opa são também bombas de calor com uma parte das mesmas exposta à temp ambiente e ao sol/chuva/vento para tentar melhorar o rendimento. mas ao q parece o melhoramento n é assim tão consensual no rendimento como o fabricante leva a crer. não tenho nem faço intenções de investir nisso...
de qq forma qd eu pedi informações na minha resposta anterior estava a falar de bombas de calor ar-água normais tipo dimplex e outras marcas como já foi falado neste topico e não de bombas de calor pseudo solares-o-eolicas-o-pluviosas (aka energie)...

cumps!

Re: FrancisKo a toze_feup

Enviado: segunda jul 07, 2008 12:36 am
por icarho
peço desculpa pelo meu post inicial..

não me tinha apercebido da polemica à volta desta empresa!

Re: FrancisKo a toze_feup

Enviado: segunda jul 07, 2008 11:05 am
por pedro azevedo
boas,

vocês estão a falar das bombas de calor para fazer aqs exclusivamente.
por isso essa questão da resistência eléctrica...
eu quando falei das bombas de calor estava a falar das utilizadas para o aquecimento central (claro que também podem fazer aqs, mas não são dedicadas a isso)
pelo que sei a resistência é ligada para fazer "o salto" entre a temperatura máxima debitada pela bomba, e e temperatura que queremos no acumulador.
se a bomba produz água a 55º, e nós queremos a 65ºc, é a resistência que vai "cobrir" essa diferença.
aparte isto a resistência não liga nunca.

pode-se falar à vontade do sistema energie, porque é um sistema tão válido como qualquer outro (aquilo de lhe chamarem solar é que irrita). agora falar como falavam alguns intervenientes (o mesmo sempre), dizendo mal de tudo que não fosse o "seu" sistema é que não se pode tolerar.

cump.

Re: FrancisKo a toze_feup

Enviado: segunda jul 07, 2008 3:33 pm
por MikeAlexPT
uma pequena correcção. a resistência funciona "no salto" e também quando a temperatura do ar interior vai abaixo dos ~8º, o que se a mesma estiver dentro de casa é um bocado difícil.

mikealexpt