ora bem, aqui está um fabricante e um revendedor honestos:
"bomba de calor solar termodinâmica
princípio de funcionamento
o fluído refrigerante ecológico é expandido no painel onde se vaporiza a baixa pressão captando calor do ambiente, é aspirado pelo compressor onde chega sob a forma de gás quente, que é comprimido e enviado para o condensador. o líquido frio sai do condensador a alta pressão para um novo cíclo termodinâmico. o calor transmitido à água é o somatório do captado pelo fluído no painel e do equivalente calorífico do trabalho do compressor."
e pela imagem o sistema é muito semelhante, com o evaporador exterior de grandes dimensões.
são estas coisas que não me deixam indiferente, e não consigo deixar de denunciar, no mínimo para alertar as pessoas para não se deixarem enrolar em conversas de vendedores manhosos, e em estratégias turtuosas de empresas que infelizmente são portuguesas. como sempre disse, nada tenho contra a tecnologia que tem as suas virtudes e campo de aplicação. tenho tudo contra a falta de ética usada pela empresa e seu(s) vendedor(es) que enganam os potênciais clientes afirmando inverdades, só para obter vantagens comerciais, e como este fórum serve para divulgar, opinar, e esclarecer, eu faço isso dentro dos meus poucos conhecimentos da matéria. eu não estava a perceber porque é que essa empresa e seu(s) vendedor(es) tinham tanta obstinação em dizer que o seu sistema é "solar" em vêz de reconhecer que é uma bomba de calor. mas agora, esta potêncial cliente, mónica faria, deu-me uma pista, ou melhor confirma-me o que eu penso: "estou em processo de escolha de sistema para aquecimento, e, quando me foi apresentado um orçamento da energie, eles garantiram que até ao fim do ano o sistema deles estará homologado, e que permitirá aceder aos benefícios fiscais (note-se que eles sabem que nunca o compraria, sem essa certeza, e que só iniciarei a construção em 2009)" o "solar" é argumento de venda! e muito mais argumentos usam pelos vistos, como o seu vendedor aqui residente (afonso, aca, pumpdown, e muitos outros nicks do mesmo individuo, que sempre que é expulso, volta com outro novo e sem vergonha na cara) usa, de denegrir com outras inverdades o sistema solar térmico e negando a comparação com as bombas de calor. portanto, para além de se afirmarem "solares", dizem que o solar térmico está ultrapassado e não presta, são "eles" a sua evolução, e não se deixam comparar com as bombas de calor para não terem de lidar com a sua (verdadeira) concorrência.
mas acho que todos os que nos frequentam acabam de perceber, analizando os argumentos dos dois campos, o que é a tecnologia dita "solar" termodinâmica, ficando com as ferramentas necessárias para decidir, com mais conhecimento, sobre qual a tecnologia que mais lhes convém
Paineis solares termodinâmicos->DJGH
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Re: Paineis solares termodinâmicos->DJGH
boa tarde,
sim, acho que é isso mesmo: é marketing: sabem que é obrigatório ter um sistema com energias renováveis (o mais simples e mais popular será talvez o solar), sabem que existem benefícios fiscais... e sabem que "está na moda"... por isso é que tentam encaixar-se neste "grupo".
seja como for acho que deviam ser incentivados sistemas que "potenciassem" a energia... que gastassem menos, seja qual for o método usado, deviam era ter uma classificação própria, e as suas vantagens deviam ser reconhecidas de uma forma própria. podemos dizer que são ecológicos, que são desejáveis.... mas não são é solares. as pessoas precisam também de entender que neste momento, pode ainda ser "ecológico" ter um sistema misto, porque o solar térmico não é auto-suficiente: e penso que é aqui que entram todos os sistemas com boa performance: são ecológicos (são como as lampadas de baixo consumo gastam, mas menos do que os outros ). tem de se assumir como são, porque têm qualidades... não entendo bem porquê que não tentam procurar um nicho próprio...
cumprimentos,
mónica faria
sim, acho que é isso mesmo: é marketing: sabem que é obrigatório ter um sistema com energias renováveis (o mais simples e mais popular será talvez o solar), sabem que existem benefícios fiscais... e sabem que "está na moda"... por isso é que tentam encaixar-se neste "grupo".
seja como for acho que deviam ser incentivados sistemas que "potenciassem" a energia... que gastassem menos, seja qual for o método usado, deviam era ter uma classificação própria, e as suas vantagens deviam ser reconhecidas de uma forma própria. podemos dizer que são ecológicos, que são desejáveis.... mas não são é solares. as pessoas precisam também de entender que neste momento, pode ainda ser "ecológico" ter um sistema misto, porque o solar térmico não é auto-suficiente: e penso que é aqui que entram todos os sistemas com boa performance: são ecológicos (são como as lampadas de baixo consumo gastam, mas menos do que os outros ). tem de se assumir como são, porque têm qualidades... não entendo bem porquê que não tentam procurar um nicho próprio...
cumprimentos,
mónica faria
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda dez 17, 2007 5:20 pm
Re: Paineis solares termodinâmicos->DJGH
também acho e nem ponho em causa que esses produtos não sejam bons ou eficientes, agora que não são puramente de energia renovável não o são.
é o chamado chico-espertismo que tanto caracteriza este país (infelizmente). mas aos poucos começam a desaparecer, porque cada vez mais existe mais informação acessível a todos, como por exemplo este fórum.
é o chamado chico-espertismo que tanto caracteriza este país (infelizmente). mas aos poucos começam a desaparecer, porque cada vez mais existe mais informação acessível a todos, como por exemplo este fórum.