Combinação de Biomassa com solar

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

Autor do tópico
Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: Combinação de Biomassa com solar

Mensagem por Mónica »

bom dia,

tenho pensado bastante sobre o sobredimensionamento do sistema de aquecimento que quero instalar: queria a todo o modo evita-lo, mas depois tenho faltas de alternativas...
talvez uma adaptação de um sistema a pellets (daqueles que supostamente só servem para aquecer uma ou duas divisões)... o problema é que estes sistemas não vê preparados para "disseminar" o calor a mais divisões, e adaptar é sempre um risco.
além disso é difícil calcular o "calor" que preciso :p (mas o seu link vai concerteza dar-me uma ajuda).

obrigada pela informação!
cumprimentos


viriato
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: terça dez 11, 2007 3:23 pm

Re: Combinação de Biomassa com solar

Mensagem por viriato »

kami Escreveu:boas

realmente gostei da ideia... o que não gostei mesmo, mas mesmo nada foi do aspecto... é que os olhos também comem... e isso numa casa contemporânea ficava um bocado esquisito... pode ser que no próximo ano lançem uma coisa parecida, mas com aspecto panorâmico... e assim já me chamava a minha atenção...

cumps

kami
kami, não se deixe impressionar pelo aspecto apresentado. os recuperadores, se vistos "nus" são practicamente todos iguais. aquilo que os faz modernos, rusticos, tradicionais ou futuristicos é simplesmente o revestimento, aquilo que cobre o recuperador/fogão porque a única coisa do recuperador que fica à vista na sua casa é o vidro, tudo o resto depende da sua fantasia e da capacidade de quem o instala. qualquer revestimento que lhe agrade pode ter dentro este ou outro inserto. aquilo que o distingue maiormente dos outros recuperadores é que este a diferença dos outros, tem um deposito lateral de 130l que pode ser carregado com combustivel sem necessidade de estar sempre ali a carregar de lenha.


v.


Kami
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

Re: Combinação de Biomassa com solar

Mensagem por Kami »

boas

infelizmente... não é bem assim... pois na maioria dos recuperadores fica bastante ferro à vista para além do vidro... e depois... essa máquina que mostrou... mesmo ficando com o vidro à mostra... é muito quadrada... e eu pretendia algo mais panorâmico e com porta de guilhotina!
cada vez tenho menos fé que apareça um produto desses brevemente... só vejo cada vez mais do mesmo...

cumps

kami


Autor do tópico
Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: Combinação de Biomassa com solar

Mensagem por Mónica »

kami,

só por curiosidade, tenho andado a ver modelos e:
- tenho a ideia que aquele kalorino tem uma opção de porta em guilhotina, mas é certo que não é muito "panorâmico".
vi este, que é mais bonito (para o meu gosto):
http://www.palazzetti.biz/fire/products/index.php
não é muito "panorâmico" mas a porta tem várias opções (sei que vi num site, mas agora não encontro).
a verdade é que o que eu queria mesmo era uma coisa com este aspecto (só pellets, sem aquecimento central):
http://www.mcz.it/en/prodotti/list.php?id=126
ou este (só lenha, sem aquecimento central):
http://www.mcz.it/en/prodotti/list.php?id=123
mas com possibilidade de aquecimento central...
mas não me parece fácil encontrar um, mesmo que fosse só a pellets, mas com permutação para uma serpentina (para aquecer água num acumulador).
já pensei em mandar adaptar... mas é arriscado e perdem-se as garantias... além de não ter a certeza de que arranjo que o faça.
se encontrar um modelo "bonito", mesmo que só a pellets, mas que dê para aquecimento, por favor informe-me!
cumprimentos,

mónica


pvtereceira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sábado ago 18, 2007 12:47 am

Re: Combinação de Biomassa com solar

Mensagem por pvtereceira »

boa noite

só hoje vi este post.

já agora quem estiver interessado pode enviar-me por mp pedido de consumos individualisados e eu dou uma estimativa de consumos.

frase vetada por infração ao regulamento . artigo 4º


cumprimentos.


mitroska
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça mar 03, 2009 10:29 pm

Re: Combinação de Biomassa com solar

Mensagem por mitroska »

olá pessoal. poix eu partilho as vossas ideias. já tomaram decisões?

que marcas recomendam? preços??

esta solução parece-me bastante equilibrada.

cumps


Autor do tópico
Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: Combinação de Biomassa com solar

Mensagem por Mónica »

bom dia,
eu, estou +/- decidida por esta solução, mas não tenho acertados ainda alguns detalhes:
- vou ter painéis solares de tubo de vácuo, ligeiramente sobredimensionados - claro que o nº de painéis depende da área a aquecer e das pessoas a tomar banho.
- como backup, terei uma caldeira de biomassa, mas ainda não tenho decidida a potência - mais uma vez a potência necessária depende da área, dos isolamentos orientação da casa, etc.
- queria ter, para espalhar o calor, piso radiante, mas agora confronto-me com uma dúvida: informaram-me que o chão em madeira se estraga muito mais rapidamente, com este tipo de aquecimento.... já agora, alguém que tem este tipo de sistema (piso radiante + chão em madeira) pode confirmar ou desmentir isto? algum tipo de madeira (espécie, espessura, tamanho) ou de colocação (flutuante/pregado/colado) que possa minimizar este problema?

marcas?
- painéis tenho umas ideias em relação aos topos de gama, mas são tão caras que não me parece que vá optar por uma marca conhecida.
- caldeiras de biomassa: aqui quero um equipamento de qualidade, por razões de performance, avarias e assistência. as que me agradam: mcz (lindas), eldikamin, extraflame e rika.

preços:
painéis solares: calculo que gastarei entre 2000€ a 3.000€
piso radiante: anda entre os 30 e 35€ o m2
caldeira: desde 3.500€ (e aqui, os preços podem ir até uns 8.000€).

conte também com um acumulador, controladores, etc... mais 2.000€ a 4.000€

o investimento é considerável, mas conto com custos de manutenção muito baixos.

espero ter dado uma ajuda...

mónica


mitroska
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça mar 03, 2009 10:29 pm

Re: Combinação de Biomassa com solar

Mensagem por mitroska »

e as caldeiras ecoforest não aconselha porquê??

amigo pvtereceira envie-me o seu mail que ainda nao possoenvia pm.

cumps


Autor do tópico
Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: Combinação de Biomassa com solar

Mensagem por Mónica »

bem, já tive boa ideia, e até aconselhei os meus pais (naquela altura também não havia grande oferta cá)...
eles têm uma, com 3 anos, já deu problemas várias vezes (pelo menos 3 vezes), a assistência é má e lenta (este ano, em pleno inverno, estavam com uma lista de 2 semanas, para virem arranjar, imagine que ela servia para aquecer as águas dos banhos!! o que não era o caso...).
além disso depois vi que não é das mais eficientes, na queima...
não acho más... mas acho que se calhar prefiro gastar mais 500€ ou 1000€, por algo mais robusto e eficiente...

mónica


mitroska
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça mar 03, 2009 10:29 pm

Re: Combinação de Biomassa com solar

Mensagem por mitroska »

obrigado, estes conselhos são muito uteis. eu andava inclinado para hydrocooper de 24 kw de potencia com aqs.

não sabem os modelos semelhantes das outras marcas e preços?

cumps


mitroska
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça mar 03, 2009 10:29 pm

Re: Combinação de Biomassa com solar

Mensagem por mitroska »

amigo solius continuo sem pm e estou interessado envie o seu mail por pm

cumps



Autor do tópico
Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: Combinação de Biomassa com solar

Mensagem por Mónica »

tem de contactar os representantes...
a mcz só tem um, por exemplo. já lhes liguei, pelo que me lembro (não foi por escrito...) a partir de 4 mil já tem algumas opções.


pvtereceira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sábado ago 18, 2007 12:47 am

Re: Combinação de Biomassa com solar

Mensagem por pvtereceira »

gostava de corrigir algo que não está correcto.

em primeiro lugar gostava de saber em que zona do país e que a monica mora uma vez que eu faço a própria manutenção e reparação de ecoforest, já mcz não comercializo pois o importador para além de não ter peças não conta com sequer um técnico fixo na empresa.

já agora qual o tipo de aquecimento quer montar? piso radiante hidraulico ou radiadores?

caso seja piso radiante hidraulico eu apresento-lhe a melhor solução que existe neste momento e que vai fazer economizar cerca de 60% em consumos sem manutencao.

envie as plantas para o mail [email protected]

cumprimentos ecologicos.


mitroska
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça mar 03, 2009 10:29 pm

Re: Combinação de Biomassa com solar

Mensagem por mitroska »

pvtereceira Escreveu:gostava de corrigir algo que não está correcto.

em primeiro lugar gostava de saber em que zona do país e que a monica mora uma vez que eu faço a própria manutenção e reparação de ecoforest, já mcz não comercializo pois o importador para além de não ter peças não conta com sequer um técnico fixo na empresa.

já agora qual o tipo de aquecimento quer montar? piso radiante hidraulico ou radiadores?

caso seja piso radiante hidraulico eu apresento-lhe a melhor solução que existe neste momento e que vai fazer economizar cerca de 60% em consumos sem manutencao.

envie as plantas para o mail [email protected]

cumprimentos ecologicos.
ok já enviei, tinha pensado utilizar radiadores devido ao facto de ter lido que o piso radiante só e realmente funciona se for ligado 24h por dia. eu estou a pensar ligar somente nas horas de uso da habitação, visto que alguns dias não vai haver ninguém em casa.

explique lá a ideia de economizar cerca de 60% em consumos sem manutenção.

cumps


pvtereceira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sábado ago 18, 2007 12:47 am

Re: Combinação de Biomassa com solar

Mensagem por pvtereceira »

facil

pensemos, bombas de calor, cop de 3 a 4, ou seja a cada kw injectado na bomba ela dá 3 ou 4 em calor.
piso radiante temperatura de água de 35ºc contra 70ºc dos radiadores, depois em vez de estar a aquecer o tecto aquece as suas pernas, logo em vez de ter 20ºc a 1,5mt de altura basta ter 18ºc para ter mais conforto.

temos de invetir no que poupamos e não no que nos querem vender.

outra situação em relação aos paineis solares de tubos de vacuo, são utilizados para processos industriais, têm curta duração em portugal, nunca podem ser sobredimensionados bem pelo contrario.

cumprimentos.


Autor do tópico
Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: Combinação de Biomassa com solar

Mensagem por Mónica »

ok, mas o "pequeno problema" é que uma bomba de calor normalmente custa muito mais que uma caldeira de biomassa...
a partir de 4.000€ já se compra uma caldeira "decente", e a bomba de calor? (o que tenho visto é bem mais).
a percepção que tenho, de simulações é que custo de exploração das duas soluções são muito semelhantes...

mónica

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”