Carro hibrido com bimotor Combustão interna/Sterling.

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
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serges
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Re: Carro hibrido com bimotor Combustão interna/Sterling.

Mensagem por serges »

rnm Escreveu: e não me venham com piadas de cd's num carro eléctrico para imitar o som!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

olha que é verdade, experimenta passear na 2º circular numa mota eléctrica e percebes o como é dificil, pois por vezes ou imitava o inem sempre a buzinar ou então punha o telemóvel a tocar a altos berros!
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jmal
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Re: Carro hibrido com bimotor Combustão interna/Sterling.

Mensagem por jmal »

não entendi essa do som maravilhoso.
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RNM
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Re: Carro hibrido com bimotor Combustão interna/Sterling.

Mensagem por RNM »

eu gosto do som da maior parte dos motores de combustão interna... são gostos!
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Luciano Kaefer
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Re: Carro hibrido com bimotor Combustão interna/Sterling.

Mensagem por Luciano Kaefer »

e eu odeio o som que minha caneta faz ao preencher o cheque para pagar a gasolina...
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jmal
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Re: Carro hibrido com bimotor Combustão interna/Sterling.

Mensagem por jmal »

rnm Escreveu:eu gosto do som da maior parte dos motores de combustão interna... são gostos!
gostos não se discutem, mas normalmente o pessoal gosta do barulho dos ferrari e porsche, agora imaginem o que seria viver numa cidade onde só circulavam estes veículos, , eu vivo na aldeia.
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HLopes
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Re: Carro hibrido com bimotor Combustão interna/Sterling.

Mensagem por HLopes »

nitrogen (n2) 780,840 ppmv (78.084%)
oxygen (o2) 209,460 ppmv (20.946%)
argon (ar) 9,340 ppmv (0.9340%)
carbon dioxide (co2) 383 ppmv (0.0383%)
neon (ne) 18.18 ppmv (0.001818%)
helium (he) 5.24 ppmv (0.000524%)
methane (ch4) 1.745 ppmv (0.0001745%)
krypton (kr) 1.14 ppmv (0.000114%)
hydrogen (h2) 0.55 ppmv (0.000055%)

bué.... apesar de ser a substancia mais abundante do universo, se há nessa concentração toda na atmosfera, é porque deve ser bastante inerte....

então é preciso energia para os separar e para os juntar?

the following technologies are related to electrolysis:
* electrochemical cells, including the hydrogen fuel cell, use the reverse of this process.

as células de hidrogénio usam o processo reverso para gastar energia, já que retiram imensa do zero absoluto e não sabem o que lhe fazer....

in fuel-cell conversion, the hydrogen is reacted with oxygen to produce water and electricity, the latter of which is used to power an electric traction motor.

tu metes água na gasolina???????

recomendo vivamente


HLopes
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Re: Carro hibrido com bimotor Combustão interna/Sterling.

Mensagem por HLopes »

njay, tens razão, enganei-me na tradução... onde se lê motor de combustão interna, deve ler-se motor de calor (heat engine)


RNM
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Re: Carro hibrido com bimotor Combustão interna/Sterling.

Mensagem por RNM »

hlopes- eu disse estável, não disse inerte.

conhece reacções em cadeia? se dermos um pouco de energia à molécula de o2 (porque temos de dar para os separar!!!!!) para depois o oxigénio se juntar aos átomos de h2 temos h2o + 286kj. fazemos isto à primeira molécula temos uma reacção em cadeia até um dos dois elementos se esgotar.

meto água no electrolisador
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HLopes
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Re: Carro hibrido com bimotor Combustão interna/Sterling.

Mensagem por HLopes »

dizes que

h20 - e <=> 2h + o - e ?

não devia ser

h20 + e <=> 2h + o - e ?

estável e inerte não são sinónimos?
disse inerte como quem diz estável, pá...

reações em cadeia são noutro tópico...


RNM
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Re: Carro hibrido com bimotor Combustão interna/Sterling.

Mensagem por RNM »

disse: 2 h2 + o2 -> 2 h2o + 286kj (estavas a falar de células de combustível...) mas é preciso um pouco de energia desencadear a reacção, para separar os o's... não basta pôr o h2 e o o2 na presença um do outro, é preciso dar um "empurrão" (calor, descarga eléctrica, etc).

estável é em equilibro com o meio circundante, inerte é, independentemente do q lhe faças, fica na mesma ou volta imediamente ao estado inicial após a reacção quimica e ou acrescimo de energia.

ex's: gasolina (estável) + ar. damos um pouco de energia (faisca no motor) e temos combustão ate acabar o ar ou a gasolina (reacção em cadeia).

lâmpada de incandescência (árgon dentro é inerte) apesar da grande energia que fazemos passar no filamento de tungsténio, não há reacções dentro da lâmpada. se tivemos ar dentro da lâmpada o filamento rapidamente se degradaria (por reacções químicas com a atmosfera circundante). e o filamento é estável, só temos degradação quando fazemos passar corrente.

e é em cadeia sim, neste caso.
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HLopes
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Re: Carro hibrido com bimotor Combustão interna/Sterling.

Mensagem por HLopes »

2 h2 + o2 -(>286kj) <=> 2 h2o + 286kj

talvez assim...

se aplicares energia aos dois para os juntar, não estás a fazer o contrário da electrólise... continuas a fazer a electrólise...

que queres dizer com reação em cadeia? que a reação continua até acabar um dos reagentes?


RNM
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Re: Carro hibrido com bimotor Combustão interna/Sterling.

Mensagem por RNM »

não sei os valores (nem vou procurar...) mas imagina isto: 2 h2 + o2 + 2kj (para separar os o's) -> 2 h2o + 288kj

ao juntar chama-se combustão, electrólise é na separação por corrente eléctrica.

reacção em cadeia = rastilho, pegas fogo numa ponta (dás um pouco de energia) mas ele arde até ao fim (muita energia libertada) (e não arde tudo instantaneamente , logo é uma reacção em cadeia à medida que o fogo vai avançando)

a reacção é a união do h2 com o o2, não disso que estamos a falar?
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OV-BIOCOM
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Re: Carro hibrido com bimotor Combustão interna/Sterling.

Mensagem por OV-BIOCOM »

bluesky Escreveu:muito interessante esse motor de seis tempos, outra ideia seria usar o calor da exaustão para aqueçer um catalizador cujos veios circula agua provocando a hidrolise da agua, aproveitando esse hidrogenio novamente na admissao.
olá, amigos, achei interessante o assunto e quero considerar uma outra hipotese de uso da agua: veiculo híbrido diesel - vapor
vejam que a maquina a vapor rodou veiculos até 1950 no brasil e roda locomotivas até hoje. então porque nao usar o calor da descarga para pre-aquecer o inventario de agua de uma maquina a vapor e quando estiver no ponto desliga-se o motor diesel e usa-se eletricidade de uma ou duas baterias para vaporizar a agua preaquecida atraves de uma resistencia ou vela glow plug. isso pode rodar o veiculo em cidades, quando se para com frequencia em sinais de transito e a velocidade é muito pequena, desligando o motor diesel e usando o motor a vapor.
sendo assim pode-se recuperar calor do motor diesel sem fazer nenhuma alteracao no mesmo e apenas instalando um sistema hibrido de maquina a vapor.
as duas tecnologias são bastante conhecidas e de eficacia comprovada. o negocio é encontrar alguem com a visao e conhecimento necessario para projetar essa adaptacao, que imagino, nao sera muito cara, visto que há motores a vapor em sedan´s antigos espalhados pelo mundo. talvez fosse o caso de instalar um motor diesel num carro a vapor e usar o cano de descarga como uma serpentina de aquecimento da agua na caldeira. se o sistema a vapor for fechado, a agua retorna quente e qualquer caloria a evapora novamente, gerando movimento.
a idéia parece louca, mas lida com 2 tecnologias conhecidas.
alguem se habilita a opinar ?
ps: vejam esse carro a vapor que roda 148 km com 1 galao de gasolina, 180 cv de potencia e vai de 0 a 100 em 5 segundos.
http://www.antenando.com.br/tecnologia/ ... -seu-carro
e agora encontrei o lancamento da bmw, que combina vapor com gasolina, fazendo justamente o que imaginei, recuperando calor da combustao.
http://autoestrada.uol.com.br/interno.c ... ento&id=23
sds
evandro rj-brasil

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