aguadiesel...será possivel?
-
- Membro Silver
- Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm
Re: aguadiesel...será possivel?
baseado na lei dos gases ideais aqui ficam algumas "ferramentas" para vos ajudarem com as vossas e cálculos:
p- pressão
v- volume
t- temperatura
gamma- 1,4 taxa de compressão = (volume da câmara de combustão + volume de 1 cilindro) / volume da câmara de combustão
estas 3 equações ja chega para as vossas duvidas.
"alguem sabe a que compressão podemos levar um motor?"
gasolina 15
gasoleo sem limite
p- pressão
v- volume
t- temperatura
gamma- 1,4 taxa de compressão = (volume da câmara de combustão + volume de 1 cilindro) / volume da câmara de combustão
estas 3 equações ja chega para as vossas duvidas.
"alguem sabe a que compressão podemos levar um motor?"
gasolina 15
gasoleo sem limite
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah
Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
o limite é a resistencia mecanica e termica dos materiais ...sandro_ventania Escreveu: alguem sabe a que compressão podemos levar um motor?
quanto a este "motor" penso que não funcina pelo simples facto de que se injectarmos demasiado combustivel num cilindro dum motor este "encharca" e acaba por "afogar-se".
ora tendo a gasolina um ponto de ebulição menor que a água e isto acontece, o que pensam que acontecerá ao injectar água?
seguindo a logica de pensamento atrás virava vapor e produzia trabalho!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
- Membro Gold
mais, se nem nos carros de hoje se adapta um motor a vapor para retirar uma energia extra do calor que é desperdiçado nos radiadores ou escape...

-
- Membro Silver
- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
mas... aguas aparte, se usassemos o calor desperdiçado pelo motor diesel para pre-aquecer o proprio gasoleo, será que iamos ter um aumento na eficiencia do motor?
e se aproveitarmos esse calor para aumentar a temperatura nos sistemas de ovu? sempre se evitava na maioria do tempo as resistências que se montam nos sistemas de dois depositos...
e se aproveitarmos esse calor para aumentar a temperatura nos sistemas de ovu? sempre se evitava na maioria do tempo as resistências que se montam nos sistemas de dois depositos...
-
- Membro Silver
ferra- lógica certa, daí a ideia do motor a 6 tempos e do ciclo de vapor da bmw (entre outras)...
tvcrabo- sim, mas pouco. essa ideia vale muito a pena para o pessoal do ovd!
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
sim, o pessoal do ovd já utiliza essa energia calorifica para aquecer o óleo antes de entrar na bomba injectora.rnm Escreveu:ferra- lógica certa, daí a ideia do motor a 6 tempos e do ciclo de vapor da bmw (entre outras)...
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Silver
jmal- eles aquecem por causa da grande diferença de viscosidade entre o ovd e o gasóleo. se não o fizerem, os motores começam a acumular resíduos (da má vaporização do ovd) e avariam.
-
- Membro Silver
- Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm
vamos lá a ver... o que acontece quando se pressuriza um líquido?
nicles. nada. 0.
o motor a gásoleo funciona porque aquece o ar (comprimindo-o) até ao ponto de auto-ignição do gasóleo... inserir ciclo de otto aqui.
agora, o que acontece com o vapor? comprimindo o ar circundante, até pode ser que consigam o aquecimento temporário do ar... enquanto o vapor, por força das altas pressões, não arrefecer. quando se pressuriza vapor, o que se obtém? água.
o ponto errado está logo ao príncipio. estão a comparar a pressurização de gases à de liquidos.
nicles. nada. 0.
o motor a gásoleo funciona porque aquece o ar (comprimindo-o) até ao ponto de auto-ignição do gasóleo... inserir ciclo de otto aqui.
agora, o que acontece com o vapor? comprimindo o ar circundante, até pode ser que consigam o aquecimento temporário do ar... enquanto o vapor, por força das altas pressões, não arrefecer. quando se pressuriza vapor, o que se obtém? água.
o ponto errado está logo ao príncipio. estão a comparar a pressurização de gases à de liquidos.
-
- Membro Silver
é o ciclo diesel ou misto, otto é o de gasolinahlopes Escreveu:... inserir ciclo de otto aqui.
-
- Membro Silver
isso...
desculpa lá, às 4 da manhã o raciocínio não era o melhor...
desculpa lá, às 4 da manhã o raciocínio não era o melhor...
-
- Membro
- Registado: quarta jun 04, 2008 11:48 am
é de todo impossível. como já alguém disse aqui, existem componentes nos motores que não gostam de água. por outro lado, a libertação de vapor, depois de arrefecido origina... água. mas o problema não é derivado à corrosão provocada, mas sim ao choque térmico originado pela água nas câmaras de combustão/explosão. por essa mesma razão é que quando se queima uma junta de cabeça num motor, ocasionalmente origina avarias mais graves (segmentos partidos, por exemplo). agora imaginem um carro a trabalhar continuamente com esse sistema... não aguentava uma viagem de lisboa ao porto...
-
- Membro Silver
é tudo menos impossível. se os componentes não "gostam" de água, escolhem-se outros e/ou redimensionam-se. e já rebentei 3 juntas de cabeça e nunca parti nada...tiroliro Escreveu:é de todo impossível. como já alguém disse aqui, existem componentes nos motores que não gostam de água. por outro lado, a libertação de vapor, depois de arrefecido origina... água. mas o problema não é derivado à corrosão provocada, mas sim ao choque térmico originado pela água nas câmaras de combustão/explosão. por essa mesma razão é que quando se queima uma junta de cabeça num motor, ocasionalmente origina avarias mais graves (segmentos partidos, por exemplo). agora imaginem um carro a trabalhar continuamente com esse sistema... não aguentava uma viagem de lisboa ao porto...
-
- Membro Dedicado
- Registado: domingo out 08, 2006 4:34 am
solução tirar o cimento do pé...rnm Escreveu:é tudo menos impossível. se os componentes não "gostam" de água, escolhem-se outros e/ou redimensionam-se. e já rebentei 3 juntas de cabeça e nunca parti nada...tiroliro Escreveu:é de todo impossível. como já alguém disse aqui, existem componentes nos motores que não gostam de água. por outro lado, a libertação de vapor, depois de arrefecido origina... água. mas o problema não é derivado à corrosão provocada, mas sim ao choque térmico originado pela água nas câmaras de combustão/explosão. por essa mesma razão é que quando se queima uma junta de cabeça num motor, ocasionalmente origina avarias mais graves (segmentos partidos, por exemplo). agora imaginem um carro a trabalhar continuamente com esse sistema... não aguentava uma viagem de lisboa ao porto...
na brinca n leves a mal.
quanto a esta ideia acho que tem muita coisa a estudar ainda estamos apenas a começar a descobrir coisas...
-
- Membro Gold
água não possui energia porque já é um produto duma combustão!murias Escreveu: quanto a esta ideia acho que tem muita coisa a estudar ainda estamos apenas a começar a descobrir coisas...
onde é que vão buscar a energia?

-
- Membro Silver
da expansão da água dentro do motor. com o aumento da temperatura, aumenta muito o volume da água presenteferra Escreveu:água não possui energia porque já é um produto duma combustão!murias Escreveu: quanto a esta ideia acho que tem muita coisa a estudar ainda estamos apenas a começar a descobrir coisas...
-
- Membro Gold
e onde se vai buscar a energia para e expansão?rnm Escreveu:da expansão da água dentro do motor. com o aumento da temperatura, aumenta muito o volume da água presenteferra Escreveu:água não possui energia porque já é um produto duma combustão!murias Escreveu: quanto a esta ideia acho que tem muita coisa a estudar ainda estamos apenas a começar a descobrir coisas...

-
- Novo membro
- Registado: quarta mai 16, 2007 5:49 pm
boas
èu como não pesco nada de inglês deixo isto aqui, parece ser interessante e pode ser que ajude esta discusão...
www.hidroenergy.weebly.com
um abraço
èu como não pesco nada de inglês deixo isto aqui, parece ser interessante e pode ser que ajude esta discusão...
www.hidroenergy.weebly.com
um abraço
-
- Membro Silver
pois... alguma vez viram água a ser pressurizada até se transformar em vapor?
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm
hlopes, a questão não é pressurizar a agua até ela virar vapor é injetar a agua em uma camara em altissima temperatura( acima de 500°) devida a compressão do ar e saber se ela vai virar vapor em algum momento...
Nós somos a consequência do que pensamos.
-
- Membro Gold
então porque é que os motores encharcam? a gasolina não é um liquido?sandro_ventania Escreveu:hlopes, a questão não é pressurizar a agua até ela virar vapor é injetar a agua em uma camara em altissima temperatura( acima de 500°) devida a compressão do ar e saber se ela vai virar vapor em algum momento...