Página 2 de 4
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
Enviado: segunda jul 07, 2008 12:46 am
por Bluesky
contigo a força electrica estar, jovem jedi celso. o proximo passo qual? tu saber. à muito que o espirito acompanhar a ti. em breve jorrar no aslfalto o oleo da besta pre-historica. muitos choques a todos nós dar. cumprimentos humildes eu dar. parabens eu desejar. nao parar agora. a luz é nossa mas a força negra poderosa é. abraço um #

Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
Enviado: segunda jul 07, 2008 1:00 am
por Lois
os meu parabéns também!! pelo empenho e dedicação ao projecto e ainda "reciclando" coisas de sucatas!!
aguardo com imenso entusiasmo o inicio da tua próxima conversão, pois eu na minha humilde opinião, se não é no ev que irão apostar no futuro eu digo que era no que deveriam mesmo apostar!!
portanto vida longa aos ev's e claro ao austinev e celso!!
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
Enviado: terça jul 08, 2008 9:37 pm
por ZEV
parabéns, um projecto com sucesso!!!
agora não pares aqui - e lembra-te, com a indústria a virar-se para o eléctrico, estás a provar ter um "know-how" q te pode tornar mt apetecível....
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
Enviado: terça jul 08, 2008 10:05 pm
por celsomenaia
não paro , não !!
só me falta é dinheiro, porque conhecimentos já vou tendo alguns
cumprimentos a todos e obrigado pelo apoio
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
Enviado: quarta jul 09, 2008 9:15 am
por renateves
os meus parabéns pelo empenho nessa conversão e também na respectiva "reportagem" do teu projecto... venham lá mais reportagens destas com sucesso.
é sinal que estás a ir no caminho correcto
cumprimentos.
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
Enviado: quinta jul 10, 2008 2:10 pm
por Sansoni7
muitos parabéns...excelente.
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
Enviado: sábado jul 12, 2008 10:40 am
por celsomenaia
pode ser que este seja o proximo a levar com um motr eléctrico
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
Enviado: sábado jul 12, 2008 5:53 pm
por Lois
ena ena!! este é bem mais pesado...
muita coragem e força na realização desse teu novo projecto, eu por cá ficarei a ver e aprender!!
abraço!!
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
Enviado: segunda jul 28, 2008 8:28 pm
por celsomenaia
bem tive um azar com o motor, por falta de isolamento, uma das bobines fez contacto com a carcaça metálica do motor e derreteu um pouco, o motor já está todo desmontado para ser arranjado, aqui ficam umas fotos.
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
Enviado: segunda jul 28, 2008 9:04 pm
por jmal
bolas, que grande estrago.
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
Enviado: segunda jul 28, 2008 9:22 pm
por Bluesky
ui! que bico de obra, amigo celso... essa vai dar trabalho. isola tudo muito bem, melhor sorte para a proxima
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
Enviado: terça ago 12, 2008 10:22 pm
por celsomenaia
finalmente chegou !
comprei um conversor dc/dc para o meu carrinho eléctrico, bom e barato, identico ao que o toze tem no "furia verde", mas é de 48v , que é a tensão que uso no meu carro.
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
Enviado: terça ago 12, 2008 10:28 pm
por celsomenaia
hoje tambem, chegou da australia (viva o ebay) um controlador para motores de indução, é um ac2 da zapi, tem autoclolante que diz 48v e o fusivel de entrada é de 300a.
segundo o fabricante, este modelo pode ir até 80v e debita no maximo 400a (rms) , muito bom por menos de 200 € , foi cerca de 150€ o custo e transporte e +/- 50€ os impostos e despesas de alfândega.
ai vão fotos
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
Enviado: terça ago 12, 2008 11:49 pm
por andremeira
esse inverter serve para transformar uma voltagem baixa em alta, certo?
ainda ando a aprender
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
Enviado: terça ago 12, 2008 11:55 pm
por jmal
andremeira Escreveu:esse inverter serve para transformar uma voltagem baixa em alta, certo?
ainda ando a aprender
o controlador serve para variar a rotação e força do motor, o "converter" serve para reduzir a tensão de 48v do conjunto de baterias para 12v para alimentar o circuito do carro, entretanto o celsomanaia confirma.
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
Enviado: quarta ago 13, 2008 12:07 am
por Barrocas
boas, grande projecto, que todos seguimos atentamente!
aproxima-se motor ac?
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
Enviado: quarta ago 13, 2008 9:19 am
por andremeira
jmal Escreveu:andremeira Escreveu:esse inverter serve para transformar uma voltagem baixa em alta, certo?
ainda ando a aprender
o controlador serve para variar a rotação e força do motor, o "converter" serve para reduzir a tensão de 48v do conjunto de baterias para 12v para alimentar o circuito do carro, entretanto o celsomanaia confirma.
o converter percebi.
mas quando falas em controlador, estás a referir-te ao inverter também, certo?
são tantos nomes para as mesmas coisas que até faço fumo
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
Enviado: quarta ago 13, 2008 11:31 am
por jmal
andremeira Escreveu:jmal Escreveu:andremeira Escreveu:esse inverter serve para transformar uma voltagem baixa em alta, certo?
ainda ando a aprender
o controlador serve para variar a rotação e força do motor, o "converter" serve para reduzir a tensão de 48v do conjunto de baterias para 12v para alimentar o circuito do carro, entretanto o celsomanaia confirma.
o converter percebi.
mas quando falas em controlador, estás a referir-te ao inverter também, certo?
são tantos nomes para as mesmas coisas que até faço fumo
sim tens razão, são bastantes termos e podem ser confundidos fácilmente, vou tentar explicar.
inverter ou inversor, tal como a palavra indica inverte, e neste contexto indica a inversão da corrente eléctrica, como só existem 2 tipos de corrente, a alterna e a continua, portanto ele inverte de uma para outra. o controlador que falei só se chama inverter/inversor quando ele é alimentado por baterias e por sua vez vai alimentar um motor
ac de corrente alterna, portanto ele inverteu de continua
dc para alterna
ac, o mesmo acontece como já deves ter lido aqui no fórum, nas instalações solares foto-voltaicas também se utiliza 1 inversor, portanto nestes casos para inverter a corrente continua que os painéis geram através da exposição solar e seu armazenamento nas baterias para depois ser injectada na rede nacional que trabalha a corrente alterna, portanto de dc para ac.
um converter ou conversor, converte apenas a corrente dentro da mesma gama de corrente, ac ou dc, portanto o conversor que o celsomanaia tem, converte de 48v dc das 4 baterias para 12v dc, isto para alimentar o circuito do carro, luzes, piscas, etc, na foto em baixo é o da direita.
o controlador ou variador, faz isso mesmo, controla e varia a corrente que sai para o motor, isto para variar a rotação e força, como este nome ele não altera a corrente, se entra dc sai dc para o motor e se entra ac sai ac também para o motor. na foto é o da esquerda.
penso que estás esclarecido, se tiveres dúvidas, não hesites.

Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
Enviado: quarta ago 13, 2008 11:45 am
por Bluesky
a forma de evitar o conversor é ter uma bateria de 12v auxiliar dedicada só ao sistema periferico do automovel. mas neste caso so para uma iluminaçao economica, nada de ar condicionado ou aqueçedores. nao esqueçer tambem de ter um transformador separado para o periodo do "fill it up please"...
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
Enviado: quarta ago 13, 2008 11:49 am
por jmal
bluesky Escreveu:a forma de evitar o conversor é ter uma bateria de 12v auxiliar dedicada só ao sistema periferico do automovel. mas neste caso so para uma iluminaçao economica, nada de ar condicionado ou aqueçedores. nao esqueçer tambem de ter um transformador separado para o periodo do "fill it up please"...
sim blue, mas nota que, tinhas de ter mais 1 bateria, e mais 1 carregador, sendo que este conversor é do mesmo tamanho, mas um pouco mais caro que um carregador.