Piso Radiante-Bomba de Calor-Caldeira a Lenha
-
- Membro Silver
- Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm
Re: Piso Radiante-Bomba de Calor-Caldeira a Lenha
caro viriato,
de facto, nem tudo é bom no ac. o ruído pode ser um problema durante o sono, mas se a casa estiver bem isolada, não é necessário deixar os acs ligados durante a noite.
quanto à questão do ar quente subir, isso não é um problema, pois os acs enviam o ar quente para baixo de forma forçada. isto pode ser um inconveniente, pois nem toda a gente suporta bem o ar em movimento (correntes de ar).
actualmente, no apartamento onde vivo, uso os acs para aquecimento. tenho 4 unidades de 12000 btus do mais rasco possível (marca branca do jumbo). o edifício tem mau isolamento, janelas de vidro simples e de correr, mas basta ligar os acs durante 20 minutos para aquecer bem todo o apartamento. nunca precisei de deixar os acs ligados durante a noite.
não há dúvida que a qualidade do aquecimento por piso radiante é superior, mas isso paga-se e bem. é tudo uma questão de determinar se está disposto a pagar mais 10,000 a 15,000 euros para ter um sistema de aquecimento mais confortável.
eu já decidi: vou usar apenas os acs, tanto para arrefecimento como para aquecimento
de facto, nem tudo é bom no ac. o ruído pode ser um problema durante o sono, mas se a casa estiver bem isolada, não é necessário deixar os acs ligados durante a noite.
quanto à questão do ar quente subir, isso não é um problema, pois os acs enviam o ar quente para baixo de forma forçada. isto pode ser um inconveniente, pois nem toda a gente suporta bem o ar em movimento (correntes de ar).
actualmente, no apartamento onde vivo, uso os acs para aquecimento. tenho 4 unidades de 12000 btus do mais rasco possível (marca branca do jumbo). o edifício tem mau isolamento, janelas de vidro simples e de correr, mas basta ligar os acs durante 20 minutos para aquecer bem todo o apartamento. nunca precisei de deixar os acs ligados durante a noite.
não há dúvida que a qualidade do aquecimento por piso radiante é superior, mas isso paga-se e bem. é tudo uma questão de determinar se está disposto a pagar mais 10,000 a 15,000 euros para ter um sistema de aquecimento mais confortável.
eu já decidi: vou usar apenas os acs, tanto para arrefecimento como para aquecimento
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça dez 11, 2007 3:23 pm
desculpem a minha ignorância. quando aqui se fala de bomba de calor e de ac
trata-se da mesma coisa ou são coisas diferentes?
trata-se da mesma coisa ou são coisas diferentes?
-
- Membro Silver
- Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am
o seu arquitecto tem razão uma vez que no clima ameno de portugal (julgo que moimenta é essencialmente um clima mediterrânico, apesar da proximidade da serra) a solução de parede dupla com câmara de ar e isolamento térmico de 3-5 cm no interior é suficiente.eu queria ter 10cm de espessor mas o meu arquitecto diz-me que é suficiente 5cm e que em portugal se usa geralmente 3,5cm.
isto parece-me pouco considerando que numa casa passiva se usam diversos centrimetros.
para ilustrar como o clima é tudo na prevenção através do sistema construtivo posso dizer que na polónia, por exemplo, o isolamento deve estar entre os 20 e os 35 mm para garantir protecção semelhante.
para cépticos gostaria de mostrar o potencial desta protecção e bom planeamento solar passivo com este exemplo na suiça que não usa qualquer meio artificial de aquecimento ou arrefecimento (solarhaus):
http://www.schwarz-architektur.ch/
para cada clima\país existem soluções específicas.
para além das considerações que referiu existem muitas outras que só se podem avaliar analisando de modo detalhado o projecto de arquitectura mas uma vez que o seu arquitecto demonstra que domina todos os factores recomendo que se apoie na informação e recomendações que lhe está a prestar. de qualquer modo felicito-o por se envolver activamente no resultado final da sua habitação e na protecção do ambiente.
poderá ainda perguntar ao profissional se estaria interessado em envolver-se no sistema lidera que avaliará o nivel de sustentabilidade dos edifícios (por enquanto inteiramente voluntário).
http://www.lidera.info/apresentacao_portugues.html
poderá encontrar mais informação sobre este assunto de um modo muito prático e objectivo e dirigidas ao público em geral nos seguintes locais:
http://www.ecocasa.org/projecto2.php?id=1
http://www.eficiencia-energetica.com/ht ... tegias.htm
cumprimentos!
-
- Membro Dedicado
nuno oliveira Escreveu: ...para cépticos gostaria de mostrar o potencial desta protecção e bom planeamento solar passivo com este exemplo na suiça que não usa qualquer meio artificial de aquecimento ou arrefecimento (solarhaus):
http://www.schwarz-architektur.ch/
apreciei as palavras de nuno oliveira que me deram um certo grau de tranquilidade.
estive a ver a solarhaus, é uma pena que não saiba uma palavra de "kruko".
mas eu digo; se é possível construir casas passivas que não necessitam de aquecimento na suiça, fazer isso aqui em portugal seria uma "brincadeira".
aquilo que mais alimenta a minha curiosidade é saber como fazem eles para cobrir todas aquelas vidraças nas noites frias de inverno para evitar a dispersão térmica. não vejo lá, persianas ou portadas para as cobrir e na suiça as temperaturas invernais são muito mas muito baixas.
esta também tem sido uma luta entre mim e o meu arquitecto, ele queria fazer a parede sul da minha casa toda de vidraças para obter um excelente ganho térmico directo, mas eu com mêdo do frio persuadi-o a reduzi-las a 7.2m2.
mesma coisa para a parede poente que era cheia de vidraças e um corredor com parede pintada de uma côr escura para obter um ganho térmico indirecto (tipo parede de trombé "caseira"), mas eu decidi de reduzir a área das vidraças depois de ter lido que os intermináveis pôr-do-sol no verão seriam uma terrivel tortura, porque no poente a posição do sol é idêntica seja no verão que no inverno.
v
-
- Membro Silver
as aberturas a sul podem ser dimensionadas de forma precisa para certificar o seu bom funcionamento mas mais uma vez entra a localização do edíficio em questão e o projecto proposto. existem também muitos factores que podem tornar relativa a dimensão das aberturas. é fulcral existir um sombreamento fixo bem dimensionado a sul (pala) ou então um meio móvel (estore). um preferido pessoal meu é utilizar a técnica mais vulgar e low-tech (e eficaz) - uma pala com uma treliça metálica ou de madeira com vegetação caduca. é fácil e económico de "instalar".esta também tem sido uma luta entre mim e o meu arquitecto, ele queria fazer a parede sul da minha casa toda de vidraças para obter um excelente ganho térmico directo, mas eu com mêdo do frio persuadi-o a reduzi-las a 7.2m2.
elogio o seu envolvimento empenhado no projecto e aconselho-o também a confiar no meu colega.
de modo a não fugir ainda mais do tópico apresentava aqui também uma tecnologia de aquecimento e de arrefecimento mas passivo do mesmo dieter schwarz:
este edifício também não tem equipamentos mas é aquecido e arrefecido por um planeamento inteligente e por uma caixilharia tripla especial (mas comercializada) que tem na primeira cavidade elementos prismáticos em vidro que reflectem a luz do sol directa no verão e que permitem a passagem de luz de baixa altitude no inverno. na segunda cavidade um hidrato de sal forma uma massa com grande inércia térmica completamente transparente, ou seja, quando aquece o exterior o sal derrete dentro da fachada e absorve energia térmica e quando arrefece o tempo a energia é libertada na solidificação e aquece o interior. é uma caixilharia ultra isolante e uma parede trombe 2 em 1.
este edifício fica nos alpes e nunca utilizou meios artificiais de climatização e é um sistema mais caro (consoante área exposta) á partida mas o investimento "pagou-se" ao fim de um ano comparativamente ás exigentes necessidades de aquecimento da zona. em portugal não é preciso ir tão longe- temos muita sorte com o nosso clima- mas os mesmos princípios são aplicáveis.
http://images.google.com/imgres?imgurl= ... f%26sa%3dn
(desculpem só ter links noutras linguas mas fiz formação fora e não conheço muitos mais exemplos em português)
cumprimentos!
-
- Membro Dedicado
não há dúvida que a argumentação de sagan é muito convincente!sagan Escreveu: não há dúvida que a qualidade do aquecimento por piso radiante é superior, mas isso paga-se e bem. é tudo uma questão de determinar se está disposto a pagar mais 10,000 a 15,000 euros para ter um sistema de aquecimento mais confortável.
eu tenho um ac de 12000 btu instalado há 4 anos e tenho-o usado sòmente para arrefecer a sala e confesso que nunca pensei de o usar para aquecer pensando que não seria eficaz nem conveniente, mas depois desta conversação não excluo de o provar no próximo inverno.
v
-
- Membro Dedicado
ah! esta já é mais fácil, é a minha segunda língua.nuno oliveira Escreveu: em portugal não é preciso ir tão longe- temos muita sorte com o nosso clima- mas os mesmos princípios são aplicáveis.
http://images.google.com/imgres?imgurl= ... f%26sa%3dn
(desculpem só ter links noutras linguas mas fiz formação fora e não conheço muitos mais exemplos em português)
concordo que em portugal não é preciso ir tão longe, mas aparentemente nem perto se vai. eu não conheço exemplos de casas passivas em portugal.
já no ano passado introduzi, sem muito êxito, este tema aqui no forum:
viewtopic.php?f=31&t=5099
v
-
- Membro Silver
existem mais exemplos nos países em que as necessidades de climatização ocupam quantidades muito mais vastas de energia e onde investir num cuidado redobrado por este tipo de estratégia é mais compensador.concordo que em portugal não é preciso ir tão longe, mas aparentemente nem perto se vai. eu não conheço exemplos de casas passivas em portugal.
em portugal existem "exemplos" mas uma parte dos projectistas engloba os príncípios da arq. bioclimática de forma intuitiva- todos os conhecimentos básicos pertencem ao senso comum e são milenares. existe a ideia errada de que o nosso clima ameno permite qualquer tipo de construção- tem necessidades pequenas mas elas existem.
no entanto em portugal morre-se de frio e de calor por responsabilidades nos dois campos: os construtores não sabem ou não querem fazer de outra maneira; os projectistas não condicionam o projecto que lhes apetece fazer por aquele que se devia fazer; os clientes desconhecem que uma habitação poderá não precisar de climatizações e vão por aquilo que é familiar.
todos os comentadores que optam aqui por um sistema ou outro dão motivos inteiramente válidos para as suas opções mas também reconhecerão que não adianta um ac espectacular, eficiente e económico se estiver instalado numa tenda.
se poderem investir milhares de euros á partida avaliem o edifício e invistam na qualidade da construção e só depois optem por uma solução para a sua climatização.
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça dez 04, 2007 10:52 am
viva!
em portugal para além dos projectos mais conhecidos e divulgados conheço um que encontrei perto de lagos no algarve. uma urbanização que visitei e que me chamou a atenção. vi algumas villas em construção e o que me chamou logo a atenção foi a ausência de ar condicionado, e achei os materiais inovadores e o isolamento impressionante.
ver em: http://www.almaverde.com/coolhouse_project.php
até mais!
em portugal para além dos projectos mais conhecidos e divulgados conheço um que encontrei perto de lagos no algarve. uma urbanização que visitei e que me chamou a atenção. vi algumas villas em construção e o que me chamou logo a atenção foi a ausência de ar condicionado, e achei os materiais inovadores e o isolamento impressionante.
ver em: http://www.almaverde.com/coolhouse_project.php
até mais!
-
- Membro Dedicado
eu penso que a ignorância não venha do cliente final. o cliente final de hoje conhece as varias possibilidades, vivemos num mundo global e a arquitectura não faz excepção.nuno oliveira Escreveu: ... os clientes desconhecem que uma habitação poderá não precisar de climatizações e vão por aquilo que é familiar...
quase todos temos acesso a internet, as informações estão à mercê de um click.
o problema maior a meu ver são os projectistas e os construtores.
quando comecei a projectar a minha casa falei ao meu arquitecto da casa passiva e disse-lhe que era aquilo que eu desejava para mim. qual foi a minha surpresa quando o arquitecto me disse que era a primeira vez que ouvia falar de casa passiva.
está claro que o cliente sabe aquilo que quer: uma casa confortável no verão e no inverno, económica, com modesta necessidade de uso de combustivel para conservar o conforto térmico,
uma casa amiga da natureza, sem desperdicios, com possibilidade de desfrutar os elementos naturais (sol, água, vento).
mas quando o cliente vai a propor tudo isto ao projectista e ao construtor, se dá conta que eles não sabem de que coisa o cliente está a falar.
e é aí que então o cliente decide de deixar correr as coisas, porque não encontra uma solução para aquilo que deseja.
isso não é fácil aqui em portugal.
um exemplo...
alguém já ouviu falar de radão?
trata-se de uma coisa muito grave. o radão é um gás radioactivo de natural que resulta ser a segunda causa de morte por tumor pulmonar.
é um gás radioactivo, inodoro, incolor e insípido (detectável só com instrumentos particulares).
onde se encontra? nas nossas casas.
http://www.deco.proteste.pt/saude/preve ... 348991.htm
http://www.sppcr.online.pt/radao.htm
http://www.beirabaixa.net/index.php?opt ... &itemid=42
o que se faz em portugal para evitar o radão? nada ou quase nada.
se pesquiso em internet produtos para proteger uma casa contra o radão (radon), encontro produtos e sistemas em muitas linguas (inglês, italiano,etc)
se faço a mesma pesquisa em portugal, não se encontra nada. silêncio absoluto, interpelei várias empresas que produzem e vendem isolantes de vário tipo para saber se produziam membranas isolantes contra o radão. qual foi a resposta? a resposta não existe.
é claro que aqui entra outro factor importante. as empresas inglesas, americanas, italianas, etc. dão sempre uma resposta às vossas e-mails ao contrário as empresas portuguesas raramente se dignam de dar-vos uma resposta. portanto isto também se deve ter em consideração (talvez não respondam, não porque o produto não o tenham mas porque não são habituados a responder às emails).
falei ao meu arquitecto do problema radão e ele num primeiro tempo me disse que não sabia muito do tema e em seguida tentou tranquilizar-me dizendo que o radão era como a alta tensão pode ser um perigo como pode não ser.
é como dizer que enquanto uma coisa não seja absolutamente evidente o problema não existe. isto é o mesmo que negar a validêz da pesquisa.
o risco do amianto para a saúde tanbém era já conhecido muito antes que as pessoas envolvidas começassem a cair como moscas, mas ninguém fez nada até quando a consistência dos mortos não veio a ser embaraçante.
-
- Membro Silver
a sua frustação é inteiramente justificada.o problema maior a meu ver são os projectistas e os construtores.
quando comecei a projectar a minha casa falei ao meu arquitecto da casa passiva e disse-lhe que era aquilo que eu desejava para mim. qual foi a minha surpresa quando o arquitecto me disse que era a primeira vez que ouvia falar de casa passiva.
é problemático generalizar acerca das responsabilidade dos vários intervenientes mas a verdade é que a ignorância é abrangente, seja de forma deliberada ou não.
nenhum arquitecto passa por uma universidade pública sem conhecer os princípios da arq. solar passiva (embora apenas desde os últimos 15 anos isto seja levado a sério nos trabalhos práticos anuais). a realidade é que os meus colegas muitas vezes vêm isto precisamente como um capricho do cliente (ver desculpa do "em portugal não faz mal") que influencia o desenho- pode constrangir algumas opções para o espaço que se pretende mas o desafio do projectista é precisamente conhecer e equilibrar todas as condicionantes!
os promotores ignoram tudo aquilo que o mercado não está a exigir num dado momento e o que o mercado não exige é para fazer o mais barato possível.
exemplo 1: as pessoas adoram mármore nos wc mas não pedem muito isolamento x ou y. solução: poupa-se com o isolamento barato e tóxico (como diz o viriato) e chapamos com mármore no wc de serviço (funciona mal e é caro).
exemplo 2: as pessoas pedem aquecimento central ou ac pré-instalado mas não querem saber do tipo de parede e caixilharia. solução: instala-se um equipamento caríssimo para o status mas que é menos eficiente pela fraca protecção do edifício.
agora alguns iluminados promovem "edifícios verdes" (que basicamente apenas têm que respeitar a nova legislação) mas como o termo genérico não tem vínculo legal ao que oferecem podem atribuí-lo a qualquer construção que lhes apeteça.
os clientes, ao contrário dos frequentadores deste forum não sabem nem querer saber destes termos invulgares que associam a arq. solar passiva ao new age e a edifícios de aspecto invulgar (em portugal, no ano 2008, a sustentabilidade é algo esotérico). a realidade é que praticamente as mesmíssimas condições e até gostos podem existir com um tipo de planeamento ambientalmente responsável, mesmo os calhamaços sobredimensionados onde muitas familias habitam nas áreas suburbanas.
o viriato teve uma experiência infeliz ao não encontrar profissionais que correspondessem aos seus interesses para a sua habitação.tomara que seja o primeiro de muitos curiosos a terem este cuidado e não se desencorajarem.
tenho pessoalmente esta experiência de incompreensão diariamente desde com colegas, empreiteiros, promotores e também clientes.
ainda é precisa uma geração inteira para educar a cultura construtiva em portugal.
-
- Membro Dedicado
aqui está um argumento muito importante.nuno oliveira Escreveu:
os clientes, ao contrário dos frequentadores deste forum não sabem nem querer saber destes termos invulgares que associam a arq. solar passiva ao new age e a edifícios de aspecto invulgar (em portugal, no ano 2008, a sustentabilidade é algo esotérico).
...ainda é precisa uma geração inteira para educar a cultura construtiva em portugal.
quem tem a responsabilidade da educação construtiva em portugal?
suponho que a maioria dos participantes a este forum estão aqui porque lhes interessa todos estes temas de bioarquitectura e procuram novas ideias para melhorar a propria qualidade de vida no ambito das proprias habitações. este é o motivo que me trouxe aqui e estou certo que é o mesmo para os outros participantes, cada um de nós é um "cliente" e todos estamos aprendendo, por isso podemos considerar este forum como um curso de educação sobre bioarquitectura.
todavia, na minha opinião, a maior responsabilidade deste tipo de educação, cai sobre os ombros dos projectistas.
em geral a opinião que os clientes teem dos arquitectos (e aqui espero de não ser ofensivo ) é de serem tipos excentricos que propõem desenhos de edificios estranhos e horrendos onde nem eles proprios teriam a coragem de habitar, que estão sempre à procura de experências novas e aí o cliente tenta de evitar de ser a proxima cobaia.
e penso de não enganar-me quando digo que a maioria dos clientes gostaria de evitar a experiência de ter que contratar um arquitecto.
os arquitectos sabem ou deveriam saber que a gente odia todos esses edificios feitos de blocos, cubos, caixas, etc., sem nenhuma atractiva.
os clientes normalmente são muito ligados às próprias tradições e o aspecto duma habitação, também tem uma grande importância mas admito que muitos clientes erroneamente metem isso em "pole position".
eu penso que o projectista deveria ter tudo isso em consideração (e provavelmente muitos o teem) e propor projectos onde o aspecto tradicional duma casa (segundo a propria região) se case bem com as novas tecnologias.
uma casa passiva pode ser feita como um cubo...
http://www.casapassiva.com/autoimg/566_ ... _tutti.jpg
mas tambem pode ser feita mais parecida a uma casa tradicional...
http://www.agenziacasaclima.it/it/casac ... 2056cf5b5c
eu pessoalmente não gostaria de habitar num cubo mas gostaria que a minha casa desfrutasse os beneficios da bioarquitectura.
daquilo que posso compreender nuno oliveira é um projectista e das suas palavras se deduz que tenha ideias muito claras sobre os temas que estamos tratando.
é muito apreciavel a sua participação a este forum assim como os seus conselhos e espero que a sua continuada participação possa ajudar a cambiar a opinião torcida que geralmente os clientes teem do proprio projectista.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
eu penso que tem toda a razão, estou também em fase de projecto e procuro o mesmo que você (embora não me importe de "morar" num cubo ), e os meus arquitectos têm umas ideias interessantes que me abriram os horizontes... mas mesmo assim, agora que o projecto está a estabilizar, fico com a sensação que podíamos ter feito melhor, e porquê?
essencialmente por duas razões: a mais óbvia é a contenção do orçamento, que dificulta o acesso a determinados materiais... mas a outra é que me preocupa mais: tem a ver com o "trabalho"... dá trabalho projectar uma casa com princípios passivos, e essa é a questão.
penso que o trabalho que dá, é um dos problemas da "adesão" destas coisas, por parte dos arquitectos, mesmo aqueles que conhecem.
não é muito mais simples uma abordagem "tipificada": vêm o tipo de cliente (que tipo de arquitectura, esteticamente falando, gosta) ,a área da casa, a tipologia, vão ao seu "banco" de "protótipos", escolhe 1 ou 2, fazem uns ajustes e "voilá"!
agora, "partir pedra", estudar o local, a orientação, os materiais, as "técnicas" aplicáveis... enfim, dá trabalho, e começo a achar que, ao contrário do que muitos pensam, os arquitectos não ganham assim tão bem... para fazer um trabalho bem feito, tem de trabalhar muitas horas... e para ganharem bem, têm de ter um projecto pronto, em poucas... eis o dilema...
assim, é mais simples aplicar as "ideias pré-concebidas" do que é "bom"... o "look" "da moda", os acabamentos "de qualidade", os extras "de luxo"... é mais rápido... portanto mais lucrativo, e provavelmente também mais "seguro" o "reconhecimento" do cliente, em relação à "qualidade" do projecto...
o nuno oliveira poderá confirmar ou não, a minha ideia...
é pena ....
essencialmente por duas razões: a mais óbvia é a contenção do orçamento, que dificulta o acesso a determinados materiais... mas a outra é que me preocupa mais: tem a ver com o "trabalho"... dá trabalho projectar uma casa com princípios passivos, e essa é a questão.
penso que o trabalho que dá, é um dos problemas da "adesão" destas coisas, por parte dos arquitectos, mesmo aqueles que conhecem.
não é muito mais simples uma abordagem "tipificada": vêm o tipo de cliente (que tipo de arquitectura, esteticamente falando, gosta) ,a área da casa, a tipologia, vão ao seu "banco" de "protótipos", escolhe 1 ou 2, fazem uns ajustes e "voilá"!
agora, "partir pedra", estudar o local, a orientação, os materiais, as "técnicas" aplicáveis... enfim, dá trabalho, e começo a achar que, ao contrário do que muitos pensam, os arquitectos não ganham assim tão bem... para fazer um trabalho bem feito, tem de trabalhar muitas horas... e para ganharem bem, têm de ter um projecto pronto, em poucas... eis o dilema...
assim, é mais simples aplicar as "ideias pré-concebidas" do que é "bom"... o "look" "da moda", os acabamentos "de qualidade", os extras "de luxo"... é mais rápido... portanto mais lucrativo, e provavelmente também mais "seguro" o "reconhecimento" do cliente, em relação à "qualidade" do projecto...
o nuno oliveira poderá confirmar ou não, a minha ideia...
é pena ....
-
- Membro Silver
antes de mais acho extremamente positivo que começe a existir uma boa influência vinda do mercado sobre os agentes do sector da construção no que diz respeito a práticas ambientalmente responsáveis.
como disse anteriormente é difícil generalizar mas uma analogia possível seria o do sector da saúde:
de quem será a responsabilidade dos problemas de saúde dos portugueses? dos médicos que são negligentes, da falta de alguns meios ou competência das entidades hospitalares ou dos hábitos quotidianos de alguns dos pacientes?
como é óbvio trata-se de uma questão complexa demais para redundar numa responsabilização directa e a resposta mais aproximada seria provavelmente atribuir um papel parcial a cada um destes intervenientes.
existem alguns colegas arquitectos (ainda poucos) que começam a trabalhar exclusivamente sob preceitos ambientais, garantindo com a sua experiência o bom desempenho dos seus edifícios o que indica que o mercado começa a acomodar este tipo de serviços.
(devido ás regras do forum pelo mesmo motivo que não exponho a minha profissão não divulgarei aqui os nomes das empresas)
de modo geral , tal como em qualquer outra profissão, existem na arquitectura todo o tipo de posturas e graus de formação dos profissionais que a constituem, inclusive os artistas (e autistas).
para não fugir ainda mais ao tópico perguntaria á monica e ao viriato se contemplam incorporar algum meio de climatização nas suas habitações em desenvolvimento ou se contam apenas com a arq. solar passiva e construção eficiente.
como disse anteriormente é difícil generalizar mas uma analogia possível seria o do sector da saúde:
de quem será a responsabilidade dos problemas de saúde dos portugueses? dos médicos que são negligentes, da falta de alguns meios ou competência das entidades hospitalares ou dos hábitos quotidianos de alguns dos pacientes?
como é óbvio trata-se de uma questão complexa demais para redundar numa responsabilização directa e a resposta mais aproximada seria provavelmente atribuir um papel parcial a cada um destes intervenientes.
existem alguns colegas arquitectos (ainda poucos) que começam a trabalhar exclusivamente sob preceitos ambientais, garantindo com a sua experiência o bom desempenho dos seus edifícios o que indica que o mercado começa a acomodar este tipo de serviços.
(devido ás regras do forum pelo mesmo motivo que não exponho a minha profissão não divulgarei aqui os nomes das empresas)
de modo geral , tal como em qualquer outra profissão, existem na arquitectura todo o tipo de posturas e graus de formação dos profissionais que a constituem, inclusive os artistas (e autistas).
para não fugir ainda mais ao tópico perguntaria á monica e ao viriato se contemplam incorporar algum meio de climatização nas suas habitações em desenvolvimento ou se contam apenas com a arq. solar passiva e construção eficiente.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
moro na zona do porto, e como os invernos são frios, penso ter algum meio de aquecmento. cada vez mais penso sobre o tipo de "potência" e complexidade terei necessidade...
adoro lareiras, e temos previstas 2, uma em cada piso (com recuperador). tinha pensado em ter recuperadores "normais".
e depois pensava também ter piso radiante, talvez com algum apoio solar.
desde que "pesquiso" "cheguei à conclusão" que é um "mau negócio" sobredimensionar o sistema solar, para dar o tal apoio... por isso penso em ter simplesmente o suficiente para aquecer águas de banhos .
em relação ao que iria "alimentar" o piso radiante: já pensei em várias soluções: uma caldeira a pellets (uma automática e com boa autonomia é bem cara), e numa bomba de calor (também não é barata...).
a minha questão, neste momento é: será que preciso mesmo de um terceiro sistema (além dos painéis e das lareiras)? e se eu conseguir por as lareiras a aquecer a água do acumulador (que simultaneamente servirá para banhos e para aquecer o pavimento, e será também pré-aquecido pelos painéis)? que uso real teria o 3º sistema?
se a casa estiver bem projectada e construída, se calhar quase nunca ia precisar do 3º sistema... então mais vale deixar a resistência do acumulador funcionar, quando for mesmo preciso.
confesso que tenho receio, de passado um inverno, chegar à conclusão que preciso do 3º sistema... senão até prescindia do piso radiante...
neste momento a minha ideia será tentar ter, como forma de climatização piso radiante, com 2 recuperadores... estou a ponderar um ser a pellets (mas um modelo tipo salamandra), mais por uma questão de poder ser programável.
é curioso é ver a "evolução" das minhas opções, graças, essencialmente ao que vejo escrito por aqui
adoro lareiras, e temos previstas 2, uma em cada piso (com recuperador). tinha pensado em ter recuperadores "normais".
e depois pensava também ter piso radiante, talvez com algum apoio solar.
desde que "pesquiso" "cheguei à conclusão" que é um "mau negócio" sobredimensionar o sistema solar, para dar o tal apoio... por isso penso em ter simplesmente o suficiente para aquecer águas de banhos .
em relação ao que iria "alimentar" o piso radiante: já pensei em várias soluções: uma caldeira a pellets (uma automática e com boa autonomia é bem cara), e numa bomba de calor (também não é barata...).
a minha questão, neste momento é: será que preciso mesmo de um terceiro sistema (além dos painéis e das lareiras)? e se eu conseguir por as lareiras a aquecer a água do acumulador (que simultaneamente servirá para banhos e para aquecer o pavimento, e será também pré-aquecido pelos painéis)? que uso real teria o 3º sistema?
se a casa estiver bem projectada e construída, se calhar quase nunca ia precisar do 3º sistema... então mais vale deixar a resistência do acumulador funcionar, quando for mesmo preciso.
confesso que tenho receio, de passado um inverno, chegar à conclusão que preciso do 3º sistema... senão até prescindia do piso radiante...
neste momento a minha ideia será tentar ter, como forma de climatização piso radiante, com 2 recuperadores... estou a ponderar um ser a pellets (mas um modelo tipo salamandra), mais por uma questão de poder ser programável.
é curioso é ver a "evolução" das minhas opções, graças, essencialmente ao que vejo escrito por aqui
-
- Membro Silver
- Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm
caro nuno oliveira,nuno oliveira Escreveu: para não fugir ainda mais ao tópico perguntaria á monica e ao viriato se contemplam incorporar algum meio de climatização nas suas habitações em desenvolvimento ou se contam apenas com a arq. solar passiva e construção eficiente.
não será um bocado utópico pensar que é possível prescindir completamente de um sistema de climatização?
é que, por melhor que seja o isolamento da casa, após uma semana contínua de frio sem sol, não há casa que não arrefeça...
é certo que estas condições ocorrem poucas vezes por ano, mas também me lembro de meses inteiros quase sem ver o sol...
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
interessante esta discussão.
também tenho constatado membros que planeiam um bom isolamento complementado com cerca de 25.000 € de equipamento de climatização. até me arrepiam estes valores. quando nos preocupamos com a qualidade da construção não faz sentido admitir-mos vir a gastar 25.000€ em climatização que nos vai consumir 1000 ou 2000 por ano em energia. se a casa estiver bem construída qualquer calorzinho bastará e arrefecimento nunca será necessário.
cumprimentos
também tenho constatado membros que planeiam um bom isolamento complementado com cerca de 25.000 € de equipamento de climatização. até me arrepiam estes valores. quando nos preocupamos com a qualidade da construção não faz sentido admitir-mos vir a gastar 25.000€ em climatização que nos vai consumir 1000 ou 2000 por ano em energia. se a casa estiver bem construída qualquer calorzinho bastará e arrefecimento nunca será necessário.
cumprimentos
-
- Membro Silver
caro sagan,
não sou de modo algum contra os mecanismos de climatização e tenho aprendido muitos pormenores e opiniões em 1º mão no forum e neste tópico que vão de certeza ajudar no futuro.
neste caso poderá entrar um meio de climatização artificial que, em conjunto com o comportamento do edifício, será eficiente e aplicado apenas pontualmente. existe um livro que detalha várias construções no norte da europa em que nenhuma usa meios artificiais de climatização, excepto biomassa em dois exemplos (não sei porque os incluiram sem mencionar este facto). nestes casos foi sempre atingido no interior um mínimo de 18º.
http://www.detail.de/rw_5_kaufen_en_hol ... etails.htm
mais uma vez tudo depende da especificidade dos espaços, nomeadamente a sua configuração e dimensão uma vez que os equipamentos, actividades e os próprios seres humanos são também fontes de calor.
neste livro foram também detalhados estas variáveis (sempre dentro das utilizações médias e lógicas), que são cruciais em atingir estas temperaturas mínimas.
pode ser difícil e implicar muito planeamento mas não é de todo utópico.
cumprimentos!
não sou de modo algum contra os mecanismos de climatização e tenho aprendido muitos pormenores e opiniões em 1º mão no forum e neste tópico que vão de certeza ajudar no futuro.
está correcto quando diz que se não houver ganhos a sul numa semana de inverno sem sol não há possibilidade de aquecimento directo e tem também razão quando diz que esta situação ocorre com pouca frequência embora sejam prováveis algumas semanas de outubro a abril nestas condições (claro que meses sem sol é um pouco mais invulgar).é que, por melhor que seja o isolamento da casa, após uma semana contínua de frio sem sol, não há casa que não arrefeça...
neste caso poderá entrar um meio de climatização artificial que, em conjunto com o comportamento do edifício, será eficiente e aplicado apenas pontualmente. existe um livro que detalha várias construções no norte da europa em que nenhuma usa meios artificiais de climatização, excepto biomassa em dois exemplos (não sei porque os incluiram sem mencionar este facto). nestes casos foi sempre atingido no interior um mínimo de 18º.
http://www.detail.de/rw_5_kaufen_en_hol ... etails.htm
mais uma vez tudo depende da especificidade dos espaços, nomeadamente a sua configuração e dimensão uma vez que os equipamentos, actividades e os próprios seres humanos são também fontes de calor.
neste livro foram também detalhados estas variáveis (sempre dentro das utilizações médias e lógicas), que são cruciais em atingir estas temperaturas mínimas.
pode ser difícil e implicar muito planeamento mas não é de todo utópico.
cumprimentos!
-
- Membro Dedicado
a minha intenção é de não usar um sistema tradicional de aquecimento central mas de construir em modo a haver um bom isolamento.nuno oliveira Escreveu: para não fugir ainda mais ao tópico perguntaria á monica e ao viriato se contemplam incorporar algum meio de climatização nas suas habitações em desenvolvimento ou se contam apenas com a arq. solar passiva e construção eficiente.
os materiais usados são:
- tecto ventilado estrutura completamente de madeira.
- paredes norte e nascente, duplas granito+tijolo separadas da uma camara-de-ar forradas na parte interior com madeira.
- paredes a sul e poente com vidraças para ganho termico directo e indirecto.
- janelas com vidros duplos.
a área total é de 125 m2 mais garagem.
ainda estou à espera do projecto térmico para haver o calculo das dispersões térmicas dos ambientes.
sòmente conhecendo as kcal/h ou w/h de cada ambiente se pode saber como dimensionar um sistema de aquecimento.
a minha intenção inicial é de usar um recuperador de calor alimentado a lenha para aquecimento.
e usar paneis solares para aqs.
mas será tudo subordinado ao projecto térmico porque sem ele ninguem pode falar seriamente de sistemas de climatização.
-
- Membro Dedicado
a casa passiva é possível...sagan Escreveu:
caro nuno oliveira,
não será um bocado utópico pensar que é possível prescindir completamente de um sistema de climatização?
é que, por melhor que seja o isolamento da casa, após uma semana contínua de frio sem sol, não há casa que não arrefeça...
é certo que estas condições ocorrem poucas vezes por ano, mas também me lembro de meses inteiros quase sem ver o sol...
nos primeiros anos '80 na suecia se construiram casas com um consumo de apena 10 / 12 litros de gasoleo ao mq/ano.
desde 1989-90 em alemanha se costroem casas a baixo consumo energetico com um consumo de 7 / 9 litros de gasoleo ao mq/ano.
este tipo de casa chegou a ser um standard, e nos ultimos anos já foram construidas mais de 800.
foram até construidos prototipos de "casas passivas", a zero energia, com um consumo de 0,4 litros de gasoleo ao mq/ano mas resultam ainda demasiado caras para o mercato.
o experto de energia amory lovins realizou numa das zonas mais frias dos usa, em rocky mountains no colorado, uma casa a energia zero onde usa só a energia solar.
duas casas a energia zero em friburg, na alemanha, dão testemunho que isto é absolutamente possivel.