já estava com saudades das suas intervenções para apimentar a discussão mas mais uma vez concordo com tudo o que disse!
concordo plenamente, não disse que o aquecimento não era um facto científico disse que o medo é um mau educador.1. al gore reproduz o que os cientistas climaticos dizem, nao são invençoes dele.
concordo plenamente, quer suba ou desca o nível do mar o desaparecimento dos ecossistemas e a influência negativa nas correntes marítimas é desastrosa. só disse que é mais fácil explicar a alguém sobre os problemas da qualidade do ar nas cidades p.e. (as mesmas emissões que causam o a.g. logo o mesmo problema) do que o funcionamento do clima. existe um folheto infantil que circula no ensino básico sobre o ambiente que diz assim. "sabias que o fumo dos carros e das fábricas afecta os teus pulmões?" é mais eficaz e fácil de entender porque causa e efeito são facilmente correlacionáveis.2. icebergs: faz sentido faz... porque causa da salinidade da agua e o gelo é agua doce dos nevoes, mas o que significa 1%? quase nada é certo. no entanto ... estás a ignorar o gelo que está sobre a crosta terrestre ou em zonas pouco profundas que quando a "rolha" saltar descem para o mar, incluindo as gigatoneladas de gelo que se retiam no topo das montanhas e agora fluem livremente para o mar.
e o resultado final é o mesmo.
claro que tal não implica que se vá sobrepôr este tipo de mensagem a outra informação científica mas as pessoas tendem a reagir mais rapidamente em relação a aquilo que as afecta directamente e que empiricamente comprovam.
o meu trabalho gira em torno de investigação sobre construção sustentável há 5 anos (a construção é um dos maiores poluentes do planeta), sou membro activo de duas organizações ambientais á 4, já participei em manifestações relacionadas com o ambiente, reciclo, composto, não ando de carro, compro alimentos e produtos locais, optimizei o meu consumo de energia dos equipamentos, recolho e reaproveito água da chuva, tenho redutores nos autoclismos, duches e torneiras, tenho uma horta de 50 m2 de onde tiro 20% dos meus alimentos, e para terminar estou a falar consigo via forum nova energia! mas ainda tenho muito trabalho pela frente.3. mudanças climatericas radicais, inundaçoes e travagem das correntes maritimas ... queres ignorar isto? estás à vontade...
não ignoro- é o meu estilo de vida!
concordo plenamente, não são manobras mas o debate aqui é esse: qual é o modo mais eficiente de gerar consenso entre o público? qual é o grande argumento?4. acham mesmo que as catastrofes ambientais são manobras publicitárias? meus amigos, as noticias falam por si... já aconteceram, estão a aconteçer e vão piorar... e serão directamente proporcionais aos desmazelo humano e ao seu poder para ignorar o que lhes bate à porta.
a minha perspectiva é que a economia é mais eficaz como elemento de persuasão do que a escatologia.
quando as tecnologias e comportamentos relacionados com a sustentabilidade forem claramente mais económicos do que as alternativas (para lá caminham rapidamente ) não há como evitar a mudança de mentalidades.
concordo plenamente, a responsabilidade será sempre partilhada por todos nós.5. factos: quem mais polui mais pensa que nada tem com as alteraçoes climatericas, quem mais se preocupa e age mais pensa que a culpa é toda sua...
em várias ocasiões já me foi dado o epíteto de eco-fanático mas é a minha primeira vez como eco-céptico.
po outro lado uma vez que nas hostes verdes já existem vários tipos de activismo isto demonstra uma maturidade do movimento e é até mais um motivo para estar optimista.
cumprimentos!