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Re: Conversão Smart para EV
Enviado: domingo out 19, 2008 7:34 pm
por tvcrabo
penso que se colocares um motor ac poder aproveitar e deixar o motor engrenado e colocar um valor na rampa de desaceleração do inverter de modo a aproveitares o movimento das rodas para a regenerativa. o mais dificil pode ser mesmo acertar com o valor de rampa ideal... eventualmente será por tentativa erro.
por outro lado penso que pudemos aproveitar uma coisa que nos motores de ci n dá. se achamos que ja vamos na velocidade ideal ao nao acelerar nao chegará corrente ao motor electrico, no entanto este nao irá travar o movimento do carro ao contrario de um de ci. quase que pudemos usar uma conduçao pulse an drive para prolongar a automia.
Re: Conversão Smart para EV
Enviado: domingo out 19, 2008 8:14 pm
por TOZEVE
a travagem regenerativa pode ser aplicada com o sensor de travao...
a rotacao nao vai para 0 mas o motor fica livre e sendo muito leve quando tentares meter uma velocidade a cima ele facilmente atinge a velocidade da caixa...
bluesky Escreveu:o veio do motor esta acoplado com um "adaptador" feito a medida ao veio da caixa, logo o que nao existe é volante de motor e embraiagem. teoricamente basta tirar pé do acelerador cada vez que se quer meter uma mudança. isto é possivel porque os motores electricos nao precisam de estar a trabalhar (ralentim) como os de ci.
entao todas as vezes que eu preciso de comutar uma velocidade tenho de tirar o pe do acelarador, logo o motor vem logo para as 0 rpms, correcto? entao tem de existir um sistema de roda livre, ou seja, o motor nao pode estar engrenado directamente à transmissao, sendo tambem impossivel um de sistema de travagem regenerativa. estou certo?
Re: Conversão Smart para EV
Enviado: domingo out 19, 2008 8:50 pm
por Bluesky
a rotacao nao vai para 0 mas o motor fica livre e sendo muito leve quando tentares meter uma velocidade a cima ele facilmente atinge a velocidade da caixa...
mas nao ouves sempre um "arranhar" tipo prego? se o motor fosse mais inercial ou estivesse à carga, mesmo sem acelerador (por exemplo com a aplicaçao da travagem regenerativa), o resultado nao seria bom, pois nao? nao seria melhor pensar numas mudanças de variaçao continua automaticas? ou num motor com disponibilidade para altas rotaçoes em que seja necessario só uma mudança?
Re: Conversão Smart para EV
Enviado: domingo out 19, 2008 9:18 pm
por tvcrabo
a mim parece-me que se for para regenerativa o ideal ideal era motor com capacidade para altas rotaçoes (por exemplo com rolamentos de classe c3) e transmissao directa para evitar perdas ao maximo. claro que isso tem os seus custos como todos sabemos...
Re: Conversão Smart para EV
Enviado: domingo out 19, 2008 9:25 pm
por jmal
tvcrabo Escreveu:a mim parece-me que se for para regenerativa o ideal ideal era motor com capacidade para altas rotaçoes (por exemplo com rolamentos de classe c3) e transmissao directa para evitar perdas ao maximo. claro que isso tem os seus custos como todos sabemos...
não entendi esse ponto, se a transmissão for directa não é preciso alta rotação, aliás precisas é de baixa rotação, a vantagem de utilizar a caixa é que o motor não necessita de ter tanta potência, isto porque pode utilizar a desmultiplicação para converter rotação em torque.
Re: Conversão Smart para EV
Enviado: domingo out 19, 2008 9:48 pm
por Bluesky
isto porque pode utilizar a desmultiplicação para converter rotação em torque.
vejo a coisa ao contrario, mais propriamente torque (dentro de uma gama limitada de rotaçoes) em rotaçao ao eixo sempre crescente (multiplicado).
Re: Conversão Smart para EV
Enviado: domingo out 19, 2008 9:50 pm
por TOZEVE
não não ouves nada e o motor so trava depois do sensor do travao ser actuado por isso é indiferente.
o proximo devo manter a embraiagem só para resolver o problema de abituação , assim é igual e ninguem estranha.
bluesky Escreveu:a rotacao nao vai para 0 mas o motor fica livre e sendo muito leve quando tentares meter uma velocidade a cima ele facilmente atinge a velocidade da caixa...
mas nao ouves sempre um "arranhar" tipo prego? se o motor fosse mais inercial ou estivesse à carga, mesmo sem acelerador (por exemplo com a aplicaçao da travagem regenerativa), o resultado nao seria bom, pois nao? nao seria melhor pensar numas mudanças de variaçao continua automaticas? ou num motor com disponibilidade para altas rotaçoes em que seja necessario só uma mudança?
Re: Conversão Smart para EV
Enviado: domingo out 19, 2008 9:55 pm
por jmal
bluesky Escreveu:isto porque pode utilizar a desmultiplicação para converter rotação em torque.
vejo a coisa ao contrario, mais propriamente torque (dentro de uma gama limitada de rotaçoes) em rotaçao ao eixo sempre crescente (multiplicado).
não entendi o teu ponto de vista, sem torque não tens rotações.
Re: Conversão Smart para EV
Enviado: domingo out 19, 2008 11:14 pm
por Bluesky
o motor gera torque (força de torçao) associada a uma determinada rotaçao. mas a gama de torque/rotaçao é limitada, dai utilizarmos a desmultiplicaçao para converter essas rotaçoes do motor em rotaçoes (superiores) na transmissao. estou errado?
Re: Conversão Smart para EV
Enviado: domingo out 19, 2008 11:47 pm
por visitante
vivam ...
bluesky Escreveu:o motor gera torque (força de torçao) associada a uma determinada rotaçao. mas a gama de torque/rotaçao é limitada, dai utilizarmos a desmultiplicaçao para converter essas rotaçoes do motor em rotaçoes (superiores) na transmissao. estou errado?
não..e esse foi um dos problemas que levou ao desenvolvimento das caixas de velocidade...
abraços
[***************]
Re: Conversão Smart para EV
Enviado: quinta out 23, 2008 6:25 pm
por Bluesky
Re: Conversão Smart para EV
Enviado: quinta out 23, 2008 9:46 pm
por jmal
claro que tem, toda a gente tem, mas o tozerrvm conseguiu meter um a circular e legal.
Re: Conversão Smart para EV
Enviado: quarta out 29, 2008 4:33 am
por Bluesky