Eléctrica feita em casa

Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por giles »

aqui vê-se o suporte que foi adaptado. como transmissão adoptou-se a corrente de bicicleta normal , uma roda pedaleira com o nº de dentes que foi possível encontrar e um pinhão de sentido único que foi cravado a uma peça de alumínio para se adaptar ao veio do motor.
Transmissão inicial
Transmissão inicial
IMG_6273.JPG (138.82 KiB) Visto 7138 vezes
até encontrar uma solução melhor usei o suporte que vêm nas fotos a seguir para alojar as 2 baterias e o controlador e que me deu a possibilidade de testar como é que a coisa funcionava. foi adicionado um interruptor de chave, uma tomada de carga para as baterias e um dispositivo térmico de corte.
IMG_6287.JPG
IMG_6287.JPG (144.53 KiB) Visto 7138 vezes
IMG_6293.JPG
IMG_6293.JPG (145.39 KiB) Visto 7138 vezes
em resultado, o motor estava em sobrecarga, com uma corrente muito perto dos 30a.
foi necessário voltar a trabalhar ao nível da desmultiplicação.
não sei se estou a fazer isto bem, mas como só me permitem a introdução de 3 ficheiros anexos, continuo no post seguinte...

Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por giles »

... continuação:
procurei adaptar um sistema de roda livre práticamente do tamanho do pinhão original que vinha no motor. só encontrei isso nos estados unidos mas com um passo de corrente diferente. tive que comprar nova corrente, denominada por #25 chain e rodas dentadas de maiores dimensões para adaptar no eixo da roda da bicicleta. este foi o resultado:
IMG_6286.JPG
IMG_6286.JPG (143.57 KiB) Visto 7132 vezes
IMG_6291.JPG
IMG_6291.JPG (144.47 KiB) Visto 7132 vezes
o sistema começou a ficar mais interessante. consegui reduzir bastante a corrente no motor e meti-me à aventura tendo conseguido fazer perto dos 20km. entretanto resolvi fazer mais uma melhoria. é que conseguia passar dos 30km/h mas o arranque era muito lento. era mais interessante aumentar o binário.
então, desta vez fiz mais umas contas, e resolvi mandar cortar uma roda dentada com o mesmo passo de forma a permitir usar o mesmo tipo de corrente, mas com um maior número de dentes.
este foi o resultado e o que acabou por ficar:
IMG_6374.JPG
IMG_6374.JPG (139.79 KiB) Visto 7132 vezes
não voltei a testar em termos de autonomia. o arranque não é muito poderoso mas é aceitável e a corrente respeita os valores nominais do motor. só falta uma melhoria, que vem no post seguinte...

Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por giles »

na caixa preta encontra-se o variador e as 2 baterias do tipo sla de 12v/12a. este peso atrás torna a bicicleta muito desequilibrada. especialmente ao desmontar, quem não sabia, quase sempre que a deixava tombar de lado. então acabei por comprar uma caixa da crystalyte, que acabei por aplicar. ficaria talvez mais agradável se a tivesse pintado de outra côr só que o tempo que tem feito não me animou nada para andar a mexer em tintas. vai ficar para um dia destes.
aqui fica o resultado:
IMG_6478.JPG
IMG_6478.JPG (138.66 KiB) Visto 7125 vezes
IMG_6485.JPG
IMG_6485.JPG (145.2 KiB) Visto 7125 vezes
IMG_6482.JPG
IMG_6482.JPG (144.46 KiB) Visto 7125 vezes
a caixa já tem a chave de ignição e tomada de carga que me falta alterar para servir no carregador original.

entretanto iniciei o 2º projecto, interrompido pelo 3º...

Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por giles »

este é o 2º projecto. comprei esta bicicleta nova na norauto por apenas 60€. rápidamente me passou dos 100€ devido à alteração do cubo de trás e das manetes de velocidades que "gemiam" todas por dentro ao rodar.
IMG_6486.JPG
IMG_6486.JPG (135.13 KiB) Visto 7118 vezes
já tem o motor aplicado. desta vez 36v em vez dos 24v do anterior. 3 baterias de chumbo de 7ah ficam mais leves do que as 2 de 12ah. o motor já vem desmultiplicado. falta ainda o controlador para poder testar.

o 3º projecto já está concluído. tratou-se de uma conversão de uma bicicleta de montanha da marca berg. tem o quadro em alumínio e discos de travões (tinha!).
usa um motor brushless da marca crystalyte, de 36v 250w no cubo da roda da frente, um controlador digital de 25a e 3 baterias sla de 12v 7ah. as baterias pesam 6kg e estão alojadas numa mochila adequada para o efeito, da mesma marca, com chave de ignição incluída , onde está também, o controlador. o disco de travão da frente foi substituído por v-brake.
já a tinha testado aqui em casa mas só hoje foi possível fazer o teste de estrada. posso dizer-vos que aqui o terreno tem bastantes declives. fiz 25km e esgotou ao chegar a minha casa que acabou por dar a "facada" final na descarga porque é uma daquelas subidas mesmo puxadas. para a realização destes km motor era sempre a todo o gás nas subidas e as pernas a ajudar. resta-me fazer um teste em condições controladas e estou a pensar fazê-lo amanhã na pista do aeródromo de braga, se me deixarem lá entrar e se o tempo ajudar. posso dizer-vos que fiquei muito satisfeito com o resultado da ajuda do motor nas subidas. as pedaleiras e os pinhões das mudanças de trás andam quase sempre nas mudanças mais altas.
faltou dizer que peso 80kg
aqui está uma foto com o resultado da montagem:
IMG_6490.JPG
IMG_6490.JPG (134.46 KiB) Visto 7118 vezes
e uma foto da montagem eléctrica no interior da mochila:
IMG_6492.JPG
IMG_6492.JPG (125.43 KiB) Visto 7118 vezes
acerca do material da crystalyte, gostei de todo o material eléctrico, controlador, motor, cablagem, punho, indicador de carga da bateria, fichas e das caixas e sacos de baterias. não gostei da qualidade do aro da roda.

bom, espero que estes meus últimos posts possam servir de ajuda a quem procure informação. façam perguntas e coloquem defeitos. até já

eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm

Mensagem por eucurto »

parabéns!! tripla conversão!!

gostei do acabamento do 3.º projecto, sobre este podes dar mais detalhes? pelo que vejo isso parece um kit completo e depois é só montar. se sim, podes indicar links de todo o material necessário? é fácil de montar depois?

Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por giles »

eucurto Escreveu:parabéns!! tripla conversão!!

gostei do acabamento do 3.º projecto, sobre este podes dar mais detalhes? pelo que vejo isso parece um kit completo e depois é só montar. se sim, podes indicar links de todo o material necessário? é fácil de montar depois?
eucurto Escreveu:parabéns!! tripla conversão!!

olá,
sim, o 3º projecto é um kit da marca crystalyte. importei directamente da fábrica.
usa o motor 4011 de 36v, controlador digital de 25a e acelerador no punho com indicação do estado da bateria.
as baterias comprei numa casa de baterias em braga. são 3x12v 7ah.
aqui tens o site da crystalyte. http://www.crystalyte.com

a montagem não é difícil mas convém fazer um pequeno estudo antes de começar a fazer. a passagem dos cabos, ligações e acondicionamento das baterias... especial atenção ao aperto da roda quando montada numa forqueta de alumínio.
o travão de disco da frente teve que ser alterado para v-brake e as fichas do motor estão na forqueta da frente, junto ao motor. assim, se for necessária alguma intervenção em que seja necessário retirar a roda, é só desligar as fichas.
esta bicicleta de origem tinha mudanças de punho. foram alteradas para mudanças de alavanca para poder levar o acelerador de punho, embora não seja completamente necessário porque há outros tipos de acelerador. aqui coo se pretendia que fosse de punho optou-se por essa solução.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

os meus parabéns pois estão todas com muito bom aspecto principalmente a que tem uma caixa arrumada no quadro...

tenho uma bicla que se calhar vou seguir o teu projecto!

força com as ditas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por giles »

obrigado serges.
em quadros de roda 26'' aquela caixa só dá nos quadros com o tubo de cima horizontal.
se precisares de alguma coisa avisa.
entretanto a ver se faço mais uns testes com a orbita, agora que está concluída e também termino o 2º projecto caseiro.
abraço.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

excelente trabalho, os meus parabéns, então e como se portam em termos de autonomia e velocidade.

cumps
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

giles Escreveu:obrigado serges.
em quadros de roda 26'' aquela caixa só dá nos quadros com o tubo de cima horizontal.
se precisares de alguma coisa avisa.
entretanto a ver se faço mais uns testes com a orbita, agora que está concluída e também termino o 2º projecto caseiro.
abraço.
ve lá o uso que tenho na bicicleta que nem me lembro!
vou precisar de ajuda decerto mas depois falamos...

obrigado!
Mapa dos pontos de carga

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

muito bom projecto giles!
jbaptista Escreveu:a bike tá impecável para 15 anos!!! ainda se fabricam estas órbitas? ou já faliu a empresa??

muito bom. força
sim, ainda existe e a laborar. uma que faliu foi a sirla.

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

crohn Escreveu:muito bom projecto giles!
jbaptista Escreveu:a bike tá impecável para 15 anos!!! ainda se fabricam estas órbitas? ou já faliu a empresa??

muito bom. força
sim, ainda existe e a laborar. uma que faliu foi a sirla.

a orbita fabrica mais para fora do pais do que para o pais onde está e que fabrica... lol

grande bicla!
Mapa dos pontos de carga

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am

Mensagem por Zerocool »

parabéns pelos projectos! isso é que foi vontade de meter tudo eléctrico!

um upgrade bom era para lithium, ganhavas em tudo... inclusive mais equilibro devido ao sitio onde colocas as baterias.

se quiseres dar um pouco mais de folgo, mete mais uma bateria de 12v, mas abre primeiro o controlador para ver se aguenta.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)

Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por giles »

jmal Escreveu:excelente trabalho, os meus parabéns, então e como se portam em termos de autonomia e velocidade.

cumps
ainda apenas fiz o teste na berg. vou iniciar hoje os testes na órbita.

com a berg fiz em utilização mista e em percursos com declives acentuados em que tinha que pedalar e acelarar a fundo, uma distância de 25km. não é muito mas as condições do terreno aqui são exigentes. noutras condições a autonomia seria bem maior mas neste momento não tenho mais resultados.
realizei um teste em subida e com uma inclinação de 5º sobe a 10km/h sem pedalar.
na pista do cartródomo de braga, com o motor no máximo, até fazer o corte fiz 19,3km.
a velocidade máxima com o motor e comigo em cima é de 24km/h.
para umas baterias de chumbo superou as minhas expectativas.

Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por giles »

zerocool Escreveu:parabéns pelos projectos! isso é que foi vontade de meter tudo eléctrico!

um upgrade bom era para lithium, ganhavas em tudo... inclusive mais equilibro devido ao sitio onde colocas as baterias.

se quiseres dar um pouco mais de folgo, mete mais uma bateria de 12v, mas abre primeiro o controlador para ver se aguenta.
pois mas o problema não seria apenas o controlador. teria tambem que substituir o motor e o punho. aumentando de 24v para 36v poderia reduzir a autonomia das baterias. ganhava no peso e tinha espaço para a outra bateria dentro da mesma caixa.

como tenho andado um pouco desaparecido com isto, apenas uma pequena actualização:
teste na órbita. na 1ª corrida apenas 5km. imaginem, o cabo que liga ao motor simplesmente ardeu
o que me deixou admirado foi que o cabo original, que vinha agarrado ao motor, de secção inferior à minha emenda, ficou lá para contar...
depois de resolvido o problema e novo ciclo de carga, voltou à estrada. o teste nas mesmas condições da berg deu apenas 9km. trata-se de um motor de escovas e o sistema em 24v tem mais perdas. velocidade máxima: 34km/h.
serviu de comparativo e dou o 1º projecto por concluído. irá fazer parte do meu museu.
entretanto tenho mais umas experiências planeadas. voltarei em breve com novidades.

Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por giles »

viva pessoal, tenho andado parado com as minhas invenções.
gostam desta ?

Imagem

nas mesmas condições dos testes anteriores faz 33km. tem baterias de iões de lítio 36v/10ah.
a tentação foi tal que a berg regressou em retoma. brevemente irei colocá-la à venda no tópico apropriado para os eventuais interessados. apenas não sei ainda se vou modificar alguma coisa na electrónica. aqui fica uma foto linda, no nuorte, carago

Imagem

lopesviii
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 14, 2008 11:38 pm

Mensagem por lopesviii »

porque não adoptou um motor hub?
Imagem

Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por giles »

foi uma tentativa de encontrar uma solução económica mas que na realidade acabou por se revelar o oposto.
as 2 últimas já são com hub motor mas utilizam soluções já disponíveis no mercado. a amarelinha é montada de fábrica. a pretinha, berg, foi convertida por mim.

lopesviii
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 14, 2008 11:38 pm

Mensagem por lopesviii »

o motor da berg é hub.
onde o comprou?
Imagem

Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por giles »

é da marca crystalyte. importei directamente do fabricante.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”