Re: Aumentar autonomia da Vectrix
Enviado: quinta mar 19, 2009 4:26 pm
caríssimo
antes de mais deixa-me dizer-te que se comprares uma vectrix, não te deverás arrepender. não a esperes perfeita porque não o é mas é definitivamente a melhor scooter (maxi) eléctrica de produção em todo o mundo e dá-te um gozo tremendo se apreciares uma ou mais das 3 coisas: ecologia; poupança e qualidade.
quanto às tuas dúvidas e angústias mercantis, tens toda a razão... é tudo um horror e o projecto dela visa ganhar dinheiro também. o ideal seria o hardware ser aberto (open source) a modificações mas poucos se atreveram a fazê-lo. na realidade o mais bem sucedido, o muito simpático mik, um "ganda cromo" australiano que merece todo o meu respeito, iniciou o projecto vectux e começou a abrir e estudar a mota ao mesmo tempo que partilhava o seu conhecimento num fórum. como consequência perdeu a garantia pois não há bocadinho que ele não tenha mexido. encontrou porém problemas em perceber a electrónica mais profunda e algumas modificações que operou não ficaram a 100%. actualmente há indícios de que algumas descobertas e recomendações dele estão a ser seguidas pela própria vectrix.
quanto à autonomia, esquece esse paradigma. os estudos feitos revelam que a mudança das baterias para lítio melhorariam a autonomia em cerca de 10%. as pessoas esquecem-se que embora tenham metade do peso das nimh, têm o mesmo volume e portanto apenas se assistiria a uma redução de 45kg no peso da mota assim como uma melhor assimilação da energia da travagem regenerativa. portanto não é por tão pouco que nos devamos preocupar. é verdade que o lítio não tem efeito de memória (que é evitável com uma utilização correcta das nimh) mas aumenta por outro lado o perigo em caso de violação das baterias num acidente. todos têm pensado na maravilha técnica e nem pensam duas vezes mas esquecem-se da segurança. assim sendo acho que a vectrix deverá evoluir no futuro mas para baterias muito mais evoluídas que as usuais de lítio, como as a123 por exemplo, que podem carregar muito rápido caso lhes dêem os amperes que elas pedem. tenho também a convicção de que a vectrix não é mota para "mexer" devido à sua electrónica complexa. a garantia voaria de imediato e ganharias uma série de dores de cabeça que até os muito entendidos têm dificuldades em resolver.
resumindo, vai em frente, o volt e eu cá estaremos para te esclarecer em termos práticos sobre algumas dúvidas que te possam surgir.
abraço.
antes de mais deixa-me dizer-te que se comprares uma vectrix, não te deverás arrepender. não a esperes perfeita porque não o é mas é definitivamente a melhor scooter (maxi) eléctrica de produção em todo o mundo e dá-te um gozo tremendo se apreciares uma ou mais das 3 coisas: ecologia; poupança e qualidade.
quanto às tuas dúvidas e angústias mercantis, tens toda a razão... é tudo um horror e o projecto dela visa ganhar dinheiro também. o ideal seria o hardware ser aberto (open source) a modificações mas poucos se atreveram a fazê-lo. na realidade o mais bem sucedido, o muito simpático mik, um "ganda cromo" australiano que merece todo o meu respeito, iniciou o projecto vectux e começou a abrir e estudar a mota ao mesmo tempo que partilhava o seu conhecimento num fórum. como consequência perdeu a garantia pois não há bocadinho que ele não tenha mexido. encontrou porém problemas em perceber a electrónica mais profunda e algumas modificações que operou não ficaram a 100%. actualmente há indícios de que algumas descobertas e recomendações dele estão a ser seguidas pela própria vectrix.
quanto à autonomia, esquece esse paradigma. os estudos feitos revelam que a mudança das baterias para lítio melhorariam a autonomia em cerca de 10%. as pessoas esquecem-se que embora tenham metade do peso das nimh, têm o mesmo volume e portanto apenas se assistiria a uma redução de 45kg no peso da mota assim como uma melhor assimilação da energia da travagem regenerativa. portanto não é por tão pouco que nos devamos preocupar. é verdade que o lítio não tem efeito de memória (que é evitável com uma utilização correcta das nimh) mas aumenta por outro lado o perigo em caso de violação das baterias num acidente. todos têm pensado na maravilha técnica e nem pensam duas vezes mas esquecem-se da segurança. assim sendo acho que a vectrix deverá evoluir no futuro mas para baterias muito mais evoluídas que as usuais de lítio, como as a123 por exemplo, que podem carregar muito rápido caso lhes dêem os amperes que elas pedem. tenho também a convicção de que a vectrix não é mota para "mexer" devido à sua electrónica complexa. a garantia voaria de imediato e ganharias uma série de dores de cabeça que até os muito entendidos têm dificuldades em resolver.
resumindo, vai em frente, o volt e eu cá estaremos para te esclarecer em termos práticos sobre algumas dúvidas que te possam surgir.
abraço.