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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Por muito que pareça estranho, estar eu a meter-me no comportamento de baterias que mal conheço, tudo me leva a pensar que não terás muita dificuldade em manter a autonomia.
Para isso podes seguir alguns dos meus conselhos (que tenho aprendido com as primas NiCd):
Tentar fazer os carregamentos somente quando atinge o estado mais avançado da descarga (quando se nota que não faria mais de 5 km seguidos a pouca velocidade).
Caso a descarga das baterias, no final do dia, não esteja nestes níveis tão baixos, tentar carregar apenas o suficiente para o percurso do próximo dia, de modo a que no final do próximo dia se possa fazer uma carga partindo da menor percentagem de capacidade possível.
Fazer esta operação meia dúzia de vezes seguidas irá restaurar as baterias. Ganharão nova vida e capacidade como nunca tiveram.
Para isso podes seguir alguns dos meus conselhos (que tenho aprendido com as primas NiCd):
Tentar fazer os carregamentos somente quando atinge o estado mais avançado da descarga (quando se nota que não faria mais de 5 km seguidos a pouca velocidade).
Caso a descarga das baterias, no final do dia, não esteja nestes níveis tão baixos, tentar carregar apenas o suficiente para o percurso do próximo dia, de modo a que no final do próximo dia se possa fazer uma carga partindo da menor percentagem de capacidade possível.
Fazer esta operação meia dúzia de vezes seguidas irá restaurar as baterias. Ganharão nova vida e capacidade como nunca tiveram.
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
pois... um BUG ehehehe n te stresses eu já tive autonomia de 16km quando foi a viagem pro Encontro Nacional deste ano
fui na espectativa de chegar aos 16km, vejo o 0 e penso vais parar e vou fiar agarrado!?! mas ha mt voltagem.... loool resumidamente fez a viagem toda normalmente que foram de 50km se não me falha a memória e a unica diferença foi a estimativa de 0km
e olha que estava muiiiittoooooo calor e como não foi a unica tranquilo
Elas gostam destas "brincadeiras" de vez em quando, deve ser para nos testar a confiança nelas próprias
Bom quanto ao inverno, eu não diria que perdes autonomia, diria mais que ficam mais "moles" (como todas as outras) é natural que percas um bocado de voltagem mas nada de muito significativo diria eu, mas tens por aí mais experientes nas VX e claro vários dr's destas meninas que te vao ajudar![Sorridente :)](./images/smilies/icon_e_smile.gif)
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Elas gostam destas "brincadeiras" de vez em quando, deve ser para nos testar a confiança nelas próprias
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Bom quanto ao inverno, eu não diria que perdes autonomia, diria mais que ficam mais "moles" (como todas as outras) é natural que percas um bocado de voltagem mas nada de muito significativo diria eu, mas tens por aí mais experientes nas VX e claro vários dr's destas meninas que te vao ajudar
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Se não estou errado o problema foi o OFF/ON muito rápido.
Sou capaz de jurar que a Vectrrix não gosta disso. É necessário deixar OFF durante alguns segundos antes de voltar a ligar. O jmal é capaz de saber melhor.
Quanto ao frio, eu pessoalmente nunca senti perda de autonomia.
Sou capaz de jurar que a Vectrrix não gosta disso. É necessário deixar OFF durante alguns segundos antes de voltar a ligar. O jmal é capaz de saber melhor.
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Pois foi exatamente isso que pensei.sugarstorm Escreveu:Se não estou errado o problema foi o OFF/ON muito rápido.
Sou capaz de jurar que a Vectrrix não gosta disso. É necessário deixar OFF durante alguns segundos antes de voltar a ligar. O jmal é capaz de saber melhor.
Ai é? Então será que a química NIMH resiste melhor ao frio do que as baterias de lítio?sugarstorm Escreveu: Quanto ao frio, eu pessoalmente nunca senti perda de autonomia.
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Os km vão somando. Por distração não tirei a foto dos 9....
desde Abril contabilizo 4500 km. Poderia levar mais 1000 km em cima se não fossem as 6 semanas parada pelo meio por me ter armado em jogador de futebol...
![Imagem](http://i.imgur.com/QUbppVA.jpg)
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
confirma-se... nesse aspecto a Vectrix não gosta mt da "velocidez"sugarstorm Escreveu:Se não estou errado o problema foi o OFF/ON muito rápido.
Sou capaz de jurar que a Vectrrix não gosta disso. É necessário deixar OFF durante alguns segundos antes de voltar a ligar. ...
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Pretendia uma opinião vossa sobre este cenário:
Chego à noite a casa e ponho a Vx a carregar completamente para no dia a seguir poder andar nela. Acontece que ao sair de casa está um temporal impeditivo de andar de moto. O tempo continua assim alguns dias. Quando posso finalmente pegar na moto ela já sofreu alguma descarga o que não permite fazer por ex. 40 km.
É possivel dar uma nova carga antes de sair ou é de evitar e é preferível andar uns km primeiro antes de pôr a carregar?
Chego à noite a casa e ponho a Vx a carregar completamente para no dia a seguir poder andar nela. Acontece que ao sair de casa está um temporal impeditivo de andar de moto. O tempo continua assim alguns dias. Quando posso finalmente pegar na moto ela já sofreu alguma descarga o que não permite fazer por ex. 40 km.
É possivel dar uma nova carga antes de sair ou é de evitar e é preferível andar uns km primeiro antes de pôr a carregar?
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Dar uma nova carga antes de sair!
E evitar carregar ao máximo, e ficar parada em casa!
E evitar carregar ao máximo, e ficar parada em casa!
![Imagem](http://i.imgur.com/1xKbtri.gif)
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Pois aí está o problema. Se carrego ao máximo a pensar utilizar no dia a seguir, porque a metorologia até dizia que não irá chover, mas acontece precisamente o contrário durante vários dias, lá esta a mota carregada sem ter andado vários dias... ![Triste :(](./images/smilies/icon_e_sad.gif)
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Pois...compreendo!
Mas as previsões do tempo, ((são mesmo previsões))
Mas as previsões do tempo, ((são mesmo previsões))
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Com o aproximar do inverno, e inevitavelmente o mau tempo, irei alterar os meus hábitos de carregamento. Programarei para que o carregamento comece por volta das 4h. Por volta das 6 horas, hora que habitualmente acordo, se vejo que será para a mota ficar parada interrompo o carregamento. Assim ficará com cerca de 80% de carga.
O que temos de fazer pelas nossas meninas...![Sorridente :)](./images/smilies/icon_e_smile.gif)
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Mas que são lindas, são!
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
o pessoal mais experiente e o que tem mais conhecimento profundo das meninas pode ajudar-te...
Eu acontece quando vou de férias.. ja fiz de 2 maneiras: 1ª - andei meia duzia de Km que era o que precisava fazer nesse dia e carreguei; 2ª carreguei (regulando o carregamento para mais lento) e no dia seguinte fui trabalhar...
Eu acontece quando vou de férias.. ja fiz de 2 maneiras: 1ª - andei meia duzia de Km que era o que precisava fazer nesse dia e carreguei; 2ª carreguei (regulando o carregamento para mais lento) e no dia seguinte fui trabalhar...
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Apesar de não ter um VE já utilizo há muito este tipo de baterias, de vários fabricantes e modelos nas mais diversas aplicações.
Na generalidade é de evitar descargas profundas, e sempre que for possível (dependendo das descargas diárias) colocá-las à carga.
Mesmo que fiquemos com menos carga útil na sua utilização, ganhamos ciclos extra! Pois a bateria sofrerá menos desgastes nos seus elementos, provocados pelas descargas profundas, podendo assim aumentar significativamente os ciclos (maior vida útil) da mesma.
Agora não podemos ter sempre o mesmo comportamento!
Ao longo do tempo vai ficando com alguns agentes químicos preguiçosos, e a bateria vai perdendo autonomia.
Aí o ideal é fazer uma ou mais descargas profundas, uma carga mais demorada, e se tudo estiver ok, a bateria voltará a ter a autonomia anterior.
O porquê de eu dizer que o ideal seria quando a bateria estivesse completamente carregada, ser descarregada o mais rapidamente possível!
Fazendo uma analogia!
Vamos supor que uma bateria é dividida em (2) partes, uma (positiva) outra (negativa) e quando a bateria estiver completamente descarregada, os electrões estão todos na parte (positiva) na fase de carga eles vão passando para a parte (negativa) até ficarem lá todos comprimidos sem terem por onde sair.
Quanto mais tempo eles estiverem lá apertados, mais irá colocar esta parte em stress (e quanto mais tensão pior) mais apertados ficam...
Portanto o melhor é quando a bateria estiver com (100%) de carga, começar logo a descarregar!! Até o ideal seria não carregar a bateria a (100%) mas pronto.
Caso a bateria fique muito tempo sem utilização ((aposto que não vão concordar comigo)) ela não deverá ter uma carga superior a (55%/60%).
Na generalidade é de evitar descargas profundas, e sempre que for possível (dependendo das descargas diárias) colocá-las à carga.
Mesmo que fiquemos com menos carga útil na sua utilização, ganhamos ciclos extra! Pois a bateria sofrerá menos desgastes nos seus elementos, provocados pelas descargas profundas, podendo assim aumentar significativamente os ciclos (maior vida útil) da mesma.
Agora não podemos ter sempre o mesmo comportamento!
Ao longo do tempo vai ficando com alguns agentes químicos preguiçosos, e a bateria vai perdendo autonomia.
Aí o ideal é fazer uma ou mais descargas profundas, uma carga mais demorada, e se tudo estiver ok, a bateria voltará a ter a autonomia anterior.
O porquê de eu dizer que o ideal seria quando a bateria estivesse completamente carregada, ser descarregada o mais rapidamente possível!
Fazendo uma analogia!
Vamos supor que uma bateria é dividida em (2) partes, uma (positiva) outra (negativa) e quando a bateria estiver completamente descarregada, os electrões estão todos na parte (positiva) na fase de carga eles vão passando para a parte (negativa) até ficarem lá todos comprimidos sem terem por onde sair.
Quanto mais tempo eles estiverem lá apertados, mais irá colocar esta parte em stress (e quanto mais tensão pior) mais apertados ficam...
Portanto o melhor é quando a bateria estiver com (100%) de carga, começar logo a descarregar!! Até o ideal seria não carregar a bateria a (100%) mas pronto.
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Já aqui disse uma vez e volto a frisar. As Vectrix deverão ficar guardadas a 40% SOC (State Of Charge). Isso significa cerca de 130v, + ou -.
Quanto à pergunta da carga antes de andar, podes e deves completar a carga se ela tiver perdido alguma carga por ter ficado alguns dias parada.
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Obrigado pelos esclarecimentos! ![Piscar o olho ;)](./images/smilies/icon_e_wink.gif)
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
sugarstorm! Estás a referir-te à percentagem total do pack!?sugarstorm Escreveu:Já aqui disse uma vez e volto a frisar. As Vectrix deverão ficar guardadas a 40% SOC (State Of Charge)
![Imagem](http://i.imgur.com/1xKbtri.gif)
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Sim. Cerca de 130v é um bom compromisso. E é o que os gurus recomendam.Emanuel Couto Escreveu:sugarstorm! Estás a referir-te à percentagem total do pack!?sugarstorm Escreveu:Já aqui disse uma vez e volto a frisar. As Vectrix deverão ficar guardadas a 40% SOC (State Of Charge)
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Acho que nem será necessário chegar a este diferencial, mas mal de certeza não fará ![Piscar o olho ;)](./images/smilies/icon_e_wink.gif)
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Para uma NiMh, correcto?sugarstorm Escreveu:Já aqui disse uma vez e volto a frisar. As Vectrix deverão ficar guardadas a 40% SOC (State Of Charge). Isso significa cerca de 130v, + ou -.
Quanto à pergunta da carga antes de andar, podes e deves completar a carga se ela tiver perdido alguma carga por ter ficado alguns dias parada.