PROMOÇÕES E PREÇOS DE ÓLEO VEGETAL
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda dez 18, 2006 8:11 pm
-
- Membro Silver
- Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
como é que é?! nunca tinha ouvido falar...manuelcar Escreveu:(...) a utilização de microalgas para a produção de óleos vegetais para o bd ou hidratos de carbono para o be. esta tecnologia usa muito menos espaço, é auto sustentável e não compete com as restantes culturas pelo uso de agua doce.
é mesmo viável? qual é a matéria prima?
(já repararam que o relógio do fórum está adiantado uma hora?)
jc
Última edição por jcn.jnunes em sexta dez 14, 2007 2:29 pm, editado 1 vez no total.
João Nunes
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta jun 29, 2007 2:09 am
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
-
- Membro Silver
-
- Membro Silver
- Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
-
- Membro Silver
- Registado: terça dez 05, 2006 3:35 pm
-
- Membro Silver
- Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
-
- Membro Silver
eu acredito que as promoções têm mais a ver com a pré-época de colheita das oleaginosas que com épocas de maior consumo, embora a lei da oferta e procura se aplique sempre, claro.
a colheita do girassol, a oleaginosa de maior produção em portugal, dá-se em setembro/outubro. por esta época, os depósitos onde se vai armazenar o novo óleo, têm que estar preparados (vazios e limpos) para receber a nova produção. para isso, creio eu, há que despachar a produção do ano anterior sob pena de não haver capacidade de armazenagem. sai mais caro fazer stock que vender em promoção e, daí, as promoções de julho/agosto.
no entanto, estas promoções vão ter tendência para terminar devido à grande procura de óleos para biocombustíveis, procura que está a dinamizar a produção de oleaginosas.
aqui, sim, a lei da oferta e procura irá funcionar perfeitamente e o biodiesel não irá sair mais barato que o diesel; será somente uma alternativa muito limitada à dependência energética nacional/europeia do petróleo importado.
a alternativa para ovd irá passar por óleos usados, os quais irão/estão a sofrer alguma especulação de preços, infelizmente. além disso, a sua venda ao público não está, ainda, regulamentada. e haverá iva a aplicar...
quanto a importação de óleos, tal solução vai contra a independência da importação de energia. poderão haver parcerias de produção entre a europa e países africanos ou da américa latina, mas a europa irá tentar controlar essas produções tal como os eua já o fazem com o petróleo hoje.
deste modo, o preço do óleo irá andar um nadinha abaixo do do petróleo. não nos podemos esquecer que os combustíveis estão caríssimos em portugal devido ao imposto sobre produtos petrolíferos.
o petróleo bruto anda por uns $92/barril (dependendo do mercado onde é negociado). isto dá 92/159l=$0.58 ou seja ~0.40€/l. claro que o petróleo bruto não dá 100% de combustível, assim como o óleo não dá 100% de biodiesel; e ainda há os custos de produção, armazenagem e transporte. mas não acredito, pois não tenho dados, que o óleo vegetal não refinado para biocombustíveis seja muito mais barato que o petróleo bruto. o óleo usado preparado para tal, não é! (devido a especulação, claro)
cumps
joão nunes
a colheita do girassol, a oleaginosa de maior produção em portugal, dá-se em setembro/outubro. por esta época, os depósitos onde se vai armazenar o novo óleo, têm que estar preparados (vazios e limpos) para receber a nova produção. para isso, creio eu, há que despachar a produção do ano anterior sob pena de não haver capacidade de armazenagem. sai mais caro fazer stock que vender em promoção e, daí, as promoções de julho/agosto.
no entanto, estas promoções vão ter tendência para terminar devido à grande procura de óleos para biocombustíveis, procura que está a dinamizar a produção de oleaginosas.
aqui, sim, a lei da oferta e procura irá funcionar perfeitamente e o biodiesel não irá sair mais barato que o diesel; será somente uma alternativa muito limitada à dependência energética nacional/europeia do petróleo importado.
a alternativa para ovd irá passar por óleos usados, os quais irão/estão a sofrer alguma especulação de preços, infelizmente. além disso, a sua venda ao público não está, ainda, regulamentada. e haverá iva a aplicar...
quanto a importação de óleos, tal solução vai contra a independência da importação de energia. poderão haver parcerias de produção entre a europa e países africanos ou da américa latina, mas a europa irá tentar controlar essas produções tal como os eua já o fazem com o petróleo hoje.
deste modo, o preço do óleo irá andar um nadinha abaixo do do petróleo. não nos podemos esquecer que os combustíveis estão caríssimos em portugal devido ao imposto sobre produtos petrolíferos.
o petróleo bruto anda por uns $92/barril (dependendo do mercado onde é negociado). isto dá 92/159l=$0.58 ou seja ~0.40€/l. claro que o petróleo bruto não dá 100% de combustível, assim como o óleo não dá 100% de biodiesel; e ainda há os custos de produção, armazenagem e transporte. mas não acredito, pois não tenho dados, que o óleo vegetal não refinado para biocombustíveis seja muito mais barato que o petróleo bruto. o óleo usado preparado para tal, não é! (devido a especulação, claro)
cumps
joão nunes
-
- Membro Dedicado
voltando a uma noticia antiga:
tenho uma coisa a dizer que pode n vos deixar de boca aberta, ms de certo que é bastante interessante. o oleo mais barato actualmente no lidl 77cent o vitorio é da mesma marca da do fula, ou seja, algumas linguas pouco cultas disseram que os oleos tem qualidades diferentes pelo preço que exercem, visto que vem da mesma refinaria, devem ter as mesma propriedades.
ou seja, quem anda a consumir oleo domestico fula, pode usar o outro oleo, que é igualinho, ambos vêm da sovena
sag Escreveu:enganaste sem promoções o oleo mais barato no lidl neste momento é um oleo novo chamado vitorio(penso eu!coisa parecida) por 79cent o litro, n é grande coisa, ms é nacional, e agora tb penso q n á mais barato, a n ser o do por do sol do modelo/continentepinto Escreveu:flamingo tens muita razão,mas,e como há sempre um mas.já viste bem o preço dos óleos nacionais comparados com os estrangeiros.o fula,o vaqueiro,(julgo que estes sejam nacionais,e devem existir mais)comparados com os preços do lidl,que são todos estrangeiros,nesse caso vamos estar é a dar dinheiro mais uma vez aos estrangeiros.tanto aos produtores como às superfícies que o vendem,que também não são nacionais.mas isto é mesmo assim,nunca se tem tudo na perfeição.abraços.
tenho uma coisa a dizer que pode n vos deixar de boca aberta, ms de certo que é bastante interessante. o oleo mais barato actualmente no lidl 77cent o vitorio é da mesma marca da do fula, ou seja, algumas linguas pouco cultas disseram que os oleos tem qualidades diferentes pelo preço que exercem, visto que vem da mesma refinaria, devem ter as mesma propriedades.
ou seja, quem anda a consumir oleo domestico fula, pode usar o outro oleo, que é igualinho, ambos vêm da sovena
OV30 + Petro70 para já...
-
- Membro Silver
-
- Membro Dedicado
já ia eu td lambao, comprar, ms não, essa promoção não abrange aqui a minha zona, que pena...jorge santos Escreveu:intermarchés de alcanena e torres novas:
óleo top budget €0,59/lt
compra, compra, consome, consome!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
até 19dez.
obs: por vezes os outros hipermercados da mesma cadeia também fazem a mesma promoção, verifiquem
OV30 + Petro70 para já...
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
olasag Escreveu:já ia eu td lambao, comprar, ms não, essa promoção não abrange aqui a minha zona, que pena...jorge santos Escreveu:intermarchés de alcanena e torres novas:
óleo top budget €0,59/lt
compra, compra, consome, consome!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
até 19dez.
obs: por vezes os outros hipermercados da mesma cadeia também fazem a mesma promoção, verifiquem
comigo aconteceu o mesmo em torres vedras também e nentira .....
Corsa A1.5D OV40/60
Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net
Associado n.º 23
-
- Membro Silver
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
olajorge santos Escreveu:não leram bem o meu post: disse que era em alcanena e torres novas e na obs. que fiz alertei (não afirmei) que por vezes os outros hipers da mesma cadeia fazem a mesma promoção, ......não gostei de ler que era mentira!
em t.novas há stock e não moem com quantidades, amanhã vou lá outra vez!
peço desculpa não me entenda mal não lhe quis chamar mentiroso de maneira nenhuma entenda-se.
usei o termo para descrever uma expectativa frustrada e não como acusação.
espero que me desculpe a indelicadeza.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60
Associado n.º 23
Associado n.º 23
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm