Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

joaovt, não sou eu que tenho que ter calma e cuidado com as palavras usadas. ;) Repara que apenas tens 10 posts, e já foram usados por ti termos pouco correctos, por várias vezes, como acusar um membro de ser charlatão, ou deixas suspeições no ar, como no caso das reparações que a scooter teve. Eu mais do que ninguém, fico desagradado sempre que uma despesa com a scooter me aparece, mas reconheço que não a comprei nova, e posso sofrer consequências com isso. Mas também estou atento ao tipo de problemas que aparecem, e se podem ser considerados "normais" para a idade e uso, ou não. Para já, pelo que diferentes técnicos me dizem, são aceitáveis.

Quanto ao material, já foram dadas várias explicações. Não te podes esquecer que comprei a scooter com apenas 5500 kms, mas que esteve vários anos parada. O tempo se encarrega de estragar algumas peças. Os problemas aparecem independentemente dos kms feitos.

Se estás cá para realmente aprender sobre veículos eléctricos, fazes bem em intervir e perguntar. Tens todo o nosso apoio. Mas tenta colocar as questões sempre com respeito pelos demais e verificando se não estás a ser agressivo na forma como elaboras as frases. :)
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Emanuel Couto »

Senhor joaovt acabou de chegar ao fórum e já anda aqui num grande rebuliço com dois user's... Sendo um o autor do DB...

Quando disse antes que devemos ter algum cuidado com aquilo que se escreve, (com isso não estou a dizer que o fez propositadame) mas estas palavras podem ter várias interpretações e atingir/denegrir a dignidade das pessoas envolvidas...
E isso não queremos...!

Isto tem andado tão calmo por aqui, vamos todos trabalhar para que continue assim...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

joaovt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm

Mensagem por joaovt »

desculpem a minha linguagem, não era intençao minha chamar nomes, só disse que a conversa parecia desviar do assunto em si.

participo em muitos foruns de outros tipos de locumução e aparecem alguns casos de kms mexidos em veiculos também eles importados, não quero estar aqui a descobrir a careca a ninguém, só disse o que me passou pela cabeça.

vou tomar cuidado e obrigado.

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

Checkpoint: 10000 kms.

Nada de relevante a apontar à minha Lady VE-Tória ECO-Lógica. Portou-se muito bem nestes últimos 1000 kms. O consumo médio foi de 6,40 kWh/100 kms. Um pouco alto relativamente aos consumos anteriores. Tem vindo a aumentar em todas as verificações que faço, aliás, e provavelmente tem a ver com a minha forma de condução, cada vez mais confiante mas também mais rápida...
10000 kms
10000 kms
20160513_175542.jpg (109.28 KiB) Visto 4825 vezes

Redes Sociais

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am

Mensagem por cuttysark76 »

Parabéns!
Isso é que é prego a fundo! Esse consumo está próximo das Vectrix, que pesam mais 100kg!
Cuidado a galgar esses montes e vales do Minho!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

hp78
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado nov 14, 2009 4:18 pm

Mensagem por hp78 »

Começas a gostar de andar e agora rodas o punho mais facilmente,

parabéns pela marca
Bons KW.

BRAMMO EMPULSE OWNER

Predator 63215km

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

Mais um checkpoint da Lady VE-Tória! 11000 kms. :D
11000 kms
11000 kms
20160726_192907_800x600.jpg (156.21 KiB) Visto 4702 vezes
Antes disso, fiquei sem a scooter cerca de 15 dias. :(

Teve de ir para a E-Mobilidade do Jorge Rocha, pois estava com um mau-contacto na zona da chave de ignição, o que me desligava a scooter em andamento. E depois teimava em ligar! Da última vez, teimou tanto, que me chateou de vez: Foi de reboque!

Aproveitei para solicitar ao Jorge para me fazer a revisão antecipada, para além de substituir a bicha de conta-kms (tinha deixado de funcionar alguns poucos dias atrás), e as lâmpadas frontais por umas de LED. Com estas lâmpadas novas, já nem parece a mesma scooter! Rejuvenesceu, e está com um ar muito mais... Radiante e luminoso! ;)
Última edição por rcardoso em quinta jul 28, 2016 8:32 pm, editado 1 vez no total.

Redes Sociais

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

Foram também substituídos os plásticos laterais junto à roda traseira, que estavam arranhados e, num deles, com uma rachadela. Frutos de uma queda da scooter ao abrandar para estacionamento, pois ao travar me escorregou da mão uma das manetes. Usava na altura umas capas de chuva para luvas, o que já não uso nem aconselho, por serem escorregadias. É preferível umas razoáveis luvas de Inverno.

Os novos plásticos são verdes, por inexistência em stock dos brancos que deveriam ser. No último fim-de-semana, tentei puxar um pouco pela habilidade, e pintei-os a spray de tinta branca. Para ser o meu primeiro trabalho deste tipo, podia ter ficado pior, mas apenas serve como desenrasque até levar com uma pintura melhor, feita por quem a saiba fazer...

Redes Sociais

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

Amanhã, e até Domingo (31/07), haverá a 21ª Concentração Motard, organizada pela Moto Clube de Guimarães, no Pavilhão Multiusos.

A Lady VE-Tória já está minimamente apresentável para a festa, só que ainda não convenceu o seu condutor a ir! É que ele tem alguma dificuldade em andar no meio do ruído que as CIs por lá vão andar a fazer!... ;) A ver vamos se ela o convence...

Redes Sociais

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

Existem umas tintas à prova de amadores! São umas que formam uma película de plástico e que são fáceis de remover!
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

cuttysark76 Escreveu:Existem umas tintas à prova de amadores! São umas que formam uma película de plástico e que são fáceis de remover!
Sim, as Plasti Dip, ou Full Dip. Formam uma película em vinil.

Mas só as encontro na Net, e não quis esperar vários dias pela sua recepção. Além disso, são bem mais caras. Portanto poupei no tempo e no dinheiro! Um dia talvez pinte como deve ser toda a scooter, que já precisa.

Redes Sociais

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

Sim, são essas!
Eu já comprei e apliquei numa mota que tinha. É sem dúvida mais caro, mas é bom para quem não sabe como eu.
São pinturas mate...

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

Bem, acabo de chegar do mecânico. Desta vez, foram as pastilhas dos travões da frente que tiveram de ser substituídas.

Por este ritmo, daqui a pouco tenho uma scooter nova, só pelas peças que já substituiu... :(
Última edição por rcardoso em sexta ago 05, 2016 7:53 pm, editado 1 vez no total.

Redes Sociais

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

Além disso, ando um pouco apreensivo com o comportamento da VE-Tória... Mesmo após a revisão integral, que concluiu há poucos dias, ela teima em apresentar alguns sintomas estranhos (pelo menos para mim):

1) Já me voltou a não dar sinal de vida no motor quando a acelerava, ao ligar a ignição. Desligando e ligando a chave mais que uma vez acabou por acelerar, isto na primeira vez. Já numa segunda vez, só deu sinal de vida após a rodar manualmente um pouco para trás e novamente para a frente, acelerando de seguida!

2) Voltou a desligar as luzes de direcção e os faróis, em andamento, pelo menos uma vez. De dia não é tão fácil nos apercebermos quando se desligam as luzes, mas pelo menos essa vez reparei nisso, pois tentei dar piscas, e reparei que a luz de indicação dos mesmos continuava apagada, assim como a do farol frontal. Pouco depois, sem que tivesse feito alguma coisa, e porque o motor nunca deixou de trabalhar (felizmente), tive necessidade de usar novamente os piscas, e já tudo funcionava normalmente. :?

3) Com os solavancos próprios das estradas de monte, e das rampas em pedra de acesso à empresa onde trabalho, a aceleração tende a falhar. Perde força, por vezes quase que dá a sensação de que vai parar, mas recupera a aceleração quando rodo o punho do acelerador novamente desde o início do seu ciclo.

Estas situações são anómalas, ou são características destas Bereco? Ou até das motos eléctricas? Qual a experiência dos membros com este tipo de sintomas nos seus veículos?

Redes Sociais

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Tens um mau contacto por aí. Manda verificar
Live long and prosper!

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Pois... Convém ver isso :|

Tomara que não seja nada de mais...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Isso não é normal nos veículos eléctricos. Mas tal como nos de combustão, não há forma de evitar avarias, principalmente nos tratos de tais percursos que fazes, com esses paralelos que parece que vão partir a scooter a meio.
Mas durante o tempo que esteve por cá em revisão, nos deslocamentos que lhe fiz, e durante toda a viagem até tua casa, nos mais de 140Km percorridos, não me apercebi de nada do que relatas. Sempre se portou muito fiel!
Agora em relação ás verificações que estavam na lista de tarefas, essas foram corrigidas e não mais problemas, correcto?
É certo que não estive a desmontar cada parafuso da mota e cada componente, só para verificar se estava a funcionar bem, guiei-me por o que me tinhas falado e por algumas coisas que verifiquei nos testes que lhe fiz.
As falhas intermitentes são uma agonia, tanto para quem anda com a viatura como para quem tenta descobrir de onde é o problema quando ele não se manifesta continuadamente.
Não sei quantos quilómetros farias a mais se fosses por a estrada com menores inclinações, e com melhores pisos, mas eu opto sempre pelo percurso de menor desgaste, que quase sempre é o mais longe. Acabo por chegar ao mesmo tempo que os outros que se metem por atalhos, e com muito menor esforço para o veiculo e condutor.
Como não há forma de evitar as avarias, resta prevenir, evitando os momentos de maior stress para os materiais.
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rcardoso »

Jorge Rocha Escreveu:Isso não é normal nos veículos eléctricos. Mas tal como nos de combustão, não há forma de evitar avarias, principalmente nos tratos de tais percursos que fazes, com esses paralelos que parece que vão partir a scooter a meio.
Mas durante o tempo que esteve por cá em revisão, nos deslocamentos que lhe fiz, e durante toda a viagem até tua casa, nos mais de 140Km percorridos, não me apercebi de nada do que relatas. Sempre se portou muito fiel!
Agora em relação ás verificações que estavam na lista de tarefas, essas foram corrigidas e não mais problemas, correcto?
É certo que não estive a desmontar cada parafuso da mota e cada componente, só para verificar se estava a funcionar bem, guiei-me por o que me tinhas falado e por algumas coisas que verifiquei nos testes que lhe fiz.
As falhas intermitentes são uma agonia, tanto para quem anda com a viatura como para quem tenta descobrir de onde é o problema quando ele não se manifesta continuadamente.
Não sei quantos quilómetros farias a mais se fosses por a estrada com menores inclinações, e com melhores pisos, mas eu opto sempre pelo percurso de menor desgaste, que quase sempre é o mais longe. Acabo por chegar ao mesmo tempo que os outros que se metem por atalhos, e com muito menor esforço para o veiculo e condutor.
Como não há forma de evitar as avarias, resta prevenir, evitando os momentos de maior stress para os materiais.
Infelizmente, Jorge Rocha, não há muito a fazer quanto ao tipo de piso que apanho nas deslocações para o trabalho. Isto porque:

1) A zona pior, com os tais "paralelos que parece que vão partir a scooter ao meio" (concordo), são os da rampa de acesso à zona industrial, onde se situa a fábrica. Ṕara ir pela entrada de trás dessa zona industrial, teria de fazer cerca de mais 1,5 km por cada acesso (6 kms/dia +-), e muito poucos a utilizam, pelo que não deve estar muito melhor, se é que está.
2) Toda a estrada alternativa, até chegar à rampa referida acima, não é muito melhor que a que utilizo habitualmente. Em 50% é de boa qualidade (ambos os percursos), mas a outra metade diverge. O percurso que sugeres é menos íngreme, mas é a sua única vantagem. O piso está também degradado (a partir do Lidl, em Fermentões), devido aos muitos camiões que nela passam, e à pouca intervenção das Juntas de Freguesia. De Inverno há até acidentes frequentes, com mortes no histórico, devido a piso com inclinação errada nas curvas, terra e pedras que são arrastadas pela chuva e pelos próprios camiões que andam nos terrenos que estão a sofrer construção de novos empreendimentos, e alcatrão que está longe dos seus melhores dias (muito irregular). Tudo isto leva a derrapagens frequentes, já para não falar de curvas fechadas com carros sempre cheios de pressa a cortarem-nas a meio, onde ainda recentemente um deles matou um senhor já de idade que ia na sua moto de 50cc, devido ao excesso de velocidade e de não ter mantido o carro na sua faixa...

Jorge, se fiz as perguntas que fiz, não foi para colocar em causa se o trabalho da revisão ficou bem feito ou não, pois se o duvidasse teria colocado a questão a ti directamente e não ao fórum. Mas foi falta de lembrança, talvez da minha parte, pois poderia ter-te solicitado para efectuares uns testes em percursos que conhecesses por aí, que fossem idênticos em termos de piso. É natural que fazendo um percurso de 140 kms de uma vez, em boas estradas, ou em meia dúzia de viagens curtíssimas dentro da cidade, não tenhas notado nada.

O que está aqui em causa, é que não devo ser o único membro do fórum a andar diariamente com o seu VE por estradas fracas, pois estas abundam pelo país, principalmente fora das zonas urbanas. Perguntei se algum membro tinha passado por experiências semelhantes, com idênticos sintomas nas suas motos. Por exemplo, quando passam por zonas de muita trepidação, notam interferência na aceleração? Quando pegam na sua moto, depois de estacionada umas horas ao Sol, já notaram alguma vez que esta não dava sinais de vida, ainda que por momentos? Em alguma situação deixaram de ter luz de farol e de piscas?

Preciso de saber se há um padrão nestes acontecimentos, para os poder evitar, ou se é um defeito da Bereco que vou ter de suportar até à hora de uma despedida desta (por troca por outro VE, claro!)...

Redes Sociais

joaovt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm

Mensagem por joaovt »

Bom Dia, tenho curiosidade em saber o que é feito e quanto custa uma revisão num veiculo destes, pode fazer um resumo ?

Obrigado

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Compreendo a falta de alternativas para evitar esse desgaste, e mesmo assim isso não deveria influenciar essas falhas de contacto. Mas acredita que até nos CI se tem falhas semelhantes, e para as identificar, por vezes é necessário substituir meia dúzia de peças até descobrir finalmente a solução (já me aconteceu num dos meus CI's de antigamente).
Nos veículos eléctricos não é diferente, as Bereco não estão livres, ou qualquer outra marca, mas claro que a sua instalação eléctrica pode influenciar, e muito, na diminuição das probabilidades de falha, quando é bem construída inicialmente.
Não é à toa que em muitos dos veículos eléctricos que chegaram a Portugal, vindos de países asiáticos sem grande controle de qualidade, lhes era melhorada a instalação eléctrica em pontos onde era mais susceptível de avaria.
O preço desses trabalhos dificilmente eram bem pagos, pois não se via grande melhoria (estava tudo escondido dentro da mota), e muitas foram vendidas conforme chegaram. Só com o decorrer dos Kms se daria o devido valor, por não dar problemas, nas que lhes era investido horas de trabalho nessas melhorias escondidas.

Se poderes evitar estacionar ao sol, também será menor desgaste para o veiculo (seja ele qual for). Todas as empresas deveria proporcionar umas coberturas para estacionamento de veículos de 2 rodas, para promover essa mobilidade, já que se consegue compactar muito mais o espaço de estacionamento para os mesmos. (fica a dica para sugestão na tua empresa)
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”