Entretanto já tenho os 3 conjuntos de painéis ligados ao sistema Redy.
Estamos no pior mês para produção solar, não só pela nebulosidade, com muitos períodos de chuva, mas também pelo menor tempo de luz solar e pelo baixo ângulo do sol. Com o solstício de inverno no dia 21, com apenas 9h25m50s de luz e um ângulo máximo de 27,6º, apesar de estarmos a 2 dias da menor distância ao sol, como sabemos isso não tem vantagem.
Neste mês, e ainda durante o próximo, tenho algumas sombras a afectar os painéis... é inevitável.
Com chuva e às 16:30 a produção instantânea é insignificante, mas o dia de ontem fez este gráfico:
O Painel Norte é o que tem uma inclinação de 50º e é afectado por uma sombra exactamente da hora de maior intencidade entre as 10:30 e as 12:00 nestes dias... Já o outro tem apenas inclinação de 30º e é afetado por sombra a partir das 15:00.
Para quem tem duvidas que uma inclinação mais elevada tem vantagem, está aqui a prova... mesmo com sombra o painel com maior inclinação rende mais.
Uma inclinação mais elevada tem ainda vantagem quando estão sobre uma superfície reflectora ... como é o caso de ambos (telha sandwich)
Há quem diga que depois a produção de verão será muito afectada (com sol a 74,4º a 21 de junho)... pois eu digo que não. Mas mesmo que fosse, neste sistema de autoconsumo, a partir de Abril já estarei a dar muita energia a rede gratuitamente.
Ainda uma curiosidade:
Considerando apenas o painel norte e estes 17 piores dias do ano, precisaria de 1700 dias para pagar o investimento. Mas como não estaremos sempre no inverno, espero faze-lo em apenas 1000 dias.