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Enviado: sexta out 12, 2007 7:04 pm
por Tiane
no começo do processo

filtro

Enviado: sexta out 12, 2007 10:06 pm
por lobão
luciano, não sei se existe texturas nos feltros o meu aqui trabalhava com um de 5mm mas agora esta trabalhando com 10mm de espessura, não testei ainda no bd ,(ainda não produzi o suficiente, esse tipo de filtro precisa bastante óleo) mas vai ter que ser na tentativa e erro. outra coisa tenta filtrar diversas vezes, porque os filtros quando vão saturando vão retendo melhor as partículas menores.

tiane já chegou o metanol? avisa se é de boa qualidade!

sds!!!!

lobão!!!!

Enviado: sábado out 13, 2007 10:55 am
por Tiane
nao ainda nao recebi, qd chegar aviso

Enviado: domingo out 14, 2007 9:56 pm
por Alquimista
fry Escreveu:onde é que eu já li que o vinagre faz o retrocesso á transesterificação? assim que encontrar prometo colocar aqui.
isto quer diser que juntar vinagre ao bio fica-se com oleo de volta..

fry pode xplicar isso melhor... fiquei curioso.

Enviado: segunda out 15, 2007 6:48 am
por Fry
fry Escreveu:
if using acid to break an emulsion when washing biodiesel, remember that the action of the acid is to turn any soaps into free fatty acids.

tony from west oz (the wizard of oz)
if you retransesterify you're just making soap again, and it's hard to control the reprocess to keep from making even 'more' soap.

also, ffa does not wash out. industrially, in various other kinds of vegetable oil chemical processes, i think they take care of the ffa by making soap with them by neutralising with lye- so you've got either ffa in your fuel or soap to wash out, and not making the ffa in the first place is a lot easier.

ffa= free fat acid

girl mark
moderator
2007 sponsor
tenho o livro desta menina, onde ensina os truques do bd

reator

Enviado: terça out 16, 2007 12:35 pm
por lobão
bom pessoal, estou construindo um reator, em um tonel de 200l que depois de pronto vai ficar com uma capacidade de 230l, quero saber que capacidade a resistência para o aquecimento. será que 2000watts é suficiente???

sds!!!

lobão!!!

Enviado: terça out 16, 2007 3:12 pm
por Luciano Kaefer
lobão:
no meu reator de capacidade de 70lts utilizo uma resistencia inox de 3000watts, que é muito rápida. não use a de cobre. a minha durou 2 dias.
acredito que 2000watts seja suficiente, embora demore um pouco o aquecimento.
não esqueça que o tonel não pode ser de ferro, porque a soda vai corroer e contaminar todo o seu bio.
vc pode fazer com toneis plasticos, e pode fazer um revestimento externo com la de vidro, dessas usadas em geladeiras, para manter aquecido. vai diminuir o custo de energia.
lembre também que vc precisa que embaixo o formato tem que ser um pouco cônico, senão vai ficar muito resíduo que vc não vai conseguir tirar.
caso ainda não tenha comprado nada, considere a compra num ferro-velho, de um aquecedor de água antigo. as paredes são vitrificadas e o isolamento é bom. a única queixa que tenho do meu, é a quantidade por batelada.
sds
luciano

reator

Enviado: terça out 16, 2007 3:45 pm
por lobão
ok!! luciano, pretendo comprar só a resistência e o termômetro o resto estou aproveitando o ferro velho aqui de fora. obrigado pelas dicas!!

abraço!!!

lobão!!!

Enviado: quarta out 17, 2007 12:24 pm
por Tiengenhocas
depois de gastar um pouco da massa cinzenta,cheguei há conclusão que estão desperdiçar uma energia parar criar outra.
acho que o ideal para aquecer o bio é um painel solar

reator

Enviado: quarta out 17, 2007 4:18 pm
por lobão
sem dúvida, tiengenhocas o problema é que estamos no sul do brasil e a energia solar, fica viavel só dessa época em diante!

outro problema é que a demora para aquecer é relativamente longa.! mas estou aberto a boas idéias (e que sejam baratas)!

abraços!!!!

lobão!!

Re: reator

Enviado: quinta out 18, 2007 5:24 pm
por Tiengenhocas
lobão Escreveu:sem dúvida, tiengenhocas o problema é que estamos no sul do brasil e a energia solar, fica viavel só dessa época em diante!

outro problema é que a demora para aquecer é relativamente longa.! mas estou aberto a boas idéias (e que sejam baratas)!

abraços!!!! lobão!!
vamos lá a ver se eu entendo. então quer dizer que no sul do brasil não há sol
bem, eu nunca tive no brasil. mas tive 2 anos no sul de africa + ou - na mesma latitude, havia 2 estações no ano e muito sol mais do que neste microclima onde vivo onde há muito nevoeiro no verão.por isso e pela afinação do painel consigo temperaturas de 70 graus no verão e 90 no inverno.
no entanto um painel solar caseiro pode aquecer agua até 150 graus com pequenas alterações.
desde que haja sol

Enviado: quinta out 18, 2007 6:35 pm
por orbis
no sul do brasil acabou agora o inverno.

aquecimento solar

Enviado: quinta out 18, 2007 7:29 pm
por lobão
tiengenhocas, não é que no sul do brasil não tenha sol, no verão( nessa época já tem bastante sol) tem muito sol até!!
fiquei muito interessado nesse painel solar caseiro que pode aquecer agua até 150°c. se tiveres detalhes, fotos manda, que o sistema elétrico fica como reserva.


abraços!!!!

lobão!!!!!

Enviado: quinta out 18, 2007 8:45 pm
por Luciano Kaefer
acho a idéia de utilizar a energia solar para aquecer o bio extremamente válida, embora nos dias sem sol, tenhamos que lançar mão da energia elétrica. temos que aprofundar o estudo, pois nesse caso, a passagem do liquido aquecido, tem que ser de forma indireta, e resta ainda uma pergunta: como desligar a passagem do liquido aquecido quando atingir a temperatura da reação...
sds
luciano

Enviado: quinta out 18, 2007 9:38 pm
por Luciano Kaefer
creio que o caminho da lavagem sem água passa por aqui:

peguei um punhado de areia de praia ( daquelas bem fininhas, como a da foto abaixo ):

Imagem

coloquei essa areia dentro de um filtro de café, tomando o cuidado para que ela cobrisse as paredes laterais do filtro, de forma que o bio não tivesse contato direto com o papel, mas sim através da areia.

o bio passou pela areia e desceu para o reservatório de maneira muito mais rápida do que quando usei somente o filtro. isso porque a areia estava retendo o pó de talco, função que antes era o papel quem fazia, causando entupimentos e a consequente demora na filtragem.

antes de passar o bio pelo filtro com areia, misturei 1 ml do bio e 10 ml de alcool isopropilico e medi o ph, sendo que depois de passar o bio pelo filtro, também medi:
bio antes de colocar o pó de talco.....:10,30
ph do alcool isopropilico...................: 6,85
ph do bio antes de passar pela areia.: 8,63
ph do bio após passar pela areia.......: 6,50

lembro que o bio que passei foi o mesmo do teste anterior, somente com o papel filtrante, e que ficaram particulas em suspensão.

após a filtragem, o bio ficou assim:

Imagem[/img]

acho que o caminho das pedras passa por aqui... filtro de areia, fina, lavada, de rio.

saudações

luciano

Enviado: quinta out 18, 2007 9:51 pm
por RED BARON
parabens luciano.

se bem entendi, a areia reteve as particulas sólidas em suspensão.

possilvelmente de pó de talco.

experimenta o mesmo procedimento mas sem pó de talco, quem sabe se a solução da lavagem a seco não está aí.

a areia mais fina deve ter ainda um maior poder de retenção.

pela foto parece-me que o bio está bem limpo.

ainda estragas o negócio de alguem

Enviado: quinta out 18, 2007 10:07 pm
por Luciano Kaefer
boas baron:

deve ter um monte de gente mordendo os lábios de raiva...

segundo as informações do produto que chega hoje, deve-se pegar o bio depois de retirar a glicerina, colocar o pó e manter em circulação à uma temperatura de 70 a 90ºc por 15 a 30 minutos.
a bomba joga dentro do tanque de filtragem com areia e talvez mais alguma coisa ( lã de vidro, carvão ativado etc...) e dalí sai direto para o tanque de abastecimento.

eliminar aquele monte de lavagem vai ser a solução de muita incomodação.

acabei de fazer o teste 3/27. nenhuma glicerina ou algo diferente no fundo do recepiente...

ainda vou ser contratado por uma grande empresa de biodiesel ( nem que seja para ficar quieto...)

sds

luciano

Enviado: quinta out 18, 2007 10:17 pm
por RED BARON
boas luciano.

a areia ainda tem a vantagem de não ensopar tanto como outros produtos como o magnesol e afins. logo não se desperdiça tanto bio na lavagem.
no entanto eu penso que a areia apenas faz a filtragem de particulas e precisa de algo que adira à soda e que depois fique preso então na areia.

neste caso o talco aderiu às impurezas e a maior parte sedimentou.

depois é só arranjar maneira de prender as particulas que teimam em ficar em suspensão.

não sei se estou a pensar certo ou não.

Enviado: quinta out 18, 2007 10:48 pm
por Luciano Kaefer
boas baron:

vc está certo e porisso a necessidade do talco. segundo informações que recebi, o aquecimento do óleo, combinado com a sílica, atrai para si as impurezas do bio e restos de soda. e o melhor: vc combina tudo em sequencia: faz a reação, mantem aquecido para facilitar a decantação. após retirar a glicerina, coloca o pó, mantem a agitação em 80ºc.
a bomba manda tudo para o filtro de areia e fica liberado para uma nova batelada.

vc viu no post o ph antes e depois da filtragem... coisa impressionante!!

quando filtrei o bio somente com o papel filtro, ficou retido no papel a maior parte do talco, o que já reduziu bastante o ph, que começou alto.

acredito que a areia funciona como um poderoso filtro, ainda mais aquela areia bem fina. reteu todas as particulas em suspensão.

antes de experimentar, ficava a olhar o vidro, com aquelas micro particulas em suspensão, que não desciam de jeito nenhum.

aqui no meu escritório, olhava para a caixa de areia que minha filha brincava. e perguntei: porque não ? no máximo perderia 500 ml de bio...
minha esposa quando chegou não acreditou no que viu. está absolutamente limpido, translúcido. dá vontade até de tomar um gole...

o trisyl não chegou ainda. talvez amanhã. disseram que haviam postado, mas ainda nada.


sds

luciano

Enviado: sexta out 19, 2007 11:53 am
por Tiengenhocas
fui há procura do livro de onde tirei algumas ideias e lá estava;a agua passa pelo primeiro um painel com um vidro, depois pelo segundo com dois vidros, a seguir o terceiro tambem com dois vidros. mas acho que podemos eliminar o terceiro painel
nos tempos do meu avô, todas as destilações usavam agua quente.
até serem proibidas e vendidas para a sucata, valiam algum porque eram em cobre
a agua era aquecida numa caldeira a lanha, não me recordo mas deveria ter uma bomba de circulação, depois passava pela destilação tinha um bai-passe com uma torneira para controlar a temperatura

o meu painel e em cobre, estou a pensar fazer 2 em tubo inox de canalização parede fina, as medidas ideais são: 16milimetros para tubos verticais e 25 para horizontais
não sei que medidas existem ai pelo brasil
aqui temos 15 milimetros e 22 + 28 em varas com 5 metros de comprimento

uma descrição do meu painel em:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=3775