Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente
-
- Membro
- Registado: sexta fev 15, 2008 1:45 pm
Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente
aqui deixo uma folha de calculo para calcularmos o tempo de retorno.
- Anexos
-
- Estudo Microgeração Gastos.zip
- (16.61 KiB) Transferido 402 vezes

-
- Membro
tabela renovada pois faltava o ano 0
- Anexos
-
- (17.97 KiB) Transferido 393 vezes

-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
a tua tabela não contempla o aumento provocado pela inflação. seria mais real se inclui-se.cipriano Escreveu:tabela renovada pois faltava o ano 0
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado mai 31, 2008 10:06 pm
cipriano, o meu excel nao abre o teu ficheiro, erminação xlsr???
mesmo mandando o excel abrir o ficheiro ele diz q nao o reconhece
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm
esse excel pertence ao office 2007.
-
- Membro
- Registado: terça mai 15, 2007 1:20 pm
boas,andre nunes Escreveu:cipriano, o meu excel nao abre o teu ficheiro, erminação xlsr???
vai á pagina da microsoft e faz o downolad do software de compatibilidade entre o 2003-2007
cumprimentos
francisco
-
- Novo membro
- Registado: quinta jul 03, 2008 10:25 am
bom dia, depois de ler as mais de 10 páginas deste tópico fiquei confuso devido à elevada qualidade dos comentários, e apesar da minha dúvida não ser muito técnica acabei por não a ver dissipada.
no condomínio onde habito está-se a pensar instalar paines fv para a venda a 100% para a rede, em primeira instância pensei que fosse para reduzir a elavada factura de electricidade pois é um grupo de 15 edificios, mas a ideia será ganhar com a venda da energia.
a questão é: ter que se pagar o empréstimo bancário, pagar a factura da luz o encargo individual a cada condómino será viável o investimento, não há um tecto máximo de venda anual da energia produzida?
é que me falaram em vender anualmente 50.000€ de energia, não será um valor absurdo, caso contrário seria fácil todos os condomínios agirem do mesmo modo?
obrigado desde já
no condomínio onde habito está-se a pensar instalar paines fv para a venda a 100% para a rede, em primeira instância pensei que fosse para reduzir a elavada factura de electricidade pois é um grupo de 15 edificios, mas a ideia será ganhar com a venda da energia.
a questão é: ter que se pagar o empréstimo bancário, pagar a factura da luz o encargo individual a cada condómino será viável o investimento, não há um tecto máximo de venda anual da energia produzida?
é que me falaram em vender anualmente 50.000€ de energia, não será um valor absurdo, caso contrário seria fácil todos os condomínios agirem do mesmo modo?
obrigado desde já
-
- Membro
lool mais uma vez a folha corrigida, para a duração de um painel (25 anos).
a folha está feita em excel 2007.
- Anexos
-
- microgeracao.zip
- (20.76 KiB) Transferido 343 vezes

-
- Membro Silver
- Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
bajdm Escreveu:bom dia, depois de ler as mais de 10 páginas deste tópico fiquei confuso devido à elevada qualidade dos comentários, e apesar da minha dúvida não ser muito técnica acabei por não a ver dissipada.
obrigado desde já
não não é absurdo caro bajdm, e todos os condomínios podem aderir. esse projecto da jbl na alta de lisboa, é viável e pode atingir mesmo esses valores de venda de energia, ou mais.
a lei (363/2007) permite que os condomínios possam instalar sistemas de produção de energia com energias renováveis até 3,68 kw, e beneficiar da taxa bonificada se se submeterem a uma inspecção de eficiencia energética e implementarem as medidas que forem propostas. nesse caso concreto são 15 blocos, ou seja, são 15 contratos de fornecimento de energia que estão estabelecidos com a edp, apesar de serem apenas 4 corpos de edifícios. se cada bloco instalar então uma unidade de microprodução fotovoltaica de 3,68 kw, esta pode produzir entre 5.5 e 5.9 mwh/ano, vezes 15 unidades temos uma energia total produzida entre 82.5 e 88.5 mwh/ano. se forem ainda a tempo este ano para vos ser atribuida a tarifa bonificada de 650 €/mwh, podem obter um retorno anual entre 53.625 e 57.525 €, tudo depende para além do s. pedro, dos equipamentos que instalarem e de como o instalarem. atenção que no topo desses edifícios de 10 andares o vento deve soprar forte, e convém garantir ou manter a estanquicidade da cobertura.
a viabilidade económica do projecto, já que fala em empréstimo bancário, pode ficar comprometida se os juros forem elevados, como é o caso da maioria dos empréstimos mesmo para "renováveis". peçam um plano de amortização da dívida, tendo em atenção que os 650 €/mwh de tarifa bonificada é só durante 5 anos, e depois começa a ir por aí abaixo. sería mais interessante se pudessem disponibilizar capitais próprios já que esse projecto não deverá ultrapassar os 285 mil euros, e vocês são muitos, mais de 4 centenas.
quanto á quantidade máxima de energia que pode ser vendida, ela está definida no mesmo d.l. 363/2007 e que é 2.4 mwh/ano por cada kw instalado o que dá para cada unidade de 3,68 kw um máximo de 8,8 mwh/ano, longe dos 5,9 máximos esperados.
DJGH
-
- Membro
- Registado: segunda fev 11, 2008 4:17 pm
cipriano Escreveu:lool mais uma vez a folha corrigida, para a duração de um painel (25 anos).
boa tarde.
não consegues disponiilizar esse fichiero sem ser em excel 2007?
obrigado
-
- Novo membro
muito obrigado pelo escalrecimento, só mais uma questão como é que chega ao valor de 5,5 a 5,9 mw/h/ano?se cada bloco instalar então uma unidade de microprodução fotovoltaica de 3,68 kw, esta pode produzir entre 5.5 e 5.9 mwh/ano, vezes 15 unidades temos uma energia total produzida entre 82.5 e 88.5 mwh/ano.
obrigado!
-
- Membro Silver
esta estimativa de produção de energia é obtida por intermédio de cálculos, normalmente executados com software específico. no meu caso utilizo a versão 3 do retscreen (software gratuíto para download em www.retscreen.net) e o sunny design para sistemas ligados à rede com inversores da sma (software gratuíto para download em http://www.sma-iberica.com/index.php?id ... iemenu=aus)
este último é muito fácil de usar desde que estejamos a utilizar os inversores mais usados em todo o mundo.
este último é muito fácil de usar desde que estejamos a utilizar os inversores mais usados em todo o mundo.
DJGH
-
- Novo membro
-
- Membro
aqui o tens.red_soul Escreveu:cipriano Escreveu:lool mais uma vez a folha corrigida, para a duração de um painel (25 anos).
boa tarde.
não consegues disponiilizar esse fichiero sem ser em excel 2007?
obrigado
- Anexos
-
- (56.39 KiB) Transferido 332 vezes

-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda dez 17, 2007 5:20 pm
mais um concurso esgotado
o despacho do senhor director geral de energia e geologia, divulgado no sítio da dgeg na internet, determina, no seu n.º 10, a suspensão de novos registos no srm - sistema de registo da microprodução, pelo período de um mês logo que sejam atingidos 2 mw de potência de pré-registos de novas instalações de microprodução.
tendo-se verificado que o limite máximo acima referido foi atingido pelas 13:50 horas do dia 7 de julho de 2008, comunica-se que o processo de pré-registo de novas instalações foi suspenso, sendo reaberto no próximo dia 9 de setembro
o despacho do senhor director geral de energia e geologia, divulgado no sítio da dgeg na internet, determina, no seu n.º 10, a suspensão de novos registos no srm - sistema de registo da microprodução, pelo período de um mês logo que sejam atingidos 2 mw de potência de pré-registos de novas instalações de microprodução.
tendo-se verificado que o limite máximo acima referido foi atingido pelas 13:50 horas do dia 7 de julho de 2008, comunica-se que o processo de pré-registo de novas instalações foi suspenso, sendo reaberto no próximo dia 9 de setembro
-
- Membro Silver
afinal não é um mês depois mas sim dois meses. a próxima abertura, e última deste ano é então em setembro. penso que se justifica este interregno de dois meses por duas razões. primeiro o período de férias e em segundo é necessário que passe algum tempo até que se clarifique quantos dos pré-registos se vão transformar mesmo em instalações. é que os sms's estão a demorar cerca de 3 semanas, a crescer os 5 dias para a confirmação e mais 5 para o pagamento da taxa, um mês não chega para ver quem quer avançar ou não.
DJGH
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda set 24, 2007 11:45 am
não sei se ja repararam na evolução da tarifa estimada para o regime bonificado no guia da microprodução na ultima actualização! http://www.renovaveisnahora.pt/c/docume ... e-2102.pdf
41 cêntimos no 6 ano,
cumps
41 cêntimos no 6 ano,
cumps
-
- Membro Dedicado
sim na pior das hipoteses é esse valor.
ja repararam nas estatisticas sobre a evolução dos registo de unidades de microprodução??
até ao último concurso foram pedidos 9320kw.
ja repararam nas estatisticas sobre a evolução dos registo de unidades de microprodução??
até ao último concurso foram pedidos 9320kw.
-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
percebi, que posso ter instalada mais potência do que a potência de ligação, certo?
quero dizer, numa microprodução mista, posso ter 3kw em fotovoltaico, e outros 3kw em eólica, desde que a potencia do inversor sejam os 3.6kw. pergunto.
existe algum inversor, que consiga separar a energia se ela ultrapassar os 3.6?
quero dizer, numa microprodução mista, posso ter 3kw em fotovoltaico, e outros 3kw em eólica, desde que a potencia do inversor sejam os 3.6kw. pergunto.
existe algum inversor, que consiga separar a energia se ela ultrapassar os 3.6?
sergiomms
-
- Membro Dedicado
exactamente, para o regime bonificado nunca poderás ter um inversor com uma potencia superior a 3,68kw. num sistema misto penso que terás de ter 2 inversores um para o eólico e outro para o fotovoltaico, uma vez que o funcionamento do sistema é diferente (penso eu que serão 2, nao tenho a certeza). a potência gerada deverá ser sempre cerca de +10% superior á potência do inversor, para se conseguir tirar o máximo partido deste. nunca o contrário.
cumprimentos.
cumprimentos.