Movido a Hidrógénio (Água)!!!
-
- Membro Gold
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!
os veículos de injecção electrónica também costumam ter um potenciómetro ligado ao acelerador, de onde se pode obter um sinal entre 0 e 5v proporcional à posição do acelerador. depois terias que o usar para "atacar" um controlador de pwm a controlar a corrente no vaso.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Aprilia RS125e
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
bem,... eu por agora vou limitar a minha concentração no tipo de eletrodos a utilizar com vista a uma boa produção de hidrogénio, e tentar conseguir isso com o minimo de energia dispendida. não será fácil e não sei se alguma vez o conseguirei, mas se não tentar não consigo mesmo...
a parte do circuito pwm e outras coisas de eletrónica, não estão ao alcance do meu conhecimento nem da minha capacidade mental. sobre essa parte, e se alguma vez tiver necessidade de algo nesse sentido, espero poder contar com a colaboração de membros deste forum, e nesse campo já vi que existem por aqui pessoas bem entendidas...
a parte do circuito pwm e outras coisas de eletrónica, não estão ao alcance do meu conhecimento nem da minha capacidade mental. sobre essa parte, e se alguma vez tiver necessidade de algo nesse sentido, espero poder contar com a colaboração de membros deste forum, e nesse campo já vi que existem por aqui pessoas bem entendidas...
-
nas minhas pesquisas sobre o tema encontrei isto:
http://br.youtube.com/watch?v=w2dy1gsiemm&nr=1
alguém me sabe dizer o que é aquilo que o artista está a colocar dentro do recipiente?
num dos recipientes vi que era água, mas no outro desconheço o que seja...
já agora, alguém mais dentro do tema do tópico sabe dar uma breve retórica do funcionamento daquela coisa? deu pra ver que a produção do hho era armazenada naquele depósito branco, pelo menos assim entendi, mas sobre a forma de o produzir não entendi muito.
http://br.youtube.com/watch?v=w2dy1gsiemm&nr=1
alguém me sabe dizer o que é aquilo que o artista está a colocar dentro do recipiente?
já agora, alguém mais dentro do tema do tópico sabe dar uma breve retórica do funcionamento daquela coisa? deu pra ver que a produção do hho era armazenada naquele depósito branco, pelo menos assim entendi, mas sobre a forma de o produzir não entendi muito.
-
- Membro Gold
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
porque não perguntar ao artista em causa ?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
mas eu só entendo português,... e um pouco mirandês.
de qualquer maneira observar aquele video foi positivo, aprende-se sempre alguma coisa...
de qualquer maneira observar aquele video foi positivo, aprende-se sempre alguma coisa...
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
pareceu-me ser limalha de aço ou ferro.
parece que o gás que se liberta é mesmo h2 puro, mas realmente não há informação sobre o funcionamento da jeringonça.
parece que o gás que se liberta é mesmo h2 puro, mas realmente não há informação sobre o funcionamento da jeringonça.
-
tendo como ponto de partida uma observação feita a este video:
http://br.youtube.com/watch?v=icf1l6u4i ... re=related
entendi ser proveitoso utilizar o aluminio no eletrodo negativo. este assunto do aluminio já foi por mim referido aqui neste tópico, e nessa altura foi alertado pelo user "red-baron" que o aluminio mergulhado no eletrolito se desfazia por completo. eletrolito composto por agua destilada com hidroxido de sódio (soda cáustica) à razão de 1 kilo para 4 litros de água.
não duvidei do alerta que me fez o "red-baron", até porque aquilo que ele tem dito no forum nos tópicos onde participamos os dois, não tem falhado nada! verdade seja dita!... mas apesar disso tinha de ver por mim tal acontecimento. voltei a observar o dito video e passei à fase pratica. na preparação daquela que eu fazia conta ser a primeira experiência mais a sério com o hho, verifiquei que de facto o aluminio na soda cáustica derrete/desfaz-se, embora eu não tenha deixado chegar a esse ponto, mas o que vi foi suficiente.
aqui ficam as fotos:

dois frascos de café ambos apenas para experiências, um para produtor/gerador e o outro para borbulhador.

os eletrodos que tinha feito mergulhados lá dentro e o eletrolito a burbulhar, parecia estar a frigir...

aqui uma liga de aluminio especial utilizada na aeronautica. este aluminio tem uma particularidade fisica, não permite dobras, parte!! mas apesar disso também não resistia à soda cáustica.

aqui se pode ver o eletrolito a "ferver"

a diferença da cor quando saiu, embora que depois de limpo ficou com a cor natural.
com eletrodos de aluminio dou por findas as minhas experiencias.
a próxima experiencia será com arame de inox.
um abraço...
http://br.youtube.com/watch?v=icf1l6u4i ... re=related
entendi ser proveitoso utilizar o aluminio no eletrodo negativo. este assunto do aluminio já foi por mim referido aqui neste tópico, e nessa altura foi alertado pelo user "red-baron" que o aluminio mergulhado no eletrolito se desfazia por completo. eletrolito composto por agua destilada com hidroxido de sódio (soda cáustica) à razão de 1 kilo para 4 litros de água.
não duvidei do alerta que me fez o "red-baron", até porque aquilo que ele tem dito no forum nos tópicos onde participamos os dois, não tem falhado nada! verdade seja dita!... mas apesar disso tinha de ver por mim tal acontecimento. voltei a observar o dito video e passei à fase pratica. na preparação daquela que eu fazia conta ser a primeira experiência mais a sério com o hho, verifiquei que de facto o aluminio na soda cáustica derrete/desfaz-se, embora eu não tenha deixado chegar a esse ponto, mas o que vi foi suficiente.
aqui ficam as fotos:

dois frascos de café ambos apenas para experiências, um para produtor/gerador e o outro para borbulhador.

os eletrodos que tinha feito mergulhados lá dentro e o eletrolito a burbulhar, parecia estar a frigir...

aqui uma liga de aluminio especial utilizada na aeronautica. este aluminio tem uma particularidade fisica, não permite dobras, parte!! mas apesar disso também não resistia à soda cáustica.

aqui se pode ver o eletrolito a "ferver"

a diferença da cor quando saiu, embora que depois de limpo ficou com a cor natural.
com eletrodos de aluminio dou por findas as minhas experiencias.
a próxima experiencia será com arame de inox.
um abraço...
-
- Membro Platinium
aida não consegui perceber porque têm de usar um material tão perigoso e corrosivo como a soda cáustica. para que a água conduza a corrente eléctrica, basta estar levemente acidulada ou alcalinizada ou até basta ter dissolvido um sal como o cloreto de sódio da cozinha. ao usar-se soda cáustica, provavelmente em concentrações elevadas vai haver libertação de hidrogénio mesmo sem corrente eléctrica à medida que esta desfaz o eléctrodos. só que isto não é electrólise. uma outra consequência disto é a elevação desnecessária da temperatura.
-
mas orbis, a ideia base é produzir o máximo de hidrogénio com o minimo de despesa em termos de corrente eléctrica. se libertasse hidrogénio mesmo sem corrente electrica era o ideal, o mesmo já não digo do desgaste dos elétrodos... segundo informação existente neste tópico mais atrás, falou-se que o melhor produto a utilizar para produzir o hidrogénio era a soda cáustica, razão pela qual eu a estou a utilizar. também por ter um custo bastante acessivel. na primeira experiência que fiz da qual existe um pequeno video neste tópico, agradou-me bastante aquilo que vi resultante da mistura da água com este produto. as próximas experiências que tenho intenção levar a cabo serão sempre com o mesmo material e nas mesmas percentagens, só assim poderei fazer comparação dos diversos tipos de elétrodos que pretendo expermentar. depois de eleger o tipo e a forma dos elétrodos, então admito expermentar outros produtos e fazer comparação com este...orbis Escreveu:aida não consegui perceber porque têm de usar um material tão perigoso e corrosivo como a soda cáustica. para que a água conduza a corrente eléctrica, basta estar levemente acidulada ou alcalinizada ou até basta ter dissolvido um sal como o cloreto de sódio da cozinha. ao usar-se soda cáustica, provavelmente em concentrações elevadas vai haver libertação de hidrogénio mesmo sem corrente eléctrica à medida que esta desfaz o eléctrodos. só que isto não é electrólise. uma outra consequência disto é a elevação desnecessária da temperatura.
um abraço...
-
- Membro Platinium
bem, então se não é com electrólise usem uma reacção ácido-base, tudo bem. só que no meu modesto entender está-se a aumentar o nível de perigosidade da coisa ao trabalhar com materiais altamente corrosivos. são também reacções fortemente exotérmicas, ou seja o rendimento energético não é o melhor...mas pronto...experimentem.
-
hoje, aqui o "artista" foi comprar uma pinça amperimétrica para medir a corrente que ia gastar a primeira experiencia mais a sério, realizada no frasco de café com duas chapas de inox, e um frasco para burbulhar o gaz produzido. só que a corrente que passava era tão forte, que as ligações na tampa aqueceram, derreteram a tampa (que era de plástico) até fazer buraco, e o gaz escapou-se por ali. no burbulhador só vi as primeiras 2 ou 3 bolhas. ora bolhas... ...
amanhã vou comprar um frasco de salsisha que tem tampa de metal, daquelas salsishas gigantes, e retomar as experiencias...
primeiro vou comer as salshishas, vai ser cá um pequeno almoço
amanhã vou comprar um frasco de salsisha que tem tampa de metal, daquelas salsishas gigantes, e retomar as experiencias...
primeiro vou comer as salshishas, vai ser cá um pequeno almoço
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ...
junta-lhes dois ovos estrelados..e que faças um bom proveito..
abraços
[***************]
abraços
[***************]
-
[***************] Escreveu:vivam ...
abraços
[***************]
retomadas as expêriencias agora já com um frasco das salsishas e umas ligações mais apresentáveis, hoje lá efetuei a primeira expêriencia, mas como não há duas sem três, agora foi a vez do aparelho para medir a corrente, pinça amperimétrica...
estava eu convencido que a corrente auto era corrente alterna, mas estava enganado, é continua... agora já sei...
comprei este aparelho: http://www.leiritronica.pt/electronica/ ... s_id=31252 nesta loja, e quando coloco o produtor a produzir ligado a uma bateria, meço a corrente e nada. fui expermentar na carrinha no cabo eletrico do aquecimento do combustivel antes da bi e nada! depois de um cafézito e de uma informação que lá recolhi, cheguei a casa e expermentei em corrente doméstica e eis que o gajo funciona.
"a tenda quer-se nas mãos de quem a entenda" e é bem verdade...
não dou o investimento por perdido porque a pinça amperimétrica também faz de multimetro, valha-me ao menos isso, mesmo assim ainda vou estudar a possivel troca, só que para ler corrente ac e dc é caro!!! como tal não estou muito receptivo a isso...
sobre o produtor, pelo burbulhar do frasco aquilo até produz bem, mas sem valores de despeza energética não vale a pena estar com ilusões...
acabei por não tirar fotos, mas espero tirar amanhã ou até possivelmente fazer o video e colocar aqui, com a ajuda do nosso amigo "klinzter"...
por agora é tudo.
um abraço...
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda out 27, 2008 12:43 pm
flamingo Escreveu:alguém me sabe dizer o que é aquilo que o artista está a colocar dentro do recipiente?
nss aquele realmente é um gerador de hidrogenio.....em um recipiente é limalha de ferro ou de inox...o outro é agua...
mas será agua com soda caustica....estranho porque não passava corrente eletrica...e como será que formava o hidrogenio???
muito interessante..
-
depois de uma pesquisa no comércio aqui da região no sentido de comprar uma "pinça amperimétrica", ferramenta que eu acho indispensável para as experiências que pretendo leva a cabo, decidi pela compra via net, uma vez que não consegui encontrar a preço acessivel por aqui, tendo em conta o uso reduzido que virá a ter. de recordar a necessidade dessa ferramenta efetuar leitura de corrente dca...
com a ausência dessa ferramenta, (e depois de ter queimado um amperímetro de painel de 30 ampéres) torna-se impossivel saber que intensidade de corrente estarei a gastar em cada um do tipo de eletrodos que vou expermentando, desta maneira vi-me obrigado a suspender as experiências.
enquando isso, aqui ficam algumas fotos do que há atualmente:

o meu banco de ensaios.

a primeira forma de eletrodos testada. 8 parafusos m5 por 65mm, dos quais 5 ligados ao negativo e 3 ligados ao positivo. a água aquecia demais, gastava seguramente acima dos 30 ampéres (lá está, falta o dito aperelho). produzia 1,3 litros de gás por minuto.

a próximo tipo/sistema de eletrodos a ser testado. por dentro um tubo de inox de 35 mm de diâmetro com 85 mm de comprimento será ligado ao positivo, por fora 4 arames inox de 0,8 décimos entrançados, com comprimento total depois de entrançados de 1,85 metros, será ligado ao negativo. a corrente irá entrar por lados opostos uma em relação à outra, ou seja, positivo entra no cimo, negativo no fundo, ou vice-versa. nas experiências que efetuar será sempre assim.
na experiência serão também trocadas as polaridades para analisar resultados.
por agora é tudo. bom ano de 2009.
um abraço...
com a ausência dessa ferramenta, (e depois de ter queimado um amperímetro de painel de 30 ampéres) torna-se impossivel saber que intensidade de corrente estarei a gastar em cada um do tipo de eletrodos que vou expermentando, desta maneira vi-me obrigado a suspender as experiências.

o meu banco de ensaios.

a primeira forma de eletrodos testada. 8 parafusos m5 por 65mm, dos quais 5 ligados ao negativo e 3 ligados ao positivo. a água aquecia demais, gastava seguramente acima dos 30 ampéres (lá está, falta o dito aperelho). produzia 1,3 litros de gás por minuto.

a próximo tipo/sistema de eletrodos a ser testado. por dentro um tubo de inox de 35 mm de diâmetro com 85 mm de comprimento será ligado ao positivo, por fora 4 arames inox de 0,8 décimos entrançados, com comprimento total depois de entrançados de 1,85 metros, será ligado ao negativo. a corrente irá entrar por lados opostos uma em relação à outra, ou seja, positivo entra no cimo, negativo no fundo, ou vice-versa. nas experiências que efetuar será sempre assim.
na experiência serão também trocadas as polaridades para analisar resultados.
por agora é tudo. bom ano de 2009.
um abraço...
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda out 27, 2008 12:43 pm
bom dia..flamingo Escreveu:depois de uma pesquisa no comércio aqui da região no sentido de comprar uma "pinça amperimétrica", ferramenta que eu acho indispensável para as experiências que pretendo leva a cabo, decidi pela compra via net, uma vez que não consegui encontrar a preço acessivel por aqui, tendo em conta o uso reduzido que virá a ter. de recordar a necessidade dessa ferramenta efetuar leitura de corrente dca...
![]()
essa foto sua acima..naum entendi direito.
-o primeiro ,que entra a corrente eletrica.
-o segundo vidro é oque???...como vc construiu ele,objetos???
e o terceiro aquele que tem o bigão pra que serve...e com o vc contruiu?
na gerador ..vc usou pequenas chapas de inox e colocou soda caustica?
abraçosss
-
a explicação para a existência daquelas coisas todas está toda na net. está lá tudo...engenhariacaseira Escreveu: bom dia..
essa foto sua acima..naum entendi direito.
-o primeiro ,que entra a corrente eletrica.
-o segundo vidro é oque???...como vc construiu ele,objetos???
e o terceiro aquele que tem o bigão pra que serve...e com o vc contruiu?
na gerador ..vc usou pequenas chapas de inox e colocou soda caustica?
abraçosss
tens que pesquisar, e passar umas horas a ver uns videos sobre o tema, efetuar umas leituras, observar fotos,... vais ver que depois as duvidas vão desaparecendo...
à dias coloquei aí um link que dava acesso a um video, enquanto esse reproduzia, do lado direito do monitor estavam lá mais videos relacionados com o mesmo tema. tens que perder tempo a ve-los, que foi o que eu fiz. tens que fazer o trabalho de casa, começas a ler este tópico desde o inicio e vais ver que boa parte das duvidas desaparecem...
-
mais um modelo de eletrodos para experiência.
4 fios de arame inox torcidos. por dentro fazem um helicoidal de aproximadamente 35 mm de diâmetro e passo de 10 mm. neste a corrente entra na parte superior.
por fora faz um helicoidal de 57 mm (+/-), com o mesmo passo e corrente a entrar no lado inferior.

as experiências só serão efetuadas depois de ter a pinça amperimétrica para medir dc.
um abraço...
4 fios de arame inox torcidos. por dentro fazem um helicoidal de aproximadamente 35 mm de diâmetro e passo de 10 mm. neste a corrente entra na parte superior.
por fora faz um helicoidal de 57 mm (+/-), com o mesmo passo e corrente a entrar no lado inferior.

as experiências só serão efetuadas depois de ter a pinça amperimétrica para medir dc.
um abraço...
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta jun 14, 2006 6:22 am
eu ja fiz assim um brinquedo igual aõ teu, com arame entrelaçado com 18 cm de comprimento,e entre as espiras + e - tinham 1 cm de afastamento, e com 1,5l de agua destilada e 1 colher de cafe de soda caustica, passa-va dos 25a e aquecia muito.
entretanto desisti, porque ficou mal fixo junto ao motor, e partiu en adanmento, e era dificil arranjar arame de açõ inoxidavel 316l.
entretanto boa sorte.
entretanto desisti, porque ficou mal fixo junto ao motor, e partiu en adanmento, e era dificil arranjar arame de açõ inoxidavel 316l.
entretanto boa sorte.
-
antes de mais nada saúdo-te pelo trabalho já feito, e também por ter mais alguém com quem possa partilhar o que vou fazendo havendo a possibilidade de discutir as idéias... é que tanto nesta parte do fórum como no oleo vegetal, que são os tópicos onde participo, a malta parece que anda fugida.
tal como já referi anteriormente, neste momento ainda ando na fase das experiências. está a fazer falta a "pinça amperimétrica" para medir gastos de corrente. não quero com isto contrariar o que dizes, até porque estou convencido de que de facto, pouco não deve gastar, mas nem que seja para adquirir conhecimento, vou tendo uma ou outra ideia do que fazer para expermentar, e vou tentando. no fim logo tomarei uma decisão...
se chegar a obter resultados satisfatórios, pretendo construir algo em aço inox tubular, em principio com 104 mm interior, 108 mm exterior (2 mm de perfil); e aproximadamente 250mm de altura. queria tentar fazer algo apresentável, mas até lá, ainda vai muito tempo...
tal como já referi anteriormente, neste momento ainda ando na fase das experiências. está a fazer falta a "pinça amperimétrica" para medir gastos de corrente. não quero com isto contrariar o que dizes, até porque estou convencido de que de facto, pouco não deve gastar, mas nem que seja para adquirir conhecimento, vou tendo uma ou outra ideia do que fazer para expermentar, e vou tentando. no fim logo tomarei uma decisão...
se chegar a obter resultados satisfatórios, pretendo construir algo em aço inox tubular, em principio com 104 mm interior, 108 mm exterior (2 mm de perfil); e aproximadamente 250mm de altura. queria tentar fazer algo apresentável, mas até lá, ainda vai muito tempo...