Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

acacio firme Escreveu:boa noite josenir, já comprei os trimpot de 5mm e os outros componentes, mais a pci não deu certo com transferencia termica de toner tentei varias vezes e não deu certo, vou fazer com serigrafia, é bem mais dificil mais já fiz algumas pci com isto, e o alternador com outras bobinas vai ficar pronto este final de semana, vamos ver como vai ficar o serviço ok? até mais, acácio firme.
sugestão: imprima o layout da pci em papel comum com a impressora a laser. em seguida ligue o ferro de passar roupa na temperatura 20% menor que a máxima. depois que o ferro estiver bem quente, e o papel já estiver posicionado em cima da pci com a impressão virada para baixo, ponha o ferro em cima e segure firmemente por 20 (vinte) segundos, sem mexer. retire o ferro, e com ajuda de um pano retire o papel o mais rápido possível. ele estará grudado na pci e precisa ser tirado rapidamente. se demorar mais que 25 segundos com o ferro em cima da pci, ela vai ser danificada pelo excesso de calor. e cuidado para não queimar os dedos e nem quebrar o ferro da patroa !

com este processo sempre vai precisar de uns retoques com uma caneta para desenho de pci ou uma caneta do tipo que escreve em cd, mas funciona muito bem.

epifanio
Membro
Membro
Registado: sábado ago 22, 2009 3:45 pm

Mensagem por epifanio »

boa noite josenir.

acabei de chegar e gastei uma semana para ler todos os seus posts neste tópico. estou super entusiasmado com as suas ideias e sua experiencia. pretendo iniciar um projeto para construir um aerogerador e como você já disse o gerador automotivo é uma otima opção, faceis de encontrar, ao contrario dos famosos dc. parabens pela sua ardua caminhada por este forum, pode-se dizer aquela famosa - "vim, vi e estou vencendo" - na melhor das intensoes.

tenho apenas experiência teórica neste campo, mas sei que posso contar com companheiros que possuem grande bagagem como vocês.

até mais.
Não há um aprendiz que nada tem a ensinar ou um mestre que nada tenha a aprender

acacio firme
Membro
Membro
Registado: terça jul 28, 2009 4:53 am

Mensagem por acacio firme »

bom dia josenir, a coisa está brava sobre a pci, já tentei com o toner muitas vezes e não deu certo, porque só menos da metade das trilhas aderem a pci, não sei se o papel da xerox está
errado ou é uma outra coisa, vou tentar com uma outra copiadora e ver se da certo, quero testar o alternador somente quando a pci ficar pronta, vou fazer a hélice de tres pas de madeira, não vou usar aluminio, já faz muitos anos que usei hélices de cedro e resistiu bem ao
tempo, vou testar mais umas vez, ok?
até mais e muito obrigado. acacio firme.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

epifanio Escreveu:boa noite josenir.
acabei de chegar e gastei uma semana para ler todos os seus posts neste tópico. estou super entusiasmado com as suas ideias e sua experiencia. pretendo iniciar um projeto para construir um aerogerador e como você já disse o gerador automotivo é uma otima opção, faceis de encontrar, ao contrario dos famosos dc. parabens pela sua ardua caminhada por este forum, pode-se dizer aquela famosa - "vim, vi e estou vencendo" - na melhor das intensoes.
tenho apenas experiência teórica neste campo, mas sei que posso contar com companheiros que possuem grande bagagem como vocês.
até mais.
agradeço as suas considerações, e seja bem vindo ao nosso grupo.

epifanio
Membro
Membro

Mensagem por epifanio »

boa tarde josenir

por favor me esclareça uma coisa, eu consegui um alternador automotivo de 12v/30a. no seu topico você disse que se deve refazer apenas o estator, mas altera alguma coisa se eu refizer o indozuido?

ate mais
Não há um aprendiz que nada tem a ensinar ou um mestre que nada tenha a aprender

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

epifanio Escreveu:boa tarde josenir
por favor me esclareça uma coisa, eu consegui um alternador automotivo de 12v/30a. no seu topico você disse que se deve refazer apenas o estator, mas altera alguma coisa se eu refizer o induzido?
ate mais
como dificilmente o bobinamento do induzido do alternador automotivo se danifica, e também devido à dificuldade para a desmontagem do mesmo, não é comum ver alguém refazendo este bobinamento. é mais comum trocar o induzido por um novo, caso esteja danificado. também ainda não fiz nenhum estudo que leve a melhorias neste alternador com alteração no induzido.
enfim, não vejo problema em refazer o bobinamento do induzido desde que o faça igual ao original, para não introduzir uma variável desconhecida no projeto.

epifanio
Membro
Membro

Mensagem por epifanio »

josenir Escreveu:
epifanio Escreveu:boa tarde josenir
por favor me esclareça uma coisa, eu consegui um alternador automotivo de 12v/30a. no seu topico você disse que se deve refazer apenas o estator, mas altera alguma coisa se eu refizer o induzido?
ate mais
como dificilmente o bobinamento do induzido do alternador automotivo se danifica, e também devido à dificuldade para a desmontagem do mesmo, não é comum ver alguém refazendo este bobinamento. é mais comum trocar o induzido por um novo, caso esteja danificado. também ainda não fiz nenhum estudo que leve a melhorias neste alternador com alteração no induzido.
enfim, não vejo problema em refazer o bobinamento do induzido desde que o faça igual ao original, para não introduzir uma variável desconhecida no projeto.
obrigado josenir

até mais

frmartines
Membro
Membro
Registado: domingo abr 05, 2009 11:24 am

Mensagem por frmartines »

josenir, tenho lido as suas mensagens com muito interesse e tenho um projecto na cabeça para utilizar um alternador automotivo em um gerador...
o meu interesse é especialmente pela energia eólica.
as suas mensagens tem muito conteúdo e tenho tirado algumas ideias para o meu projecto.
desde já, da minha parte, muito obrigado pela disponibilidade para com este mágnifico forum. está aqui uma boa e interessante base de conhecimentos para utilização na área das energias alternativas.
abraço

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

frmartines Escreveu:josenir, tenho lido as suas mensagens com muito interesse e tenho um projecto na cabeça para utilizar um alternador automotivo em um gerador...
o meu interesse é especialmente pela energia eólica.
as suas mensagens tem muito conteúdo e tenho tirado algumas ideias para o meu projecto.
desde já, da minha parte, muito obrigado pela disponibilidade para com este mágnifico forum. está aqui uma boa e interessante base de conhecimentos para utilização na área das energias alternativas. abraço
que bom que este trabalho tem despertado o seu interesse. todos nós temos algum vício, e a pesquisa em energia eólica é um dos meus. é muito gratificante saber que aquilo que me serve também serve a mais alguém. no mundo de hoje é bem mais fácil lançar críticas destrutivas ao trabalho dos outros, mas ainda existem pessoas que se dão ao trabalho de lançar elogios. um brinde a isso !

que tal você dividir conosco essa sua ideia ? não poderia dar um pouco mais de detalhes ?

agradeço.

epifanio
Membro
Membro

Mensagem por epifanio »

bom dia josenir

estou começando a por o meu projeto em pratica. já consegui um alternador automotivo de 12v/35a da boch, seguindo suas instruçoes, pretendo usar um sistema de polias de alunminio 4:1 (200mm e 50mm). escolhi as polias de alumino por que acho que apresentam menor inercia.
agora vem minha duvida, eu estou construindo helices de pvc com 60cm de comprimento cada, isto será suficiente?

aguardo.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

epifanio Escreveu:bom dia josenir
estou começando a por o meu projeto em pratica. já consegui um alternador automotivo de 12v/35a da boch, seguindo suas instruçoes, pretendo usar um sistema de polias de alunminio 4:1 (200mm e 50mm). escolhi as polias de alumino por que acho que apresentam menor inercia.
agora vem minha duvida, eu estou construindo helices de pvc com 60cm de comprimento cada, isto será suficiente?
aguardo.
a minha experiência tem mostrado que para uma ampliação de 1:4 você precisaria ter uma hélice de 4 pás de 1m. com 3 pás de 60cm eu penso que, devido ao baixo torque, as perdas de ampliação serão muito grandes, mesmo para uma relação de 1:2. então seria melhor usar a hélice direto no eixo do alternador ou aumentar o tamanho das pás.

procure se preocupar também com a aerodiâmica das pás, para conseguir tirar delas o máximo de velocidade e torque. elas devem ter o perfil torcido da base para a ponta, de modo que o passo na base seja de 20º a 40º e nas pontas chegue a 0º ou próximo disso. uma ideia prática para definir as medidas das pás e conseguir um bom ganho é cortar as pás com a largura de 15% do comprimento na base e de 5% do compimento na ponta.
Hélice2.JPG
Hélice2.JPG (3.69 KiB) Visto 7206 vezes

epifanio
Membro
Membro

Mensagem por epifanio »

josenir Escreveu:
epifanio Escreveu:bom dia josenir
aguardo.
elas devem ter o perfil torcido da base para a ponta, de modo que o passo na base seja de 20º a 40º e nas pontas chegue a 0º ou próximo disso. uma ideia prática para definir as medidas das pás e conseguir um bom ganho é cortar as pás com a largura de 15% do comprimento na base e de 5% do compimento na ponta.
hélice2.jpg
não entendi a primeira parte mas, se a ideia prática a substituir...., então vou fazer as alterções.

estou usando um tubo de pvc de 200 para conseguir o perfil torcido.

obrigado e até mais.

frmartines
Membro
Membro

bom dia josenir,
quanto ao projecto está só na cabeça e na fase de recolha de opções. mas, uma coisa é certa vou tentar alterar um alternador automotivo. ainda não sei se vai ser com pás directamente no veio ou com multiplicação (talvez com multiplicação devido ou vento moderado que ocorre na minha zona). possivelmente com pás de pvc (de mais fácil execução e com um desempenho muito razoável).
a multiplicação poderá ser feita com a parte mecânica de uma rebarbadora ou com carretos de bicicletas, com uma relação 1:4, sempre tendo em conta as características do alternador, o vento disponível e o atrito provocado pela mesma.
daí as suas dicas serem muito importantes porque a experiencia conta.

cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Mensagem por cascavelo »

bom dia jonenir, depois de ler todos os topicos varias vezes, decidi começar a montar o excitador, foi dificil encontrar o material correto e acabei fazendo algumas substituições:
- não encontrei um relê de 15a, serve de 10a?
- o capacitor despolarizado é de formato diferente, como já fiz a placa, vou soldar pra fora dela.
- só consegui trimpots maiores, fiz umas gambiarras pra soldar na placa.

não entendi a parte de ligar a ac, pra que serve esta ligação e ligo onde no alternador?

tem como testar o excitador sem o alternador ?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

cascavelo Escreveu:bom dia jonenir, depois de ler todos os topicos varias vezes, decidi começar a montar o excitador, foi dificil encontrar o material correto e acabei fazendo algumas substituições:
- não encontrei um relê de 15a, serve de 10a?
- o capacitor despolarizado é de formato diferente, como já fiz a placa, vou soldar pra fora dela.
- só consegui trimpots maiores, fiz umas gambiarras pra soldar na placa.
não entendi a parte de ligar a ac, pra que serve esta ligação e ligo onde no alternador?
tem como testar o excitador sem o alternador ?
meus parabéns pelo trabalho.

sobre o relé, para primeiros testes qualquer um serve. mas depois que o gerador estiver ligado a uma boa turbina, nem mesmo o 15a vai ser suficiente. com um alternador automotivo de 12v x 70a modificado conforme nosso projeto, obteremos pelo menos metade da potência original, ou seja 12v x 35a. e essa corrente toda vai passar pelos contatos deste relé. eu desenhei a pci para receber um relé miniatura de 5 pinos, mas dificilmente se vai encontrar um relé deste tipo para mais do que 15a, então na prática será usado um relé auxiliar automotivo (12v x 40a), o qual será ligado à placa através de fios, pois é bem maior do que o relé miniatura, e não encaixa na pci. e eventualmente este relé vai ficar fora da caixa onde vai ser colocada a pci.
se a sua turbina usar pás pequenas e não for possível produzir mais que 180w (12v x 15a = 180w) pode deixar o relé miniatura.

para testar o regulador, use duas lâmpadas automotivas e ligue conforme o esquema abaixo.
1) gire o trimpot de 2k2 e observe que o brilho da lâmpada 1 deve aumentar e diminuir um pouco, conforme a posição deste trimpot.
2) ligue o terminal ac ao +12v e observe que a lâmpada 2 deve acender.
3) gire o trimpot de 20k e observe que o brilho da lâmpada 2 se altera.
Reg_alt_Teste.JPG
Reg_alt_Teste.JPG (14.5 KiB) Visto 7163 vezes
se assim acontecer, está tudo ótimo. agora falta fazer uma calibragem provisória do regulador.
1) gire o trimpot de 20k para aproximadamente 70% do seu curso. esta regulagem determina a corrente de saída que vai ser fornecida à carga. se você têm uma turbina com torque de sobra para mover o alternador (pelo menos 4 pás de 1m), pode girar todo para a direita. gire para menos se observar que o gerador está causando muito peso para a turbina.
2) gire o trimpot de 2k2 para aproximadamente 50% do curso. esta é a regulagem da tensão de saída. na posição mínima terá aprox. 12,5v, no meio aprox. 14,5v e no máximo em torno de 18v.
3) gire o trimpot de 100k para a posição de maior resistência. este é o ajuste da corrente de excitação e também influencia no peso do alternador à turbina e na corrente máxima produzida. a posição ideal vai ser conforme a rotação da turbina, mas difilmente vai passar de 50% do curso.

se ocorrer algum imprevisto, me informe. boa sorte

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

cascavelo Escreveu: não entendi a parte de ligar a ac, pra que serve esta ligação e ligo onde no alternador?
quando fizer o novo bobinamento do alternador vai ver que desta bobina saem 3 fios que são ligados à ponte retificadora do alternador, localizada da tampa traseira do mesmo. escolha qualquer um dos três e solde um fio que deve ser ligado no terminal ac do regulador/excitador, pois ele vai precisar de corrente alternada.

frmartines
Membro
Membro

bom dia josenir,
inicialmente pensei modificar um alternador automotivo colocando ímans de microondas no veio. depois tomei aqui conhecimento do seu projecto que me parece ter vantagens. e já tenho a maior parte dos componentes electónicos para construir a placa.
em qualquer uma das opções anteriores também estou convicto que só vai gerar algo significativo depois de se modificar o estator, substituindo o bobinando original por fio mais fino e mais espiras, tal como atrás já por si foi referido, para ter geração com rotação mais baixa…
podemos ainda, obter alguma flexibilidade se o bobinado for ligado em estrela ou em delta, ou a possibilidade de consoante a rotação poder ser comutado de estrela para delta e vice versa, para tirar o máximo rendimento do vento disponível.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

frmartines Escreveu:bom dia josenir,
inicialmente pensei modificar um alternador automotivo colocando ímans de microondas no veio. depois tomei aqui conhecimento do seu projecto que me parece ter vantagens. e já tenho a maior parte dos componentes electónicos para construir a placa.
em qualquer uma das opções anteriores também estou convicto que só vai gerar algo significativo depois de se modificar o estator, substituindo o bobinando original por fio mais fino e mais espiras, tal como atrás já por si foi referido, para ter geração com rotação mais baixa…
podemos ainda, obter alguma flexibilidade se o bobinado for ligado em estrela ou em delta, ou a possibilidade de consoante a rotação poder ser comutado de estrela para delta e vice versa, para tirar o máximo rendimento do vento disponível.
pois esta última opção eu já venho considerando há tempos. ocorre apenas que me complica um tanto a parte eletrônica, e insere um componente exótico, um relé de 3 contatos reversíveis de mais de 40a ou então três relés auxiliares de contato reversível.

desde o início das minhas pesquisas, o meu objetivo não é exatamente produzir o melhor gerador eólico, e sim produzir um gerador eólico com uma boa relação custo/benefício que esteja acessível à maioria das pessoas, mesmo leigas. eu até cheguei batizá-lo de "gerador eólico para todos".

com este sistema de comutação triângulo-estrela, com certeza praticamente dobramos a capacidade do gerador, mas agregamos mais complexidade, o que nos desvia do meu objetivo inicial, portanto prefiro ir adiando esta alteração, e esperando agregar outras que tragam melhoria de rendimento sem aumentar a complexidade.

mas é realmente uma ótima notícia saber que existe gente com um bom nível de conhecimento comigo nesta caminhada, com capacidade para enxergar bastante à frente. parabéns pela ótima observação.
se você conseguir fazer uma melhoria neste sentido, não deixe de publicar aqui.

cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Mensagem por cascavelo »

fiz os testes, e não funcionou, a primeria lâmpada acende, a outra não, os leds também não acendem, notei que quando ligo o 12v, o brilho da lâmpada diminui.
vou colocar uma foto, vê se consegue identificar as besteiras que fiz, tive dificuldade pra identificar os componentes, veio tudo misturado em um pacotinho e alguns soldei no chute mesmo.
o fio 12v é o que sai na parte de cima da placa (fio amarelo), no desenho da pci não dá pra identificar, o desenho está cortado bem neste lugar, seguindo o diagrama concluí que fosse pois não encontrei nenhum outro ponto de solda identificado com 12v.
DSC08295.JPG
DSC08295.JPG (78.07 KiB) Visto 7122 vezes

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

cascavelo Escreveu:fiz os testes, e não funcionou, a primeria lâmpada acende, a outra não, os leds também não acendem, notei que quando ligo o 12v, o brilho da lâmpada diminui.
vou colocar uma foto, vê se consegue identificar as besteiras que fiz, tive dificuldade pra identificar os componentes, veio tudo misturado em um pacotinho e alguns soldei no chute mesmo.
o fio 12v é o que sai na parte de cima da placa (fio amarelo), no desenho da pci não dá pra identificar, o desenho está cortado bem neste lugar, seguindo o diagrama concluí que fosse pois não encontrei nenhum outro ponto de solda identificado com 12v.
algumas observações:
1) o led vermelho deve acender juntamente com a lâmpada 1. se a lâmpada acende e ele não, então está com a polaridade invertida, retire-o e solde na posição contrária a que está.
2) o led verde deve acender junto com a lâmpada 2.
3) os dois leds servem para indicar quando está ocorrendo a excitação do alternador (vermelho) e quando está sendo enviada energia para a saída (verde).
4) o capacitor de 10uf é eletrolítico bipolar de 100v, que cabe perfeitamente no local indicado. este que você colocou é de poliéster, por isso é muito grande, mas vai funcionar.
5) verifique a sua fonte de alimentação, pois a lâmpada 2 só vai acender se tiver tensão acima de 13,5v. logo com uma fonte de 12v ou bateria, não vai ser possível acendê-la.
6) observe que quando você liga o fio ac no 12v, escuta um "tac" no relé, pois ele fecha os contatos para fornecer energia para a carga. e quando desliga este fio, o mesmo som deve ser ouvido um pouco mais baixo. se isso não acontecer, verifique o diodo 4001 e o relé, que podem estar com defeito.
7) não esqueça de usar um dissipador de calor entre os dois irfz44 próximos ao led verde. não precisa usar material isolante entre eles.
8 ) próximo ao canto indicado com nf no relé saem dois fios, o ac (ligado ao diodo 4001) e o exc- (ligado ao capacitor de 10uf). na sua foto só vejo um deles, que me parece ser o exc-. verifique este detalhe.
9) o fio amarelo está ligado ao +12v e o preto no gnd (negativo), mas no canto inferior esquerdo da sua foto parece que está sobrando o fio azul.
10) no pino -bat parece estar ligado um fio preto, que pode ser confundido com o negativo. procure usar um fio cinza ou outra com que ainda não tenha sido usada. este é o fio que vai para o negativo da bateria. o positivo da bateria vem do +12v. quando tiver o alternador, no lugar da bateria você pode usar um lâmpada, e girando o alternador a uma rotação superior a 200rpm, ela deve acender.

no mais, o resto parece estar em ordem. depois que verificar estes detalhes não deixe de informar se ficou bom. e não desanime. mesmo para pessoas experientes é comum acontecer vários imprevistos na montagem de um circuito, especialmente se a pessoa está montando um circuito que não foi ela mesma quem projetou.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”