Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Motores à Ar Comprimido ou Vapor
Responder

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

eitaaaaaaaaa...que bom que as coisas estão tomando o rumo desejado

josenir, que bom que vc entende das coisas...he he he...eu penso e pesquiso bastante, mas me falta uma oficina adequada para por muitas ideias em pratica.
quando falei do diametro do volante, tinha em mente um motor em que se faz uso de correia dentada...aí adaptar um volante maior ou menor é facil pois ficam do lado de fora da caixa do motor.
mas soldar mais um resalto no eixo tambem foi uma grande jogada...parabens! quanto a valvula de admissão, não faço ideia do que vc fez...talvez tenha dado mais pressão nas molas para que elas resistam a pressão que vc quer usar...não sei...conta aí!
quanto a regulagem das valvulas...a ideia funciona...mas tem dois incovenientes...o primeiro é que com a folga grande logo haverá o desgaste pois ficam batendo com muita folga...o segundo e principal é que voce reduziu muito a abertura das valvulas, isso faz com que o cilindro se encha de vapor muito lentamente e na fase da exaustão o vapor é expulso com dificuldade...(aqui eu faço uma nota para o que o fendel disse sobre a condensação, ela cria um vacuo que puxa o pistão pra cima, fornecendo trabalho).
solução...retrabalhar os resaltos do comando, tornando-os mais curtos, não quero dizer baixos, é curto mesmo, de forma a ele manter as valvulas de admissão bem abertas, porem por um tempo menor. as de exaustão não devem ser mexidas, elas devem continuar sendo abertas logo que o pistão atinge o pmi.
quanto a caldeira...eu acho que o uso dos evaporadores não é a melhor forma de fazer a caldeira...esses dois evaporadores que vc tem, são ideais para fazer o superaquecimento do vapor e fazer a condensação do vapor na saida do motor.
tambem não usaria esse cilindro para acumular vapor da maneira que vc projetou.
se vc pensa em fazer um caldeira aquatubular, então a melhor coisa seria voce comprar tubos de cobre e fazer a caldeira, que não é dificil só precisa muita solda...o principal é que os tubos tem que ter um sentido sempre vertical...( o que não acontece com o evaporador).
mas, já que vc tem esse cilindro, eu faria a caldeira flamotubular...basta voce atravessar com tubos de ferro de 1/2" longitudinalmente esse cilindro, quanto mais melhor, pois é mais area de aquecimento. o cilindro nesse caso deverá estar todo enfiado no tonel que é a fornalha e nesse caso esses tubos é que se ligam a chaminé.
receio que a caldeira que vc projetou não dê vazão ao seu motor.
bom...fica a sugestão
Nós somos a consequência do que pensamos.

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver

o motor convertido a vapor tem como produzir mais potencia sim...depende a pressão da caldeira é claro. motores a vapor trabalham em baixa rotação e altissimo torque, dispensando até o uso da caixa de marchas.
um exemplo, esse carro em 1969 (recente) foi construido para competir com carros a combustão interna, mas foi proibido de disputar...alguem consegue imaginar por que? (e dizem que teoria da conspiração, não existe)
http://www.geocities.com/wernervana/learxyzp.html

josenir, olhe aqui como funciona uma caldeira flash-steam:
eu acho melhor e a espiral voce vai fechando formando um cone.
http://www.geocities.com/wernervana/funcio.html

essa aqui é flamotubular...veja como vc tem que fazer com seu cilindro:
http://www.geocities.com/wernervana/engine2p.html

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am

Mensagem por Fendel »

e para testes hidrostáticos de volumes menores do que 1 m3, com bomba elétrica tipo wap, kaercher, etc, sugiro adicionar uma válvula adicional de controle, para regular a pressão através da vasão de saída, pois senão a pressão sobe muito rápido, e não dá tempo para acionar o gatilho...
energias descentralizadas e definitivas.

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

sandro_ventania Escreveu:eitaaaaaaaaa...que bom que as coisas estão tomando o rumo desejado
que bom que você apareceu sandro, pois durante estes dias em que ficamos aqui só eu e o fendel, eu pensei que todos já tinham desistido deste projeto e já estava até preparando a minha proposta de sociedade com ele neste motor a vapor... eh eh eh...
imagine eu e ele constuindo os motores e as caldeiras 1.0, 2.0, modelo turbo, tdx, etc... íamos dominar o mundo e desbancar a indústria petroleira... eh eh eh...

ok, você venceu, vou liberar apenas uma parte do "pulo do gato", mas gostaria de contar com a colaboração dos colegas que participam deste tópico no sentido de que reconheçam que quem primeiro funcionou o "motor a combustão adaptado para vapor" foi o josenir. não que o josenir seja mais inteligente do que os demais, nem que tenha qualquer superioridade, mas simplesmente porque ele se dedicou ao problema e teve as condições favoráveis que o levaram a uma solução simples e que realmente funcionou, sem qualquer outro tipo de questionamento desnecessário. pura e simplesmente ele consegui funcionar o motor a combustão com vapor. e espero que todos estejam comprometidos como eu estou com uma solução que venha a favorecer o maior número de pessoas possível.
a minha preocupação aqui não é patentear essas idéia e começar a ganhar dinheiro com ela, de forma nenhuma. mas também não gostaria de ver um monte de malucos por aí empolgados com esta solução, fazendo adaptações sem as menores condições de segurança, vindo a provocar acidentes. isso poderia até tirar a vida de muitos e em breve nem eu mesmo poderia vir a usar este invento porque o governo proibiria de imediato o seu uso.
e aí, o que teria eu conseguido ? jogar fora uma ótima oportunidade de desconcentrar poder e renda. e um grande atraso para todos nós ? aí, em termos de tecnologia para geração de energia, teríamos que recomeçar as pesquisas de um ponto muito mais atrás, de antes da era do vapor e sem poder contar com ele.

pois bem, como solução para fazer o motor de quatro tempos trabalhar com apenas dois, realmente o que fiz foi apenas fazer um ressalto a mais para cada ressalto existente no eixo de comando. cada novo ressalto deve ter o mesmo formato e altura do já existente e estar em posição exatamente contrária ao original.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

sandro,
sobre a caldeira, as suas sugestões são realmente muito oportunas, mas eu penso que poderia fazer algo novo também nesta área. eu acho que esta opinião que já ouvimos do próprio fendel de que "uma caldeira é uma bomba" reflete uma realidade que precisa ser mudada, de que as caldeira evoluíram muito pouco, ou quase nada nos últimos 100 anos. elas evoluíram pouco porque não atendem aos grandes interesses do capital dominante. com toda a tecnologia que existe hoje no campo da eletrônica, mecânica, materiais, etc... uma caldeira hoje tinha que ser algo 100% confiável e automático, e poderia estar instalada dividindo a parede do quarto das crianças na casa de qualquer cidadão comum, e sabendo-se que o risco de um acidente ocorrer com ela seria totalmente nulo.

então as pessoas poderiam ter uma caldeira funcionando em casa para queimar o lixo doméstico e os gases do esgoto e gerar energia para alimentar as baterias do seu carro, estando ela na garagem, ao lado do carro e encostada na parede do quarto das crianças, sem dissipação de calor para o ambiente.

parece utópico ? todas as novas e grandes idéias pareceram absurdas e depois passaram a fazer parte da nossa vida cotidiana.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

sandro_ventania Escreveu: quanto a regulagem das valvulas...a ideia funciona...mas tem dois incovenientes...o primeiro é que com a folga grande logo haverá o desgaste pois ficam batendo com muita folga...o segundo e principal é que voce reduziu muito a abertura das valvulas, isso faz com que o cilindro se encha de vapor muito lentamente e na fase da exaustão o vapor é expulso com dificuldade...(aqui eu faço uma nota para o que o fendel disse sobre a condensação, ela cria um vacuo que puxa o pistão pra cima, fornecendo trabalho).
solução...retrabalhar os resaltos do comando, tornando-os mais curtos, não quero dizer baixos, é curto mesmo, de forma a ele manter as valvulas de admissão bem abertas, porem por um tempo menor. as de exaustão não devem ser mexidas, elas devem continuar sendo abertas logo que o pistão atinge o pmi.
bem observado este detalhe sandro, vou aceitar a sua sugestão de rebaixar os ressaltos do eixo de comando. assim em vez de deixar as válvulas "batendo" com 1,5mm de folga, simplesmente rebaixo 1,5mm dos ressaltos e deixo as válvulas perfeitamente justas, como no motor a combustão. neste caso temos mais um ganho, de diminuir o atrito na abertura de válvulas.
sobre você achar que o cilindro enche lentamente e esvazia com dificuldade, é melhor você ver na prática, e vai verificar que isso não ocorre. no motor a combustão existe um pequeno defasamento entre a posição teórica dos ressaltos do eixo de comando e a posição real em que eles são fabricados, como se eles fossem um pouco atrasados em relação ao eixo do virabrequin e este fato se encaixa como uma luva para o nosso motor a vapor, o que impede este estrangulamento da entrada e saída. só você vendo com cuidado, como eu me dei ao trabalho de observar, para enxergar com clareza.
sobre não mexer nos ressaltos das válvulas de escapamento, esqueça. se forem feitas alterações nos ressaltos, tuchos, balancins ou qualquer peça que envolvam as válvulas, devem ser feitas igualmente em todas as válvulas do motor, da mesma forma, para manter a simetria de funcionamento. qualquer diferença no funcionamento das válvulas individualmente deve ser feita apenas na regulagem de cada uma. senão você começa ter diferenças nas válvulas que vão introduzir mais variáveis no processo e ficar muito mais difícil a afinação do funcionamento do motor.

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver

vixi...voce vai fazer justamente o que eu destaquei pra não fazer...he he he.
não rebaixe o ressalto...estreite-o, de forma a ele manter a valvula aberta por menos tempo...entendeu?
voce não está vendo problema com a abertura pequena das valvulas por que vc está trabalhando com baixa rpm (350rpm se não me engano), porem quando vc tentar aumentar a velocidade(e tenho certeza que vc almeja isso!) a pouca abertura das valvulas se tornará um gargalo no seu sistema, existe a estoria da viscosidade do fluido,etc, etc...até em um motor convencional isso é um fator limitante do desempenho, pois a compressão dinamica vai diminuindo com o aumento da velocidade.
considere isso...

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

na verdade não quero mais que 350 rpm de um motor a vapor. talvez isso já seja até um exagero. quanto maior a velocidade maior quantidade de vapor será jogada fora, pois como o motor trabalha em 2 tempos, para cada giro é descartado um volume de vapor igual ao volume do cilindro. a 300 rpm são descartados 300 volumes, a 600 o dobro, logo menor velocidade significa maior economia de vapor.
neste caso a minha experiência em eólica vai fazer a diferença, pois preciso do motor a vapor para gerar energia elétrica e os meus geradores geram com 300 rpm e dão a potência máxima a 600 rpm.
então eu uso uma transmissão de correia e polia 2:1, que está tudo resolvido. isso significa usar duas tecnologias diferentes para obter mais redimento de uma máquina.
mas é claro que na hora de rebaixar os ressaltos do eixo de comando, eles ficarão mais largos, logo faço um esmerilhamento lateral para devolvê-los à largura original, mantendo assim o mesmo tempo de abertura que tinham antes.

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver

ok josenir, entendi...voce está adquando o motor a sua especifica necessidade.
creio que para manter essa velocidade vc não terá problemas com a caldeira, pois precisará de pouca demanda.
ah...não esmerilhe os ressaltos, não...deixe eles largos e faça um teste...creio que eles estando largos, vai compensar em parte a pequena abertura das valvulas...
como bom experimentador...teste...teste...teste...teste..teste!!!

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

sandro_ventania Escreveu:ok josenir, entendi...voce está adquando o motor a sua especifica necessidade.
creio que para manter essa velocidade vc não terá problemas com a caldeira, pois precisará de pouca demanda.
não necessariamente. por um mero acaso tenho facilidade em conseguir um gerador de baixa rotação. mas mesmo que tivesse que usar um gerador convencional de 4 pólos (1800 rpm), ainda assim optaria por usar o motor a vapor em +- 300 rpm com uma transmissão de 6:1, logo 300 x 6 = 1800.
é claro que teríamos perdas na transmissão, mas provavelmente seriam bem menores do que as perdas de vapor para este mesmo motor trabalhar a 1800 rpm.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

teoricamente o mesmo motor trabalhando a 3000 rpm, produz quase 10 vezes mais potência do que a 300 rpm...

antigamente os motores trabalhavam com pouca rotação...

acredito que para conseguir rotações maiores, é necessário afinar as válvulas, como descrito nos textos relativos ao motor do prem, com 1000 rpm a 10 bar:
http://projekte.realisr.com/816/dampfmotor-albanien
e como a válvula de admissão deve abrir 3 mm antes do pms, e devido à mola, o prem utilizou outra válvula de admissão, neutralizando a válvula original de admissão.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

fendel Escreveu:teoricamente o mesmo motor trabalhando a 3000 rpm, produz quase 10 vezes mais potência do que a 300 rpm...
antigamente os motores trabalhavam com pouca rotação...
realmente os motores que trabalham em ciclos, como o motor a combustão, realmente produzem mais torque a rotações mais altas, devido em parte à enércia do volante e dos contrapesos do virabrequin. outro fator é que, como produzem força a apenas 25% do ciclo, uma rotação mais alta significa mais impulsos por segundo.
mas o caso é que, com dois tempos a coisa muda um pouco, pois o motor depende menos da inércia do volante para completar o ciclo, pois são 50% de trabalho. um exemplo é o motor a combustão de 2 tempos das motocicletas e motoserras, que não precisa da inércia do volante para ter bom rendimento.
logo um motor a vapor pode até produzir 10 vezes mais potência a 3000 rpm, mas vai consumir pelo menos 20 vezes mais vapor. aí neste caso o rendimento está sendo diminuído com o aumento da rotação.
se o consumo aumentasse numa proporção linear em relação à potência gerada seria ótimo. mas mesmo nos motores a combustão isso não acontece. experimente fazem um percuso num automóvel a 80 km/h e a 140 km/h. vai ver que mesmo chegando ao destino mais rápido com 140 km/h, vai ter gasto bem mais combustível. enquanto que a 80 km/h o motor trabalha muito mais tempo e gasta menos.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

nein, nein, nein... não confunda torque, com potência... nem velocidade com força...

um veículo a 140 gasta muito mais do que um a 80 devido à resistência aerodinâmica... nada a ver com a rotação do motor...

e para aumentar a velocidade de teu motor a vapor, vc tem que refinar tuas válvulas, principalmente a de admissão... como estou explicando há tempo e vc insiste em não entender.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

fendel Escreveu:e para aumentar a velocidade de teu motor a vapor, vc tem que refinar tuas válvulas, principalmente a de admissão... como estou explicando há tempo e vc insiste em não entender.
aqui eu não estou tendo problema para obter alta velocidade do meu motor. acredito que já acertei um ponto ótimo de funcionamento, o que falta, a meu ver, é apenas eliminar a folga de 1,5mm que deixei entre os tuchos e as válvulas, para evitar problemas de desgaste. o que vai ser resolvido com um rebaixamento dos ressaltos do eixo de comando.
ligando a saída do meu compressor de 120 libras ao meu motor a vapor, com o gerador ligado nele servindo de peso, o meu medidor de rpm marca mais de 1200 rpm e as lâmpadas não queimam porque o gerador tem um regulador de tensão. a pena é que o compressor é pequeno e possui garrafa de ar de apenas 24 litros. e em poucos segundos a pressão cai para 40 libras e a rotação do motor fica em 425 rpm pelo tempo em que o compressor permanecer ligado. logo a rotação máxima do motor está em torno de 1200 rpm com carga, isso já é um exagero. para fazer ele trabalhar a 300 rpm como eu quero não vou mexer em nenhum ajuste nele, apenas vou aumentar o peso da carga, forçando a rotação a cair. assim consigo gerar mais, gastando menos vapor. economizo a caldeira e o combustível. o motor não precisa economizar, pode trabalhar forçado, que ainda é menos do que ele fazia quando trabalhava a combustão. pois a temperatura de funcionamento vai ser mais baixa e não vão ocorrer explosões dentro do cilindro.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

mais um pequeno detalhe que talvez mereça atenção:
este motor que eu estou usando é um pequeno motor a combustão de 4 tempos de 2,5 cv bastante velho que peguei na sucata de um amigo. ele tinha um gerador acoplado, mas que não foi encontrado.
troquei o óleo dele, limpei o carburador, pus gasolina no tanque e ele funcionou aparentemente bem. e ficou aqui na minha sucata por mais um ano até eu pegá-lo para transformar em vapor. se o gerador dele estragou irremediavelmente e foi jogado fora, não há de se esperar muito do motor.
agora é que eu estive pensando que o cilindro dele já deve ter um bom desgaste e deve estar com a compressão deficiente.
ainda assim temos um rendimento, a meu ver, ótimo. imaginem depois que a caldeira estiver pronta e tudo resolvido, como ficará isso num motor de fusca com os pistões, anéis e camisa novos ?
vai ficar "o bicho", e eu já tenho aqui um 1600 cc, só escutando a conversa... eh ! eh ! eh ! ...

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

se com 300 rpm vc atinge a potencia que vc deseja... tudo bem... até porque quanto menor a rotação mais durável é o motor...
mas, o refinamento das válvulas vai te proporcionar economia de vapor, considerável (ou ar comprimido)... mesmo a 300 rpm... e logo vc vai perceber isso...

num carro a vapor, (título deste ítem) vc precisa reduzir peso... e aí quanto maior a rotação... melhor...

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

é muito válida a preocupação de vocês com a velocidade do motor, não há a menor dúvida. apenas a minha linha de pesquisa vai numa direção um pouco diferente. não estamos aqui em lados apostos, de forma alguma.

mas, continuando, já que eu tenho em vista, já em curto prazo um motor de 4 cilindros, me permita fendel, aproveitar mais um pouco da sua experiência...

qual seria um meio de fazer pelo menos dois estágios de vapor com um motor de 4 cilindros ? com 6 é fácil: 1, 2, e 3 cilindros, em 3 estágios, como já foi visto. mas com 4 pistões de mesmo tamanho, será que tem jeito ?
agradeço.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

notícia: carro a vapor chega a 270 km/h data: 14/11/2008
http://revistaautoesporte.globo.com/rev ... 42,00.html

na verdade eu não fico empolgado com este tipo de notícia, mas como se trata de um fato divulgado há apenas 3 dias atrás, e não 100 anos atrás, é um sinal de que "o vapor não morreu".
Carro_vapor.jpg
Carro_vapor.jpg (55.06 KiB) Visto 4089 vezes

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver

pelo visto esses garotos que fizeram esse carro, tinham dinheiro, mas não fizeram o trabalho de casa...só 270km e a 13.000rpm !! egastando 1.000litros de agua em meia hora!!! se bem que aqui deve ser a circulação de agua, pois é inconcebivel ele não fazerem a condensação.
veja esse de quase 40 anos atrás...
são 400hp e 320km/h...e a apenas 3.500rpm e é apenas um esportivo.
http://www.geocities.com/wernervana/1970yp.html
só o vapordyne fornecia 800hp e podia chegar a quase 400km/h...era tão formidavel que foi proibido de disputar a indy500 junto com os a gasolina.

josenir...dessa fez vou dar razão ao fendel...voce tá teimoso
mesmo que vc queira apenas 300rpm, vc tem que afinar o seu motor dá melhor maneira possivel...pois quanto melhor o desempenho dele, certamente mais eficiente ele estará sendo...e isso se se reflete em melhor aproveitamento do vapor.
gostariamos muito de ver um video dele...posta aí pra gente!!

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

para transformar um motor de 4 cilindors iguais em 2 estágios, eu utilizaria um deles para o primeiro estágio, e os outros tres cilindros para o segundo estágio...
e com o ajuste das válvulas, acertaria as proporções dos volumes de cada estágio...

Responder

Voltar para “Motores à Ar Comprimido ou Vapor”