Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?
-
D'eu
- Membro Silver

- Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm
Re: Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?
pronto ... mais um instalador frustado!!!!! ainda não perceberam que o tópico tem como tema o feedback das pessoas que instalaram paineis solares pelo programa do governo. se está contra a medida, meu amigo, e mais uma vez, paciência. se calhar os paineis solares do programa são todos uma m*rd* e os seus é que são bons. temos pena não ter condições para aderir ao programa, muita pena. mas, paciência!!!!
Porque o Futuro, pode ser melhor ...
-
jfkpt
- Membro Dedicado

- Registado: segunda mai 04, 2009 11:35 am
pode concretizar essa afirmação?fyntas Escreveu: procurando bem conseguem arranjar produto muito bom a preços idênticos, obviamente que sem as tais prestaçõezinhas que o banco e a pmlink vos cobra.
eu quero pagar a pronto, não quero as prestaçõezinhas...
se existir uma boa marca a preços e condições idênticas, seria o ideal.
aguardo o feedback.
cumps,
ricardo
-
Magma
- Membro Silver

- Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm
caro ccarvalho:
o seu contributo tem sido muito importante, porque tem sido o único a fazer justiça ao título do tópico.
se não for abusar muito da sua boa vontade, peço-lhe que continue a partilhar a sua experiência.
agora já temos sol novamente, mas passaram-se alguns dias cinzentos e com temperaturas mais baixas. nestes dias teve que recorrer a algum tipo de apoio?
obrigado desde já pelas suas informações.
é pena que os detentores de painéis de outras marcas não partilhem também as suas experiências, para que quem ainda não instalou, possa fazer uma escolha mais fundamentada.
o seu contributo tem sido muito importante, porque tem sido o único a fazer justiça ao título do tópico.
se não for abusar muito da sua boa vontade, peço-lhe que continue a partilhar a sua experiência.
agora já temos sol novamente, mas passaram-se alguns dias cinzentos e com temperaturas mais baixas. nestes dias teve que recorrer a algum tipo de apoio?
obrigado desde já pelas suas informações.
é pena que os detentores de painéis de outras marcas não partilhem também as suas experiências, para que quem ainda não instalou, possa fazer uma escolha mais fundamentada.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável
-
sergiomms
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
obrigado alex,alexjp4 Escreveu: o termossifão não necessita de estar ligado a electricidade mas não podes contar com agua quente sempre, pois quando começares a gastares a agua quente que esta no deposito começa a entrar agua fria que se não estiver sol ou uma temperatura elevada a agua não aquece.
quanto ao deposito ficar separado dos paineis em termossifão é possivel desde que o deposito fique mais alto que os paineis.
nos paineis que são vendidos atraves do protocol do estado não sei se é possivel, mas nada como preguntares ao fabricante se é possivel.
a cf necessita de estar ligado à electricidade para "forçar" a àgua a subir?
pois estou decidido pelo cf, principalmente por ter menos peso no telhado, não quero "forçar" umas obras para já, embora cá em casa só morem 3 pessoas!
agora estou indeciso qual a marca a escolher! parece-me que a norquente está muito bem posicionada entre a lista de marcas preferidas aqui dos membros para escolha do sistema cf através do apoio!
sergiomms
-
D'eu
- Membro Silver

jfkpt:jfkpt Escreveu:pode concretizar essa afirmação?fyntas Escreveu: procurando bem conseguem arranjar produto muito bom a preços idênticos, obviamente que sem as tais prestaçõezinhas que o banco e a pmlink vos cobra.
aguardo o feedback.
cumps,
ricardo
pelo sistema de incentivos do governo também podes comprar a pronto. para isso basta ires ao banco e pedires a instalação. e nem precisa de ser no teu banco (caso tenhas conta num dos bancos não aderentes ao programa). vais a qualquer um daqueles que aderiram e pedes.
o financiamento é opcional.já agora aproveito para esclarecer que o valor a pagar mensal não varia com nenhuma taxa. é fixo. isto quer dizer que o cliente fica a pagar aquela mensalidade durante os seis anos independentemente dos juros descerem ou subirem ...
os programas similares que dizem fazer os desconto equivalente existem mas o tem-se visto que as condições são são similares ao do governo naquilo que interessa aos instaladores. a maioria das marcas não tem 6 anos de manutenção incluidos; somente um ano. e isso custa dinheiro. por outro lado, pelo menos a mim aconteceu-me isso, que apareceram outros items no orçamento que antes do programa do governo não existiam no dito (isto aconteceu-me numa marca a quem pedi orçamento antes do programa do governo existir e depois do programa - já essa marca publicitava que fazia as mesmas condições do programa do governo). portanto, estejam atentos ...
-
jfkpt
- Membro Dedicado

- Registado: segunda mai 04, 2009 11:35 am
eu sei disso, so queria saber quais as marcas com produtos a preços semelhantes.d'eu Escreveu:jfkpt:jfkpt Escreveu:pode concretizar essa afirmação?fyntas Escreveu: procurando bem conseguem arranjar produto muito bom a preços idênticos, obviamente que sem as tais prestaçõezinhas que o banco e a pmlink vos cobra.
aguardo o feedback.
cumps,
ricardo
pelo sistema de incentivos do governo também podes comprar a pronto. para isso basta ires ao banco e pedires a instalação. e nem precisa de ser no teu banco (caso tenhas conta num dos bancos não aderentes ao programa). vais a qualquer um daqueles que aderiram e pedes.
o financiamento é opcional.já agora aproveito para esclarecer que o valor a pagar mensal não varia com nenhuma taxa. é fixo. isto quer dizer que o cliente fica a pagar aquela mensalidade durante os seis anos independentemente dos juros descerem ou subirem ...
os programas similares que dizem fazer os desconto equivalente existem mas o tem-se visto que as condições são são similares ao do governo naquilo que interessa aos instaladores. a maioria das marcas não tem 6 anos de manutenção incluidos; somente um ano. e isso custa dinheiro. por outro lado, pelo menos a mim aconteceu-me isso, que apareceram outros items no orçamento que antes do programa do governo não existiam no dito (isto aconteceu-me numa marca a quem pedi orçamento antes do programa do governo existir e depois do programa - já essa marca publicitava que fazia as mesmas condições do programa do governo). portanto, estejam atentos ...
-
D'eu
- Membro Silver

precisa de estar ligado a electricidade mas não por causa da água. esta entra da rede directamente para o depósito que se encontra dentro de casa. a electricidade é precisa para pôr a funcionar uma bomba circuladora que faz circular um líquido (glicol ...) desde o cilindro aos paineis. esse líquido ao passar pelos paineis é aquecido, vai pelos tubos até à serpentina do acumulador onde se faz a transferência de energia. o fluido circulante ao estar mais quente passa a sua energia para a água que está no acumulador (que está mais fria) - isto é um princípio físico que tem um nome muito conhecido mas que agora não me recordo.sergiomms Escreveu:obrigado alex,
a cf necessita de estar ligado à electricidade para "forçar" a àgua a subir?
pois estou decidido pelo cf, principalmente por ter menos peso no telhado, não quero "forçar" umas obras para já, embora cá em casa só morem 3 pessoas!
agora estou indeciso qual a marca a escolher! parece-me que a norquente está muito bem posicionada entre a lista de marcas preferidas aqui dos membros para escolha do sistema cf através do apoio!
todo este processo é controlado por uma central electrónica que avalia a temperatura do acumulador e do painel. quando a diferença de temperaturas é propícia ao aquecimento da água no acumulador este activa a bomba circuladora para fazer circular o tal líquido pela tubagem ate aos paineis. todo o processo é gerido electronicamente.
como envolve electrónica convem que também tenhamos em conta a necessidade futura de peças (a electronica às vezes deixa-nos na mão ...) ... pelo que o historial da marca no mercado também deve ser ponderado ... e com isto não estou a dizer que uma marca é melhor do que outra, acho que todas têm pontos a seu favor e pontos contra.
para a semana (mas mais para o fim) vêm cá a casa realizar a instalação do meu sistema de circulação forçada. se alguém achar importante poderei depois postar imagens e feedback ... mas por favor, poupem-me a paciência aos comentários do tipo ... isto está tudo mal feito, o material é uma mer** ... ... ... deviam era pôr material da minha marca porque eu é que sou bom! esse tipo de opiniões poupem-me. nem sei como o ccarvalho consegue aturar tanta estupidez e ainda vir cá esclarecer algumas dúvidas! é que é preciso pachorra! ele sim, contribuiu de alguma maneira para esta discussão ... e, até ao momento, foi o único a dar o feedback! será que é o único que lê este forum que instalou paineis solares pelo programa do governo? e isto é um apelo a que partilhem o vosso processo ... a instalação do vosso painel solar por este programa. porque se todos partilhamos as nossas dúvidas ... poderemos aprender ... e, no futuro, estarmos mais preparados.
com os melhores cumprimentos,
d'eu
-
D'eu
- Membro Silver

eu sei disso, so queria saber quais as marcas com produtos a preços semelhantes.[/quote]
gasokol (casa plus), baxi-roca (acho que isto não é publicidade ...) entre outras são marcas que dizem fazer o desconto do governo. é um caso de estudares cada caso, caso a caso e ver se te compensa ou não. como já disse neste forum, a minha experiência por este mercado paralelo não é a melhor. mas pode ser que tenhas sorte e encontres um instalador correctinho ... que queira ganhar o dele, sem te explorar e até consigas um equipamento com melhores prestações dos que propostos por esta medida de incentivo.
eu antes de aderir a este programa pedi imensos orçamentos. acho que foram mais de 10. como também queria resolver ao mesmo tempo o meu problema com as aqs e do aquecimento central (a gas propano a coisa defenitivamente não dá!), aproveitava e pedia orçamentos para as duas coisas.
gasokol (casa plus), baxi-roca (acho que isto não é publicidade ...) entre outras são marcas que dizem fazer o desconto do governo. é um caso de estudares cada caso, caso a caso e ver se te compensa ou não. como já disse neste forum, a minha experiência por este mercado paralelo não é a melhor. mas pode ser que tenhas sorte e encontres um instalador correctinho ... que queira ganhar o dele, sem te explorar e até consigas um equipamento com melhores prestações dos que propostos por esta medida de incentivo.
eu antes de aderir a este programa pedi imensos orçamentos. acho que foram mais de 10. como também queria resolver ao mesmo tempo o meu problema com as aqs e do aquecimento central (a gas propano a coisa defenitivamente não dá!), aproveitava e pedia orçamentos para as duas coisas.
-
sergiomms
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
vais optar então por qual marca?
eu estou imbicado para a norquente!
eu estou imbicado para a norquente!
sergiomms
-
fyntas
- Membro Silver

- Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
boa noite a todos.
sr carvalho só estou a alerta-lo para um facto que (poderá a vir a acontecer mais tarde e que é uma probabilidade)
como lhe referi já conseguiu encontrar informação acerca da pressão máxima de funcionamento do seu depósito?
considere este conselho como amigo e não como hostil.
caríssimo sr d'eu
como já referi no post anterior eu não sou contra os incentivos
concordo com os incentivos mas que fossem feitos de outra forma, que dessem liberdade de escolha ao cliente para adquirir a marca que quisesse e o instalador que quisesse ai sim seria justo.
posso-lhe dizer que recebi convites para trabalhar em 3 empresas a fazer instalações para o protocolo onde estas empresas estavam aceites como instaladoras, mas tinham que recorrer a um terceiro porque não tinham condições nem logística nem capacidade técnica, por aqui imagine a nível nacional o tipo de instalações que se praticam, agora venham-me falar que esse pessoal vai dar garantia de 6 anos quando nem uma escada de 9 metros de altura tem.
acha que sou um instalador frustrado?
porque?
por acaso referenciei alguma marca?
como referi anteriormente não necessito do programa para trabalhar, felizmente e graças à minha qualidade de trabalho e qualidade do produto tenho trabalho suficiente.
aceitarei entrar no programa quando a marca com que trabalho conseguir entrar (infelizmente não são primos do sócrates, ou então estão com medo que arrasem a concorrência, talvez dentro de pouco tempo a candidatura seja aceite.)
acha que este protocolo tem transparência, o porque de só entrar uma marca no inicio, teriam que a comunicar quais os requisitos de candidatura antes do protocolo ter inicio, a energie por exemplo quando dezenas de empresas tentavam entrar os frigoríficos com evaporadores pendurados nos telhados automaticamente foram aceites
isto sim é uma grande frustação e gatunagem
bem sr ricardo cada caso é um caso e existem situações que são possíveis
envie-me uma mp com a sua zona de residência e contacto terei todo o prazer em entrar em contacto consigo
sr carvalho só estou a alerta-lo para um facto que (poderá a vir a acontecer mais tarde e que é uma probabilidade)
como lhe referi já conseguiu encontrar informação acerca da pressão máxima de funcionamento do seu depósito?
caríssimo sr d'eu
concordo com os incentivos mas que fossem feitos de outra forma, que dessem liberdade de escolha ao cliente para adquirir a marca que quisesse e o instalador que quisesse ai sim seria justo.
posso-lhe dizer que recebi convites para trabalhar em 3 empresas a fazer instalações para o protocolo onde estas empresas estavam aceites como instaladoras, mas tinham que recorrer a um terceiro porque não tinham condições nem logística nem capacidade técnica, por aqui imagine a nível nacional o tipo de instalações que se praticam, agora venham-me falar que esse pessoal vai dar garantia de 6 anos quando nem uma escada de 9 metros de altura tem.
porque?
como referi anteriormente não necessito do programa para trabalhar, felizmente e graças à minha qualidade de trabalho e qualidade do produto tenho trabalho suficiente.
aceitarei entrar no programa quando a marca com que trabalho conseguir entrar (infelizmente não são primos do sócrates, ou então estão com medo que arrasem a concorrência, talvez dentro de pouco tempo a candidatura seja aceite.)
acha que este protocolo tem transparência, o porque de só entrar uma marca no inicio, teriam que a comunicar quais os requisitos de candidatura antes do protocolo ter inicio, a energie por exemplo quando dezenas de empresas tentavam entrar os frigoríficos com evaporadores pendurados nos telhados automaticamente foram aceites
envie-me uma mp com a sua zona de residência e contacto terei todo o prazer em entrar em contacto consigo
-
fyntas
- Membro Silver

já agora sr ricardo estou na margem sul
-
D'eu
- Membro Silver

compreendo a frustação da maior parte dos instaladores principalmente aqueles que trabalham com marcas que não conseguem cumprir os requesitos do governo. compreendo o governo pela necessidade dos requesitos que impôs. sei que não geram consensos mas eu compreendo.fyntas Escreveu:boa noite a todos.
caríssimo sr d'eu
porque?
quanto a candidatura da energie, aminha opinião é a seguinte: não cabe ao governo andar a analisar o sistema das empresas. a empresa em questão possuia, na data de entrada no programa um certificado internacional que equivalia o seu equipamento a um painel solar termico. possuia os restante pré-requesitos impostos pelo governo logo, ninguem a poderia impedir de entrar. podem-me dizer, mas o sistema não é um painel solar termico... concordo. mas o laboratorio que lhe passou o certificado não foi da mesma opinião. em segunda instância reveu a sua decisão. com essa revisão, a empresa deixou de cumprir os pre-requesitos e saiu do programa. para mim toda esta logistca é normal.
também percebo porque é que a maioria dos instaladores são contra esta medida do governo ... esse problema chama-se margem de lucro!!!! a mama é muito mais pequena e não da para pagar os mercedões que alguns de vocês têm! e eu já tive alguns instaladores a vir ca a casa de bombas ... um deles só vinha num classe s!!!! quem pagou?
-
fyntas
- Membro Silver

mais uma vez lhe digo que da minha parte não é frustação e não estou contra o incentivosó queria que existisse liberdade de escolha tanto a nível de marca como instalador.
considero é as candidaturas desleais.
o meu fornecedor desde o inicio do protocolo até hoje que fez a sua candidatura e ainda nada (atenção estamos a falar duma marca reconhecida a nível mundial e líder de mercado com certificações a nível de solar keymark), quando a energie apresentou a certificação já o meu fornecedor estava inscrito a bastante tempo, mas imaginem o eng. sócrates e o sr pinho visitam a fabrica e puf milagre a energie foi aceite no protocolo, agora você vai-me falar necessidade dos requesitos, por amor de deus.
você refer
mamã? margem de lucro?
você sabe quanto custa um sistema solar da vulcano de 300 litros em preço de tabela?
eu digo lhe, são 2570€ + iva a 12% que dá 2878€.
quanto é que você paga na campanha?
2030€ mais despesas de abertura mais juros etc…
fazendo as contas o sistema 2030€ + 1641€ oferecidos pelo estado dá a módica quantia de 3671€
mais 793€ do que o preço real do equipamento e quem mete esse dinheiro ao bolso, quem paga esse dinheiro que alguem mete ao bolso.
samos todos nós contribuintes sérios e honestos
tem duvidas de alguma coisa, diga.
só não vê que não quer
já agora mercedões, a minha viatura é um furgão com quase 6 metros de comprido atestado com maquinaria e ferramenta, digo-lhe mais trabalho por minha conta desde 2002 e ainda não enriqueci e também não vai ser a trabalhar honestamente que vou enriquecer, mas agora pergunte aos cabecilhas da vulcano quais são as maquinas que andam montados?
você prefere pagar a comilões do que a pessoal que trabalha honestamente, mais nada de lhe com força e de mais um dinheirinho aos tubarões eles até são pobrezinhos.
considero é as candidaturas desleais.
o meu fornecedor desde o inicio do protocolo até hoje que fez a sua candidatura e ainda nada (atenção estamos a falar duma marca reconhecida a nível mundial e líder de mercado com certificações a nível de solar keymark), quando a energie apresentou a certificação já o meu fornecedor estava inscrito a bastante tempo, mas imaginem o eng. sócrates e o sr pinho visitam a fabrica e puf milagre a energie foi aceite no protocolo, agora você vai-me falar necessidade dos requesitos, por amor de deus.
você refer
será que é normal?para mim toda esta logistca é normal.
mamã? margem de lucro?
você sabe quanto custa um sistema solar da vulcano de 300 litros em preço de tabela?
quanto é que você paga na campanha?
2030€ mais despesas de abertura mais juros etc…
fazendo as contas o sistema 2030€ + 1641€ oferecidos pelo estado dá a módica quantia de 3671€
mais 793€ do que o preço real do equipamento e quem mete esse dinheiro ao bolso, quem paga esse dinheiro que alguem mete ao bolso.
samos todos nós contribuintes sérios e honestos
tem duvidas de alguma coisa, diga.
só não vê que não quer
já agora mercedões, a minha viatura é um furgão com quase 6 metros de comprido atestado com maquinaria e ferramenta, digo-lhe mais trabalho por minha conta desde 2002 e ainda não enriqueci e também não vai ser a trabalhar honestamente que vou enriquecer, mas agora pergunte aos cabecilhas da vulcano quais são as maquinas que andam montados?
você prefere pagar a comilões do que a pessoal que trabalha honestamente, mais nada de lhe com força e de mais um dinheirinho aos tubarões eles até são pobrezinhos.
-
D'eu
- Membro Silver

quando digo que compreendo os requesitos e a logistica digo que compreendo no sentido em que alguem vai ter de assegurar os serviços durante seis anos. se os requesitos fossem leves de satisfazer isto levaria a que qualquer empre sa poderia satisfazê-los ... mas será que todas iam aguentar os 6 anos? é que formas de gestão há muitas.
fyntas não duvido que seja um profissional sério nem quero pôr isso em causa. a única coisa que digo é que muitos dos instaladores antes do programa do governo tinham margens de lucros enormes. alguns ainda continuam a querer tê-las.... isso, digo-lhe eu com certeza.
d'eu
fyntas não duvido que seja um profissional sério nem quero pôr isso em causa. a única coisa que digo é que muitos dos instaladores antes do programa do governo tinham margens de lucros enormes. alguns ainda continuam a querer tê-las.... isso, digo-lhe eu com certeza.
d'eu
-
Pedro Dias
- Membro Dedicado

- Registado: terça out 14, 2008 9:33 am
caro d'eu,d'eu Escreveu: compreendo a frustação da maior parte dos instaladores principalmente aqueles que trabalham com marcas que não conseguem cumprir os requesitos do governo. compreendo o governo pela necessidade dos requesitos que impôs. sei que não geram consensos mas eu compreendo.
se compreende os critérios do governo, talvez me possa explicar.
porque tão intrincados critérios, jamais vistos em outros programas do género na europa, a mim apenas me indicam que há uma vontade clara de ter alguns dentro e outros fora.
os critérios que fazem sentido prendem-se com a qualidade e performance do sistema. penso que este sistema introduziu algumas soluções muito interessantes, como o sistema chave-na-mão com garantia de 6 anos.
o problema é que os critérios, as exigências e condições contratuais não são postas claramente na mesa para quem estiver interessado. se não há nada a esconder, porque não deixar claro o que é pedido aos fornecedores e instaladores? porque não colocá-lo publicamente?
actualmente as empresas candidatas desperdiçam muitíssimas horas para preparar toda a documentação necessária, para descobrir ao longo do percurso mais e mais exigências da pme link, sem sequer conhecerem detalhes importantes como o contrato que a pme link propõe?
a pme link pode ser uma empresa privada com o seu próprio modus operandi que deve ser respeitado no seu funcionamento normal. mas quando está responsável por gerir um subsídio do estado todos estes procedimentos têm que ser claros para o público, para que saibamos como se está a gerir esta benesse do estado.
como se pode atabalhoar tanto uma boa ideia continua a ser um mistério para mim.
mas como o d'eu os compreende, talvez me possa explicar.
antecipadamente grato,
pedro
-
ccarvalho
- Membro Dedicado

- Registado: quinta abr 16, 2009 6:04 pm
fyntas;
vai-me desculpar, mas está equivocado.
a sua frase:
o meu comentário: o mesmo sistema pelo apoio do governo fica em 2.006,00, "chave na mão", pago a pronto.
são menos 872 euros que o seu valor. e ainda vou buscar uma grande parte no irs.
estou errado???
a sua frase:
o meu comentário: o mesmo sistema pelo apoio do governo fica em 2.006,00, "chave na mão", pago a pronto.
são menos 872 euros que o seu valor. e ainda vou buscar uma grande parte no irs.
estou errado???
-
tlicas
- Membro Dedicado

- Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am
oláccarvalho Escreveu:fyntas;
a sua frase:
estou errado???
errado não está, mas não desvirtue o que o fyntas disse. para quem vai vender mais painéis e consequentemente iria baixar o preço dos mesmos, verifica-se o contrário e dos 1641 euros de subsidio de estado (que deveriam reverter na totalidade no consumidor) a vulcano abocanhou parte dele !!! e de ter em atenção que em novembro de 2008 se arranjavam sistemas termossifão de 300l vulcano já instalados por cerca de 2600 euros. quanto ao irs também o deduzia exactamente como agora.
se queremos ser sérios também temos que o parecer, e não sermos parciais e tentar justificar o injustificável. que a medida do governo é positiva, é. que está a ser mal implementada, está.
cumprimentos
tlicas
-
ccarvalho
- Membro Dedicado

- Registado: quinta abr 16, 2009 6:04 pm
tlicas;
ok, 2.600,00 eur.
continuo a ter o meu sistema 600 euros mais barato...certo?
se o programa do governo está mal implementado, eu como consumidos final, estou-me nas tintas. tenho que olhar para a minha carteira e decidir o melhor para mim.
isso dos protocolos e conluios e tudo o que aqui dizem, acho que a nós consumidores pouca diferença nos faz.
agora para os instaladores, isso já pode ser problemático. consegue ver o meu ponto de vista? não estou a criticar ng, apenas a dizer que consegui um bom preço pelo programa do governo e isso...é o que realmente me interessa a mim e a muitas pessoas. o $ custa a ganhar a todos.
cmpts;
ccarvalho
ok, 2.600,00 eur.
continuo a ter o meu sistema 600 euros mais barato...certo?
se o programa do governo está mal implementado, eu como consumidos final, estou-me nas tintas. tenho que olhar para a minha carteira e decidir o melhor para mim.
isso dos protocolos e conluios e tudo o que aqui dizem, acho que a nós consumidores pouca diferença nos faz.
agora para os instaladores, isso já pode ser problemático. consegue ver o meu ponto de vista? não estou a criticar ng, apenas a dizer que consegui um bom preço pelo programa do governo e isso...é o que realmente me interessa a mim e a muitas pessoas. o $ custa a ganhar a todos.
cmpts;
ccarvalho
-
Interrogação
- Membro Dedicado

- Registado: sexta mai 01, 2009 6:16 pm
penso que nas contas que se estão a fazer estão-se a esquecer da manutenção.
tanto quanto sei, a manutenção anual da vulcano, por exemplo, tem um preço de 120€ por deslocação. tendo em atenção que o contrato implica uma manutenção de 10€ durante 6 anos, então há que contabilizar 110€ x 6 anos = 660 €
acredito que dos 1640 eur que o estado subsidia, uma parte vai para o bolso de alguém, mas uma grande parte é para benefício do contribuinte.
o exemplo que me lembro foi o de alguém pedir um orçamento igual ao do vulcano de 300lt de cf da medida témico 2009, tendo obtido um valor de 3700 €. acrescentando 6 x 120 € teremos um total de perto de 4400 eur.
ficam por explicar perto de 550 € para os 4966 € alegdos na medida solar térmica. poderemos considerar parte deste valor para incertezas que se irão encontrar de instalação para instalação...
por outro lado o processo de candidatura e de aceitação deveria aparentemente ser mais claro, pelas várias queixas dos instaladores.
e do mesmo modo haveria de haver uma agência de certificação de instalação, por causa das instalações à pressa que certamente irão aparecer...
tanto quanto sei, a manutenção anual da vulcano, por exemplo, tem um preço de 120€ por deslocação. tendo em atenção que o contrato implica uma manutenção de 10€ durante 6 anos, então há que contabilizar 110€ x 6 anos = 660 €
acredito que dos 1640 eur que o estado subsidia, uma parte vai para o bolso de alguém, mas uma grande parte é para benefício do contribuinte.
o exemplo que me lembro foi o de alguém pedir um orçamento igual ao do vulcano de 300lt de cf da medida témico 2009, tendo obtido um valor de 3700 €. acrescentando 6 x 120 € teremos um total de perto de 4400 eur.
ficam por explicar perto de 550 € para os 4966 € alegdos na medida solar térmica. poderemos considerar parte deste valor para incertezas que se irão encontrar de instalação para instalação...
por outro lado o processo de candidatura e de aceitação deveria aparentemente ser mais claro, pelas várias queixas dos instaladores.
e do mesmo modo haveria de haver uma agência de certificação de instalação, por causa das instalações à pressa que certamente irão aparecer...
-
D'eu
- Membro Silver

acho engraçado o pessoal vir para aqui comparar o sistema de financiamento com o da europa! consultem sites europeus acerca de paineis solares ... eu digo-vos ... é um espanto ... porque lá ninguem critica ninguem e sente-se um espirito de grupo entre os utilizadores para tentar resolver os problemas individuais de cada um! acham que em portugal isso é possível? podemos sempre acreditar no pai natal ...
ora imaginemos que este programa era aberto a todas as pequenas média empresas ... isso resultaria que iriam surgir empresas para a instalação de paineis solares, com certificação, em tudo quanto é sítio. o que iria resulta? de caminho já ninguem se entendia ... haveria empresas, como eu já disse, que poderiam facilmente cair e depois, quem assegurava os contratos? iriamos todos para tribunal? ficariamos 10 anos a tentar resolver o problema e quando nos vissemos já tinhamos ido!!!! aqui, por isto, eu compreendo que este programa tenha sido feito assim. ao contratar directamente com a empresa que fabrica e não com o instalador assume-se um contrato de responsabilidade que da outra forma, se fosse contratualizado com o instalador, nunca existiria. e com isto eu quero somente dizer que é mais fácil para o estado contratualizar com o fabricante do que com os instaladores. é mais fácil e mais seguro. e digo-vos, se fosse eu a tomar esta decisão se calhar ate fazia da mesma maneira.
quanto aos valores estarem ligeiramente influenciados. sim, acho que estão. mas não penso que seja na ordem de valores que vocês referem. tenho um orçamento para cf da vulcano antes do programa do estado (mesmo sistema, com igual acumulador) cujo valor é de 4200€. se a este valor juntarmos 660€ da manutenção isto dá 4820€ ...sistema pelo apoio do estado custa 4966€ o que dá uma diferença de 146€!!!! mas, no meu orçamento não vem especificado o modulo solar. segundo as regras quem não precise deste módulo retira 90€ ao preço. lol por este ponto de vista o valor não anda assim tão desfazado!
ora imaginemos que este programa era aberto a todas as pequenas média empresas ... isso resultaria que iriam surgir empresas para a instalação de paineis solares, com certificação, em tudo quanto é sítio. o que iria resulta? de caminho já ninguem se entendia ... haveria empresas, como eu já disse, que poderiam facilmente cair e depois, quem assegurava os contratos? iriamos todos para tribunal? ficariamos 10 anos a tentar resolver o problema e quando nos vissemos já tinhamos ido!!!! aqui, por isto, eu compreendo que este programa tenha sido feito assim. ao contratar directamente com a empresa que fabrica e não com o instalador assume-se um contrato de responsabilidade que da outra forma, se fosse contratualizado com o instalador, nunca existiria. e com isto eu quero somente dizer que é mais fácil para o estado contratualizar com o fabricante do que com os instaladores. é mais fácil e mais seguro. e digo-vos, se fosse eu a tomar esta decisão se calhar ate fazia da mesma maneira.
quanto aos valores estarem ligeiramente influenciados. sim, acho que estão. mas não penso que seja na ordem de valores que vocês referem. tenho um orçamento para cf da vulcano antes do programa do estado (mesmo sistema, com igual acumulador) cujo valor é de 4200€. se a este valor juntarmos 660€ da manutenção isto dá 4820€ ...sistema pelo apoio do estado custa 4966€ o que dá uma diferença de 146€!!!! mas, no meu orçamento não vem especificado o modulo solar. segundo as regras quem não precise deste módulo retira 90€ ao preço. lol por este ponto de vista o valor não anda assim tão desfazado!