Ola ,
importa clarificar alguns conceitos de forma a comparmos o comparável.
1- O que importa num fabricante de VE's ?
2- O que esperamos de um veiculo? (usabilidade, conveniencia, fiabilidade.) /Vectrix
1-Fabricante de VE's:
Sobre os fabricantes de veiculos electricos o que há a esperar em 1º instância é fiabilidade. Sendo uma area nova ( producao de VE's em série para o "mass market"), só quem esta no mercado há varios anos nos dá algumas garantias com um grande número de veiculos em utilizacao e consequentemente bastante feedback dos utilizadores, know-how quer de fábrica, fornecimento de pecas (originais ou nao) etc.
Em segundo lugar a fiabilidade, quase pelas mesmas razoes. Quanto mais se produz, mais feedback, melhoria continua de processos implementada etc.
2- O que esperamos de um Veiculo/Vectrix.
Relativamente a Vectrix. Claramente esta num mercado "Premium" de VEs de duas rodas. Dar quase 12 mil euros(11740 para ser exacto) por uma mota, ainda por cima electrica nao é "loucura" para todos.
- No seu portfolio apresenta uma Maxi-Scooter equivalente a (Burgman de 400CC de CI), construida com os melhores materias (Marzochi, Brembo, Sachs, Alcoa etc), que a unica coisa que "peca" é nao levar um "face-lift" desde a sua introducao no mercado em 2008. Como se fosse importante !(tecnica utilizada na industria auto para criar a "necessidade" consumista de mudar de veiculo, mesmo que a mecanica base seja praticamente a mesma! muda-se um farolito, uns mostradores, nova grelha,diz q consome menos 0,0000003 litros, start/stop, et voila carro "novo" /velho travestido.)
Confesso que quando comprei a minha Li+, estive tentado na Brammo (ou Zero). Mas (always a but!), é uma "newbie" no mercado, com uma fabrica pequena(pequenissima devo dizer) na California (ver filmes no youtube), que vai contra tudo o que já apresentei no ponto "o que se espera de um fabricante"...sem representacoes fora dos US.
Sobre a recente estrategia, parece-me correctissima, ou seja atacar o maior mercado : 125CC,50 CC nas motas, e "portabilidade electrica" para turismo/seguranca etc com o tipo "Segway". Assim cobre "todo" o mercado, os meus parabens a uma empresa com 16 anos (1997/2013), que luta para se manter num mercado tao incerto como os VEs (so isto dava um topico).
É neste sub-mercado onde se cresce mais (sobretudo pelo preco), com ofertas como a Volta, Govecs etc. Na verdade está em linha (pura concidencia para mim) com a Tesla,
que 1º produz para o Premium (de forma a suster o investimento de fabrico,maximizar o desenvolvimento etc), e em 2017 (?) tem previsto um carro para o "low-market".
Finalmente o que queremos de um veiculo? Para a minha necessidade (sublinho "minha"), a conveniencia de uma Scooter (posicao de conducao/conforto, capacidade de carga, protecção aos elementos etc etc), serve que nem uma luva.
A Brammo , Zero, Volta sao mais "ciclistas", para quem mais que um veiculo de transporte nao abdica das motas "in the true sense". (Alem disso a Brammo também é premmium $$$$)
abracos
sergiomms Escreveu:Mr_Icaro Escreveu:Nao percebi, podes explicar? Que esperarias? Dá-me um exemplo da concorrencia (motas) q esteja a trabalhar melhor.
Eu adianto-me.... reconheço qualidade às Vectrix mas mantêm-se "agarrados" ao conceito scooter original e disponibilizam novos produtos de segmentos inferiores à primeira moto (a que realmente veio quebrar com o mercado) penso que a decepção seja essa, apareceram em grande, disponibilizaram imagens (no site) de futuros projectos mas... nada, aparecem agora com estes "brinquedos"!
Independentemente do preço, gosto mais da Zero que têm vindo a evoluir constantemente (até ver, claro), e isto enquanto a brammo não comercializar cá a Empulse, porque depois a escolha torna-se mais dificil.