Noticias de Eléctricos!

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
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jmal
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por jmal »

Deve haver aqui alguma confusão, não existem baterias AC :lol: , logo todos são DC, aqui a diferença deve ter a ver com o facto de o carregador estar fora ou dentro do carro, e neste caso de carregamentos rápidos não faz qualquer sentido ter um "frigorífico" (em termos de tamanho, porque de peso deve ser muito mais) dentro do carro, aliás não acredito que o ZOE traga carregador on-board de 43k, não faz sentido nenhum, é um enorme custo para algo que é usado poucas vezes e que fora do carro pode ser usado por muitos.
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marcopns
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por marcopns »

Os carros têm todos carregadores rápidos AC incluídos... até os Nissan Leaf.
A grande luta do RSJC :mrgreen:

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sergiomms
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por sergiomms »

jmal Escreveu:Deve haver aqui alguma confusão, não existem baterias AC :lol: , logo todos são DC, aqui a diferença deve ter a ver com o facto de o carregador estar fora ou dentro do carro, e neste caso de carregamentos rápidos não faz qualquer sentido ter um "frigorífico" (em termos de tamanho, porque de peso deve ser muito mais) dentro do carro, aliás não acredito que o ZOE traga carregador on-board de 43k, não faz sentido nenhum, é um enorme custo para algo que é usado poucas vezes e que fora do carro pode ser usado por muitos.
O que eles fizeram foi utilizar o inversor do motor para converter a AC em DC, ou seja, para o carro andar inverte DC em AC, para carregar, o mesmo inversor converte o AC em DC, é bidireccional, assim, não existe um carregador "extra" no carro.
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RJSC
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por RJSC »

Exatamente...
Já várias vezes expliquei aqui como funciona, mas nem toda a gente leu.
O carregador é realizado com o controlador de motor e os enrolamentos do motor, com um custo acrescido em componentes de 2 a 3 centenas de euros, bem mais barato que instalar um carregador AC lento à parte como têm os carros Japoneses.

Sim, quem tem um Leaf diz que o carregamento DC funciona, ninguém diz o contrário, mas há uma solução que fica mais barata quer dentro do carro quer fora dele.

Quanto aos picos de consumo, fornos de padaria têm consumos da mesma ordem e existem milhares pelo país, por isso é que têm tamanha potência instalada.
Além disso, naturalmente, esses locais só facultariam energia quando os fornos estivessem desligados, senão teriam que pagar o dobro da potência contratada.
Já assim se passa hoje quando se fazem encontros e aparecem dezenas de veículos simultâneamente.

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BondadeSua
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Se eu bem entendi... "o ovo de Colombo!"
Os VE, (4 rodas especialmente), com a sua simplicidade e quase com o mesmo equipamento, convertem em AC para gerar movimento e convertem em DC para armazenar! ;)
Assim eles nos deixassem... :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

A questão da rede electriza e os picos de consumo por causa da massificação, suponho que não será um problema, pelo menos no imediato.
Sabendo isto e sabendo que os VE com o seu "banco de baterias", (se eles deixassem), serviam para armazenar em Horas de Baixo Consumo e simultaneamente para vender à rede, nos momentos em que estão parados e não precisam da totalidade da carga armazenada. Portanto servem de de volta, de suporte à rede. E continua a não ser preciso criar novas tecnologias. Já outros por cá o disseram. :o
É um outro modelo de negócio que já por cá foi falado! :lol: :lol: :lol:

Assim tivesse-mos governantes e a retoma da economia tinha acontecido à muito tempo! :cry: :cry: :cry: :cry:

BondadeSua

PS: RJSC já acrescentou info
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

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galt
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por galt »

Devido a todas estas ambições temos o mobie parado.

Se assim continuar-mos a manifestar o nosso desagrado pela falta de liberdade. Os investidores e impulsionadores da tecnologia param. Esta paragem está a acontecer aos fabricantes europeus que não já anularam os lançamentos de veículos eléctricos.

Se podemos carregar num canto qualquer, ninguém precisa de fazer nada! porque ficam tão chateados do mobie não ter avanço.
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jmal
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por jmal »

sergiomms Escreveu:
jmal Escreveu:Deve haver aqui alguma confusão, não existem baterias AC :lol: , logo todos são DC, aqui a diferença deve ter a ver com o facto de o carregador estar fora ou dentro do carro, e neste caso de carregamentos rápidos não faz qualquer sentido ter um "frigorífico" (em termos de tamanho, porque de peso deve ser muito mais) dentro do carro, aliás não acredito que o ZOE traga carregador on-board de 43k, não faz sentido nenhum, é um enorme custo para algo que é usado poucas vezes e que fora do carro pode ser usado por muitos.
O que eles fizeram foi utilizar o inversor do motor para converter a AC em DC, ou seja, para o carro andar inverte DC em AC, para carregar, o mesmo inversor converte o AC em DC, é bidireccional, assim, não existe um carregador "extra" no carro.

Humm, já tinha ouvido falar nisso aqui no fórum, mas não associei ao zoe, deve ter muito baixa eficiência, vou tentar encontrar mais info.
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por RJSC »

jmal Escreveu: Humm, já tinha ouvido falar nisso aqui no fórum, mas não associei ao zoe, deve ter muito baixa eficiência, vou tentar encontrar mais info.
É simplesmente um conversor step-up comum como se encontra nas fontes de alimentação DC com correção de fator de potência.
A tensão da bateria é sempre superior à tensão de pico da rede elétrica então usam-se a bobinas do motor como indutores e os mesmos transístores que fazem a comutação durante o funcionamento como motor.
Imagem

Tem aqui uma implementação open-source do sistema:
http://sourceforge.net/apps/mediawiki/t ... le=Charger

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jmal
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por jmal »

Pois, mas como disse deve ser muito pouco eficiente, as bobines do motor estão longe de se obter a mesma eficiência que transformadores de ferrite em alta frequência.
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visitante1
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por visitante1 »

É muito conhecimento filosofico!!! á mistura de um pouco de empirismo e nada de cientifico!!!
RJSC já que foste buscar as frases em cima a um texto do qual colocaste a fonte poderias ter feito uma melhor tradução/transcrição do mesmo.
No caso da frase que transcreveste, a tensão da bateria "não é sempre" mas sim "deve ser sempre" caso contrario seria inseguro ligar o carregamento, ora como isso não é possivel...
Deixa dizer que esta pagina é de mais um filosofico!
Outra coisa é o facto de no mesmo texto referir que não existe isolamento galvanico entre a rede e a bateria, que como deverias saber é um ponto fulcral na norma de carregamento de um VE. Aliás é mesmo comparavel ao perigo de acender um cigarro quando estás numas bombas de gasolina a abastecer gasolina.

Um facto é real, como ninguem está a pensar em comprar um carregador rápido para colocar lá em casa isto acaba por ser uma falsa questão.

Volto a referir que não deixaria de ser uma boa ideia ter um sistema de carregamento AC rapido embutido, desde que fosse eficiente como referiu o jmal, o que não é, pelo menos comparavel com um carregador DC que tem sempre eficiencia superior a 95% a plena carga, e que futuramenta não fosse mais um encargo de manutenção /reparação para o utilizador do carro.
Como isso não é possivel não vejo qual o interesse para um utilizador ter disponivel um carregamento AC se para o conseguir tem que ter disponivel power com fartura.
Já que o tem que seja rápido e eficiente e que não traga possiveis problemas no futuro, o carro que pare por uma avaria mas que não seja por causa do sistema de carregamento, isso tranfere-se para o dono do carregador!!!
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por RJSC »

pnunes:
Quanto à página, se seguires os links encontras fotografias de um carro que eles têm a funcionar com aquele sistema, e também vídeos.
Aqui está o carro com o controlador dos "filosóficos" (também aparece o de competição (vermelho) que andavam a preparar):


Link

Mais em: http://www.greenstage.co.nz/

Sei do isolamento galvânico e acho uma falsa questão.
O veículo só deve carregar depois de verificar que tem uma ligação à terra decente (todos o fazem já).
Praticamente nenhum eletrodoméstico de potência considerável tem isolamento galvânico devido ao custo, peso e volume que isso representa, desde fornos a motores, desde uma bomba de água de 1kW a motores industriais de dezenas de kW.
Antes que argumentem que num veículo é diferente, há algum fabricante de autocaravanas que coloque um transformador de isolamento na ligação à rede elétrica exterior?
Desde que exista ligação á terra em todo o chassis e proteção diferencial do lado da rede o isolamento galvânico não é necessário.

Quanto à eficiência do motor a altas frequências, eles já são feitos para funcionarem a frequências elevadas, não funcionam com dezenas de Hz como os que se ligam na rede elétrica, só assim se consegue um motor com 300kW num tesla do tamanho de um motor industrial de 10kW.

O propósito de um carregador rápido integrado não é para carregar em casa quando se vai dormir, mas sim desenrascar fora de casa onde quer que haja potência disponível.

E o ponto mais importante para mim é mesmo a independência de grandes empresas que naturalmente controlarão uma rede com postos de carga que custam milhares de euros que só eles podem pagar.
Hoje a consciência social nas grandes empresas já era, a maximização dos lucros a entregar aos acionistas é o objetivo.
Basta olhar para a maneira como hoje se dispõe de um trabalhador como se fosse mais uma peça de equipamento sem consideração pela sua vida familiar.
Já faltou mais para ter que se viver numa roulote, de modo a que se possa levar a casa a trás assim que se for enviado para trabalhar na outra ponta do país (ou fora dele).

O que impede os operadores da rede de carregamento estabelecidos de cometerem os abusos que hoje as petrolíferas cometem?
Só se estiverem permanentemente conscientes que se praticarem preços abusivos há alternativas para carregamento que não passam por eles, os preços continuarão controlados.
Se só se puder efetuar carregamento rápido recorrendo a postos especializados que só grandes empresas podem pagar continuaremos impotentes perante os interesses instalados.

Se não for necessário investir várias dezenas de milhares de euros num posto de carregamento, muitos pequenos negócios de beira de estrada, como restaurantes poderiam entrar no negócio de venda de energia aos clientes, que poderiam carregar completamente a vuatura durante a hora que gastam a consumir a refeição.
Última edição por RJSC em sábado jun 15, 2013 1:37 am, editado 4 vezes no total.

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pafi
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por pafi »

(Pausa no AC/DC...)

Notícia relativamente recente: Diário da República, 2.ª série — N.º 72 — 12 de abril de 2013

"Despacho n.º 4971/2013
Declaração de Utilidade Pública
A APVE - Associação Portuguesa do Veículo Elétrico, pessoa coletiva de direito privado n.º 504359169, com sede na Universidade
de Beira Interior, concelho da Covilhã, tem vindo a desenvolver, desde de 1999, diversas ações no domínio das tecnologias alternativas de propulsão de veículos rodoviários, designadamente ações de demonstração da introdução de veículos elétricos ligeiros em frotas de serviço público.
Coopera com diversas entidades públicas e privadas e com a Administração local, nomeadamente com os municípios de Cascais, Covilhã e Coimbra. Por estes fundamentos, conforme exposto na informação DAJD/762/2012 do processo administrativo n.º 23/UP/2007 instruído na Secretaria-Geral da Presidência do Conselho da Ministros, e no uso dos poderes que me foram delegados pelo Primeiro-Ministro através do Despacho n.º 9162/2011, de 15 de Julho de 2011, publicado no Diário da República, 2.a
série, n.º 138, de 20 de Julho de 2011, declaro a utilidade pública da APVE - Associação Portuguesa do Veículo Elétrico, nos
termos do Decreto-Lei n.º 460/77, de 7 de novembro, com a redação dada pelo Decreto-Lei n.º 391/2007, de 13 de dezembro.
A manutenção do estatuto de utilidade pública fica condicionada à comprovação anual de que a gestão da associação incumbe maioritariamente aos associados privados.
4 de abril de 2013. — O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Luís Maria de Barros Serra Marques Guedes"

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt


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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por RJSC »

pafi Escreveu:(Pausa no AC/DC...)

Notícia relativamente recente: Diário da República, 2.ª série — N.º 72 — 12 de abril de 2013

"Despacho n.º 4971/2013
Declaração de Utilidade Pública
A APVE - Associação Portuguesa do Veículo Elétrico (...)
Mais valia terem declarado a utilidade pública da Associação Nova Energia, já que nós aqui temos feito bem mais pela divulgação e promoção dos VE que a APVE...
Provavelmente era preciso ter alguém na Assembleia da Republica para puxar os cordelinhos.

No entanto é sempre melhor notícia que terem declarado utilidade pública a uma associação de veículos de combustão.

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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por visitante1 »

O que impede os operadores da rede de carregamento estabelecidos de cometerem os abusos que hoje as petrolíferas cometem?
Só se estiverem permanentemente conscientes que se praticarem preços abusivos há alternativas para carregamento que não passam por eles, os preços continuarão controlados.
Se só se puder efetuar carregamento rápido recorrendo a postos especializados que só grandes empresas podem pagar continuaremos impotentes perante os interesses instalados.

Se não for necessário investir várias dezenas de milhares de euros num posto de carregamento, muitos pequenos negócios de beira de estrada, como restaurantes poderiam entrar no negócio de venda de energia aos clientes, que poderiam carregar completamente a vuatura durante a hora que gastam a consumir a refeição.[/quote]



(Editado para separar a citação em cima relativamente ao que escrevi em baixo)

Pronto!! mais uma pedrada no charco!!! tens que decidir afinal o alinhamento do discurso!!
Achas que um simples restaurante ou café tem ou irá algum dia ter capacidade para ter carregamento rápido seja ele Ac ou Dc??
Vejamos: baixa tensão até 41,4Kva, mesmo no regime especial pode ir mais um pouco mas já depende das condições do local.
Logo ai isso já requeria investimento que certamente um comercio desses não iria querer suportar, porque carregamento rápido não se faz com essa potencia.
Mais, coloca apenas 1 posto? num restaurante? na hora de almoço para carregar em 1 hora que seja??
Se colocar 2 ou 3 aí é que não acredito que haja alguem interessado, Pt proprio etc etc etc...
Bem nesse caso então que vai beneficiar já vai ser o comercializador de energia, ora já está agarrado de qq forma!!!

De uma forma ou de outra terá que existir sempre alguem responsável por uma rede, não descorando a hipotese de existir carregamento disponivel nesse comercio mas nesse caso carregamento normal. Mesmo assim tendo em conta que nunca se juntem muitos veiculos ao mesmo tempo a carregar.
Última edição por visitante1 em sábado jun 15, 2013 2:26 pm, editado 1 vez no total.
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jmal
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por jmal »

pnunes Escreveu:É muito conhecimento filosofico!!! á mistura de um pouco de empirismo e nada de cientifico!!!
RJSC já que foste buscar as frases em cima a um texto do qual colocaste a fonte poderias ter feito uma melhor tradução/transcrição do mesmo.
No caso da frase que transcreveste, a tensão da bateria "não é sempre" mas sim "deve ser sempre" caso contrario seria inseguro ligar o carregamento, ora como isso não é possivel...
Deixa dizer que esta pagina é de mais um filosofico!
Outra coisa é o facto de no mesmo texto referir que não existe isolamento galvanico entre a rede e a bateria, que como deverias saber é um ponto fulcral na norma de carregamento de um VE. Aliás é mesmo comparavel ao perigo de acender um cigarro quando estás numas bombas de gasolina a abastecer gasolina.

Um facto é real, como ninguem está a pensar em comprar um carregador rápido para colocar lá em casa isto acaba por ser uma falsa questão.

Volto a referir que não deixaria de ser uma boa ideia ter um sistema de carregamento AC rapido embutido, desde que fosse eficiente como referiu o jmal, o que não é, pelo menos comparavel com um carregador DC que tem sempre eficiencia superior a 95% a plena carga, e que futuramenta não fosse mais um encargo de manutenção /reparação para o utilizador do carro.
Como isso não é possivel não vejo qual o interesse para um utilizador ter disponivel um carregamento AC se para o conseguir tem que ter disponivel power com fartura.
Já que o tem que seja rápido e eficiente e que não traga possiveis problemas no futuro, o carro que pare por uma avaria mas que não seja por causa do sistema de carregamento, isso tranfere-se para o dono do carregador!!!
Bom, então é pior do que eu pensava, a tensão da bateria não deve ser superior à tensão retificada do AC, qualquer coisa como 380 x 1.4 se não me engano, senão este tipo de carregador teria de fazer step-up o que com os componentes que tem e que estão no esquema não é funcional e se for teria uma eficiência semenhante a um CI.

Sou a favor do carregamento rápido, é um ponto fundamental nos ve, mas desta maneira a esbanjar energia e derreter material, não obrigado.
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por RJSC »

Derrreter material? :lol: Então qualquer fonte de alimentação com PFC derreteria material. Aqui troca-se o condensador que estaria à frente do elevador de tensão do PFC pela bateria.

Além disso tens a imagem da câmara térmica no vídeo acima, se isso tivesse eficiências de CI as temperaturas não seriam aquelas, nem o homem podia ter a mão em cima do inversor sem se queimar.
Não me façam rir...

Basicamente estou a discutir o assunto com aqui apenas com uma pessoa que não está isenta, pois trabalha a vender carregadores DC...

Quando se quer uma opinião isenta não se pergunta a uma parte interessada se o sistema que ele vende é ou não melhor que o da concorrência.
Já se sabe o resultado...

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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por visitante1 »

Acho que estás novamente a pisar o risco, já foste avisado mas parece que vai ser necessário tomar medidas.
Nunca ninguem neste topico abordou esse tema diretamente por isso não me parece razoavel que sejas tu so porque queres evidenciar a falta de conhecimento com literatura barata.
Infelizmente parece já habitual cá que quando alguem tecnicamente relacionado com algum tema em especifico de a sua opiniao aparecam sempre filosoficos e autodidatas baratos que opinam com esta ou outra solução, é claro que ideias pode haver aqui muitas e até podem ajudar, ou baralhar algumas pessoas que ainda possam ter menor conhecimento deste ou daquele tema, o que não é razoavel é vir para cá dar opiniaõ ou opinar sobre temas em concreto colocando aqui e ali uns termos tecnicos que dificilmente alguem entende porque logicamente não será a area e com isso fazer-se passar por um grande entendido na matéria.
Acho que deverias tentar perceber o que cá se tem dito e não andar com m*s só para tentar evidenciar qq coisa que ainda não se percebeu bem o quê!!!
Queres um lugar numa empresa desse ramo? podes ir para o desenvolvimento técnico! manda o curriculum que pelos vistos como tu dizs saber para onde e pode ser que tenhas sorte...

Antes disso pergunta aos moderadores do forum se alguem cá já tentou vender algum carregador cá seja ele de que marca!
Aliá houve um user que questionou uma solução tecnica para ele, podes perguntar-lhe qual foi o desfecho e se foi algum dia pressionado para isto ou para aquilo... ele vai ler isto e pode ser que se de ao trabalho de te responder... ou não.
cumprimentos
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por RJSC »

Como se uma empresa do ramo fosse contratar alguém que acredita num sistema alternativo ao que eles comercializam. :roll:
Não sou apenas autodidata, sou até estudante num curso de engenharia eletrónica, numa universidade pública...

Não estou a ver outra forma séria de discutir o assunto sem ir pela parte técnica, pois é realmente essa que conta.
Embora possa enfadar muitas pessoas que não são da área, não há outra maneira de discutir as vantagens de duas tecnologias concorrentes.
O fórum está com discussões técnicas aprofundadas em vários tópicos que ajudam as pessoas a resolver avarias e a melhorar os veículos e não para espantar ninguém.

A tal ideia proveniente da tal literatura barata, já saiu da literatura para a prática em carros que estão a ser comercializados pelas mãos de pelo menos um fabricante europeu.
A "ideia" está implementada e a funcionar no terreno.

Noutro fórum (Nisssan Leaf) também lá estão engenheiros electrotécnicos, proprietários desse mesmo veículo que usa carregamento DC e nos tópicos em que se discute as alternativas de carregamento nunca vi ninguém tentar desvalorizar o carregamento rápido integrado como aqui.

O carregamento rápido AC até pode não vingar no mercado, seja por desinteresse das entidades envolvidas ou até por força de alugueres de bateria obrigatórios associados aos veículos que hoje disponibilizam esse tipo de carregamento, mas que me seria muito mais conveniente não tenho dúvidas, especialmente nesta fase em que a rede de carregamento rápido ou semi-rápido (numa hora por exemplo) é de dimensão bastante menor que a rede de abastecimento de combustíveis fósseis.

O melhor seria mesmo ter veículos como o Telsa Model S europeu que permitem tanto carregamento DC como carregamento AC até 22 kW de modo a aproveitarem tanto os postos DC instalados bem como as milhares de tomadas CEE com potências entre 10kW e 22kW já instaladas pelo país.
Mas apenas a Tesla e a Volvo em alguns dos seus protótipos parecem interessadas disponibilizar veículos com um sistema que permita aproveitar todos os pontos existentes.

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jmal
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por jmal »

RJSC Escreveu:Derrreter material? :lol: Então qualquer fonte de alimentação com PFC derreteria material. Aqui troca-se o condensador que estaria à frente do elevador de tensão do PFC pela bateria.

Além disso tens a imagem da câmara térmica no vídeo acima, se isso tivesse eficiências de CI as temperaturas não seriam aquelas, nem o homem podia ter a mão em cima do inversor sem se queimar.
Não me façam rir...

Basicamente estou a discutir o assunto com aqui apenas com uma pessoa que não está isenta, pois trabalha a vender carregadores DC...

Quando se quer uma opinião isenta não se pergunta a uma parte interessada se o sistema que ele vende é ou não melhor que o da concorrência.
Já se sabe o resultado...
Sabes muito bem que uma fonte com PFC não tem nada a ver com o que se vê nesse esquema, e agora imagina o que é necessário para ter uma de 43 kw.

Existe algo que falta nesse esquema, como está não funciona, se está a funcionar no renault, tudo bem, mas não com esse esquema, falta ali bobines de atenuação e díodos de retificação bem diferentes dos que são usados nos mosfets e igbt's, e afirmo que a tensão da bateria é inferior a 380 * 1.4, não faria sentido o contrário.

The second and third options will charge the Zoe’s 400V, 192-cell, 22kWh battery from near flat to 80 per cent of maximum capacity in 60 or 30 minutes, respectively. I’ve not tried a 43kW charger but the 22kW unit I used in a multi-storey car park in Lisbon worked exactly as advertised.
http://www.theregister.co.uk/2013/03/22 ... page2.html
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jmal
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por jmal »

RJSC Escreveu:Noutro fórum (Nisssan Leaf) também lá estão engenheiros electrotécnicos, proprietários desse mesmo veículo que usa carregamento DC e nos tópicos em que se discute as alternativas de carregamento nunca vi ninguém tentar desvalorizar o carregamento rápido integrado como aqui.

O carregamento rápido AC até pode não vingar no mercado, seja por desinteresse das entidades envolvidas ou até por força de alugueres de bateria obrigatórios associados aos veículos que hoje disponibilizam esse tipo de carregamento, mas que me seria muito mais conveniente não tenho dúvidas, especialmente nesta fase em que a rede de carregamento rápido ou semi-rápido (numa hora por exemplo) é de dimensão bastante menor que a rede de abastecimento de combustíveis fósseis.
Ninguém tenta desvalorizar, apenas devemos meter os pontos nos i's. O carregamento rápido, como já disse, é um ponto fundamental nos veículos elétricos, mesmo que seja usado apenas em 1% das cargas, é importante, todos os que têm este tipo de veículos já foram abordados por pessoas com duvidas,e as primeiras são sempre: "quantos kms faz ? e quanto tempo demora a carregar". Estas são as 2 questões que toda a gente coloca em primeiro lugar.

O carregamento rápido AC como falam, para mim são todos DC porque não existem baterias AC :lol: , tem esse problema, é que um carregador dessa envergadura é caro e é mais um peça que anda ali a pesar no carro para ser usado de vez em quando, enquanto que um "frigorífico" num local de carga serve para todos. Se é caro ? claro que sim, mas cada veiculo ter um, deve ser mais caro.
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