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Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: sábado jun 15, 2013 3:31 pm
por BE-COOL
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Existem rumores em fóruns estrangeiros dedicados a VEs acerca da possibilidade de o BMW i3 ser o primeiro VE a aceitar carregamentos rápidos em CA (22KWh) e CC (66KWh). Mas só em Setembro no Frankfurt Auto Show teremos a certeza.

Penso que o futuro na Europa passará por isto, o mesmo carro permitir carregamentos rápidos tanto em CA como em CC. A confirmarem-se os rumores o BMW i3 com bateria de 22KWh deverá poder carregar em CA em 1 hora e em CC em 20 minutos.

Seja com carregamento através do inversor ou de um carregador trifásico dedicado como o Brusa NLG6, carregar em CA a 22KWh deverá tornar-se padrão e as cargas mais elevadas a CC deverão dominar as áreas de serviço.

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: sábado jun 15, 2013 4:10 pm
por RJSC
Encontrei a patente da Renault: http://www.google.com/patents/US2012028 ... CEAQ6AEwBA

O esquema é este:
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Não explicam muito sobre a conversão de tensão, mas pelo menos no ponto A, a tensão tem que ser inferior à da bateria, senão passa pelos díodos marcados como 15.
Parece que também podem fazer uso do filtro 5 com os transístores 12 para obter uma tensão inferior à tensão de pico da rede sem grande distorção na forma de onda da corrente, mas não há imagens do circuito que está dentro da caixa EMC.

Quanto a custos, o único acrescento em relação a um inversor normal que não serve de carregador são os componentes 11, 12. 13 e 5 (a e b).
Segundo a Renault, fica apenas 150€ mais caro que colocar um carregador de 3kW dedicado, como usam os veículos com chademo hoje em dia, mas que acaba por ser o custo da própria tomada chademo no veículo e cablagem associada.
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Não mencionam, mas também obriga a utilizar um motor sem imans permanentes e com o rotor bobinado com anel e escovas como nos alternadores de carregamento de bateria dos carros CI, já que é necessário desmagnetizar completamente o rotor para que ele não se mova quando passa a corrente para as baterias pelo enrolamentos do estator quando o carro esta parado a carregar.
É por isso que o motor do ZOE tem escovas (sem comutador) para excitar o rotor.
Quanto à durabilidade dessas escovas também não tenho informações, mas deverá ser pelo menos semelhante às escovas de um alternador. O carro que tenho tem 11 anos e nunca as mudou.

Assim quem quiser já tem material para ler, de um fabricante que te produtos no mercado.

Pelo que li, a Renault tem intenções de licenciar a patente a outros fabricantes, mas ninguém sabe quanto querem cobrar.

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: sábado jun 15, 2013 6:20 pm
por sergiomms
RJSC,

SE o pnunes te parece estar a defender o Chademo, tu pareces-me estar a defender a Renault. (que sei bem que não é o caso)

Apesar de eu achar que o camaleao é um sistema prometedor, não me desvio do chademo, que até ao momento, parece ser o que está realmente interessado na massificação do Carrg rápido, tem veiculos e carregadores na rua, ao contrário do camaleao e dos outros.
A efacec fabrica e comercializa carregadores, cabe ao cliente escolher que carregador quer comprar, não é uma pessoa em concreto que está a defender esta ou aquela solução, mas para que quer um cliente escolher uma solução adaptada à rede da europa se não tem carros a circular enquanto os que circulam ficam sem carregamento?

Dado que a Renault detem a patente desse sistema de carregamento "bidireccional", implica que legalmente só possa ser copiado passados 10anos (se bem me lembro) e mesmo assim com limitações, é também facto que apenas o Smart tem um carregador de 22kWs (no futuro haverão mais, mas não se prevê que sejam superiores a 22kw) outro facto é o aluguer obrigatório das baterias da Renault o que implica uma repulsa por parte dos clientes (eu incluido e até a própria Renault tem poucos em testes porque não querem pagar o proprio aluguer), assim, a quantidade de VEs com carregamento superior a 22kws AC é (e será num futuro proximo) ridiculamente irrisória tornando-se numa falsa questão (enquanto a Renault não parar com o aluguer obrigatório), já para não falar do custo "extra" de uma carga rápida.

Sugiro que os fabricantes de carregadores só deveriam disponibilizar aos seus clientes carregadores até 22 kws AC e os Chademo e indicar que os carregamentos superiores a esse valor seriam mais caros (fazendo o mesmo que a Renault faz, cobra pelos carregamento rápidos, e deixar que fossem os clientes a escolher que tipo de carregador querem.(ou seja, utilizar um Renault ZE é que é para ricos)
Esta postura por parte dos fabricantes implicaria uma pressão sobre a Renault que com a falta de carregadores para a sua tecnologia, tinha que fazer como a nissan e oferecer carregadores rápidos às cidades (mais vendas para os fabricantes de carregadores), ou que se adaptasse e abandonasse o aluguer obrigatório, a ver se eles não caíam da poltrona aos trambolhões.
Acho bem que os fabricantes de carregadores estejam preparados para esses requisitos, mas acima de 22kws AC ainda não é necessário.

Encontrei na net uma kangoo ZE (2012) à venda sem bateria, já houve um cliente que os mandou à fava. :lol:

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: sábado jun 15, 2013 6:43 pm
por RJSC
sergiomms Escreveu: Encontrei na net uma kangoo ZE (2012) à venda sem bateria, já houve um cliente que os mandou à fava. :lol:
Se não existissem protocolos de comunicação obscuros entre a bateria e o sistema de gestão do carro já alguém a tinha comprado para colocar baterias chinesas. :lol:

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: sábado jun 15, 2013 6:52 pm
por jmal
Ah bom, finalmente percebi a confusão, portanto para ti o 14 é o motor ???

Isso para mim são 3 carregadores de step-down monosfasicos, e afinal estava a falar corretamente, a tensão da bateria em DC é superior à corrente AC, porque ainda não foi retificada, depois de retificada passa a ser superior, a tal conta dos 380 * 1.4. Em step-up podem patentear esse circuito à vontade, porque não funciona. :lol:

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: domingo jun 16, 2013 3:06 am
por RJSC
Na descrição da patente está escrito que o 14 são os 3 enrolamentos do estator do motor, sim.

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: domingo jun 16, 2013 7:50 am
por Jorge Rocha
Se fizessem logo um pack de baterias com a tensão necessária para que podessem aproveitar a tensão da rede depois de retificada, sem grandes aparatos electronicos de grandes potencias teria-se em pouco peso e espaço um carregador potentissimo.

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: domingo jun 16, 2013 8:30 am
por jmal
Jorge Rocha Escreveu:Se fizessem logo um pack de baterias com a tensão necessária para que podessem aproveitar a tensão da rede depois de retificada, sem grandes aparatos electronicos de grandes potencias teria-se em pouco peso e espaço um carregador potentissimo.
É exactamente isso que está feito, e aproveitam a ponte de potência do controlador para "dosear" a corrente que entra para as baterias, o único senão para mim é a eficiência deste processo usando o controlador e o motor como parte reguladora da corrente.

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: domingo jun 16, 2013 5:34 pm
por pafi
No Diário de Coimbra de hoje:
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IMG_20130616_161439.jpg (63.58 KiB) Visto 2218 vezes
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IMG_20130616_161448.jpg (67.1 KiB) Visto 2218 vezes

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: domingo jun 16, 2013 5:39 pm
por serges
Nada do que tenho vindo a defender... Uma única solução só alimenta lobbys...

Enfim muda de mãos o dito...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: segunda jun 17, 2013 12:00 pm
por galt
serges Escreveu:Nada do que tenho vindo a defender... Uma única solução só alimenta lobbys...

Enfim muda de mãos o dito...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
Gostava de concordar contigo... mas na prática vários comercializadores não é sinônimo de concorrência.
Na energia (gás, eletricidade e combustíveis fósseis), água e de alguma forma nas telecomunicações o problema é crítico. :(

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: segunda jun 17, 2013 12:47 pm
por galt
pnunes Escreveu: Antes disso pergunta aos moderadores do forum se alguem cá já tentou vender algum carregador cá seja ele de que marca!
Aliá houve um user que questionou uma solução tecnica para ele, podes perguntar-lhe qual foi o desfecho e se foi algum dia pressionado para isto ou para aquilo... ele vai ler isto e pode ser que se de ao trabalho de te responder... ou não.
cumprimentos
Antes de mais quero agradecer ao PNunes pelo seu profissionalismo e pelo contributo que tem dado no fórum novaenergia apresentado novidades e esclarecendo questões técnicas sobre a mobilidade eléctrica.

Peço moderação ao RJSC nas palavras que usa e nos ataques.
Existe atualmente uma empresa em Portugal que está a defender e a instalar novos postos de carregamento com uma taxa de fiabilidade em superior às das empresas concorrentes.
Eu tenho 2 veículos eléctricos e preciso dos postos a funcionar para ONTEM e não para amanhã.
Que se investigue novas formas de carregar, mas não se esqueçam os atuais proprietários.

Espero que os postos rápidos DC sejam instalados rapidamente no nosso país. E quando as empresas quiserem definir a colocação dos mesmos temos aqui neste fórum e noutros propostas muito credíveis para apresentar (experiência de quem utiliza VE todos os dias).

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: segunda jun 17, 2013 3:06 pm
por pafi

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: segunda jun 17, 2013 8:46 pm
por pafi
Assim é que é. De 2 para 20!!!

"Táxis renovam frota com carros elétricos
17 Jun, 2013, 09:36 / atualizado em 17 Jun, 2013, 10:27

A Autocoope vai renovar a frota de táxis, em Lisboa, com carros elétricos. Uma das maiores cooperativas de táxis da capital aproveita assim um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Lisboa e as duas principais associações do setor."

20 táxis elétricos para Lisboa 8-) .

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=61

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: terça jun 18, 2013 5:18 pm
por sergio david
http://algueirao.olx.pt/carrinha-aixam- ... -437469493
lembram-se desta aparecer na tv
pelo que ouvi está descontente com as baterias de gel

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: terça jun 18, 2013 7:21 pm
por pafi
Do FB para aqui:

"O Twizy está em alta: Mangualde (2), Funchal (7) e agora Guimarães (6).
Parabéns Guimarães!
Em breve está o pessoal a alugar a frota toda para ir aos encontros de VE... :) :) :)
O próximo está agendado para Viseu (http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 8&start=20)."

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"Guimarães já tem aluguer de veículos elétricos.
Os primeiros sete veículos elétricos, seis com capacidade para duas pessoas e um com capacidade para cinco, começaram a circular na Cidade Berço. Este serviço de “car-sharing” encontra-se disponível em pontos estratégicos da cidade, permitindo aos vimaranenses e turistas alugar o veículo eléctrico, conforme o número de horas que necessita.
O investimento é uma oportunidade de reduzir o uso de combustíveis fósseis, depois de Guimarães ter sido uma das 25 primeiras cidades a aderir ao projeto dos carros elétricos.
Numa próxima fase espera-se que a frota possa ser alargada para 20 veículos elétricos."

Ontem, 20 táxis para Lisboa, e em breve 20 Twizy para o norte. Que febre!!!

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: terça jun 18, 2013 7:37 pm
por pafi
Não me lembro se já tínhamos visto esta reportagem, mas acho que não.

Link

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: terça jun 18, 2013 11:00 pm
por ogadiv
Interessante, aqui os meus vizinhos, tenho de explorar isto.
Disseram disponível a partir do mês de Maio, mas ainda não vi por lá nada (das vezes que fui lá)

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: quarta jun 19, 2013 4:24 pm
por BE-COOL
Mais um carregador rápido universal (CHAdeMO, Combo e tipo 2/Mennekes), este é da Alpiq E-Mobility.

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http://insideevs.com/introducing-the-wo ... e-station/

Com estes carregadores na rede mobi.e toda a gente (que quer a massificação dos VEs) ficaria contente. Que enviem os 50 carregadores CHAdeMO que estão no armazém para o Japão.

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: quarta jun 19, 2013 5:05 pm
por RJSC
BE-COOL Escreveu:Mais um carregador rápido universal (CHAdeMO, Combo e tipo 2/Mennekes), este é da Alpiq E-Mobility.

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http://insideevs.com/introducing-the-wo ... e-station/

Com estes carregadores na rede mobi.e toda a gente (que quer a massificação dos VEs) ficaria contente. Que enviem os 50 carregadores CHAdeMO que estão no armazém para o Japão.
Os da Efacec também dão para colocar fichas Mennekes e a outra tomada "combo".
Já foram concebidos no início pelo menos para suportar uma tomada Mennekes com 43kW como opção extra (vinha como opção nos catálogos desde o início).

O problema nunca foi esse.
O problema é que um posto com DC, fica muito mais caro que um posto apenas com AC.
Um posto desses, como tem que incluir a parte DC de qualquer maneira, custa sempre pelo menos 5 vezes mais que um posto AC, e então poderia-mos com o mesmo dinheiro ter uma rede 5 vezes maior.

Além disso, o veículo em si, se apenas permitir cargas rápidas AC deixa de poder aproveitar pontos de carga "não oficiais" com potências superiores a 3.45 kW.

Só que agora "a asneira está feita": começaram a vender veículos que só suportam cargas acima de 3.45 kW com postos DC e vamos ter que despender muito mais dinheiro na rede para não deixar a pé as pessoas que já têm um carro elétrico.