jmal Escreveu:jmap Escreveu:
um rombo na vida aconselhado pela marca pois eles recomendam que todos os meses se ande até ao fim das baterias, ou seja, até não dar mais que 24km/h em recta. quer isso dizer que nessas condições há subidas (nem precisam de ser grande coisa) em que ela pára.
espero que esteja a ser apenas céptico, mas é que existe um pormenor que me deixa um pouco confuso com essa técnica, é o seguinte, sabendo que o pack não tem controle de tensão individual por célula, quanto mais descarregadas, maior é o risco de alguma ir a tensão 0 e até tensão negativa, tal como acontece com as de lítio, eu aconselhava a fazer isso caso cada célula tivesse controle mínimo de tensão, ai eliminava-se o efeito de memória e nenhuma passava os valores mínimos.
sim tens razão, o perigo é real visto que o bms é fraco, mas eles jogam com as probabilidades... por isso cada vez que ela carrega, faz 1 hora de equalização. 3a, de resto muito criticados (deviam ser 0.3a) que dizem provocar o envelhecimento prematuro das células pois tanta energia ao não ser absorvida, é "transpirada". desta forma é dificil (mas não impossível) haver desiquilibrios entre células que provoquem a entrada na zona perigosa. ainda assim, tal pode acontecer e para reduzir ainda mais as probabilidades, na ultima revisão de firmware, subiram o "low cutoff".
resumindo, são estas as principais razões de tantos problemas com as baterias. a ausência de um bom bms leva a que eles inventem maneiras de reduzir as probabilidades de problemas graves, através de técnicas que provocam o envelhecimento prematuro, que ainda assim não garantem a 100% o desiquilibrio grave das células que poderão ser catastróficas e muito arriscadas, principalmente nas descargas completas.
por isso estou convicto de que, embora muito caro, é essencial um veiculo estar equipado com um bom bms, ou seja, com controlo por célula, para que estas não descarreguem abaixo do limite periogoso nem carreguem acima do necessário.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado