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Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Enviado: sábado mar 20, 2010 11:31 am
por serges
volt Escreveu:bons números. acho que estão óptimos.

esqueci dizer que não estimativa este valor são 80kms pois acabou em casa, ou seja, a menina já não dava mais que os 25km/h em recta e subidas havia alturas em que parava, a ultima subida até minha casa tive desligar e voltar a ligar e lá deu o que faltava...

acredito que se consiga mais tem é de se ter tempo para tal... coisa que falta por isso volto a tradição dos 40kms de autonomia pois dá me mais jeito andar como quero e não a fazer números pois a nossa vida nem sempre o permite!

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Enviado: sábado mar 20, 2010 11:40 am
por jmal
serges Escreveu:
volt Escreveu:bons números. acho que estão óptimos.

esqueci dizer que não estimativa este valor são 80kms pois acabou em casa, ou seja, a menina já não dava mais que os 25km/h em recta e subidas havia alturas em que parava, a ultima subida até minha casa tive desligar e voltar a ligar e lá deu o que faltava...

acredito que se consiga mais tem é de se ter tempo para tal... coisa que falta por isso volto a tradição dos 40kms de autonomia pois dá me mais jeito andar como quero e não a fazer números pois a nossa vida nem sempre o permite!
essa é uma das situações ideais para as baterias levarem um rombo na sua vida.

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Enviado: sábado mar 20, 2010 12:20 pm
por serges
pois tens razão... mas com e a 1º vez e se calhar a única, pois andar com 230kg... upa upa!

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Enviado: sábado mar 20, 2010 2:50 pm
por Volt
40 é que me parece pouco...


Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Enviado: sábado mar 20, 2010 3:04 pm
por jmap
jmal Escreveu:
serges Escreveu:
volt Escreveu:bons números. acho que estão óptimos.

esqueci dizer que não estimativa este valor são 80kms pois acabou em casa, ou seja, a menina já não dava mais que os 25km/h em recta e subidas havia alturas em que parava, a ultima subida até minha casa tive desligar e voltar a ligar e lá deu o que faltava...

acredito que se consiga mais tem é de se ter tempo para tal... coisa que falta por isso volto a tradição dos 40kms de autonomia pois dá me mais jeito andar como quero e não a fazer números pois a nossa vida nem sempre o permite!
essa é uma das situações ideais para as baterias levarem um rombo na sua vida.
um rombo na vida aconselhado pela marca pois eles recomendam que todos os meses se ande até ao fim das baterias, ou seja, até não dar mais que 24km/h em recta. quer isso dizer que nessas condições há subidas (nem precisam de ser grande coisa) em que ela pára.

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Enviado: sábado mar 20, 2010 3:07 pm
por jmap
volt Escreveu:40 é que me parece pouco...
40 é pouco mas porque (suspeito) que o serges suba os cabos d'avila sempre a fundo e nos arranques não conheça outra posição senão o punho enrolado...
80km prova que as baterias estão em bom estado.

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Enviado: sábado mar 20, 2010 3:13 pm
por jmal
jmap Escreveu: um rombo na vida aconselhado pela marca pois eles recomendam que todos os meses se ande até ao fim das baterias, ou seja, até não dar mais que 24km/h em recta. quer isso dizer que nessas condições há subidas (nem precisam de ser grande coisa) em que ela pára.

espero que esteja a ser apenas céptico, mas é que existe um pormenor que me deixa um pouco confuso com essa técnica, é o seguinte, sabendo que o pack não tem controle de tensão individual por célula, quanto mais descarregadas, maior é o risco de alguma ir a tensão 0 e até tensão negativa, tal como acontece com as de lítio, eu aconselhava a fazer isso caso cada célula tivesse controle mínimo de tensão, ai eliminava-se o efeito de memória e nenhuma passava os valores mínimos.

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Enviado: sábado mar 20, 2010 5:29 pm
por jmap
jmal Escreveu:
jmap Escreveu: um rombo na vida aconselhado pela marca pois eles recomendam que todos os meses se ande até ao fim das baterias, ou seja, até não dar mais que 24km/h em recta. quer isso dizer que nessas condições há subidas (nem precisam de ser grande coisa) em que ela pára.
espero que esteja a ser apenas céptico, mas é que existe um pormenor que me deixa um pouco confuso com essa técnica, é o seguinte, sabendo que o pack não tem controle de tensão individual por célula, quanto mais descarregadas, maior é o risco de alguma ir a tensão 0 e até tensão negativa, tal como acontece com as de lítio, eu aconselhava a fazer isso caso cada célula tivesse controle mínimo de tensão, ai eliminava-se o efeito de memória e nenhuma passava os valores mínimos.
sim tens razão, o perigo é real visto que o bms é fraco, mas eles jogam com as probabilidades... por isso cada vez que ela carrega, faz 1 hora de equalização. 3a, de resto muito criticados (deviam ser 0.3a) que dizem provocar o envelhecimento prematuro das células pois tanta energia ao não ser absorvida, é "transpirada". desta forma é dificil (mas não impossível) haver desiquilibrios entre células que provoquem a entrada na zona perigosa. ainda assim, tal pode acontecer e para reduzir ainda mais as probabilidades, na ultima revisão de firmware, subiram o "low cutoff".

resumindo, são estas as principais razões de tantos problemas com as baterias. a ausência de um bom bms leva a que eles inventem maneiras de reduzir as probabilidades de problemas graves, através de técnicas que provocam o envelhecimento prematuro, que ainda assim não garantem a 100% o desiquilibrio grave das células que poderão ser catastróficas e muito arriscadas, principalmente nas descargas completas.


por isso estou convicto de que, embora muito caro, é essencial um veiculo estar equipado com um bom bms, ou seja, com controlo por célula, para que estas não descarreguem abaixo do limite periogoso nem carreguem acima do necessário.

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Enviado: sábado mar 20, 2010 5:47 pm
por jmal
esses parâmetros podem ser alterados com o software e cabo que tens ?

eles usaram e bem a tecnologia que existe, eu não conheço nenhum bms que controle tensões e faça equalização individualmente em células nimh devido ás suas caracteristicas, não digo que seja impossível de fazer, é bem possivel e até tenho capacidade para o fazer, só que devido a essas mesmas características, nomeadamente a tensão de cada 1 ser baixa. no caso da vectrix são 100 células a controlar individualmente, é muita electrónica e claro, um custo alto.

mas como dizes, existe ainda alguns problemas que não foram resolvidos, um dos quais que considero muito grave, as baterias da vectrix sofrem muito, tanto em carga como em descarga, poderiam reduzir o tempo de carga, que na maior parte das situações chega perfeitamente, e deixar um modo rápido só para quando for necessário, ao invés disso tá sempre no modo rápido, que força muito as baterias.

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Enviado: sábado mar 20, 2010 5:51 pm
por jmap
concordo, mas não o fizeram. o cabo de ligação e a aplicação permite a um programador colocar lá o firmware. falta o programador...

mas nesta fase só vale a pena "pensar litio"... de preferência a123...

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Enviado: sábado mar 20, 2010 7:41 pm
por jmal
jmap Escreveu:concordo, mas não o fizeram. o cabo de ligação e a aplicação permite a um programador colocar lá o firmware. falta o programador...

mas nesta fase só vale a pena "pensar litio"... de preferência a123...

apresenta-se o programador !!! quando testar as a123 logo posso recomendar ou não, mas parecem ser muito boas.

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Enviado: sábado mar 20, 2010 7:43 pm
por serges
jmap Escreveu:
volt Escreveu:40 é que me parece pouco...
40 é pouco mas porque (suspeito) que o serges suba os cabos d'avila sempre a fundo e nos arranques não conheça outra posição senão o punho enrolado...
80km prova que as baterias estão em bom estado.
ups fui descoberto, pois tenho dias e dias, em que me apetece ser um tipo verdinho, outros dias um azul belenenses furioso da vida e outros dias, muitos dias, vermelho de raiva pelas asneiras e enrolo como se fosse um condutor tudo menos ecológico... nem sempre é o dia verde e calmo, pois quando sei que posso carregar quando preciso e tal toca a apertar um pouco mais... é psicológico...

quanto a subida sim era uma subida com alguma inclinação... com atenção consigo fazer os 60kms nas viagens do dia a dia, noto é que os para arranques estraga muito a autonomia em estrada aberta é optima, alias perfeita para a autonomia ser maior...

quanto a a123, aí que nunca mais baixam...
jmal quando compras uma vectrix... alias no vis acho que já deram com algum...

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Enviado: quarta abr 21, 2010 6:26 pm
por serges
pois é pessoal decidi ir dar uma voltinha por lisboa vejam lá se adivinham onde!

o wattdrive de belém, está a começar a parecer mais um mono...

estacionamento é para esquecer! uns policias ainda perguntaram o porquê de tanto estacionamento tinha de ser em cima do passeio mostrei o carro eléctrico lá estacionado e perceberam, pois a minha vontade era por a extensão por cima do dito!

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Enviado: quarta abr 21, 2010 7:54 pm
por daikoni
se calhar os wattdrives até existem em todo o lado... tão é escondidos!!

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Enviado: quarta abr 21, 2010 8:12 pm
por Seal
só uma curiosidade: a demonstração do imiev em portugal foi feita junto a esse wattdrive

o desrespeito no estacionamento já é uma característica portuguesa e não só

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Enviado: quarta abr 21, 2010 8:23 pm
por jmap
seal Escreveu:só uma curiosidade: a demonstração do imiev em portugal foi feita junto a esse wattdrive

o desrespeito no estacionamento já é uma característica portuguesa e não só
esse desrespeito controlava-se bem se a policia quisesse. bastava não perdoar a multinha...

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Enviado: quarta abr 21, 2010 10:40 pm
por daikoni
eu já conduzi um i-miev, mas foi junto ao ist-alameda.

contra a multa, sou a favor, e contra ao mesmo tempo.

por um lado, sim, é falta de respeito, por outro, em lisboa há sempre dificuldades em estacionar. e aposto que é raro haver lá um eléctrico a carregar, logo as pessoas "apoderam-se" dessa oportunidade. anyway, as motos têm sempre espacinho para por a carregar, nem que seja em cima do passeio...

já agora.. as motos pagam estacionamento nas ruas de lisboa (onde diz estacionamento pago)? é que nunca vi nenhuma com ticket, e mesmo que comprasse o ticket, punha-o onde? voava com o vento, ou chegava lá alguém e "roubava-o" para o por n seu carro.. xd

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Enviado: quarta abr 21, 2010 10:42 pm
por mauri
daikoni Escreveu:se calhar os wattdrives até existem em todo o lado... tão é escondidos!!
não estão escondidos não!
vejam mapa de postos de carregamento de carros eléctricos em lisboa em
http://ocarroelectrico.com/recarregamen ... em-lisboa/, pelo menos existem 6 postos;
e em http://ocarroelectrico.com/rede-mobilid ... regamento/
estão os municípios aderentes à rede de carregamento

ver
View NovaEnergia in a larger map


afinal não é nada que não esteja incluído nos pontos de carga da ane: confirmei.
é exagero meu, mas a informação é mais só para indicar os municípios aderentes.

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Enviado: quarta abr 21, 2010 10:57 pm
por jmap
daikoni Escreveu:eu já conduzi um i-miev, mas foi junto ao ist-alameda.

contra a multa, sou a favor, e contra ao mesmo tempo.

por um lado, sim, é falta de respeito, por outro, em lisboa há sempre dificuldades em estacionar. e aposto que é raro haver lá um eléctrico a carregar, logo as pessoas "apoderam-se" dessa oportunidade. anyway, as motos têm sempre espacinho para por a carregar, nem que seja em cima do passeio...

já agora.. as motos pagam estacionamento nas ruas de lisboa (onde diz estacionamento pago)? é que nunca vi nenhuma com ticket, e mesmo que comprasse o ticket, punha-o onde? voava com o vento, ou chegava lá alguém e "roubava-o" para o por n seu carro.. xd
a tua análise é realista e consistente, mas se não nos orientarmos por principios vamos parar aonde? nessa base pode-se sempre alegar coisas do tipo: para quê lugares reservados para os deficientes em zonas aonde é dificil estacionar; porque não se pode estacionar em cima das passadeiras e passeios que tanto espaço desperdiçam, etc, etc.

penso que nos temos de reger por um código de conduta, de respeito e principalmente de principios porque justificações sempre as haverá...

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Enviado: quarta abr 21, 2010 11:00 pm
por daikoni
hehe, brigado.

já agora, continuando a minha pergunta, como é quanto a multas? pode-se deixar a moto em cima dos passeios sem ser multado? (dava sempre jeito ^^)