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Enviado: segunda jun 04, 2007 10:42 pm
por visitante
vivam ....


exacto! a polimerização do óleo no tanque é "evitada"* pela alteração do retorno. o aquecimento reduz o stress causado na bomba pelo aumento da viscosidade do combustível.
*"evitada".. atenuada seria mais apropriado..e não esquecendo a adição de 5% de gasolina..

abraços
[***************]

Enviado: segunda jun 04, 2007 10:48 pm
por manuelcar
bastante atenuada seria ainda mais correcto. uma vez que a oxidação, que antecede a polimerização é função da temperatura e do contacto com o oxigénio, bem como catalisada pela presença de alguns metais. mas um aumento para o dobro da temperatura mais do que duplica a velocidade de oxidação. uma vez que a presença de óleo oxidado é também um factor de aumento da velocidade de oxidação eu recomendaria uma lavagem periódica do tanque com um pouco de gasóleo. em alternativa pode-se snifar o tanque, os peróxidos que se formam no óleo vegetal fortemente oxidado têm um cheiro agreste a diluente e são sinal de sarilhos a curto prazo.

Enviado: terça jun 05, 2007 12:22 pm
por orbis
nas temperaturas não se pode falar em dobro.....

Enviado: terça jun 05, 2007 3:52 pm
por sccf
ok, então acho que o meu proximo passo é o pré aquecimento do óleo.
isso é fácil para uma leiga?
estive a dar uma vista de olhos aos tópicos não encontrei... devo ter visto mal. alguém pode indicar-me em que tópico encontro a resposta?

já agora fry... porque não mudar a pergunta para "quem usa ovu?"

Enviado: domingo set 30, 2007 12:51 am
por Hilário
reolá a todos
o meu passat já fez de 20.000 km com uma mistura de cerca de 30%.

há alguns dias atrás quando fui abrir o deposito pra atestar novamente veio-me ao nariz um cheiro esquisito tipo tinta de óleo fresca ou coisa do género.

será que se deve ao efeito da oxidação do óleo?

pensei que usando 30% de oleo a oxidação do óleo seria tão insignificante que tão cedo não daria por ela.

por via das dúvidas optei por deixar de atestar o deposito, nas duas vezes seguintes, com a mistura de oleo.

consumidos que foram cerca de 120 litros de gasóleo (dois depósitos atestados) o cheiro a tinta parece que se foi.

a pergunta agora é..... devo fazer mais alguma coisa para limpar o depósito, ou o gasóleo terá sido suficiente para efectuar a lavagem e acabar com os indesejados efeitos da oxidação????

um abraço para os moços, e uma beijoca pras moças que felizmente também já vão aparecendo por aqui.

Enviado: domingo set 30, 2007 9:54 am
por Fry
olá
ok, então acho que o meu proximo passo é o pré aquecimento do óleo.
o ideal será colocares um kit de forma a obteres o rendimento e fiabilidade precisos.

o hynek está mais dentro do assunto.

jinho.

Enviado: domingo set 30, 2007 3:22 pm
por hynek
hilário Escreveu:reolá a todos
o meu passat já fez de 20.000 km com uma mistura de cerca de 30%.

há alguns dias atrás quando fui abrir o deposito pra atestar novamente veio-me ao nariz um cheiro esquisito tipo tinta de óleo fresca ou coisa do género.

será que se deve ao efeito da oxidação do óleo?

pensei que usando 30% de oleo a oxidação do óleo seria tão insignificante que tão cedo não daria por ela.

por via das dúvidas optei por deixar de atestar o deposito, nas duas vezes seguintes, com a mistura de oleo.

consumidos que foram cerca de 120 litros de gasóleo (dois depósitos atestados) o cheiro a tinta parece que se foi.

a pergunta agora é..... devo fazer mais alguma coisa para limpar o depósito, ou o gasóleo terá sido suficiente para efectuar a lavagem e acabar com os indesejados efeitos da oxidação????

um abraço para os moços, e uma beijoca pras moças que felizmente também já vão aparecendo por aqui.
eu uso entre ov80 e ov100, já fiz uns 35.000 km. nunca me tinha acontecido isso (tenho a realimentação do retorno). provavelmente é uma consequência do retorno do combustível aquecido ao depósito, o que acelera a oxidação. adicionas 2% da gasolina 95? parece-me que esta gasolina, entre outros benefícios, ajuda ter este problema controlado.

tenta fazer uma coisa assim:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 1969#31969

acho que com 2 depósitos a gasóleo o circuito ficou limpo e podes continuar com ov30.

Enviado: domingo set 30, 2007 9:02 pm
por Hilário
obrigado hynek, realmente não tenho adicionado gasolina nenhuma acho que deixei de adicionar no principio da primavera, já lá vão uns bons milhares de quilómetros.

quanto ao retorno, eu só tenho um depósito no qual faço a mistura, mas se percebi o bendito retorno é feito para a entrada do filtro do gasóleo, onde combustível do retorno se vai misturar com o que vem do depósito.

parece-me uma boa solução, vou fazer uma visita ao meu mecânico a ver se ele me faz a alteração do circuito.

aquela coisa da purga por causa do ar.... acontece invariavelmente, de tempos a tempos? ou raramente acontece?

o passat tem uma capa em plástico em cima do motor é uma chatice estar sempre a tirar e por aquela coisa.... não há forma de evitar a entrada de ar no circuito???

obrigado mais uma vez.

um abraço

Enviado: domingo set 30, 2007 9:37 pm
por manuelcar
olá hilário
não há necessidade de limpezas suplementares. o cheiro que detectaste provém dos peróxidos que resultam da oxidação do ov, este fenómeno precede a polimerização, mas assim que lavaste todo o circuito preveniu-se a formação dos malditos polímeros. é importante estar atento porque esses peróxidos são um bocadinho corrosivos e com o tempo podem provocar danos a jusante. assim já não há perigo, mas deves seguir as recomendações que te foram feitas.
saúde da boa!

Enviado: domingo set 30, 2007 9:58 pm
por Hilário
olá manuelcar
acabei de atestar novamente o depósito com gasóleo puro até que apareceu na boca de entrada, acho que estará mais que lavado mas como estou com uma gripalhada daquelas á moda alentejana não consegui definir o cheiro que veio do interior de depósito mas como é a terceira vez que atesto o deposito dessa maneira penso que estará bom agora, de qualquer maneira vou fazer a tal visitinha ao mecânico para efectuar a alteração necessária só espero é que o circuito não ande sempre a ganhar ar, não gosto muito da ideia de ter de andar sempre a mexer nas tubagens, até porque vou acabar por me esquecer disso e só quando parar é que me vou lembrar que tinha de ter purgado a coisa mas enfim tentar pelo menos vou tentar.

o mais que pode acontecer é, se me fartar de andar a fazer purgas por causa do ar, voltar ao esquema original e ter atenção ao cheiro para que aos primeiros ''snifs'' a tinta lavar novamente o depósito.

gostei de saber que estás em forma

aquele abraço

Enviado: domingo set 30, 2007 9:58 pm
por hynek
a necessidade de purga depende do circuito, se estiver tudo bem apertado, basta purgar de 5 em 5 mil km, talvez ainda menos. o tubo de purga pode passar fora da tampa, para facilitar a verificação e a purga.

uma válvula automática de purga do ar evita estes problemas, mas custa 75 €.

Enviado: domingo set 30, 2007 10:09 pm
por Hilário
olá hynek...

75 eróis nunca vêm a calhar ia demorar muito atempo até recuperar essa quantia, vou optar por ver se não me esqueço de verificar como está o ar no circuito

um abraço

Enviado: domingo set 30, 2007 10:26 pm
por Eletrico
ola

o sistema que uso por causa do ar e este

Imagem

mas isto e só uma opinião pode não ser compatível com esse carro já me aconteceu o carro parar por causa do ar e isto resolve-me bem o problema

pode ser feito a abertura e fecho de circuitos mesmo com o carro a trabalhar e no fim do ar retirado convém deixar o retorno a admissão.

mas se fizer este sistema não usar nem plásticos (rega) nem material de latão.

abraço

Enviado: segunda out 01, 2007 3:07 pm
por whitehawk
boas!
gostaria de saber se me podem ajudar numa expresso 1.6 de 94 que tenho.
qual a quantidade maxima de ov que puderei adicionar?
será que puderei ir até aos 50%no verão e 30% no inverno?
obrigado.

Enviado: segunda out 01, 2007 4:41 pm
por hynek
whitehawk Escreveu:boas!
gostaria de saber se me podem ajudar numa expresso 1.6 de 94 que tenho.
qual a quantidade maxima de ov que puderei adicionar?
será que puderei ir até aos 50%no verão e 30% no inverno?
obrigado.
vai por aqui:
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=3200

Enviado: segunda out 01, 2007 5:48 pm
por whitehawk
boas, hynek, eu ja tinha ido a essa parte do forum, mas infelizmente a minha "cobaia" nao aparece aí.
se alguem souber me dar algumas indicações, ou ja tenha testado numa expresso agradecia a ajuda.
obrigado.

Enviado: segunda out 01, 2007 6:22 pm
por hynek
whitehawk Escreveu:boas, hynek, eu ja tinha ido a essa parte do forum, mas infelizmente a minha "cobaia" nao aparece aí.
se alguem souber me dar algumas indicações, ou ja tenha testado numa expresso agradecia a ajuda.
obrigado.
ok....

pode ser um deste:
renault r5d/extra-express/rapid/1992-96/f8m 736/760/4cyl./1596ccm/40kw/54,4ps/bhp/4800min-1/bosch/rp opção1
renault r5d/extra-express/rapid/1992-96/f8m 736/761/4cyl./1596ccm/40kw/54,4ps/bhp/4800min-1/rotodiesel/rp opção3

ou deste:

renault r5d/van/extra-express/rapid/1986-94/f8m 720/730/4cyl./1596ccm/40kw/54,4ps/bhp/4800min-1/bosch/rp opção1
renault r5d/van/extra-express/rapid/1990-94/f8m 720/730/4cyl./1596ccm/40kw/54,4ps/bhp/4800min-1/rotodiesel/rp opção3

Enviado: segunda out 01, 2007 10:30 pm
por whitehawk
boas!
obrigado mais uma vez e desculpa la o lapso pois so li r5.

thank´s.

Mitsubishi Galant 2.0 TD 98 a OVD10%

Enviado: quarta out 03, 2007 2:52 pm
por MadMax
até agora sem problemas , e alguns euros mais rico
madmax