Ontem resolvi fazer um teste de autonomia à mota. Nunca o tinha feito e achei que valia a pena fazê-lo
Assim, carreguei as baterias a 100% e saí de manhã. Procurei sempre conduzir "normalmente", ou seja, não estar a tentar poupar baterias pelo teste, mas sim, andar na minha forma normal de andar, o que normalmente é sem grandes pressas, entre os 40-45-50 km/h, sendo que para algumas ultrapassagens cheguei aos 80/90 kms e noutros locais, em subidas fiz a 35-40 km/h.
O percurso foi sair de Lisboa e ir em direcção a Loures, Santo Antão do Tojal, Vialonga, Alverca, Arruda dos Vinhos, Vila Franca de Xira e voltar sempre pelas nacionais. Cheguei novamente a Lisboa com cerca de 80km feitos e ainda indicação de bastante autonomia...resolvi então ir para dentro de Lisboa. Entrei por Sacavém, Portela, depois Campo Grande, Saldanha, Marquês de Pombal, Rato, Estrela, Alcântara, e regressei junto ao rio até ao Parque das Naçoes. Nessa altura fiz 100 km, junto de Santa Apolónia e ainda tinha algumas barras de autonomia.
Com desconhecia o que é que acontecia nesta condição, pois era nova para mim, resolvi que devia passear-me perto de um Mobi-e, para que caso tivesse um corte poderia carregar num posto. E como o Parque das Nações está inundando de postos, este parecia-me o melhor sitio para acabar o teste.
Andei literalmente às voltas, entre Sacavém, Portela, Olivais e Parque das Nações até começarem a piscar as últimas 2 barras de autonomia. A partir daqui, começei a andar às voltas junto dos postos do Mobi-e
Algum tempo depois da última barra começar a piscar, começou-me a piscar uma luz vermelha da bateria no painel, foi a primeira vez que vi aquela luz. Ao principio, acendia quando acelerava e depois desaparecia, depois começou a ficar fixa, até que nunca mais se apagou.
Foi aos 129.9 Kms que finalmente a mota cortou...pelo voltímetro, a tensão era cerca de 61/62 V...fiz as contas para 24 baterias e deu-me cerca de 2.5V para cada célula...o que me parecia de acordo com o que a Ecocritério me tinha dito como o valor mínimo que as células deviam ter.
Gostei de saber que, com o meu andamento normal, consigo fazer cerca de 130kms. Este valor reforçou a minha confiança na mota e sinceramente, já o devia ter feito.
No final e felizmente, a mota cortou perto de casa, desliguei, esperei um ou dois minutos e voltei a ligar...e deu-me para fazer mais cerca de 1km para chegar a casa, voltou-me a cortar já dentro da garagem e a chegar à tomada
Coloquei a mota à carga ligada ao medidor de energia e contabilizou 6h34 minutos, para uma carga de 5.7 KW
