Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por lopes »

Bom trabalho!
Parabéns aos promotores da iniciativa, pois seguramente assim se vai poder ver esclarecida toda a situação!
Também vou estar atento! ;)

QVF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta nov 10, 2011 3:21 pm

Mensagem por QVF »

Óptimo. Logo à noite lá estaremos

xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Mensagem por xandecool »

Passa hoje na SIC é isso?

Jose0209
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça abr 10, 2012 6:24 pm

Mensagem por Jose0209 »

O fogo pegou...continuemos a lançar achas para a fogueira, até que os" bombeiros "(Autoridade Tributária,Certiel,EDP e outras "corporações") se dignem aparecer .
É malhar o ferro enquanto está quente.Enviar emails e telefonar para toda a comunicação social é o caminho.

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Mensagem por jama »

xandecool Escreveu:Passa hoje na SIC é isso?
Se alguem pode-se gravar a entrevista era otimo porque pode haver alguem ( como é o meu caso estou a trabalhar) que nao pode ver gravam e depois lançavan aqui o video.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm

Mensagem por Patalhetas »

Boas, eu posso gravar o jornal da noite hoje, e se passar a reportagem depois disponiblizar a todos os interessados.
se passar na sic noticias, aí se me informarem dos horarios tambem o posso fazer.
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

xandecool
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por xandecool »

http://sicnoticias.sapo.pt/economia/201 ... agar-multa" onclick="window.open(this.href);return false;

cmspinto
Membro
Membro
Registado: sexta abr 20, 2012 1:43 pm

Mensagem por cmspinto »

PaulOL Escreveu:
alexjp4 Escreveu:Ontem liguei para a DECO para saber informações sobre o preenchimento da declaração modelo B e a resposta deles foi que como não atingia os 5000€ no parecer deles não era necessário mencionar o valor na declaração modelo B.
Tambem fui a repartição de finanças mas a funcionária que me podia esclarecer não estava por isso vou lá na 2ª feira, depois digo mais alguma coisa.

Boas,

Pois eu como associado da DECO, já pedi por duas vezes a interpretação e parecer deles sobre esta matéria e até hoje ainda não me responderam, para minha admiração, visto que em outros casos que os questionei foram rápidos a responder.
Quero também deixar aqui a informação, que no seguimento de diligencias que efetuei, a SIC está interessada em fazer um trabalho sobre esta matéria que darei conhecimento aqui à comunidade microprodutora desse desenvolvimento.
Também enviei à DECO no final de Março um pedido de esclarecimento sobre a necessidade ou não se os microprodutores se colectarem e até agora não responderam.

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

coloco em relevo o que que foi postado:

Micro produtores de eletricidade que não declarem ganhos no IRS arriscam a pagar multa
05.05.2012 16:13

Quem tem painéis solares em casa e vende energia eléctrica, sem atividade aberta nas Finanças, arrisca-se, este ano, a pagar uma multa.

Imagem

Ao preencher a declaração de IRS deste ano, os microprodutores estão a ser confrontados com esta alteração que impõe a obrigatoriedade de declarar os ganhos da atividade ao Fisco.

Correm agora o risco de ter que pagar uma coima de 75 euros por atraso na apresentação da declaração de início de atividade.

Mesmo os rendimentos de microprodução inferiores a 5 mil euros, que estão isentos de IRS, têm agora que ser mencionados na declaração.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

xandecool
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por xandecool »

Não adianta grande coisa mas oiçam isto: http://www.tsf.pt/Programas/programa.as ... id=1015526" onclick="window.open(this.href);return false;

Anotação, mauri: Trata de Fiscalidade sobre a micro-produção de energia (Amândio Silva) reproduzido em 16 JUN 09

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

Boas,

Bom... meus amigos, não foi hoje, mas há que ter esperança, já vi que o nosso assunto está de dia para dia a vir mais para a ribalta (já apareceu alguma coisa na SIC noticias, mas não foi a reportagem que falei). :o

Vamos aguardar por domingo, a informação do jornalista era “hoje ou amanhã” … bom, cá para mim, como coincidia com a hora do futebol nos outros canais… :lol: o editor “preferiu” guardar a peça para amanhã, tem mais “visibilidade” (digo eu…) :D
… ou então, como cá na terra se costuma dizer “ficou tudo em águas de bacalhau” mas, a esperança é a ultima a morrer! :mrgreen:

xandecool
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por xandecool »

xandecool Escreveu:Não adianta grande coisa mas oiçam isto: http://www.tsf.pt/Programas/programa.as ... id=1015526" onclick="window.open(this.href);return false;

Anotação, mauri: Trata de Fiscalidade sobre a micro-produção de energia (Amândio Silva) reproduzido em 16 JUN 09
Fonte: TSF

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Mensagem por Bubas »

Boas,

Como muitos microprodutores neste forúm, estou a ..., com 5 letras se escreve a palavra cag.., para esta treta toda. Venham atrás de mim se quiserem.
Os aldrabões, são sempre os mesmos do costume.
Se querem que eu desista, devolvem-me os cerca de 20.000 euros de investimento, mais o juro que poderia ter ganho no banco, em vez de me enfiar na microprodução.
Bem hajam,

Bubas

xandecool
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por xandecool »

Bubas Escreveu:Boas,

Como muitos microprodutores neste forúm, estou a ..., com 5 letras se escreve a palavra cag.., para esta treta toda. Venham atrás de mim se quiserem.
Se querem que eu desista, devolvem-me os cerca de 20.000 euros de investimento, mais o juro que poderia ter ganho no banco, em vez de me enfiar na microprodução.
Bem hajam,

Bubas
Como se fosse assim... Era bom!
Não imaginas o que são problemas com as finanças.

areosa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Mensagem por areosa »

Boa tarde,
Vejam o que Jornal de Notícias publicou na última página, sendo que nas restantes páginas não encontrei qualquer referência ao assunto.
Jornal de Notícias de 5-5-2012
Jornal de Notícias de 5-5-2012
Jornal de Noticias 5-5-2012.png (107.77 KiB) Visto 1829 vezes
Pessoalmente não gostei do tratamento jornalístico que foi dado ao assunto! Afinal esta questão que nos tem preocupado só serve para fazer piadas de mau gosto!
Cps

Jose0209
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça abr 10, 2012 6:24 pm

Mensagem por Jose0209 »

Caro areosa,
A imprensa é sempre uma surpresa...quase sempre não entendem bem o problema e ficam-se pelos aspectos secundários.É o preço a pagar para divulgar o assunto e mesmo esta bonecada de gosto duvidoso alertou por muitos microprodutores pela primeira vez para a trapalhada.
Julgo que já abriu actividade;pode dar-nos mais pormenores?Foi convidado a pagar a multa?Ficou logo resolvido ou foi para decisão dos serviços centrais?

xandecool
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por xandecool »

Ora bem, e no caso dos novos produtores (o meu caso que vou ter a mp ligada esta quarta), devo dirigir-me às finanças, abrir actividade, optar pelo regime simplifica, deslocar-me à segurança social para pedir isenção de descontos, e depois ainda tenho que pedir no meu local de trabalho autorização para acumulação de funções publicas com privadas... É isto?

Autor do tópico
Ferreira73
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jan 31, 2010 1:03 pm

Mensagem por Ferreira73 »

xandecool Escreveu:Ora bem, e no caso dos novos produtores (o meu caso que vou ter a mp ligada esta quarta), devo dirigir-me às finanças, abrir actividade, optar pelo regime simplifica, deslocar-me à segurança social para pedir isenção de descontos, e depois ainda tenho que pedir no meu local de trabalho autorização para acumulação de funções publicas com privadas... É isto?
Boa noite

É isso tudo, apenas lhe deixo um conselho, opte pelo regime normal de IVA, sempre recupera o IVA que pagou no equipamento. Claro que já deve ter o contrato assinado e não deve ter feito referência a isso....tente ainda alterar essa questão com a EDP. A EDP vai continuar a emitir a factura e a enviar-lhe, no entanto é da sua responsabilidade entregar o IVA nos cofres do estado, ou caso tenha IVA a deduzir (do equipamento) fica em crédito até se esgotar....pode ainda pedir o reembolso se assim entender.

Claro que trimestralmente tem o trabalho de enviar a declaração periodica e nunca se esqueça, caso contrario...coimas...

Cps

areosa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Mensagem por areosa »

xandecool Escreveu:Ora bem, e no caso dos novos produtores (o meu caso que vou ter a mp ligada esta quarta), devo dirigir-me às finanças, abrir actividade, optar pelo regime simplifica, deslocar-me à segurança social para pedir isenção de descontos, e depois ainda tenho que pedir no meu local de trabalho autorização para acumulação de funções publicas com privadas... É isto?
Penso que sim! E esperar que não seja despedido senão não tem direito a subsídio de desemprego. :evil:
Conforme foi referido atrás pelo forista Ferreira73, poderá ter vantagem em ser você a entregar o IVA ao estado, assim poderá deduzir o IVA que pagou da sua micro. No entanto fica obrigado a entregar a declaração trimestral de IVA, possivelmente também terá que passar facturas, a manter livros em dia, a entregar a declaração ao final do ano, etc. etc. Sugiro que se informe quais as implicações com o fisco e também junto da EDP porque, nesse modo, não sei como se processará a relação com eles.
Cps

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

xandecool Escreveu:
Bubas Escreveu:Boas,

Bem hajam,

Bubas
Como se fosse assim... Era bom!
Não imaginas o que são problemas com as finanças.

Boas,
Bem, ninguém gosta ou pretende ter problemas com as finanças, eu não gosto, mas também não nos devemos por de joelhos quando o problema não se deve à nossa atuação, pois eu fiz TUDO o que me foi exigido á data da minha adesão!
Todos sabem que esta questão fiscal foi “fabricada” apenas este ano pela AT, se era essa a sua interpretação sobre o regime fiscal a aplicar aos microprodutores (não discutindo se está correta ou não), tiveram todo o ano 2008 para prepararem os impressos de IRS (com campo próprio, código CAE, blá blá…) a preencher só em Abril de 2009, por todos os microprodutores que iniciaram a atividade em 2008 e a partir daqui, nenhum microprodutor tinha qualquer razão para reclamar, porque evidentemente quem instalou em 2009/10/11/12 já sabia as implicações fiscais que tal adesão á microprodução agregavam!
O GRANDE problema (revolta e frustração :x ) é que a minha decisão, em 2010, não foi ponderada com conhecimento desta obrigação fiscal, porque foi ocultada por todas as entidades estatais (propositadamente ou não, fica a duvida) mas há data eu tinha esse direito de saber, ou será que não :?:
Sabem uma coisa, em tempos fui caçador, há um termo que se chama “espera aos patos” quando se via um bando de patos a voar, não se atirava para um isoladamente, atirava para a maior quantidade possível, pois o resultado era sempre mais patos na trela :oops: . Parece-me que é precisamente o que a AT está a fazer, esperou que muitos “patos” entrassem na microgeração (4 anos), por coincidência ou não, no ano em que o governo pensa em retirar os apoios ao regime bonificado (menos possibilidade de outros “patos” aparecem), a AT resolve “disparar” sobre todos… :evil: só em multas, vai ser uma farturinha! :twisted:
Meus amigos, isto só pode ser classificado como “TRAIÇÃO” ou como se diz “APUNHALADO PELAS COSTAS” será que neste país ninguém nos pode valer?..., até a imprensa já faz humor negro :(
Resumidamente, será que estamos TRAMADOS ou será CONDENADOS… ou “caçados como patos”, cada vez estou a ficar mais confuso, será que também estou a ser perseguido pelo senhor “Alzheimer” (cruzes canhoto!) :lol: :lol:
... ainda mantenho a esperança que o bom senso prevaleça! :mrgreen: a ver vamos?

Responder

Voltar para “Micro-Produção”