Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
joaovt, esta foi a primeira revisão que fiz à scooter. Pela revisão propriamente dita, e não tendo a factura à minha frente, creio que ficou pelo 20 a 30 euros, já com mão-de-obra incluída. No meu caso, ficou pelos 150€, porque pedi para substituir ou modificar uma série de coisas, extra revisão: Acrescentar lâmpadas de LED à frente, substituir uns plásticos laterais por uns novos, modificar o tipo de botão on/off limitador de potência, entre outras operações.
Última edição por rcardoso em sábado ago 06, 2016 12:00 pm, editado 1 vez no total.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
Redes Sociais
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães
Não tenho nada a esconder, nas revisões que faço. Podem dizer o quanto pagaram por minhas prestações de serviços.joaovt Escreveu:Bom Dia, tenho curiosidade em saber o que é feito e quanto custa uma revisão num veiculo destes, pode fazer um resumo ?
Obrigado
COmo VE que é, foi-lhe feito um carregamentos completo, e verificação de bom trabalho de balanceamento do BMS, e seu corte por tensão alta. Depois foi-lhe feito um teste de descarga a 0,5C onde a célula mais baixa teve 41,3Ah, sendo o corte feito aos 2,5V. O computador de bordo levou as conexões para calibração exterior. Fora isto, foi apertos de coluna de direcção, de roda do motor, colocação de lâmpadas Led, colocação de componente para diminuir as faiscas na ligação da chave de ignição e limpeza de seus contactos.
Não o faço para enganar ninguém, mas para promover a mobilidade eléctrica e sustentável. Desse modo, por não se tratar de um luxo, tento fazer o preço mais baixo possível, pois só assim poderei influenciar essa mesma sustentabilidade. Mas também não faço milagres... há coisas que nos fazem perder muitas horas de trabalho, e numa empresa, cada hora que passa, é lhe cobrado um balúrdio em Seguros, TSU, contabilidade, rendas, maquinas, SSHT, ordenados, subsídios de alimentação, férias, 13º mês, etc., etc.,... Quem achar que se ganha muito que crie uma empresa para ver como é... está ao dispor de todos!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am
Olá rcardoso,
No dia a dia casa/trabalho/casa dos 40km diários metade sao feitos por estradas já com alguma degradação. Como consequência tenho vários encaixes dos plásticos da mota partidos e algumas dores nas costas
.Relativamente a falhas causadas por circular nessas estradas a única coisa que me tem acontecido nas zonas com trepidações e que as informações fornecidas pelo painel da mota começam a variar drasticamente (possivelmente maus contactos causados pelo dia a dia a circular nessas estradas) mas como sempre me oriento pelas informações fornecidas pelo CB instalado pelo Jorge isso nem é problema. Um teste que o Jorge poderia ter feito com a tua mota (não sei se fez) seria circular da estação de Aveiro até ao Fórum pela Av Lourenço Peixinho...só o fiz uma vez e jurei que nunca mais...fiquei com a sensação que no fim da avenida teria a mota completamente desmontada...
Tal como o Jorge sugeriu, eu também já procurei alternativas ao percurso que faço no dia a dia... E essa alternativa existe(sempre circular por estradas boas)...so que teria que fazer mais 12km que o habitual e a velocidades superiores de forma a nao empatar o transito e. Diminuiria o desgaste os plásticos, suspençoes, etc (e das minhas costas), mas aumentaria o desgaste de outros componentes pois circulando por esse caminho alternativo causaria um maior desgaste das baterias...controlador..motor...etc.
Felizmente nos 11.000km que fiz com mota nunca tive qualquer avaria, logo tem sido fiável, mas como e óbvio vai existindo algum desgaste com o tempo... o que sempre fiz e continuo a fazer, é fazer os possíveis para que esse desgaste seja mínimo na circulação no dia a dia..
No dia a dia casa/trabalho/casa dos 40km diários metade sao feitos por estradas já com alguma degradação. Como consequência tenho vários encaixes dos plásticos da mota partidos e algumas dores nas costas

Tal como o Jorge sugeriu, eu também já procurei alternativas ao percurso que faço no dia a dia... E essa alternativa existe(sempre circular por estradas boas)...so que teria que fazer mais 12km que o habitual e a velocidades superiores de forma a nao empatar o transito e. Diminuiria o desgaste os plásticos, suspençoes, etc (e das minhas costas), mas aumentaria o desgaste de outros componentes pois circulando por esse caminho alternativo causaria um maior desgaste das baterias...controlador..motor...etc.
Felizmente nos 11.000km que fiz com mota nunca tive qualquer avaria, logo tem sido fiável, mas como e óbvio vai existindo algum desgaste com o tempo... o que sempre fiz e continuo a fazer, é fazer os possíveis para que esse desgaste seja mínimo na circulação no dia a dia..
-
Agradeço o testemunho, luismoura. Pelo que dizes, e pelo que o Jorge Rocha referiu, a minha scooter deve ter mesmo problemas de mau(s) contacto(s), de difícil localização.
Parece que vou ter de aguentar com essa instabilidade até que a origem do mau contacto seja encontrada, e se o for. Compreendo que não seja de resolução fácil.
Parece que vou ter de aguentar com essa instabilidade até que a origem do mau contacto seja encontrada, e se o for. Compreendo que não seja de resolução fácil.

Redes Sociais
Redes Sociais
-
- Membro Silver
- Registado: sexta mai 02, 2008 11:19 pm
Na minha antiga SW BM isso chegou a acontecer-me, e o problema estava no conversor DC-DC.rcardoso Escreveu: Em alguma situação deixaram de ter luz de farol e de piscas?.
Electrizado desde Abril de 2014 

-
- Membro Silver
- Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am
Aconteceu-se algo parecido pouco depois de ter adquirido a mota.Fiquei sem luzes, piscas, painel sensor do descanso, travagem regenerativa, etc. So funcionava o motor.Liguei ao Jorge e ele disse-me que o conversor DC/DC tinha avariado. Como o Jorge mostrou-se disponível para ver o que se passava e como o motor funcionava, la fui eu ter com ele. Ele colocou outro conversor DC/DC e ficou tudo ok...Fui dar uma voltinha na zona para testar a mota, voltei a oficina do Jorge, desliguei a mota estive um pouco a conversa com ele e ao voltar a ligar a mota para ir embora...nada funcionava novamente. Passado um ano ainda me lembro da cara do Jorge quando pensou que o conversor DC/DC que ele tinha colocado tinha durado menos de uma horauisfiuipe Escreveu:Na minha antiga SW BM isso chegou a acontecer-me, e o problema estava no conversor DC-DC.rcardoso Escreveu: Em alguma situação deixaram de ter luz de farol e de piscas?.

Relativamente aos problemas que descreves...eu compreendo que sejam chatos para ti...mas também sao uma dor de cabeça para quem os tente resolver...pois sao avarias que acontecem de vez em quando...e provavelmente de forma aleatória... uma coisa e teres uma avaria permanente, onde so depois de descoberto o problema e arranjares e que a situação fica resolvida...outra coisa e ser algo que só acontece de vez em quando...que muitas vezes nao acontecem quando levas o veiculo ao mecanico, sendo assim dificil para ele resolver um problema que ele próprio nao o consegue ver naquele momento...
-
luismoura e uisfiuipe, agradeço-vos a colaboração. Como já mudei recentemente o conversor DC-DC, essa origem do problema está descartada.luismoura Escreveu:Aconteceu-se algo parecido pouco depois de ter adquirido a mota.Fiquei sem luzes, piscas, painel sensor do descanso, travagem regenerativa, etc. So funcionava o motor.Liguei ao Jorge e ele disse-me que o conversor DC/DC tinha avariado. Como o Jorge mostrou-se disponível para ver o que se passava e como o motor funcionava, la fui eu ter com ele. Ele colocou outro conversor DC/DC e ficou tudo ok...Fui dar uma voltinha na zona para testar a mota, voltei a oficina do Jorge, desliguei a mota estive um pouco a conversa com ele e ao voltar a ligar a mota para ir embora...nada funcionava novamente. Passado um ano ainda me lembro da cara do Jorge quando pensou que o conversor DC/DC que ele tinha colocado tinha durado menos de uma horauisfiuipe Escreveu:Na minha antiga SW BM isso chegou a acontecer-me, e o problema estava no conversor DC-DC.rcardoso Escreveu: Em alguma situação deixaram de ter luz de farol e de piscas?.. Entretando ele estava a tirar o conversor que tinha colocado e voltou a acender tudo novamente...pois no processo tocou num fio que estava danificado e causava mau contacto...e era isso que estava a causar o problema...pois ambos os conversores estavam bons... corrigiu esse mau contacto e ate hoje esta tudo perfeito...
Relativamente aos problemas que descreves...eu compreendo que sejam chatos para ti...mas também sao uma dor de cabeça para quem os tente resolver...pois sao avarias que acontecem de vez em quando...e provavelmente de forma aleatória... uma coisa e teres uma avaria permanente, onde so depois de descoberto o problema e arranjares e que a situação fica resolvida...outra coisa e ser algo que só acontece de vez em quando...que muitas vezes nao acontecem quando levas o veiculo ao mecanico, sendo assim dificil para ele resolver um problema que ele próprio nao o consegue ver naquele momento...

Sim, sem dúvida que é um labirinto, descobrir a causa. Já estou convencido que vou ter de circular assim, até a VE-Tória amuar de vez, ou o mau contacto ser descoberto por acaso. Como já referi, em momento algum achei que houvesse um mau trabalho do Jorge, pois tenho toda a confiança no seu trabalho e no seu carácter como pessoa. Já o referi isso mesmo anteriormente. Mas claro que me desanima um pouco saber que a qualquer momento posso ficar mal, ou pelo menos, não sentir confiança na scooter. É chato o facto de, de vez em quando, dar à chave e não ter resposta da máquina, ou à noite ficar sem luzes porque sua Excelência Lady VE-Tória ficou chateada com um solavanco qualquer...

Para além de que, por causa de um mau contacto, já substitui peças que se calhar nem seriam necessário mudar, como o conversor DC-DC. Serviço e peça que não ficou nada barato, como já foi indicado neste DB. Relembro que esse serviço não foi feito pelo Jorge, mas nem interessa quem o fez, pois não lhe atribuo qualquer responsabilidade. Fez o que parecia mais lógico ser feito. Mas na verdade, o mau contacto persiste, e quando lhe apetece dá um ar de sua graça, ao qual não acho graça nenhuma!

Redes Sociais
Redes Sociais
-
Obrigado. Parece que tens razão! Infelizmente...MRider Escreveu:Tens um mau contacto por aí. Manda verificar

Mandar verificar é procurar agulha em palheiro, pelo que aqui já foi dito. Pode ser que venha a ser descoberto algo, numa outra intervenção na oficina. Mas espero que não haja necessidade de isso suceder tão cedo...
Redes Sociais
Redes Sociais
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Isso é fácil. Paras a mota e começa a verificar a mota da frente para trás todas as fichas.
Live long and prosper!
-
Pelo que foi aqui dito por vários membros, não será assim tão fácil. Se imaginarmos um fio eléctrico quebrado, mas não visível porque a sua cobertura o encobre, como descobrir onde está o problema? Mas é uma área que desconheço e provavelmente continuarei a desconhecer, portanto deixo as opiniões para quem sabe.MRider Escreveu:Isso é fácil. Paras a mota e começa a verificar a mota da frente para trás todas as fichas.
Redes Sociais
Redes Sociais
-
- Membro Platinium
Pois se não sabe fazer, tem de mandar fazer isso.
Eu como sei fazer disse o que se fosse eu fazia.
Live long and prosper!
-
Só te tenho a agradecer a sugestão. Infelizmente sei que não tenho competências para fazer isso, pois nunca trabalhei com electrónica.MRider Escreveu:Pois se não sabe fazer, tem de mandar fazer isso.

Já agora, como aprendeste electrónica? Leste algum livro que aconselhes, trabalhas na área, ou simplesmente observaste e aprendeste, com bom jeito à mistura?
Redes Sociais
Redes Sociais
-
- Membro Silver
- Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm
O melhor deveria ser levares a scooter ao Jorge.. 1a coisa é 1a revisão, outra coisa é procurares a fonte de 1 problema sabendo quando é que o mesmo é originado..
Joaovt quando é q vens tomar 1 cafe com o pessoal aqui do norte? É que já andas a mt tempo no forum a pesquisar motas e nem sequer tens curiosidade em experimentar 1a.. Assim até pareces que és 1 heteronimo..
Joaovt quando é q vens tomar 1 cafe com o pessoal aqui do norte? É que já andas a mt tempo no forum a pesquisar motas e nem sequer tens curiosidade em experimentar 1a.. Assim até pareces que és 1 heteronimo..
-
- Membro Platinium
Eu sou mecânico / eletricista e muito autodidactarcardoso Escreveu:Só te tenho a agradecer a sugestão. Infelizmente sei que não tenho competências para fazer isso, pois nunca trabalhei com electrónica.MRider Escreveu:Pois se não sabe fazer, tem de mandar fazer isso.
Eu como sei fazer disse o que se fosse eu fazia.![]()
Já agora, como aprendeste electrónica? Leste algum livro que aconselhes, trabalhas na área, ou simplesmente observaste e aprendeste, com bom jeito à mistura?

Live long and prosper!
-
- Membro
- Registado: sábado dez 14, 2013 10:10 pm
Código: Selecionar todos
Mensagem moderada a pedido do autor do tópico
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Os contactos eléctricos do canhão de ignição devem voltar a ser verificados. Dar uma volta em mau piso com o conector do canhão solidamente "shuntado" (a simular a chave na posição ON) pode ajudar a isolar rapidamente a razão deste mau contacto.rcardoso Escreveu: É chato o facto de, de vez em quando, dar à chave e não ter resposta da máquina, ou à noite ficar sem luzes porque sua Excelência Lady VE-Tória ficou chateada com um solavanco qualquer...

-
- Membro Silver
O 'outro' tem nome e já está no forum a tempo suficiente para as pessoas saberem qual a sua intenção neste forum.. Ao contrário de outros que vão frequentado este forum esporadicamente e que ninguém percebe o motivo/intenção de frequentar este forum..coldp Escreveu:Pelo menos não esperou 9 meses como o outro nem 3 meses como eu...
Não serás mais um heterónimo criado por uma certa personagem que frequentava este forum?
-
coldp, achei estranho ter apenas 18 mensagens, apesar de registado há mais de 2 anos e meio. Por essa razão, e pelo teor do que escreveu, fui verificar as suas mensagens uma a uma, o que foi rápido, obviamente... E o que imaginei confirma-se: tirando as duas ou três mensagens iniciais, aparentemente "inocentes", todas as outras são constituídas por agulhas em vez de palavras...coldp Escreveu:Então o meu amigo coloca a mota no mecânico e volta de lá com o mesmo problema? E ainda por cima pagou 150€? E também não tem a factura? Assim também eu monto um negócio! Pelo menos não esperou 9 meses como o outro nem 3 meses como eu...
Ajudar não é a sua preocupação neste fórum, disso não tenho dúvidas!
Li que defende muito a utilização da PCX, e está no seu direito de por ela optar. Mas não lhe dá o direito de atacar quem opta por veículos ecológicos. Veículos esses que também protegem a SUA saúde, ao contrário da "excelente" PCX... Aliás, se lida mesmo com uma ou mais PCX ou outro qualquer CI, então o seu último (porque não é o primeiro) comentário neste DB, passa a fazer sentido: os gases nocivos desse CI devem-lhe ter criado efeitos secundários, como ter afectado a visão, ou a capacidade de interpretação (ou ambas)... Confuso? Passo a explicar:
1) Eu nunca disse que a revisão me custou 150€. Referi que a revisão em si, teria ficado entre os 20 a 30€. Com os extras que mandei acrescentar, à parte da revisão, é que ficou pelos 150€...
2) Também nunca disse que não me tinha sido entregue a factura da revisão. O que disse é que não a tinha comigo, quando escrevi a mensagem, o que é normal, pois já estava arquivada na pasta de documentos respectiva... Se fosse relevante o detalhe, teria ido consultar a mesma ao arquivo, mas as questões que tinha colocado aos membros (e às quais a sua intervenção a nada respondeu) não se prendiam com valores pagos, mas com sintomas do veículo.
Fico-lhe muito grato se deixar de vir ao meu DB espetar agulhas...
Redes Sociais
Redes Sociais
-
Viva MVS! Já há uns tempos que não falávamos!MVS Escreveu:Os contactos eléctricos do canhão de ignição devem voltar a ser verificados. Dar uma volta em mau piso com o conector do canhão solidamente "shuntado" (a simular a chave na posição ON) pode ajudar a isolar rapidamente a razão deste mau contacto.rcardoso Escreveu: É chato o facto de, de vez em quando, dar à chave e não ter resposta da máquina, ou à noite ficar sem luzes porque sua Excelência Lady VE-Tória ficou chateada com um solavanco qualquer...
Agradeço a dica, mas electrónica e mandarim, são difíceis para mim! lol
Teria de ser alguém que percebesse do assunto, para fazer esse teste e, se calhar, até resolver de vez o assunto.
Pelo que vi nos Encontros de Guimarães e de Barcelos de 2015, e pelos elogios rasgados que o Jorge Rocha tece a ti e ao teu irmão, tenho pena que nenhum dos três tenha oficina mais próxima de Guimarães. Mas reconheço que esta cidade ainda tem pouca representação ao nível de veículos eléctricos de duas rodas.

Redes Sociais
Redes Sociais
-
- Membro Silver
Ermesinde fica perto de Guimarães.. e sim, já recorri aos serviços da interflexo e fiquei super satisfeito..