Saida a seguir ao almoço, com temperaturas na ordem dos 35ºC e AC nos 24ºC, primeira paragem em Aljustrel, com a carga a iniciar-se nos 47kW, tudo normal em termos de temperatura das baterias, andamentos de nacional entre os 80 e os 90 km/h, na AE nos 100 km/h, a ideia é andar o mínimo em AE, uma pena os PCR só existirem nas AE.

Paragem com o carro ligado para o AC se manter a trabalhar, o calor era muito. Carga a iniciar nos 47kW.

Seguida para Alcacer, optando sempre pela nacional e A/C a bombar. Nem 100 kms foram. Carga a iniciar nos 38kW.

Chegada a Aveiras e pela primeira vez um PCR ocupado, já estava de saída um LEAF 1ª geração, aproveitou-se para lanchar.

Aqui comecei a dar conta da forma como o sistema lida com a temperatura das baterias, ou seja, durante a viagem a temperatura das baterias baixa e volta a subir na carga, o que vi em termos de temperatura foi a barra a tocar no vermelho quando carrega e desce um traço em andamento. A media de tempo de paragem anda pela meia hora de cada vez, começou a carregar nos 28kW.
A partir de Aveiras desligou-se o A/C, pois a temperatura baixou.
Chegada a Pombal com a mesma lógica, a temperatura das baterias baixou um traço e lá ficou a tocar no vermelho ao fim da carga.

Esta seria a ultima carga, pois já daria à vontadinha para chegar a casa e no final o cenário ficou assim.

E a temperatura assim, tal como antes dos restantes carregamentos.

Resumindo, com andamentos de nacional pode-se utilizar o LEAF indefinidamente sem entrar no vermelho, a gestão que ele faz da carga/descarga não deixa a temperatura ir muito alem, só vi limitações na carga, nunca em situação alguma limitou o acelerador, nem entrou na “red zone”. Estou curioso em ver o comportamento com a atualização do “rapid gate”, sinceramente acho que não tem muito significado em termos de tempos e terá em termos de stress térmico das baterias.
Em termos de custos fiz uma media de 3€ por carga, pelo que diz a app miio, uns 25€ para percorrer 1420kms, misturando com carregamentos grátis, obviamente.
Já a media de consumo, é muito boa tendo em conta o uso do A/C mesmo parado, as estradas do sul são impecáveis nesse aspecto.
Também nunca vi as tais filas intermináveis que por vezes se ouve falar dos postos de carga, nem deixei ninguem à espera, só tive três situações de encontrar outro EV nos pontos de carga:
- Carreguei ao mesmo tempo que um ZOE em Aljustrel.
- Esperei uns 5 minutos para que um LEAF acabasse de carregar em Aveiras.
- Um i3 esperou uns 2 minutos que eu saísse de Aveiras
Ah! Esquecia-me doutra, na descida para o sul, encontrei um LEAF 24kW que fazia o mesmo trajeto que eu para o sul, a diferença é que eu fazia-o com um factor cagaço bem maior que o dele, encontrei-o em Alcacer e Aljustrel, chegava quando eu estava de saída, disse-me que a seguir seria Loulé.
Serviu para ter muito mais confiança neste carro a pilhas. Sempre impecável.
De salientar que cada vez mais se vêem carros encostados de capot aberto. E vi uma transporter a subir uma vedação, sono do condutor??? Estava tudo ok com ele.
E pronto, já está lavadinho e pronto para outra. Já lá vão os 35 000 kms.

Boas viagens