Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente
-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente
pois aí é que está, eu acho que só posso ter 1 inversor, mesmo numa solução mista!
e uma vez que o limite de venda é estabelecido pelos 2.4 ou 4 /por kw de potência instalada, se eu instalar 10kw, embora apenas consiga injectar na rede 3.6kw (a potencia do inversor) no mesmo instante, aumento a quantidade de kw vendidos ao fim do mês, se utilizar a eólica à noite, passaria de 2.4 para 24 ou de 4 para 40mw/ano. embora a tarifa fique mais reduzida, conseguirei ter mais energia vendida do que apenas com uma tecnologia.
e uma vez que o limite de venda é estabelecido pelos 2.4 ou 4 /por kw de potência instalada, se eu instalar 10kw, embora apenas consiga injectar na rede 3.6kw (a potencia do inversor) no mesmo instante, aumento a quantidade de kw vendidos ao fim do mês, se utilizar a eólica à noite, passaria de 2.4 para 24 ou de 4 para 40mw/ano. embora a tarifa fique mais reduzida, conseguirei ter mais energia vendida do que apenas com uma tecnologia.
sergiomms
-
- Membro Gold
já agora, alguém conseguiu perceber quais os limites anuais aplicáveis numa produção mista?
pelo que eu percebi parece-me que é qualquer coisa deste género:
1kw eólica + 2kw fotovoltaica dá um total de 3kw instalados
sendo o limite anual de 2.4mw para a solar e 4mw para a eólica e tendo em conta que em energia eólica tenho 33.3% e em solar tenho 66.6% de toda a instalação, penso que tenho que aplicar 33.3% dos 4mw eólicos e somar com os 66.6% dos 2.4mw solares, o que me permitiria injectar na resp:
3.20mw solares (2.4mw x 66.6% x 2kw instalados)
1.33mw eólicos (4mw x 33.3% x 1kw instalado) o que dá um total de
4.53mw/ano.
serão assim as contas?
pelo que eu percebi parece-me que é qualquer coisa deste género:
1kw eólica + 2kw fotovoltaica dá um total de 3kw instalados
sendo o limite anual de 2.4mw para a solar e 4mw para a eólica e tendo em conta que em energia eólica tenho 33.3% e em solar tenho 66.6% de toda a instalação, penso que tenho que aplicar 33.3% dos 4mw eólicos e somar com os 66.6% dos 2.4mw solares, o que me permitiria injectar na resp:
3.20mw solares (2.4mw x 66.6% x 2kw instalados)
1.33mw eólicos (4mw x 33.3% x 1kw instalado) o que dá um total de
4.53mw/ano.
serão assim as contas?
sergiomms
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda dez 17, 2007 5:20 pm
eu faria o mesmo que tu sergio, tem toda a lógica, mas como não vejo isso em lado nenhum o melhor será perguntar á entidade competente.
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça mar 11, 2008 8:06 pm
já alguem tem alguma instalação com o certificado de exploração na mão (vistoria feita e aprovada pela certiel) ?
cumps
chip
cumps
chip
-
- Membro
- Registado: sábado mai 06, 2006 12:14 am
não pude deixar de reparar nas contas que fez, que gostaria de poder fazer mas nao tenho os conhecimentos para tal.djgh Escreveu:bajdm Escreveu:bom dia, depois de ler as mais de 10 páginas deste tópico fiquei confuso devido à elevada qualidade dos comentários, e apesar da minha dúvida não ser muito técnica acabei por não a ver dissipada.
no condomínio onde habito está-se a pensar instalar paines fv para a venda a 100% para a rede, em primeira instância pensei que fosse para reduzir a elavada factura de electricidade pois é um grupo de 15 edificios, mas a ideia será ganhar com a venda da energia.
a questão é: ter que se pagar o empréstimo bancário, pagar a factura da luz o encargo individual a cada condómino será viável o investimento, não há um tecto máximo de venda anual da energia produzida?
é que me falaram em vender anualmente 50.000€ de energia, não será um valor absurdo, caso contrário seria fácil todos os condomínios agirem do mesmo modo?
obrigado desde já
não não é absurdo caro bajdm, e todos os condomínios podem aderir. esse projecto da jbl na alta de lisboa, é viável e pode atingir mesmo esses valores de venda de energia, ou mais.
a lei (363/2007) permite que os condomínios possam instalar sistemas de produção de energia com energias renováveis até 3,68 kw, e beneficiar da taxa bonificada se se submeterem a uma inspecção de eficiencia energética e implementarem as medidas que forem propostas. nesse caso concreto são 15 blocos, ou seja, são 15 contratos de fornecimento de energia que estão estabelecidos com a edp, apesar de serem apenas 4 corpos de edifícios. se cada bloco instalar então uma unidade de microprodução fotovoltaica de 3,68 kw, esta pode produzir entre 5.5 e 5.9 mwh/ano, vezes 15 unidades temos uma energia total produzida entre 82.5 e 88.5 mwh/ano. se forem ainda a tempo este ano para vos ser atribuida a tarifa bonificada de 650 €/mwh, podem obter um retorno anual entre 53.625 e 57.525 €, tudo depende para além do s. pedro, dos equipamentos que instalarem e de como o instalarem. atenção que no topo desses edifícios de 10 andares o vento deve soprar forte, e convém garantir ou manter a estanquicidade da cobertura.
a viabilidade económica do projecto, já que fala em empréstimo bancário, pode ficar comprometida se os juros forem elevados, como é o caso da maioria dos empréstimos mesmo para "renováveis". peçam um plano de amortização da dívida, tendo em atenção que os 650 €/mwh de tarifa bonificada é só durante 5 anos, e depois começa a ir por aí abaixo. sería mais interessante se pudessem disponibilizar capitais próprios já que esse projecto não deverá ultrapassar os 285 mil euros, e vocês são muitos, mais de 4 centenas.
quanto á quantidade máxima de energia que pode ser vendida, ela está definida no mesmo d.l. 363/2007 e que é 2.4 mwh/ano por cada kw instalado o que dá para cada unidade de 3,68 kw um máximo de 8,8 mwh/ano, longe dos 5,9 máximos esperados.
gostaria que alguém me elucidasse relativamente ao seguinte:
vivo num condomínio de 6 bloco com 5 andares por bloco. num total de aproximadamente 90 apartamentos aproximadamente.
no outro dia em conversa com um vizinho surgiu a ideia de aproveitar o topo do edifício para a instalação de painéis fotovoltaico para produção de energia eléctrica para:
a) consumo do condomínio e dos apartamentos
e/ou
b) vender energia para a rede.
como a conversa ficou pelo ar e após uma pesquisa não ter encontrado valores relevantes de custo, hoje apos ver uma reportagem sobre a martifer solar surgiu novamente esta ideia.
será que alguém me conseguia dar uma estimativa de custo de instalação para as situações a) e/ou b)?
obrigado desde já.
cumprimentos
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
bom dia,
as suas questões, ou dúvidas, foram já objecto de muito texto neste fórum.
para não perder tempo, dou-lhe desde já o conselho de esquecer a opção a), por ser inviável económicamente, e ponderar rápidamente a opção b). se pesquisar com mais atenção até encontra preços típicos para esta opção de microprodução. para mais informações sobre esta opção sugiro que explore o site www.renovaveisnahora.pt, sem esquecer nas informações o guia da microprodução e as perguntas frequentes.
as suas questões, ou dúvidas, foram já objecto de muito texto neste fórum.
para não perder tempo, dou-lhe desde já o conselho de esquecer a opção a), por ser inviável económicamente, e ponderar rápidamente a opção b). se pesquisar com mais atenção até encontra preços típicos para esta opção de microprodução. para mais informações sobre esta opção sugiro que explore o site www.renovaveisnahora.pt, sem esquecer nas informações o guia da microprodução e as perguntas frequentes.
DJGH
-
- Membro Silver
- Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
do conhecimento que eu tenho,só podemos vender à rede pública até um certo limite,mas a partir desse limite passa a ser de borla para a rede (edp).
alguém pode corroborar ?
alguém pode corroborar ?
-
- Membro Silver
exactamente. a electricidade vendida é limitada a 2,4 mwh/ano, no caso da energia fotovoltaica, e a 4 mwh/ano, no caso das restantes fontes renováveis, por cada quilowatt instalado.
tudo o que for a mais, a edp e o governo agradecem a generosidade
DJGH
-
- Membro Gold
tinha ideia que esses eram os limites em que a energia era paga pela tarifa de referência e que a energia injectada acima desses valores era paga ao preço do mercado 0,11€/kwhdjgh Escreveu:exactamente. a electricidade vendida é limitada a 2,4 mwh/ano, no caso da energia fotovoltaica, e a 4 mwh/ano, no caso das restantes fontes renováveis, por cada quilowatt instalado.
não?
sergiomms
-
- Membro Silver
ops , é capaz de ter razão...sergiomms Escreveu:tinha ideia que esses eram os limites em que a energia era paga pela tarifa de referência e que a energia injectada acima desses valores era paga ao preço do mercado 0,11€/kwhdjgh Escreveu:exactamente. a electricidade vendida é limitada a 2,4 mwh/ano, no caso da energia fotovoltaica, e a 4 mwh/ano, no caso das restantes fontes renováveis, por cada quilowatt instalado.
não?
artigo 11.º
regime bonificado
6 — a electricidade vendida nos termos do número anterior é limitada a 2,4 mwh/ano, no caso da alínea a) do número anterior (o tarifário de referência do regime bonificado para a energia produzida no ano de instalação e nos 5 anos civis seguintes) , e a 4 mwh/ano, no caso das restantes alíneas do mesmo número, por cada quilowatt instalado.
pois... parece agora ser só durante o regime bonificado. no geral não tem limite. nada como confirmar na certiel (contactos www.certiel.pt).
mas olhe que não consegue atingir esses limites. no fotovoltaico só conheço um sistema que alegadamente diz que produz até 75% mais de energia que os sistemas convencionais, e só esse alegadamente o atinge e ultrapassa.
DJGH
-
- Membro Silver
eu sabia, ou melhor, tinha um feeling que toda a energia injectada que ultrapassasse o limite de 2,4 mwh/ano por cada kw instalado (em fotovoltaico, conforme d.l. 363/2007, artº 11º, nº 6) era “oferecida” à edp.
de facto venho rectificar a minha dúvida, com posterior aquiescência, que toda a energia injectada na rede, que ultrapasse o definido no parágrafo anterior, não é paga ao produtor.
está plasmado no contrato de compra de energia eléctrica – microprodução, o seguinte:
cláusula 3.ª
características do fornecimento
(aplicável no regime bonificado)
1. a potência a injectar na rede (potência de ligação) pelo produtor é limitada a …kw.
2. a energia a adquirir, em cada ano civil e por cada quilowatt instalado é limitada a 2,4 mwh no caso da produção de energia eléctrica se basear no aproveitamento de energia solar e a 4,0 mwh nos restantes casos.
3. nos anos de início e de termo do contrato os limites referidos no número anterior serão proporcionais ao período de duração do contrato.
...
cláusula 8.ª
regime remuneratório e preços
1. ao produtor é aplicado o regime remuneratório bonificado previsto no decreto-lei n.º 363/2007 e os preços por mwh a praticar estarão de acordo com o estipulado no mesmo decreto-lei.
2. não será efectuado qualquer pagamento da energia eléctrica que exceda os valores constantes da cláusula 3.ª e que eventualmente seja entregue pelo produtor à rede receptora.
(in http://www.renovaveisnahora.pt/c/docume ... e-2501.pdf)
espero ter esclarecido o amigo sergiomms, e demais leitores.
de facto venho rectificar a minha dúvida, com posterior aquiescência, que toda a energia injectada na rede, que ultrapasse o definido no parágrafo anterior, não é paga ao produtor.
está plasmado no contrato de compra de energia eléctrica – microprodução, o seguinte:
cláusula 3.ª
características do fornecimento
1. a potência a injectar na rede (potência de ligação) pelo produtor é limitada a …kw.
2. a energia a adquirir, em cada ano civil e por cada quilowatt instalado é limitada a 2,4 mwh no caso da produção de energia eléctrica se basear no aproveitamento de energia solar e a 4,0 mwh nos restantes casos.
3. nos anos de início e de termo do contrato os limites referidos no número anterior serão proporcionais ao período de duração do contrato.
...
cláusula 8.ª
regime remuneratório e preços
1. ao produtor é aplicado o regime remuneratório bonificado previsto no decreto-lei n.º 363/2007 e os preços por mwh a praticar estarão de acordo com o estipulado no mesmo decreto-lei.
2. não será efectuado qualquer pagamento da energia eléctrica que exceda os valores constantes da cláusula 3.ª e que eventualmente seja entregue pelo produtor à rede receptora.
(in http://www.renovaveisnahora.pt/c/docume ... e-2501.pdf)
espero ter esclarecido o amigo sergiomms, e demais leitores.
DJGH
-
- Membro Gold
-
- Membro
- Registado: quarta ago 20, 2008 1:13 pm
boa tarde
estou a tentar comprar um sistema de seguimento solar para microgeração.
será vantajoso optar por um sistema de seguimento com concentração ou é melhor um sistema normal?e o fixo?
qual tem a melhor relação qualidade preço?
agradeço ajuda
estou a tentar comprar um sistema de seguimento solar para microgeração.
será vantajoso optar por um sistema de seguimento com concentração ou é melhor um sistema normal?e o fixo?
qual tem a melhor relação qualidade preço?
agradeço ajuda
-
- Membro Silver
os seguidores solares de 2 eixos (seguem o sol em longitude e latitude) conseguem um aumento de captação de energia na ordem dos 30%. existem também uns fabricantes que neste tipo de seguidores solares acrescentam uns espelhos (que lhes chamam de concentradores) e que anunciam aumentos entre os 70 e os 80% da produção anual.
para saber se compensam é só pedir os respectivos preços e verificar se esse aumento de produção compensa o acréscimo de investimento. não esquecer que para além do preço do equipamento seguidor e/ou concentrador temos também um aumento do preço da instalação (é preciso maciços em betão e o equipamento a montar é mais pesado e volumoso).
um seguidor solar de 2 eixos para até 40 m2 de campo fotovoltaico pode custar, só o equipamento, na ordem dos 6.000 €. há que acrescentar a construção civil e grua. se uma unidade de microprodução de 3,68 kw produzir por ano 5.9 mwh, produzirá com este seguidor cerca de 7.7 mwh, o que dará um acréscimo de 1.8 mwh/ano, ou seja 1.170 €/ano, durante 5 anos, total de 6.000 € após esse período. acho que fica ela por ela. poderá vir a compensar a longo prazo pelo aumento de energia produzida, ou seja, poupada na compra à edp.
o outro seguidor/concentrador, o tal dos 70-80%, não sei estimar o seu preço.
peça orçamentos e compare o investimento com o aumento de produção anunciado.
para saber se compensam é só pedir os respectivos preços e verificar se esse aumento de produção compensa o acréscimo de investimento. não esquecer que para além do preço do equipamento seguidor e/ou concentrador temos também um aumento do preço da instalação (é preciso maciços em betão e o equipamento a montar é mais pesado e volumoso).
um seguidor solar de 2 eixos para até 40 m2 de campo fotovoltaico pode custar, só o equipamento, na ordem dos 6.000 €. há que acrescentar a construção civil e grua. se uma unidade de microprodução de 3,68 kw produzir por ano 5.9 mwh, produzirá com este seguidor cerca de 7.7 mwh, o que dará um acréscimo de 1.8 mwh/ano, ou seja 1.170 €/ano, durante 5 anos, total de 6.000 € após esse período. acho que fica ela por ela. poderá vir a compensar a longo prazo pelo aumento de energia produzida, ou seja, poupada na compra à edp.
DJGH
-
- Membro
grato pela rápida respostadjgh Escreveu:os seguidores solares de 2 eixos (seguem o sol em longitude e latitude) conseguem um aumento de captação de energia na ordem dos 30%. existem também uns fabricantes que neste tipo de seguidores solares acrescentam uns espelhos (que lhes chamam de concentradores) e que anunciam aumentos entre os 70 e os 80% da produção anual.
a minha grande duvida é que sistema de concentração fica mais barato que o seguidor normal,isto porque tem menos area de paineis solares,penso eu.será que esse aumento de produção,70%,não é apenas publicidade?e não passará o limite que pode ser vendido á edp?
-
- Membro Silver
- Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
se chegar a passar o limite,isso não deve preocupar a edp...eles até devem agradecer
-
- Membro Silver
eu apenas conheço um sistema de concentração da radiação solar por intermédio de espelhos, num seguidor de 2 eixos. esse fabricante de facto anuncia esses valores 71-81%. também anuncia que já tem vários desses sistemas instalados, nomeadamente no estrangeiro. se é verdade ou não, e se de facto existe esse aumento de produção, não sei, só pesquisando e questionando os alegados clientes, ou fazendo testes ao sistema (o que é um pouco mais difícil no nosso caso) aliás, bastaría ir á empresa, que até tem instalados uns sistemas de teste, e fazer medidas eléctricas. em termos físicos o aumento de produção por incremento da radiação solar é possível...
a empresa em questão aparenta idóneidade, ou antes, nada abona em seu descrédito. e mais não sei e nem me deve ser perguntado...
quanto ao facto de eventualmente passar a injecção máxima de potência permitida, pois... a edp agradece, mas não retribui
a empresa em questão aparenta idóneidade, ou antes, nada abona em seu descrédito. e mais não sei e nem me deve ser perguntado...
quanto ao facto de eventualmente passar a injecção máxima de potência permitida, pois... a edp agradece, mas não retribui
DJGH
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
djgh Escreveu:eu apenas conheço um sistema de concentração da radiação solar por intermédio de espelhos, num seguidor de 2 eixos. esse fabricante de facto anuncia esses valores 71-81%. também anuncia que já tem vários desses sistemas instalados, nomeadamente no estrangeiro. se é verdade ou não, e se de facto existe esse aumento de produção, não sei, só pesquisando e questionando os alegados clientes, ou fazendo testes ao sistema (o que é um pouco mais difícil no nosso caso) aliás, bastaría ir á empresa, que até tem instalados uns sistemas de teste, e fazer medidas eléctricas. em termos físicos o aumento de produção por incremento da radiação solar é possível...
posso fazer esse teste, tenho painéis solares fotovoltaicos, digam como o fazer e tento fazer esse teste.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro
a empresa em causa tambem me parece credivel.estou a pensar ir na proxima semana a lisboa para lhes adquirir o sistema,pois tenho que concluir a instalação ate fins de outubro.fico ainda com duvidas sobre o real aumento da produção com este tipo de concentradores solares.
se no futuro tiver menos produção do que o previsto ,poderei alterar o sistema,tirando os espelhos e colocando mais paineis solares?isto será tecnicamete possivel
se no futuro tiver menos produção do que o previsto ,poderei alterar o sistema,tirando os espelhos e colocando mais paineis solares?isto será tecnicamete possivel
-
- Membro
gostava de saber como,mas não faço a minima ideiajmal Escreveu:djgh Escreveu:eu apenas conheço um sistema de concentração da radiação solar por intermédio de espelhos, num seguidor de 2 eixos. esse fabricante de facto anuncia esses valores 71-81%. também anuncia que já tem vários desses sistemas instalados, nomeadamente no estrangeiro. se é verdade ou não, e se de facto existe esse aumento de produção, não sei, só pesquisando e questionando os alegados clientes, ou fazendo testes ao sistema (o que é um pouco mais difícil no nosso caso) aliás, bastaría ir á empresa, que até tem instalados uns sistemas de teste, e fazer medidas eléctricas. em termos físicos o aumento de produção por incremento da radiação solar é possível...
posso fazer esse teste, tenho painéis solares fotovoltaicos, digam como o fazer e tento fazer esse teste.