Isolar sótão.

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

ferra Escreveu:
itisix Escreveu: agora virei-me para dar um jeito à garagem, com montes de prateleiras (estruturas em dexion).

abraço e continuação de bom trabalho.
boas.
podes me expicar melhor o que é isso?
é que eu tenho um problema de espaço e já estou a voltar-me para a garagem...
e as prateleiras que fiz em mdf ficam caras e não chegam, no fundo da garagem. agora preciso de pôr de lado só que tem de ser por cima do carro, pois é estreita. esta configuração tem de ser segura, não vá cair em cima do mesmo...

tenho de tirar uma fotos para veres.
a minha garagem até é larguita, mas tenho a vantagem de ser alta e ter uma plataforma por cima do carro.cobre +/- metade da garagem visto que o tecto é a descer.
tenho prateleiras a cobrir metade da parede lateral (do chão ao tecto).
o dexion já tinha lá parte e outra parte o meu pai arranjou à pala. a madeira foi também à pala do sogrex

como tens de colocar por cima do carro, não será a melhor solução as prateleiras em dexion. devia ser fechado para não cairem coisas.

se tiveres altura podes sempre fazer uma plataforma como a minha, mas fica caro. a minha já lá estava, mas tem umas 10 barras de ferro a atravessar de parede a parede (chumbadas), madeira e uma escada. tem de ser muito forte para aguentar com as tralhas e mais o je aqui. mas que dá montes de arrumação, dá. está a +/- 1.80 / 1.90 m do chão, e tem +/- 1,50 de altura na parte mais alta.

o que um primo meu fez foi aplicar armários de cozinha de parede na lateral. encheu a parede toda com armários de parede. comprou no bricomarche e montou ele. é só fazer uns furos e pronto. vê preços nos bricos e eventualmente também na ikea. fica muito porreiro e dá uma arrumação 5*. e sendo armários de cozinha é uma arrumação fechada e "limpa". e acima do carro.

a minha garagem é mais arrumação para ferramentas, máquinas e porcarias assim.

as que tenho são desde género, mas estão fixadas à estrutura acima. além disso as prateleiras são de madeira e foram "feitas" por mim. mas dexion é do mais fácil que há de trabalhar. uns parafusos e uma serra e está feito.

Imagem

ou podes colocar umas prateleiras na parede, acima do carro, tipo isto. depois compras caixas de plástico transparentes (mais fácil de ver) e arrumas tudo.
eu tenho montes de caixas de plástico. arruma melhor e protege.

Imagem

Imagem

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

martac Escreveu:olá,

tenho também um sótão para isolar, e estava a pensar utilizar lã de rocha e pladur. estou a pensar pôr a lã entre as vigotas de suporte de telhado e depois o pladur.

qual é a melhor maneira de montar o pladur? é necessário montar uma estrutura?

já vi que nalgumas paredes aplicam apenas uma pasta de cola entre o pladur e a parede. esta cola seria suficiente para segurar as placas do pladur às vigas do telhado, ou serve apenas para aplicações vertivais ou horizontais?

obg
boas,

eu não recomendo lã de rocha junto ao telhado. se há uma fuga, empapa tudo e além de ser lixado encontrar a fuga, espalha muito a água e causa danos enormes. se for em roofmate ou esferovite, escorre e os danos são minimizados. de qualquer maneira, a lã de rocha pode levar uma protecção de líquidos (plástico).
quanto à fixação, podes usar a técnica do cimento de isolar entre as vigotas com esferovite e espuma, depois leva roofmate por baixo. pelo que percebi ele vai usar uma mini estrutura fixada directamente às vigas, onde depois vai segurar o pladur. só cola para isto não será boa ideia, até porque a superfície de contacto será reduzida (vigotas).

a ideia que eu tinha para a minha (que para já está em standby porque resolvi dedicar-me a outras partes) era de criar uma estrutura completa a fixar entre as paredes e as vigotas.

acho que ambas as soluções são igualmente boas. é uma questão de se adaptar a cada caso.

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Mensagem por CIMENTO »

passei a noite da 6ª feira passada a isolar as partes baixas das divisões

à partida seria uma coisa rápida (qual quê!) entre fazer massa e corte para a esquerda, corte para a direita, comecei às 22 e só terminei às 02:00 de sábado
às vezes parecem ser coisas simples e depois...

o que interessa é que já está feito e finalmente posso passar para o tecto...
Anexos
Image3.jpg
Image3.jpg (83.15 KiB) Visto 23459 vezes
Image2.jpg
Image2.jpg (101.99 KiB) Visto 23459 vezes
Image1.jpg
Image1.jpg (83.35 KiB) Visto 23459 vezes

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

caro "cimento" estás a fazer um óptimo trabalho e a documentá-lo tão bem neste fórum que constituirá para muitos de nós um autêntico manual de como fazer.
os meus sinceros parabéns e um muito obrigado.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

ajosemor Escreveu:caro "cimento" estás a fazer um óptimo trabalho e a documentá-lo tão bem neste fórum que constituirá para muitos de nós um autêntico manual de como fazer.
os meus sinceros parabéns e um muito obrigado.

saudações
obrigado "ajosemor" e a todos os participantes deste fórum, pela força que me têm dado , a vossa ajuda e dicas têm sido preciosas

espero que de alguma forma, a minha experiência possa ajudar-vos!

se precisarem de algo, pf disponham!

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

está mesmo a ficar um serviço impecável.
daqui a nada estás pro.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

itisix

obrigado por me esclareceres a duvida! e por me dares a ideia dos armarios da cozinha! nunca me tinha lembrado e isso responde ás minhas espectativas! vou andar de olho!

cimento

tenho seguido as obras e deixe-me felicitá-lo pelo trabalho! tenho uma sugestão para a zona que andou a isolar e que vi em casa de um colega:
fazer prateleiras ou armarios para guardar coisas. como é uma zona mais baixa fica menos "transitável" e pode ser aproveitada desta forma!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

ferra Escreveu:
cimento

tenho seguido as obras e deixe-me felicitá-lo pelo trabalho! tenho uma sugestão para a zona que andou a isolar e que vi em casa de um colega:
fazer prateleiras ou armarios para guardar coisas. como é uma zona mais baixa fica menos "transitável" e pode ser aproveitada desta forma!
obrigado "ferra".

para as partes mais baixas, a ideia é essa mesmo, fazer armários corridos para arrumação ,se bem que já se sabe, quanto mais espaço temos mais "tralha" guardamos...

loadedlouie
Membro
Membro
Registado: terça ago 12, 2008 4:00 am

Mensagem por loadedlouie »

duvida.....

tenho o roofmate aplicado, e estou a fazer a divisoria de um telhado amplo para 2 "salas", um quarto e uma sala explicando melhor..
tou a fazer a estrutura para o pladur em madeira, e gostaria de tapar o roofmate, para nao ficar com o azul do roofmate, á vista...
mas não tenho hipotese de prender nada á area do roofmate...
roofmate
roofmate
230720091155.jpg (24.97 KiB) Visto 23350 vezes
1 duvida..
eu sei que há uma especie de lambrim, (uma madeira muito fina e leve, que é o que me interessa)
que fica presa numa especie de carril de madeira, mas nao sei nome nem preço nem nada...
alguem me pode ajudar??? eu sei que prendem com uns grampo que prendem por dentro... ou seja não fica nada amostra de pregos nem nada

2 duvida...
poderei aplicar "papel de parede" ou "papel autocolante" por cima do roofmate?
só para resolver o azul a curto prazo??? e dár melhor aspecto ?

3 duvida....

como não tenho hipoteses de por janelas directamente no tecto do sotao....
gostaria de saber se posso colocar 2 janelas que tenho cá em casa, e que me faltam os "caixilhos" ou a "armação" se preferirem, com as dimensões de 1,35maltura x 0,35m largura, na parede que se encontra em frente á porta de acesso ao sotão, acesso esse, que é feito exterior á casa...
a parede onde quero por as janelas é a da imagem 3, e as janelas serão 1 de cada lado do pilar central... ou seja uma á esquerda e outra á direita... tipo o que esta ai na imagem, as medidas nao estao correctas mas pronto...
eu vou por fotos de como o meu sotão se encontra actualmente...

agradeço comentários ou questões e sugestoes...

p.s. -> n sei se repararam mas tou prestes a por o chao, e queria mudar-me para cima, mas queria resolver esta situação das janelas para não estar a partir parede no inverno...
e não sei primeiro se posso, ou se não convem mexer nesta zona ou na parede inteira...
tambem não sei se viram a diferença, do inicio que se encontra na pagina 5 ou 6, e agora... hehehehe:)
Anexos
parede onde queria por as janelas
parede onde queria por as janelas
130820091161ex.JPG (40.55 KiB) Visto 23350 vezes

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

boas loadedlouie,

vamos começar pelo tecto.
não estou a ver bem onde estará fixado o roofmate (vigotas?). se tens estrutura em cima para fixar material pesado, podes prender através do roofmate (a técnica do colega cimento). poderias usar placas grandes. o lambrim, mesmo muito fino, tem de ter algo onde prender e colado não será boa solução.
talvez também possas aplicar argamassa no tecto, mas aí tens de remover o chão para não estragar. o roofmate tem de estar muito bem preso por causa do (muito) peso.
uma das soluções será criar uma armação por baixo do roofmate. quase que a criar uma armação tipo telhado por dentro.

tipo isto (dependendo de como queres colocar o material):

Imagem

outra coisa que podes aplicar são placas grandes. mdf, contraplacado, etc... podes pintar por cima e pronto. ou deixar em bruto. ainda este fim de semana vi na tv uma casa em que o interior era quase tudo em mdf bruto à vista.... são gostos.
há, tens lambrim de pvc que é muito leve.

Imagem

acho que já vi bem mais barato que este.

vê também aqui como colocar o lambrim

http://www.aki.pt/2009/getfile2.php?xp= ... icoficha48

se fores para lambrim, procura bem e está atento a promoções que às vezes faz-se grandes negócios.

papel, podes colocar. é leve e aguenta-se bem, mas informa-te da cola apropriada. além disso, o roofmate não está exactamente preciso e alinhado. vai-se notar tudo no papel. e o papel não é tão barato quanto isso.

agora as janelas.

se bem percebi, faltam os aros. aplicar janelas sem aros é lixado e nunca fica bem. além de que não abre. tenta colocar aí umas fotos das janelas.

em alternativa, vê estas do aqui que até não são muito caras. tens alguns modelos no aki e não sei se terá em outros bricos. sempre são novas e em vidro duplo.

http://www.aki.pt/2009/index.php?id=608 ... 191&pesq=1

http://www.aki.pt/2009/index.php?id=689 ... 191&pesq=1

manda aí mais umas fotos e boa sorte.

Portas
Membro
Membro
Registado: quarta jul 29, 2009 12:39 pm

Mensagem por Portas »

oi loadedlouie,

independentemente da técnica que vais utilizar para forrar o sotão ou até mesmo para uma possível aplicação de janelas, não me parece muito apropriado estares já a colocar o chão...

corres o risco de depois o sujar ou até mesmo danificar e então é trabalho a dobrar, não?

eu vou optar por colocar lambrim de pvc, estou só a preparar as coisas para o colocar. depois também coloco aqui umas fotos. o mais barato que encontrei até agora foi no leroy merlin, cerca de 6€/m2, não tenho tido grande sorte com promoções lol

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

olá loadedlouie

parabéns está a ficar com bom aspecto

em relação ao tecto, o itisix e o portas têm razão, se fores para o lambrim tens que criar um género de ripado para recebê-lo.

na parte do chão, realmente se estás a pensar efectuar mais trabalho de pedreiro, talvez devesses adiar a colocação do mesmo para não o danificares

portas,

tenho a impressão que vi no aki ou no izi uma promoção de lambrim pvc a 4,95€

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

este fim de semana foi pouco produtivo

comecei a colocar as placas no tecto e tive as dificuldades que previa, ou seja, fazer coincidir os furos das vigotas com as placas e ripas.
coloquei uma placa e consegui coincidir 3 em 4 furos (até nem foi mau de todo ). um dos problemas é que cada placa tem 2,60m e tive que fazer tudo sozinho... o que não ajuda muito

apliquei a seguinte sequência:
1º encostei a ripa às vigotas e efctuei os furos directamente atravessando a ripa até às vigotas, resultado : já tenho os furos da ripa a coincidirem com as vigotas.
2º aparafusei pequenos parafusos às vigotas, deixando-os algo salientes.
3º encostei a placa às vigotas e exerci alguma pressão, ficando como que a marca do parafuso na placa, sabendo assim onde furar. tudo isto poderia correr mais ou menos, só que sendo uma só pessoa, algumas zonas ficam marcadas e outras não, resultando em ... o maior problema é a acertar os furos das placas.

pude constatar que o conjunto se apresentava bastante sólido e inspirando confiança.

queria começar a aplicar a s placas, mas tenho que arranjar alternativa para este método, queria evitar as medições porque nem sempre funcionam bem (pelo menos comigo)

se alguém se lembrar de outro método agradecia a vossa ajuda

agora deixo a conversa e posto algumas fotos para verem:
Anexos
Aqui vê-se o parafuso que não consegui acertar.
Aqui vê-se o parafuso que não consegui acertar.
Image1.jpg (126.13 KiB) Visto 23312 vezes
Image2.jpg
Image2.jpg (98.73 KiB) Visto 23312 vezes
Errei as medidas e placa não encostou à parede (resolve-se com espuma)
Errei as medidas e placa não encostou à parede (resolve-se com espuma)
Image3.jpg (64.04 KiB) Visto 23312 vezes

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

está a ganhar forma... mas sozinho é dose. cada vez que me lembro que demorei uma tarde para "apenas" encaixar um exaustor e meter 4 parafusos. mas só com 2 braços foi complicado. teve de ser com 2 braços, 2 ripas e uma vassoura

experimenta medir as ripas todas pelas vigotas e pré-furar as mesmas. espetas pregos na régua que já está no sítio, no sítio das vigotas e esticas um fio ao meio da outra ponta da vigota... bingo.
o problema é fazer com 2 mãos. tens um escadote (cavalete) que dé para segurar as placas por baixo? ou então fazes uma "baliza" provisória apenas para segurar as placas. também podes fazer um furinho e passar um fio com uma carica na ponta. puxas por cima da viga a uma das pontas.

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por CIMENTO »

itisix Escreveu:
experimenta medir as ripas todas pelas vigotas e pré-furar as mesmas. espetas pregos na régua que já está no sítio, no sítio das vigotas e esticas um fio ao meio da outra ponta da vigota... bingo..
itisix podes explicar melhor pf ?é que não estou mesmo a visualizar a ideia

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

medes as ripas pela que já tá no sítio e furas. é mas fácil por comparação acertar no pipo.

a ideia do fio era prenderes a placa e puxar para cima servido a viga de "roldana". com 2 ou 3 fios bem espalhados punhas a placa quase no sítio. tinhas era de puxar pelo cantinho da placa e sem estragar o estuque. tinhas quase uma grua para as placas.

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

vê se percebes o boneco do tal sistema de fios para puxar as placas.
aviso já o desenho não é o meu forte.

Imagem

esta é do tal fio para marcar.
basicamente é a mesma coisa que os pedreiros fazem para assentar uma fiada de tijoso / cerâmica, só que de pernas para o ar.
tens é de ter a placa no sítio.

Imagem

loadedlouie
Membro
Membro

queria só deixar uma sugestão antes de fazer o post e de responder ás respostas á minha pergunta...

para o cimento...

meu compriendo perfeitamente o teu stress, eu tambem estou a fazer tudo sozinho, e montei o meu roofmate todo sozinho....
a minha recomendação é, usares uns apoios(ripas ou qq coisa assim) que se apoiem no chao, e mantenha a placa no sitio para poderes acertar a placa nas vigas,,,

ou então simplesmente marca o furo da primeira ripa de cima, e depois de teres o primeiro sitio furado e posto, é mais simples continuares apartir dai porque a placa já se encontra em posição... ou seja furas os 2 primeiros de cima e continas por ai abaixo... afinal de contas ainda ves as vigas mesmo depois de pores a placa... sabes a sua posição "relativa" para furares...

não sei se me expliquei bem, mas...

de qualquer das formas eu sei o que estás a passar...

loadedlouie
Membro
Membro

itsix, desde já obrigado pelo tempo que dispensaste a responder...

meu eu não queria montar mais uma estrutura por dentro... até porque o sotão em si não é muito alto..
e perder mair 2 ou 3cm já é um pouco complicado, queria só melhorar a parte estetica do sotao, com especial atenção ao peso...
a casa é antiga e não é como o tecto do cimento, que tem vigas de cimento pre-esforçadas... o meu sotao ainda tem as vigas em madeira, e não quero perder de vista e ter especial atenção a pesos, apesar de o sotão estar em condições...

quanto ao chão... pessoal, não se preocupem, o chao que está nas fotos, foi a tesão do mijo por assim dizer... comprei o chao e queria ver como ficaria mais ou menos... só está encaixado nas laterais do flutuante, e serviu apenas para eu visualizar, e até me motivar para acabar a remodelação...
neste momento estou a fazer as armações em madeira para depois colocar pladur e fazer as divisórias...

tipo isto...
exemplo da minha armação para pladur.
exemplo da minha armação para pladur.
210820091170-novaenergia.JPG (55.59 KiB) Visto 23284 vezes
entretanto enquanto estou a montar a estrutura para as paredes, tambem gostaria de pensar numas janelas...
dai a minha pergunta se poderia ou não abrir os rasgos nas paredes para colocar as janelas...
teria de mandar fazer os caixilhos para as mesmas, e isso não seria um problema...
a minha questão é se a parede ira aguentar sem a estrutura da casa sofrer com isso...
e sem ter colocado o chao primeiro obviamente..
as janelas são antigas, mas gostaria de recicla-las até porq o preço seria mais em conta.. ( ponho fotos da janelas brevemente...)
e poderia ter uma entrada de luz natural para o que será o meu quarto..

assim que poder adiciono e respondo a todos..
gracias desde ja pessoal...

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

boas.
em relação a um sistema para fixar o roofmate provisoriamente para poder ser furado e aplicar o parafuso, o mais facil é aplicar pontos de silicone nas vigas e pressionar o roofmate contra ele. cria-se desta forma uma aderencia que é suficiente para o segurar, o problema reside no preço do silicone e se se retirar a placa tem de se ter cuidado para não o contaminar com areias e afins e com os dedos!

desta forma pode-se afastar ligeiramente as placas umas das outras e na frincha ver onde está a viga. é só fazer uma marca na placa, do meio da viga, e na outra ponta, que ainda está visivel outra marca. deste modo é facil traçar uma linha e furar acertando na viga.

se não pretende perder cm em mais um enchimento, e o telhado é em vigas de madeira este vai trabalhar com o calor a humidade e o vento. deste modo vai ser dificil disfarçar as juntas pois estas tambem vão trabalhar... papel é caro de dificil colocação (juntas, uniões e alinhamento do estampado), é tambem muito sensivel a humidades e está a aplica-lo num telhado... só me lembro como substancia de recobrimento um tinta de borracha com textura de forma a disfaarçar as juntas. é apenas uma sugestão...

quanto ás janelas há que averiguar se existem pilares ou vigas nas zonas a abrir (se existirem em caso algum devem ser cortadas), se se respeita as distancias legais para com as extremas vizinhas, e no caso de não haver impedimentos abrir os vãos e construir um reforço em cimento na parte superior do vão de forma a impedir que o que está por cima caia. é trabalho para profissional..

são os meus cinco centimos...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”