boas,
como seria de esperar, e penso que todos estavamos a espera, existiram alguns contra-tempos.
na primeira vez que tentei carregar as baterias o carregador "pifou", em pricipio seria possivel, com maior ou menor dificuldade, resolver o problema em portugal, mas como a belktronix já tem disponivel o novo carregador de 2,4kw optei por envia-lo de volta para os states e receber a nova versão (mais $450 no orçameto).
isto já foi á cerca de 4 semanas e acabei agorinha mesmo de receber o documento dos ctt para desalfandegar a encomenda.
durante este tempo fui fazendo algumas coisas no carro :
- instalei o e-meter (alguem têm expriencia na utilização deste aparelho ? uma ajudinha na programação era bem vinda)
- reforcei o suporte do eixo da direcção do lado direito, a conselho de um mecanico que viu o carro (já sei, já sei...)
- troquei algumas lampadas (minimos, piscas, stops e interior do carro) para led.
- montei o parachoques da frente.
- mais uma serie de pequenas coisas que levam temmmmmmmpppppppooooooo.
infelizmente só devo receber o carregador na proxima semana e azar dos azares é uma semana que vou estar de viagem (ainda por cima de trabalho) pelo que não vai dar para acabar a empreitada na proxima semana.
espero que da proxima vez que aqui relatar alguma coisa seja com um video do carro a andar.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: quinta fev 04, 2010 1:19 pm
por hmgp
quanto ao e-meter, tenta este sr. que já "falei" com ele por email e é bastante disponível para ajudar.
help - help - help
com a passagem das lampadas dos piscas para leds o piscar passou a ser feito muito mais rapido que o normal. já alguém passou por este problema ?
penso que isto se deve ao facto de o circuito contar com a resistencia das lampadas para fazer o normal pisca, com as lampadas de led essa resistencia não existe logo pisca mais rapido.
colocando uma resistencia em serie provavelmente vamos resolver o problema mas isso não vai levar a que tenhamos exactamente o mesmo consumo ? e sendo assim a lampada de led é só para "look" porque não traz nenhuma vantagem.
ha alguma outra forma de resolver o problema ?
Re: FORD PROBE'94
Enviado: quinta fev 04, 2010 8:28 pm
por RJSC
sem as resistências em paralelo (que matam o propósito dos leds) a única maneira é no sítio do "relé" dos piscas meter um circuito electrónico que faça a mesma função.
o sistema que vem lá é térmico, a corrente aquece uma palheta que se "dobra" sobre o efeito do calor e abre o circuito.
como a corrente que passa com leds é pequena, a palheta aquece pouco antes de abrir o circuito e arrefece imediatamente assim que deixa de passar corrente, voltando a fechar contacto.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: quinta fev 04, 2010 8:30 pm
por jmal
pmcbf_ev Escreveu:help - help - help
com a passagem das lampadas dos piscas para leds o piscar passou a ser feito muito mais rapido que o normal. já alguém passou por este problema ?
penso que isto se deve ao facto de o circuito contar com a resistencia das lampadas para fazer o normal pisca, com as lampadas de led essa resistencia não existe logo pisca mais rapido.
colocando uma resistencia em serie provavelmente vamos resolver o problema mas isso não vai levar a que tenhamos exactamente o mesmo consumo ? e sendo assim a lampada de led é só para "look" porque não traz nenhuma vantagem.
ha alguma outra forma de resolver o problema ?
sim, esse "pisca-pisca" funciona apenas com um determinada resistência/carga, é daqueles em tem um contacto térmico, quando liga faz passagem de corrente e aquece, ao aquecer desencosta do contacto, como desliga arrefece e volta a encostar o contacto, logo com a resistência em série não vais resolver o problema, apenas com ela em paralelo, o que vai provocar também um aquecimento na resistência e um consumo no circuito, o melhor que fazes é arranjar outro dispositivo, tal como os usados nas scooters eléctricas que não dependem da resistência das lâmpadas.
a primeira solução é a mais barata, e deve dar para o que queres e podes ajustar a velocidade. a segunda opção é mais cara, mas parece ter mais capacidade.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: sexta fev 05, 2010 12:03 am
por PMCBF_EV
obrigado a todos pelas dicas.
com o cd que tenho do carro é facil identificar os relays e proceder a altreração sugerida pelo zerocool.
vamos então as compras no ebay.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: sexta fev 05, 2010 7:05 am
por TOZEVE
no meu carro meti um relé proprio para as lampadas de led´s...assim funciona sempre , até quando tens uma fundida.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: sexta fev 05, 2010 12:59 pm
por RJSC
tozeve Escreveu:no meu carro meti um relé proprio para as lampadas de led´s...assim funciona sempre , até quando tens uma fundida.
essa é a parte má da coisa.
nós vamos dentro do carro e não vemos as lâmpadas, então, o começarem a piscar mais rápido era a única maneira que tínhamos de saber que fundiu uma lâmpada de pisca.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: sexta fev 05, 2010 5:23 pm
por TOZEVE
pois...
rjsc Escreveu:
tozeve Escreveu:no meu carro meti um relé proprio para as lampadas de led´s...assim funciona sempre , até quando tens uma fundida.
essa é a parte má da coisa.
nós vamos dentro do carro e não vemos as lâmpadas, então, o começarem a piscar mais rápido era a única maneira que tínhamos de saber que fundiu uma lâmpada de pisca.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: sábado fev 06, 2010 10:26 pm
por Bluesky
um pouco mais de electronica para detectar o circuito aberto, para led, nada de outro mundo, com um switch para um buzzer. deixem disso, mantenham as conversoes simples.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: terça mar 02, 2010 7:20 pm
por PMCBF_EV
grande dia,
já anda, já anda...
fiquem com um primeiro video.
tudo como esperado, as baterias estão muito em baixo pois não levaram ainda qualquer carga desde que chegaram da fabrica, mas de qualquer forma o comportamento foi muito bom.
mas vou mesmo ter de fazer algumas alterações :
1) o carro praticamente não têm peso atrás e por isso fica muito inclinado para a frente, vou considerar seriamente passar algumas baterias para trás.
2) a direcção assistida a braço é pesada, provavelmente com a passagem de um bloco de baterias paras trás isto alivia um pouco, talvez seja de considerar outras opções.
3) os travões funcionam bem, mas não me pareçe estarem a 100%, vou colocar um deposito extra de vacuo e considerar a substituição da bomba de vacuo.
tenho mais videos mas estão na camera (este é do meu tm que descarrega directamente para o youtube) mas vou acabar por publica-los também.
antes de qualquer outra analise quero carregar as baterias para poder fazer um melhor teste, mas quero acompanhar totalmente o primeiro ciclo de carga, ou seja, tenho de estar 4/5 horas de volta do carro acompanhando a carga.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: terça mar 02, 2010 8:45 pm
por Ricardo_Santos
muito bom!!!
parabéns!!!!
Re: FORD PROBE'94
Enviado: quarta mar 03, 2010 10:23 am
por serges
os meus parabéns...
faltam pequenas afinações...
força nisso!
Re: FORD PROBE'94
Enviado: quarta mar 03, 2010 5:31 pm
por Oinq
espectáculo!!!
Re: FORD PROBE'94
Enviado: quarta mar 03, 2010 9:13 pm
por RPL
brutal! mais un na estrada é para conpensar a minha.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: quarta mar 03, 2010 11:49 pm
por Zerocool
este tipo de vídeos motiva sempre uma pessoa para ir mais alem! parabéns pmcbf_ev!
em relação ao problema do peso, eu bem referi nuns posts atrás que isso ia acontecer, tens muito peso na frente, quando fores fazer um teste de estrada mais a serio vais notar a frente a crer ir em frente nas curvas.
o ideal é como sugeres, passar algum peso para trás o ideal seria 60/40 visto teres tracção a frente. o que vai acabar por ajudar na direcção.
antes de meteres mais um deposito de vácuo ou mudar a bomba, vê o estado do óleo dos travões, como o carro teve tanto tempo parado, pode já não estar nas melhores condições.
ps: essas riscas estilo viper, é que já saiam....
boa continuação!
Re: FORD PROBE'94
Enviado: quinta mar 04, 2010 12:32 am
por Bluesky
parabens pmcb, o carro é magnifico. eu gosto das riscas, fica a matar. faz pioes?
Re: FORD PROBE'94
Enviado: domingo mar 07, 2010 2:42 am
por miniUMM
muito bom !!! mais vídeos desse automóvel "please"