veja as observações que eu fiz no seu desenho.smarttoo Escreveu:olá josenir,
fiz novamente um desenho. acho que ainda tem alguma coisa errada, porém não sei como consertar. desculpe a ignorância.
fiquei meio confuso. nesse desenho coloquei as bobinas de uma fase enroladas no sentido oposto ao da outra fase. em uma fase liguei final com final, começo com começo... e na outra liguei começo com começo e final com final...
só que como você disse neste trecho "mas quando você usa o número de bobinas igual ao número de ímãs com duas fases, deve enrolar todas as bobinas no mesmo sentido, pois a oposição de fase já vai acontecer naturalmente." e como pretendo usar o número de bobinas igual ao número de ímãs.
então devo enrolar todas as bobinas no mesmo sentido com essa mesma ligação que fiz no desenho?
agradecido pela atenção!
as metades a e b das bobinas terão que ser juntadas para ocupar o espaço físico delimitado pelo retângulo cor de rosa (aproximadamente), formando um pólo do bobinamento. a mesma coisa ocorrerá com e e f, e com as demais bobinas. agora, se você considerar que a e b estão juntas formando um só pólo, e que para haver a oposição de fase elas terão que estar bobinadas no sentido oposto, uma em relação à outra, vai ver que da forma que está o fio está enrolado no mesmo sentido. as setas vermelhas mostram como está o sentido de enrolamento do fio no seu desenho.
se o fio está no mesmo sentido, as duas fases estarão sujeitas à mesma variação de campo magnético dos ímãs, e resultarão na mesma forma de onda, "em sincronismo de fase". ou seja, é o mesmo que ter apenas uma fase. ao passo que, se as duas metades estiverem ocupando o mesmo espaço físico, e com os fios passando em sentido oposto, enquanto uma estará com a tensão subindo, a outra estará com a tensão descendo, o que caracteriza a oposição de fase.
observe a linha azul que cruza o disco, e veja que as duas metades e e f que formam o outro pólo no lado oposto do disco devem estar em perfeito alinhamento com a e b. logo, enquanto um ímãs estiver sobre a e b, o ímã oposto estará sobre e e f. e assim por diante com os outros 6 pólos.