Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

smarttoo Escreveu:olá josenir,
fiz novamente um desenho. acho que ainda tem alguma coisa errada, porém não sei como consertar. desculpe a ignorância.
fiquei meio confuso. nesse desenho coloquei as bobinas de uma fase enroladas no sentido oposto ao da outra fase. em uma fase liguei final com final, começo com começo... e na outra liguei começo com começo e final com final...
só que como você disse neste trecho "mas quando você usa o número de bobinas igual ao número de ímãs com duas fases, deve enrolar todas as bobinas no mesmo sentido, pois a oposição de fase já vai acontecer naturalmente." e como pretendo usar o número de bobinas igual ao número de ímãs.
então devo enrolar todas as bobinas no mesmo sentido com essa mesma ligação que fiz no desenho?
agradecido pela atenção!
veja as observações que eu fiz no seu desenho.
as metades a e b das bobinas terão que ser juntadas para ocupar o espaço físico delimitado pelo retângulo cor de rosa (aproximadamente), formando um pólo do bobinamento. a mesma coisa ocorrerá com e e f, e com as demais bobinas. agora, se você considerar que a e b estão juntas formando um só pólo, e que para haver a oposição de fase elas terão que estar bobinadas no sentido oposto, uma em relação à outra, vai ver que da forma que está o fio está enrolado no mesmo sentido. as setas vermelhas mostram como está o sentido de enrolamento do fio no seu desenho.
se o fio está no mesmo sentido, as duas fases estarão sujeitas à mesma variação de campo magnético dos ímãs, e resultarão na mesma forma de onda, "em sincronismo de fase". ou seja, é o mesmo que ter apenas uma fase. ao passo que, se as duas metades estiverem ocupando o mesmo espaço físico, e com os fios passando em sentido oposto, enquanto uma estará com a tensão subindo, a outra estará com a tensão descendo, o que caracteriza a oposição de fase.
observe a linha azul que cruza o disco, e veja que as duas metades e e f que formam o outro pólo no lado oposto do disco devem estar em perfeito alinhamento com a e b. logo, enquanto um ímãs estiver sobre a e b, o ímã oposto estará sobre e e f. e assim por diante com os outros 6 pólos.
Gerador_disco81.jpg
Gerador_disco81.jpg (64.9 KiB) Visto 9017 vezes

smarttoo
Membro
Membro
Registado: segunda ago 02, 2010 3:32 pm

Mensagem por smarttoo »

josenir,

demorou, porém creio que entendi dessa vez.
fiz as devidas modificações no desenho que está anexado abaixo e
no meu entender agora está "certo", mas...

fiz o seguinte:
enrolei todas as bobinas no mesmo sentido, pois no caso quando o número de bobinas é igual ao numero de ímanes deve-se enrolar todas as bobinas no mesmo sentido, e assim a oposição de fase já vai acontecer naturalmente.

''as metades a e b das bobinas terão que ser juntadas para ocupar o espaço físico delimitado pelo retângulo cor de rosa" certo, entendido. as duas metades juntas deverão ter aproximadamente a mesma largura dos ímanes.

obrigado pela atenção!

abraço
Anexos
Bobina-Fases em Oposição.jpg
Bobina-Fases em Oposição.jpg (117.77 KiB) Visto 8944 vezes
Imagem

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

smarttoo Escreveu:josenir,
demorou, porém creio que entendi dessa vez.
fiz as devidas modificações no desenho que está anexado abaixo e
no meu entender agora está "certo", mas...
fiz o seguinte:
enrolei todas as bobinas no mesmo sentido, pois no caso quando o número de bobinas é igual ao numero de ímanes deve-se enrolar todas as bobinas no mesmo sentido, e assim a oposição de fase já vai acontecer naturalmente.
''as metades a e b das bobinas terão que ser juntadas para ocupar o espaço físico delimitado pelo retângulo cor de rosa" certo, entendido. as duas metades juntas deverão ter aproximadamente a mesma largura dos ímanes.
obrigado pela atenção!
abraço
muito bom, mas ainda tem coisa que precisa ser consertada. as bobinas de cada fase precisam ser ligadas em série obedecendo a sequência "final com início", ou seja, final da primeira bobina com início da segunda, final da segunda com início da terceira, etc. se não for assim elas não estarão enroladas no mesmo sentido de enrolamento.
um outro detalhe é que as duas metades das bobinas que formarão um pólo devem ocupar o mesmo espaço físico. logo não deve haver espaço livre entre elas.
e as bobinas do seu desenho estão muito largas.
sobre a largura dos ímãs, não há qualquer relação da largura dos ímãs com a largura das bobinas. pelo menos nenhuma que seja necessário observar para o correto funcionamento.

smarttoo
Membro
Membro

Mensagem por smarttoo »

josenir Escreveu: muito bom, mas ainda tem coisa que precisa ser consertada. as bobinas de cada fase precisam ser ligadas em série obedecendo a sequência "final com início", ou seja, final da primeira bobina com início da segunda, final da segunda com início da terceira, etc. se não for assim elas não estarão enroladas no mesmo sentido de enrolamento.
um outro detalhe é que as duas metades das bobinas que formarão um pólo devem ocupar o mesmo espaço físico. logo não deve haver espaço livre entre elas.
e as bobinas do seu desenho estão muito largas.
sobre a largura dos ímãs, não há qualquer relação da largura dos ímãs com a largura das bobinas. pelo menos nenhuma que seja necessário observar para o correto funcionamento.
josenir,

mas se eu ligar "final com início" eu terei 16 polos no total. certo? só que pretendo usar apenas 8 ímanes.

outra, as disposição das bobinas devem ficar mais ou menos como essa da imagem abaixo?

agradecido!
Anexos
Bobinas.jpg
Bobinas.jpg (60.82 KiB) Visto 8921 vezes
Imagem

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

smarttoo Escreveu: josenir,
mas se eu ligar "final com início" eu terei 16 polos no total. certo? só que pretendo usar apenas 8 ímanes.
outra, as disposição das bobinas devem ficar mais ou menos como essa da imagem abaixo?
agradecido!
a quantidade de pólos de um bobinamento é a quantidades de pólos existente em cada fase do mesmo. não interessa quantas fases tem o seu bobinamento, se ele possui 4 bobinas por fase ligadas "final com início", terá 8 pólos. e não se esqueça que, independente da quantidade de pólos do bobinamento, estes pólos devem estar distribuídos de forma equidistantes na cincunferência do gerador. ou seja, colocando o prato de ímãs sobre o bobinamento, deve ficar um ímãs exatamente em cima de cada pólo. caso isso não seja obedecido, é possível que o gerador fique totalmente fora de fase e não gere absolutamente nada.
veja na figura abaixo. os retângulos cor de rosa são os ímãs. observe que as bobinas terão que obedecer a este formato para que os pólos fiquem perfeitamente alinhados, qualquer outra disposição vai resultar em rendimento menor. não é aconselhável o desenho arredondado para as bobinas, pois assim os pólos não estarão alinhados. a não ser que você pretenda inventar algo totalmente novo, e que não seja um gerador axial de 8 pólos com 2 fases.
Gerador_8_polos_Jss.JPG
Gerador_8_polos_Jss.JPG (46.27 KiB) Visto 8910 vezes

smarttoo
Membro
Membro

Mensagem por smarttoo »

josenir Escreveu: a quantidade de pólos de um bobinamento é a quantidades de pólos existente em cada fase do mesmo. não interessa quantas fases tem o seu bobinamento, se ele possui 4 bobinas por fase ligadas "final com início", terá 8 pólos. e não se esqueça que, independente da quantidade de pólos do bobinamento, estes pólos devem estar distribuídos de forma equidistantes na cincunferência do gerador. ou seja, colocando o prato de ímãs sobre o bobinamento, deve ficar um ímãs exatamente em cima de cada pólo. caso isso não seja obedecido, é possível que o gerador fique totalmente fora de fase e não gere absolutamente nada.
veja na figura abaixo. os retângulos cor de rosa são os ímãs. observe que as bobinas terão que obedecer a este formato para que os pólos fiquem perfeitamente alinhados, qualquer outra disposição vai resultar em rendimento menor. não é aconselhável o desenho arredondado para as bobinas, pois assim os pólos não estarão alinhados. a não ser que você pretenda inventar algo totalmente novo, e que não seja um gerador axial de 8 pólos com 2 fases.
josenir,

está aí um outro desenho. fiz as bobinas mais triangulares, para que assim possa haver o alinhamento dos polos como você disse.

agradecido!
Anexos
Bobinamento Melhorado.jpg
Bobinamento Melhorado.jpg (147.39 KiB) Visto 8877 vezes
Imagem

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

smarttoo Escreveu:josenir,
está aí um outro desenho. fiz as bobinas mais triangulares, para que assim possa haver o alinhamento dos polos como você disse.
agradecido!
agora sim, ficou ótimo. meus parabéns ! quando fizer a montagem não deixe de publicar aqui umas fotos.
esse desenho ficou muito bonito. que programa é esse que você usou para desenhar?

smarttoo
Membro
Membro

Mensagem por smarttoo »

josenir Escreveu: agora sim, ficou ótimo. meus parabéns ! quando fizer a montagem não deixe de publicar aqui umas fotos.
esse desenho ficou muito bonito. que programa é esse que você usou para desenhar?
josenir,

obrigado pelo "ótimo".

está certo. assim que montar postarei as fotos... agora que já tenho o desenho, vou conseguir o material. e provavelmente vou precisar de sua ajuda...
moro no interior e não sei se vai ser fácil achar todo material. os ímãs mesmo, vou ver se compro pela net, talvez o fio esmaltado também.

ah! para fazer esses desenhos eu uso o "inkscape" e o "gimp".
no inkscape (programa vetorial) faço o modelo da bobina editando vetores e
no gimp (programa parecido com o photoshop) edito, criando e modificado cores e alguns efeitos.

vlw mesmo pela ajuda!
Imagem

tiktak
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm

Mensagem por tiktak »

josenir

antes de mais os meu parabens pela forma dedicada como tem colaborado neste forum
não só pelas respostas a muitas duvidas mas tambem pela quantidade e qualidade do conhecimento que demonstra ter

peço desculpa por me intrometer, mas como coloquei recentemente um novo tópico
sobre o meu primeiro projecto eolico; http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=27&t=13296 pergunto se a colocação da bobina abaixo estará correcta.9 bobinas para 12 imãs

Imagem

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

tiktak Escreveu:josenir
antes de mais os meu parabens pela forma dedicada como tem colaborado neste forum
não só pelas respostas a muitas duvidas mas tambem pela quantidade e qualidade do conhecimento que demonstra ter
peço desculpa por me intrometer, mas como coloquei recentemente um novo tópico
sobre o meu primeiro projecto eolico; http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=27&t=13296 pergunto se a colocação da bobina abaixo estará correcta.9 bobinas para 12 imãs
muito obrigado pelos elogios. tenho procurado aqui apenas fazer a minha parte, mas é realmente estimulante saber que o nosso trabalho agrada.

aparentemente está correto. mas para ter certeza, eu precisaria ver a posição de todas as bobinas de uma das fases do bobinamento. e ver a forma de ligação entre elas, que vai influenciar imensamente.

você está usando aquele bobinamento onde a quantidade de bobinas é igual a 3/4 dos ímãs, e do qual eu não simpatizo muito, mas que é o mais usado em geradores axiais. essa técnica construtiva confunde um pouco os iniciantes. e é preciso muito cuidado para não perder todo o trabalho.

tiktak
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tiktak »

josenir
obrigado pela rapida resposta;

a minha ideia inicial era exactamente essa, do gerador axial, eixo vertical.

coloco algumas fotos para se compreender melhor a disposição das 3 series de 3 bobinas cada.
claro que estou totalmente receptivo para qualquer alteração ou rectificação a fazer.

quanto aos elogios não são elogios mas sim gratidão, e aposto que não sou o unico membro do forum a pensar o mesmo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

tiktak Escreveu:josenir
obrigado pela rapida resposta;
a minha ideia inicial era exactamente essa, do gerador axial, eixo vertical.
coloco algumas fotos para se compreender melhor a disposição das 3 series de 3 bobinas cada.
claro que estou totalmente receptivo para qualquer alteração ou rectificação a fazer.
quanto aos elogios não são elogios mas sim gratidão, e aposto que não sou o unico membro do forum a pensar o mesmo.
observando olho nu, aparentemente as bobinas estão corretas. mas seria importante posicioná-las sobre os ímãs par ver se cada pólo da bobina fica exatamente ao centro de cada ímã. observe a bobina que eu desenhei em vermelho. é assim que deve ficar. cada metade de uma bobina forma um pólo, e cada pólo do bobinamento deve coincidir com a mesma posição de cada ímã. caso isso não aconteça, o seu gerador fica fora de sincronismo, e aí você não consegue obter a máxima amplitude da tensão que deveria obter.
1283178116-imagem-028.jpg
1283178116-imagem-028.jpg (79.92 KiB) Visto 8736 vezes

tiktak
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tiktak »

olá josenir

como pode ver pelas fotos recoloquei as bobinas tal como sugeria.

a proxima tarefa será a colagem dos imãs sobre os discos de ferro
para de seguida fazer o primeiro teste com uma só serie de 3 bobinas para determinar se o valor obtido a multiplicar por 3 corresponde ao que eu pretendo ou seja ;entre 12v a 16v de saida cc.
creio que se necessário se poderá aumentar ou diminuir o numero de espiras de fio de cobre das bobinas para conseguir a voltagem desejada.
corrija-me se estou a dizer algum disparate.
obrigado

Imagem

Imagem

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

tiktak Escreveu:olá josenir
como pode ver pelas fotos recoloquei as bobinas tal como sugeria.
a proxima tarefa será a colagem dos imãs sobre os discos de ferro
para de seguida fazer o primeiro teste com uma só serie de 3 bobinas para determinar se o valor obtido a multiplicar por 3 corresponde ao que eu pretendo ou seja ;entre 12v a 16v de saida cc.
creio que se necessário se poderá aumentar ou diminuir o numero de espiras de fio de cobre das bobinas para conseguir a voltagem desejada.
corrija-me se estou a dizer algum disparate.
obrigado
pela colocação das bobinas sobre os ímãs dá para perceber que o centro dos pólos das bobinas não coincide com o centro dos ímãs. a bobina precisa aumentar de tamanho para ficar ideal.
e atenção com esse teste preliminar e a multiplicação por 3. talvez haja algum engano aí.
o normal é fazer o teste com apenas uma bobina e ver qual a tensão obtida. esta tensão será multiplicada por 3 para se obter a tensão de cada fase.
obtendo-se a tensão de cada fase, não se pode multiplicar por 3 pelo fato de ter 3 fases. não é assim que funciona.
a ligação das três fases pode ser feita em triângulo ou em estrela. se usar em triângulo, a tensão final do gerador será aproximadamente igual a tensão de uma só fase. serão somadas as correntes das três fases, mas a tensão não será somada.
se ligar em estrela obterá uma tensão igual a tensão de uma fase multiplicada por 1,7. exemplo se a tensão de uma fase for 12v, a tensão total do bobinamento ligado em estrela será 20,4v.
e você precisa ainda fazer as medições de tensão com uma rotação que você saiba que a sua turbina eólica vai poder fornecer ao gerador. se não tiver ideia dessa rotação considere valores entre 300 e 600 rpm. e também deve usar algumas lâmpadas ligadas ao bobinamento para consumir parte da energia gerada para obter uma medida confiável.

smarttoo
Membro
Membro

Mensagem por smarttoo »

olá josenir,

estou a precisar de sua ajuda novamente.
preciso comprar os imanes, porém tenho dúvidas quanto as dimensões.

segue aí algumas dimensões:

n40 ou n38 - 80ºc
40x20x07mm?
35x20x08mm
30x20x08mm
30x20x05mm
ou menor?

qual seria melhor para:
pretendo usar um prato de aproximadamente 15 cm de diâmetro
e fazer bobinas de aproximadamente 30mm e 20 mm como mostra o desenho abaixo, seria o certo?

achei os imanes nesta loja alemã. você a conhece? será confiável? http://www.supermagnete.de
vi também no site a opção de cobertura com resina epoxi. é uma boa opção ou melhor só com cobertura de níquel?

mais uma vez muito agradecido.
Anexos
Bobinamento Melhorado medidas.jpg
Bobinamento Melhorado medidas.jpg (148.72 KiB) Visto 8644 vezes
Imagem

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

smarttoo Escreveu:olá josenir,
estou a precisar de sua ajuda novamente.
preciso comprar os imanes, porém tenho dúvidas quanto as dimensões.
segue aí algumas dimensões:
n40 ou n38 - 80ºc
40x20x07mm?
35x20x08mm
30x20x08mm
30x20x05mm
ou menor?
qual seria melhor para:
pretendo usar um prato de aproximadamente 15 cm de diâmetro
e fazer bobinas de aproximadamente 30mm e 20 mm como mostra o desenho abaixo, seria o certo?
achei os imanes nesta loja alemã. você a conhece? será confiável? http://www.supermagnete.de
vi também no site a opção de cobertura com resina epoxi. é uma boa opção ou melhor só com cobertura de níquel?
mais uma vez muito agradecido.
desses que você citou acredito que o imã de medida 30x20x08mm seja o mais adequado. a largura do ímã não precisa ser exatamente a largura do pólo do bobinamento, mas o comprimento é melhor que coincida com a medida interna da bobina, que é a parte útil do pólo do bobinamento, que no seu caso é de 30mm.
quanto a comprar os ímãs, seria melhor comprar de um fornecedor dentro do seu país. eu tenho comprado da oximag (são paulo - brasil), mas infelizmente esta empresa não vende pequenas quantidades.
eu ainda não ví esses ímãs de neodímio com cobertura somente de epoxi, mas é sempre bom lembrar que estes ímãs são feitos de um pó, e que já são naturalmente muito sensíveis à umidade. eu já tive vários que, depois de quebrar um canto, simplesmente se desmancharam com a umidade. então é bom, em todo caso, dar-lhes uma pequena camada de resina depois que estiverem colados nos discos.

tiktak
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tiktak »

olá

josenir

tenho ocupado algum tempo em fazer todo o tipo de testes com bobinas de todo o formato e calibre.acaba por ser bastante dirvertido como resultado.

mas tenho uma pergunta para lhe fazer!talvez tenha uma resposta.

tenho feito algumas experiencias com o motor bedini.uma delas resultou en conseguir por o rotor magnetico a rodar com apenas 1,5volt.outra ,utilizei um grosso disco com 8 peças de neodymium ,(conjunto bastante pesado),e a rotação foi possivel.

a minha pergunta; não será possivel de aumentar a potencia ao maximo, neste tipo de motor
para poder utiliza-lo como força de locomoção do nosso gerador?

não precisaria-mos mais do vento (nem sempre presente).

faço o convite para ver um dos videos do meu motor bedini
até sempre;

http://www.youtube.com/watch?v=yjzs-ejorly

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

tiktak Escreveu:olá
josenir
tenho ocupado algum tempo em fazer todo o tipo de testes com bobinas de todo o formato e calibre.acaba por ser bastante dirvertido como resultado.
mas tenho uma pergunta para lhe fazer!talvez tenha uma resposta.
tenho feito algumas experiencias com o motor bedini.uma delas resultou en conseguir por o rotor magnetico a rodar com apenas 1,5volt.outra ,utilizei um grosso disco com 8 peças de neodymium ,(conjunto bastante pesado),e a rotação foi possivel.
a minha pergunta; não será possivel de aumentar a potencia ao maximo, neste tipo de motor
para poder utiliza-lo como força de locomoção do nosso gerador?
não precisaria-mos mais do vento (nem sempre presente).
faço o convite para ver um dos videos do meu motor bedini
até sempre;
http://www.youtube.com/watch?v=yjzs-ejorly
porque você acha que um motor tão fantástico como esse não é vendido comercialmente? a minha resposta é: porque ele não é tão fantástico assim.
não existe nada que não tenha um custo. não existe meio de "fabricar" energia. todos os meios que existem hoje de gerar energia são sempre a partir de alguma forma de energia já existente. logo o que se faz é apenas transformar uma forma de energia em outra. como a energia elétrica é uma forma de energia das mais versáteis, é mais comum se observar a transformação de alguma forma de energia em elétrica (eólica, solar, biomassa, petróleo, etc).
agora dizer que se vai porduzir energia elétrica do nada, infelizmente isso não é possível. o máximo que se faz é algum tipo de experimento que produz uma quantidade insignificante de trabalho em troca de alguma forma de energia, em pequenos experimentos.
o que eu conheço que existe mais próximo da energia gratuita é a eólica.

manel canivete
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jul 04, 2010 10:58 am

Mensagem por manel canivete »

boas a todos
josenir axei o poste muito interessante pois mostra de maneira bastante simples e clara algumas questões relacionadas com a eolica caseira.a minha questão é esta :estou a desmontar uns microndas para retirar os imãs para fazer um aerogerador parecido com o seu e encontrei dentro dele uns enrolanmentos de cobre un dos quais axei de daria para as bobines do aerogerador ,o que tem o fio mais grosso, o que vosse axa?

cumprimentos
mcanivete

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

manel canivete Escreveu:boas a todos
josenir axei o poste muito interessante pois mostra de maneira bastante simples e clara algumas questões relacionadas com a eolica caseira.a minha questão é esta :estou a desmontar uns microndas para retirar os imãs para fazer um aerogerador parecido com o seu e encontrei dentro dele uns enrolanmentos de cobre un dos quais axei de daria para as bobines do aerogerador ,o que tem o fio mais grosso, o que vosse axa?
cumprimentos
mcanivete
você precisa medir o diâmetro do fio (em milímetros) e o comprimento (em metros) para saber o que é possível fazer com ele. esse é o primeiro passo.
no entanto, eu penso que o fio esmaltado tem custo baixo, e não compensa reutilizar fio usado. um bom gerador não gasta mais do que meio quilo de fio. aqui na minha região um quilo de fio custa r$ 32,00.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”