A minha ZEV...

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmal »

volt Escreveu:
jmal Escreveu:depende se aparecem e desaparecem logo ou é preciso desligar tudo e voltar a ligar. erros de comunicação são tão constantes que na maior parte das vezes nem se avisa o utilizador da sua ocorrência, apenas é criado um log da sua ocorrência.
neste caso, o primeiro desapareceu assim que desacelerei para tirar uma foto, o segundo desapareceu passado um minuto ou dois...
então quer dizer que esse encoder é o do acelerador, faz sentido, podes fazer esse erro aparecer novamente penso eu, basta ligares a mota com o acelerar a fundo. penso que não à problemas, ele não vai "desalvorar" enquanto não vier à posição neutra, isso até acontece nas chinesas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

jmal Escreveu:
volt Escreveu:
jmal Escreveu:depende se aparecem e desaparecem logo ou é preciso desligar tudo e voltar a ligar. erros de comunicação são tão constantes que na maior parte das vezes nem se avisa o utilizador da sua ocorrência, apenas é criado um log da sua ocorrência.
neste caso, o primeiro desapareceu assim que desacelerei para tirar uma foto, o segundo desapareceu passado um minuto ou dois...
então quer dizer que esse encoder é o do acelerador, faz sentido, podes fazer esse erro aparecer novamente penso eu, basta ligares a mota com o acelerar a fundo. penso que não à problemas, ele não vai "desalvorar" enquanto não vier à posição neutra, isso até acontece nas chinesas.

cool. thx.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

volt Escreveu:
jmal Escreveu:
volt Escreveu: neste caso, o primeiro desapareceu assim que desacelerei para tirar uma foto, o segundo desapareceu passado um minuto ou dois...

cool. thx.
mas já experimentas-te.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

jmal Escreveu:mas já experimentas-te.
nao, ainda nao sai daqui "de tras" do pc e da secretaria. quando for pra casa experimento. vou ligar ("dar ah chave") a zev com o acelerador a fundo. amanha conto se consegui fazer o erro reaparecer.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:
acho que esses são os códigos de carburador entupido...
tenho visto referências a esses erros aparecerem esperadicamente. por exemplo desde que tenho a minha ela desligou-se sem motivo aparente duas vezes. dei à chave e voltou a ligar sem qualquer problema. também deu códigos nessa altura mas não os fixei. fiquei preocupado mas não voltou a acontecer. quando comparado com as tradicionais é totalmente insignificante pois as outras vão-se abaixo com muito maior frequência.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
volt Escreveu:
acho que esses são os códigos de carburador entupido...
tenho visto referências a esses erros aparecerem esperadicamente. por exemplo desde que tenho a minha ela desligou-se sem motivo aparente duas vezes. dei à chave e voltou a ligar sem qualquer problema. também deu códigos nessa altura mas não os fixei. fiquei preocupado mas não voltou a acontecer. quando comparado com as tradicionais é totalmente insignificante pois as outras vão-se abaixo com muito maior frequência.
no trabalho tenho um vizinho que tem uma 600, não sei o modelo, e até já lhe falei das eléctricas, isto porque o rapaz precisa de uns bons minutos para iniciar a sua viagem, primeiro ela tem de "pegar", depois tem de estar ali "vrum...vrum...vrum" durante alguns minutos até derramar toda a gasolina, carvão, etc, dentro do motor, e no fim de aquecer lá se aguenta a trabalhar, a mota é recente, tem 2 anos, e ele diz que tá afinada, o que não me parece. mete-me pena o que o rapaz passa e nós também, porque estamos alguns minutos calados e a levar com aquele barulho todo, isto porque não vale a pena tentar falar aos gritos, até o moço se ir embora.
Cumps Inovadores

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

isso é o procedimento usual... convem aquecer antes de começar a andar... é das coisas que mais me agrada nas eléctricas, é só ligar a chave e andar...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

nas mais recentes (com injecçao, sem carburadores), nao eh preciso esperar muito tempo para aquecer. os problemas com a falta de aquecimento soh surgem quando os donos das meninas se metem a puxar por elas sem elas estarem preparadas (quentes)...
.

ps: eh como as humanas, tem de se fazer o peixe render primeiro antes de o levar ao limite...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

volt Escreveu:nas mais recentes (com injecçao, sem carburadores), nao eh preciso esperar muito tempo para aquecer. os problemas com a falta de aquecimento soh surgem quando os donos das meninas se metem a puxar por elas sem elas estarem preparadas (quentes)...
.

ps: eh como as humanas, tem de se fazer o peixe render primeiro antes de o levar ao limite...
pois ainda em relação à mota, já é de injecção, quanto ás outras motas.
Cumps Inovadores

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

volt...e autonomia? mantém-se?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

rufus Escreveu:volt...e autonomia? mantém-se?
boa pergunta... e já acabaste o procedimento inicial das baterias?

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:
rufus Escreveu:volt...e autonomia? mantém-se?
boa pergunta... e já acabaste o procedimento inicial das baterias?
eles fizeram antes de me entregar a mota.
sinto que a autonomia estah congruente com o anunciado.
eh verdade que ando a "gastar" mais, mas eh porque estou de tal forma acostumado ah zev que faço os 30 kms, de casa ao trabalho, quase sempre no limite.
do genero:
(...); abre semaforo; punho a fundo; [email protected]; abre semaforo; (...) [email protected]; [email protected]; (...) .

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

mas, jah agora, vou concretizar:
- quando tomo algum cuidado com os gastos, mesmo indo pela ae no limite (nao tenho paciencia para ir a menos), gasto cerca de meia bateria para fazer os 30 kms. logo, autonomia = 60 kms.
- quando vou perto do limite o caminho todo, sobram prai uns 10 kms de autonomia alem dos 30 que jah fiz. logo autonomia = 40 kms. .

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

pois, é quando andamos no máximo que realmente a bateria se vai rapidamente, diria intuitivamente que a velocidade para mais poupar se situa entre os 50-60km/h...

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:pois, é quando andamos no máximo que realmente a bateria se vai rapidamente, diria intuitivamente que a velocidade para mais poupar se situa entre os 50-60km/h...
sim... desaconselho viagens "grandes", mas, a faze-las, calculo que seja melhor ir a 60 e fazer 60 ou 70 kms (uma hora) e parar duas horas para abastecer. num dia, com sorte (e paciencia), pode se fazer 500 kms.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

sim, esse é um problema das baterias com pouca capacidade de descarga, quando andamos nos limites elas perdem eficiência e claro que se tornam menos eficientes, claro que as de litio também sofrem desse problema, mas como têm uma capacidade de descarga superior, elas raramente andam nos limites.
alias os fabricantes aconselham que quando se faz o calculo do pack, a descarga média não passe da capacidade nominal das baterias, ou seja 1c, para terem uma ideia, no caso da vectrix a sua potência seria de 125*30 = 3750 watts, e o máximo o dobro disto, que é o que acontece, mas de facto quando se anda nos limites as baterias são menos eficientes. no caso das de lítio como temos mais capacidade de descarga, temos uma maior eficiência. e agora com o aparecimento de scooters com litio/ferro vamos verificar isso mesmo.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

vivas aos caros leitores de minhas memorias .

este fim-de-semana, eu e a minha zev, chegamos aos confortaveis 7 mil kms de ; de edp; de zero emissoes; de vvvh vvvh...

sabado, sai de casa a caminho (de lisboa) do solar do louro, onde jantaria numa despedida de solteiro de um amigo que tem a mota que nao eh mota. aproveitei para recarregar a bateria durante o jantar.
fiz 30 e poucos quilometros ateh ao restaurante. depois, fomos a um local onde eu jah nao ia ha uns anitos (e era cliente habitual), que tem nome de fotografias, situado na zona da alameda... depois disso fomos a outro local do mesmo ramo, que fica ali para os lados do cais-do-sodre, com um nome frances que faz-me lembrar uma ex-namorada e a sua melhor amiga...
eram prai umas quatro da madrugada quando decidi abandonar o grupo dos resistentes e vir pra casa numa tentativa va de curar o meu nariz entupido (por causa de umas tias que se banharam em perfume numa ida ao teatro que tive na quinta-feira passada: http://www.hi5.com/friend/profile/displ ... d=96438180)... fiz mais 50 e tal quilometros.
no domingo fui ao habitual futsal com o meu sobrinho ah pendura. fiz uns 40 quilometros entre casa, sesimbra e casa.
estes sao os primeiros mil quilometros deste novo pack de baterias. o meu record de quilometros seguidos sem problemas ainda eh 3 mil. mas tambem, soh se passaram ainda 6 meses...

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

definitivamente ainda melhor sinal seria se dissesses o mesmo daqui a 6 anos...

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

7000kms em 6 meses é obra...

isso é que é andar de vectriiiiiiiiiiiiiiiiixxxxxxxxxxx...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

rufus Escreveu:7000kms em 6 meses é obra...

isso é que é andar de vectriiiiiiiiiiiiiiiiixxxxxxxxxxx...
por acaso, ateh eh pouco (costumo fazer mais). .
costumo fazer 1500 kms por mes, mas quando a comprei (agosto), fui de ferias mais a busa ateh setembro. depois, seguiu-se setembro, outubro, novembro e dezembro. 4*1500=6000. estive algum tempo sem a mota quando fiz 3000 kms, pois devido a um parafuso mal apertado na montagem, a centralina queimou e obrigou-me a ser cobaia nas primeiras instalaçoes do software, ao mesmo tempo que esperava pelas duas carenagens da zev (que o tipo do reboque partiu). mas, como tinha feito alguns kms extra nos fins-de-semana de sol, compensou a media de 1500 kms por mes.
seguiu-se janeiro. foi um mes em que andei na zev 10 minutos e tive de empurra-la durante meia-hora, ateh regressar ah garagem de casa (era domingo e eu estava com tempo e paciencia)... okay, tambem estava um bocado chateado com a falta de formaçao dos tipos dos reboques...
recebi a zev, jah fevereiro ia quase a meio. fiz mais mil kms (os primeiros deste novo pack de baterias). estamos em março! as cenas dos proximos capitulos, deixo-as como os prognosticos de jogador de futebol, "no fim de cada jogo, ve-se". .

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”