Noticias de Eléctricos!
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Re: Noticias de Eléctricos!
Os desconhecimento de algumas pessoas jornalistas no que diz respeito a veículos elétricos ainda é significativo.
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Re: Noticias de Eléctricos!
Antes de mais bem vindo... Again...Bluesky Escreveu:Comprei a auto-hoje e descobri que, na tabela de preços, não aparece a gama Z.E. completa da renault, omitem precisamente o kangoo e o ZOE ...porque????
Quanto a essas informações ou falta dela... Temos de continuar a advertir essas situações...
Vamos ver o que aí vem... O Bluesky conhece me que não me deixo derrotar e por isso contraponho.
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Re: Noticias de Eléctricos!
Não me parece que seja ignorância nem qualquer tipo de desconhecimento, estas situações também acontecem com CI, parece-me que eles só actualizam a listagem quando existe uma certa quantidade de actualizações a fazer e não estão constantemente a actualizar a cada novidade ou alteração.Bluesky Escreveu:Comprei a auto-hoje e descobri que, na tabela de preços, não aparece a gama Z.E. completa da renault, omitem precisamente o kangoo e o ZOE ...porque????
O Zoe é relativamente recente, a kangoo nem me parece que tenha sido devidamente apresentada (ou fui eu que não me apercebi) A citroen também disponibilizou a berlingo electric (litio 2013) e não se vê nada em lado nenhum só mesmo no site.
sergiomms
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Fornecedor da Tesla obrigado a duplicar produção.

A empresa Sumitomo Metal, um dos fornecedores de componentes para baterias do Tesla Model S, foi obrigada a investir cerca de 48 milhões de dólares para duplicar a produção de óxido de lítio de níquel, de modo a responder às encomendas da berlina eléctrica.
O Tesla Model S está a transformar-se num impressionante caso de sucesso. Prova disso é o facto de a marca californiana prever, para 2016, uma produção de 100 mil unidades, onde estão incluídos os modelos Model S e Model X.
Para 2017, está prevista a chegada do Model C, um veículo com 300 quilómetros de autonomia e preço inferior a 40 mil euros.
Fonte: e-move
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China renova incentivos para eléctricos e híbridos.

O governo chinês já apresentou o novo programa de incentivos para carros eléctricos e híbridos plug-in (de ligar à tomada).
Quem adquirir um automóvel 100% eléctrico na China recebe um incentivo de aproximadamente 7.300 euros.
Quem optar por um modelo híbrido de ligar à tomada tem direito a um incentivo de aproximadamente 4.200 euros.
A China espera ter, até 2015, 500 mil veículos eléctricos a circular no país. No entanto, actualmente circulam cerca de 40 mil…
Fonte: e-move
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Re: Noticias de Eléctricos!

Talvez o interesse (da referência) até seja a falta de referência aos VE de 2 rodas. Dei uma olhada na revista Proteste deste mês que na pag 29 tem um artigo "Mobilidade Sustentável", e que merece a nossa referência acho eu.

Não consegui digitalizar mas peço que o façam se poderem pois é interessante mesmo assim. Pena é que a Deco/Proteste se esqueça das motas electrizas.
Particularmente o quadro da página 30, que mostra o efeito "pegada ecológica" de cada transporte é elucidativo. Mas seria ainda mais importante se não se tivessem esquecido das motas eléctricas e da sua superioridade no consumo/economia/sustentabilidade e ecologia.
Se alguém tiver contacto, faça o favor de lhes mandar ao menos o link da folha de calculo do Volt sobre km dos registados, para "Jornalista" ver...

Seria uma grande ideia para a Deco, melhorar o artigo e voltar a publicar tão importante assunto!

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]
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Re: Noticias de Eléctricos!
Nessa folha de cálculo já estão registados mais de 3 milhões(!) de quilómetros feitos pelos utilizadores desta comunidade (os utilizadores do fórum NovaEnergia e alguns do NissanLeafPT, que ainda não consegui ter tempo para recolher a maioria deles)
Totais VE
23 Carros = 733,490 KM
121 Motociclos = 1,909,757 KM
57 Ciclomotores = 476,983 KM
201 Total = 3,120,230 KM
Só para terem uma ideia, nestas contas estão registados 12 Leaf (este valor vai crescer muito em breve), 3 Renault, 3 Citroen, 47 SW, 40 Vectrix, 22 Bereco, etc.
Totais VE
23 Carros = 733,490 KM
121 Motociclos = 1,909,757 KM
57 Ciclomotores = 476,983 KM
201 Total = 3,120,230 KM
Só para terem uma ideia, nestas contas estão registados 12 Leaf (este valor vai crescer muito em breve), 3 Renault, 3 Citroen, 47 SW, 40 Vectrix, 22 Bereco, etc.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
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Re: Noticias de Eléctricos!
Enfim uma prova viva da malta e dos seus kms!
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Um incentivo que está a dar problemas…

Em alguns países, como Portugal e Noruega, os automóveis eléctricos podem circular nas faixas “BUS”, destinadas aos transportes públicos.
No entanto, esta medida é boa para a capital portuguesa, pois circulam poucos automóveis eléctricos e não existe um possível congestionamento na faixa “BUS”. Mas na capital norueguesa, Oslo, este incentivo está a tornar-se uma dor de cabeça…
Como sabemos, a Noruega é um paraíso da mobilidade eléctrica. Neste país nórdico são matriculados cerca de 400 eléctricos por mês. Em Oslo circulam diariamente 3 mil eléctricos.
Acontece que, com tantos automóveis eléctricos a circular em Oslo, o congestionamento nas faixas “BUS” é constante e os transportes públicos não conseguem cumprir os horários.
Lembramos que o governo norueguês aprovou este incentivo até 2017.
Fonte: e-move
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Tesla já tem 6 mil reservas para o Model X.

A Tesla Motors anunciou que cerca de seis mil pessoas já reservaram o SUV Model X.
Cada pessoa teve que desembolsar entre 5 a 40 mil dólares para constar da lista de reservas para o modelo norte-americano.
O Model X poderá conquistar os norte-americanos graças ao seu aspecto de SUV e às suas grandes dimensões.
O modelo usará dois motores eléctricos e tracção às quatro rodas. Mas o que mais impressiona neste SUV é a abertura de portas traseiras em estilo “asas de gaivota”.
Tal como o Model S, o interior o Model X será bastante futurista. Espaço também não faltará dentro do SUV da Tesla.
A Tesla ainda não revelou o preço do SUV Model X.
Fonte: e-move
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Re: Um incentivo que está a dar problemas…
Alguém sabe onde é que esta informação está formalizada?Esteves Escreveu:
Em alguns países, como Portugal e Noruega, os automóveis eléctricos podem circular nas faixas “BUS”, destinadas aos transportes públicos...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
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Re: Noticias de Eléctricos!
Em alguns países, como Portugal e Noruega, os automóveis eléctricos podem circular nas faixas “BUS”, destinadas aos transportes públicos...
Alguém sabe onde é que esta informação está formalizada?

Os incentivos aos veiculos electricos na China e noutras partes faz sentido, na medida que a mobilidade electrica poupa na emissão de poluentes - corta na nossa quota de emissão de carbono e na saude pulmonar do povinho...
Também queria desafiar o pessoal a ir chatear a cabeça aos vendedores para extrair tudo o que lhes foi dito sobre a mobilidade e veiculos electricos e desta maneira, criando neste forum o respectivo "report news" em primeira mão, acrescentando test drives, de maneira que se prove que não existe desinteresse da parte do consumidor mas sim um total/parcial repudio (nojo) pela forma como andam a comercializar os electricos. Ou assim...

_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
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Re: Um incentivo que está a dar problemas…
Também desejo obter a veracidade desta informação...Celestino Escreveu:Alguém sabe onde é que esta informação está formalizada?Esteves Escreveu:
Em alguns países, como Portugal e Noruega, os automóveis eléctricos podem circular nas faixas “BUS”, destinadas aos transportes públicos...
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Re: Noticias de Eléctricos!
onde estiveram eles no Encontro Nacional de Veículos Eléctricos de 2013.....Volt Escreveu:Só para terem uma ideia, nestas contas estão registados 12 Leaf (este valor vai crescer muito em breve), 3 Renault, 3 Citroen, 47 SW, 40 Vectrix, 22 Bereco, etc.


Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
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Re: Noticias de Eléctricos!
O meu ainda estava no antigo dono...Mumia Escreveu:onde estiveram eles no Encontro Nacional de Veículos Eléctricos de 2013.....Volt Escreveu:Só para terem uma ideia, nestas contas estão registados 12 Leaf (este valor vai crescer muito em breve), 3 Renault, 3 Citroen, 47 SW, 40 Vectrix, 22 Bereco, etc.![]()


=> Automóvel Eléctrico
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Renault prepara ofensiva híbrida até 2020.
A certeza foi dada pelo diretor de estratégia da marca francesa e agora só falta saber em que moldes e que modelos vão trabalhar em modo híbrido.

“Estamos a estudar a introdução progressiva de híbridos nas nossas gamas até 2020”. Foi assim, sem rodeios, que Marc Bodin, diretor de estratégia mecânica da Renault assumiu um novo caminho, depois da marca francesa ter “saltado” o degrau dos híbridos diretamente para os elétricos. Agora, apesar da marca manter a bandeira dos veículos 100% elétricos, vai apostar também na tecnologia híbrida para aumentar a eficiência dos seus veículos e baixar emissões.
A Toyota vai à frente de forma incontestada no capítulo dos híbridos, mas agora a Renault vai aliar-se à sua parceira Nissan para o desenvolvimento desta tecnologia e para que o processo ande mais rápido. Recorde-se que a Nissan, através da sua marca de luxo, a Infiniti, tem projetos para lançar modelos híbridos.
Um dos modelos que se fala é o Initiale Paris (na foto), apresentado no último Salão de Frankfurt e que usava essa mecânica. Mas há também um protótipo de um Dacia Duster híbrido que pode avançar, até como laboratório para a marca francesa. Os dados são poucos ainda, inclusive da forma como se vai processar a solução híbrida: se uma versão light em que o motor elétrico serve apenas para apoiar o motor a gasolina ou uma versão Plug-in que permitirá mover o carro de forma totalmente elétrica durante umas dezenas de quilómetros.
Esta aposta nos híbridos deverá ter uma gama própria na marca francesa, à semelhança do que acontece com os elétricos – Z.E. Vamos ter que aguardar mais uns meses para saber mais pormenores, mas que a Renault vai ter híbridos, disso não há grandes dúvidas.
Fonte: SAPO Turbo

“Estamos a estudar a introdução progressiva de híbridos nas nossas gamas até 2020”. Foi assim, sem rodeios, que Marc Bodin, diretor de estratégia mecânica da Renault assumiu um novo caminho, depois da marca francesa ter “saltado” o degrau dos híbridos diretamente para os elétricos. Agora, apesar da marca manter a bandeira dos veículos 100% elétricos, vai apostar também na tecnologia híbrida para aumentar a eficiência dos seus veículos e baixar emissões.
A Toyota vai à frente de forma incontestada no capítulo dos híbridos, mas agora a Renault vai aliar-se à sua parceira Nissan para o desenvolvimento desta tecnologia e para que o processo ande mais rápido. Recorde-se que a Nissan, através da sua marca de luxo, a Infiniti, tem projetos para lançar modelos híbridos.
Um dos modelos que se fala é o Initiale Paris (na foto), apresentado no último Salão de Frankfurt e que usava essa mecânica. Mas há também um protótipo de um Dacia Duster híbrido que pode avançar, até como laboratório para a marca francesa. Os dados são poucos ainda, inclusive da forma como se vai processar a solução híbrida: se uma versão light em que o motor elétrico serve apenas para apoiar o motor a gasolina ou uma versão Plug-in que permitirá mover o carro de forma totalmente elétrica durante umas dezenas de quilómetros.
Esta aposta nos híbridos deverá ter uma gama própria na marca francesa, à semelhança do que acontece com os elétricos – Z.E. Vamos ter que aguardar mais uns meses para saber mais pormenores, mas que a Renault vai ter híbridos, disso não há grandes dúvidas.
Fonte: SAPO Turbo
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Re: Noticias de Eléctricos!
"Kit comercial para transformar veículo Smart em elétrico desenvolvido por portugueses
Investigadores do Instituto Politécnico de Setúbal e a empresa Tecnitron desenvolvem Kit de transformação do modelo Smart para veículo cem por cento elétrico. Um trabalho de investigação que levou ao desenvolvimento de dispositivos eletrónicos e software.
Transformar o automóvel tradicional com motor de combustão num automóvel movido a eletricidade pode ser uma solução económica e ecológica. A empresa portuguesa Tecnitron em conjunto com investigadores do Instituto Politécnico de Setúbal, e com a colaboração da empresa Meditor, estão a trabalhar para tornar a transformação de alguns modelos automóveis num processo eficiente e rentável.
José Loiro, Administrador da PBG Tecnitron S.A., uma pequena e média empresa sediada em Palmela, explica que «o nosso objetivo é a reutilização de um carro em fim de vida ou em que o motor a gasolina ou a gasóleo possa ter problemas, nós aproveitarmos um carro com uma estrutura ou um chassi ainda em muito boas condições para lhe dar uma vida nova e convertê-lo para 100% elétrico».
Para a substituição do motor de combustão, os investigadores estudaram todos os sinais de informação que fluem entre os diversos dispositivos do automóvel.
Victor Antunes, Professor Adjunto da Escola Superior de Tecnologia no Instituto Politécnico de Setúbal, explica que «o objetivo deste projeto é permitir a utilização de um motor elétrico nesta viatura em particular (Smart) que tem uma caixa automática que é robotizada, portanto, precisa de um conjunto de informações que normalmente seriam dadas pela eletrónica que controla o motor de combustão, e que neste momento não existe porque foi retirado».
O investigador explica que agora «existe um novo controlador que é um controlador do motor elétrico, pelo que temos que ir buscar as informações a esse controlador elétrico e disponibilizar essa informação para o carro num formato em que o carro estaria à espera para continuar a operar normalmente, sem que o condutor se aperceba que há diferenças».
Manter painéis de instrumentos com a mesma informação para o condutor e o mesmo modo de atuar na condução é o objetivo dos investigadores.
«Toda a informação deve lá estar disponível, desde o estado de carga das baterias que será colocada no sítio em que normalmente surgiria o estado do depósito, o nível de combustível, informações sobre o estado de operação do sistema, se houver um excesso de temperatura ou algum problema com o controlado o condutor deve ser avisado», explica o investigador.
Victor Antunes refere que «em particular a caixa que é robotizada deve continuar a meter as mudanças e a operar conforme o operador solicita», ou seja, «quando solicita para meter a mudança acima, a caixa deve receber essa informação que vai confirmar junto com as informação que vem agora do motor elétrico, para ver se é possível fazer essa mudança e faz a mudança de caixa».
Um dos objetivos é manter os circuitos do veículo e para isso foram desenvolvidos sistemas que compatibilizam os sinais.
«São dispositivos eletrónicos com base em microprocessadores que têm uma interface que liga com o carro. Esses microprocessadores têm por função, carregando o software, com informação de quais são as mensagens que vêm do novo controlador que é um controlador de um motor elétrico, como é que as deve transformar para que o carro as perceba como fosse um motor de combustão normal e continue a operar normalmente», explica o investigador.
Com as baterias finais serão feitos novos testes conclusivos. «O carro está a operar normalmente com a caixa de velocidades e estamos só já em pequenas afinações», afirma Victor Antunes e acrescenta que «nessa fase (o veículo) está numa vertente já muito final», sendo que «agora será preciso que a empresa com quem estamos a colaborar, a Tecnitron, substitua as baterias pelas baterias finais para fazermos as afinações da eletrónica».
Também a Tecnitron aguarda que se procedam às afinações finais. José Loiro explica que «falta chegarem as baterias definitivas, são baterias de lítio, muito mais leves» e «a partir desse momento, o Instituto e a Meditor fará connosco a finalização e a afinação final e a partir dai vamos definir um preço de conversão, publicitar e tentar comercializar o mais cedo possível».
O otimismo da Tecnitron deve-se à experiencia de sucesso já concretizada noutro modelo automóvel. «Fizemos uma experiência com um carro com a tecnologia mais antiga que não necessitava de tanto trabalho em termos de adaptação e interface entre as duas máquinas», explica o Administrador da Tecnitron.
José Loiro refere que o veículo é um veículo que está ao serviço da empresa. «É um carro que estamos muito satisfeitos com ele já circula há cerca de 3 anos, tem 22 mil quilómetros feitos em modo 100% elétrico, uma autonomia de 140 quilómetros e atinge uma velocidade máxima de 130 km/h na autoestrada. É um carro que pode ser carregado num tomada normal de casa de 16 amperes e que carrega ao fim de 100 quilómetros, sendo que demora seis a sete horas a carregar».
Os aspetos legais para a circulação do veículo transformado são outra fase do projeto. «O primeiro carro já está legalizado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), no livrete já consta que é um carro elétrico, já não tem emissão de CO2», refere o Administrador.
José Loiro acrescenta que «o Smart assim que estiver pronto já com as baterias definitivas vamos submetê-lo à homologação e a partir dai ficamos com todo o projeto documentado e podemos multiplicá-lo por muitas unidades».
Ao longo dos últimos dois anos, a Tecnitron já investiu no projeto 150 mil euros. A este respeito o Administrador explica que «o investimento inicial vai ser diluído ao longo das próximas transformações e o preço final para o comprador será um preço muito mais apetecível».
A Tecnitron espera para breve disponibilizar o Kit completo de transformação do modelo Smart para veículo 100% elétrico.
Este projeto é mais uma prova da capacidade dos investigadores portugueses e neste caso da ligação do IP Setúbal às empresas, bem como, o enquadramento da ciência no reforço da economia da região e do país."
fotos: Video: http://www.tvciencia.pt/tvcnot/pagnot/t ... ortugueses
Tudo em: http://www.tvciencia.pt/tvcnot/pagnot/t ... &codnot=37
Investigadores do Instituto Politécnico de Setúbal e a empresa Tecnitron desenvolvem Kit de transformação do modelo Smart para veículo cem por cento elétrico. Um trabalho de investigação que levou ao desenvolvimento de dispositivos eletrónicos e software.
Transformar o automóvel tradicional com motor de combustão num automóvel movido a eletricidade pode ser uma solução económica e ecológica. A empresa portuguesa Tecnitron em conjunto com investigadores do Instituto Politécnico de Setúbal, e com a colaboração da empresa Meditor, estão a trabalhar para tornar a transformação de alguns modelos automóveis num processo eficiente e rentável.
José Loiro, Administrador da PBG Tecnitron S.A., uma pequena e média empresa sediada em Palmela, explica que «o nosso objetivo é a reutilização de um carro em fim de vida ou em que o motor a gasolina ou a gasóleo possa ter problemas, nós aproveitarmos um carro com uma estrutura ou um chassi ainda em muito boas condições para lhe dar uma vida nova e convertê-lo para 100% elétrico».
Para a substituição do motor de combustão, os investigadores estudaram todos os sinais de informação que fluem entre os diversos dispositivos do automóvel.
Victor Antunes, Professor Adjunto da Escola Superior de Tecnologia no Instituto Politécnico de Setúbal, explica que «o objetivo deste projeto é permitir a utilização de um motor elétrico nesta viatura em particular (Smart) que tem uma caixa automática que é robotizada, portanto, precisa de um conjunto de informações que normalmente seriam dadas pela eletrónica que controla o motor de combustão, e que neste momento não existe porque foi retirado».
O investigador explica que agora «existe um novo controlador que é um controlador do motor elétrico, pelo que temos que ir buscar as informações a esse controlador elétrico e disponibilizar essa informação para o carro num formato em que o carro estaria à espera para continuar a operar normalmente, sem que o condutor se aperceba que há diferenças».
Manter painéis de instrumentos com a mesma informação para o condutor e o mesmo modo de atuar na condução é o objetivo dos investigadores.
«Toda a informação deve lá estar disponível, desde o estado de carga das baterias que será colocada no sítio em que normalmente surgiria o estado do depósito, o nível de combustível, informações sobre o estado de operação do sistema, se houver um excesso de temperatura ou algum problema com o controlado o condutor deve ser avisado», explica o investigador.
Victor Antunes refere que «em particular a caixa que é robotizada deve continuar a meter as mudanças e a operar conforme o operador solicita», ou seja, «quando solicita para meter a mudança acima, a caixa deve receber essa informação que vai confirmar junto com as informação que vem agora do motor elétrico, para ver se é possível fazer essa mudança e faz a mudança de caixa».
Um dos objetivos é manter os circuitos do veículo e para isso foram desenvolvidos sistemas que compatibilizam os sinais.
«São dispositivos eletrónicos com base em microprocessadores que têm uma interface que liga com o carro. Esses microprocessadores têm por função, carregando o software, com informação de quais são as mensagens que vêm do novo controlador que é um controlador de um motor elétrico, como é que as deve transformar para que o carro as perceba como fosse um motor de combustão normal e continue a operar normalmente», explica o investigador.
Com as baterias finais serão feitos novos testes conclusivos. «O carro está a operar normalmente com a caixa de velocidades e estamos só já em pequenas afinações», afirma Victor Antunes e acrescenta que «nessa fase (o veículo) está numa vertente já muito final», sendo que «agora será preciso que a empresa com quem estamos a colaborar, a Tecnitron, substitua as baterias pelas baterias finais para fazermos as afinações da eletrónica».
Também a Tecnitron aguarda que se procedam às afinações finais. José Loiro explica que «falta chegarem as baterias definitivas, são baterias de lítio, muito mais leves» e «a partir desse momento, o Instituto e a Meditor fará connosco a finalização e a afinação final e a partir dai vamos definir um preço de conversão, publicitar e tentar comercializar o mais cedo possível».
O otimismo da Tecnitron deve-se à experiencia de sucesso já concretizada noutro modelo automóvel. «Fizemos uma experiência com um carro com a tecnologia mais antiga que não necessitava de tanto trabalho em termos de adaptação e interface entre as duas máquinas», explica o Administrador da Tecnitron.
José Loiro refere que o veículo é um veículo que está ao serviço da empresa. «É um carro que estamos muito satisfeitos com ele já circula há cerca de 3 anos, tem 22 mil quilómetros feitos em modo 100% elétrico, uma autonomia de 140 quilómetros e atinge uma velocidade máxima de 130 km/h na autoestrada. É um carro que pode ser carregado num tomada normal de casa de 16 amperes e que carrega ao fim de 100 quilómetros, sendo que demora seis a sete horas a carregar».
Os aspetos legais para a circulação do veículo transformado são outra fase do projeto. «O primeiro carro já está legalizado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), no livrete já consta que é um carro elétrico, já não tem emissão de CO2», refere o Administrador.
José Loiro acrescenta que «o Smart assim que estiver pronto já com as baterias definitivas vamos submetê-lo à homologação e a partir dai ficamos com todo o projeto documentado e podemos multiplicá-lo por muitas unidades».
Ao longo dos últimos dois anos, a Tecnitron já investiu no projeto 150 mil euros. A este respeito o Administrador explica que «o investimento inicial vai ser diluído ao longo das próximas transformações e o preço final para o comprador será um preço muito mais apetecível».
A Tecnitron espera para breve disponibilizar o Kit completo de transformação do modelo Smart para veículo 100% elétrico.
Este projeto é mais uma prova da capacidade dos investigadores portugueses e neste caso da ligação do IP Setúbal às empresas, bem como, o enquadramento da ciência no reforço da economia da região e do país."
fotos: Video: http://www.tvciencia.pt/tvcnot/pagnot/t ... ortugueses
Tudo em: http://www.tvciencia.pt/tvcnot/pagnot/t ... &codnot=37
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Re: Noticias de Eléctricos!
Indica apenas o link da notícia. 

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Re: Noticias de Eléctricos!

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Re: Noticias de Eléctricos!
O I3 da BMW já cá circula, anda a fazer ensaios nos postos da rede Mobie...
mais tarde coloco as fotos.
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VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
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Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E