Noticias de Eléctricos!

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por Volt »

Ena ena. Estou curioso para saber se o resultado das apostas alemãs darão frutos... :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

“Quem não tem cão…”

Mensagem por Esteves »

Imagem

Lá diz o ditado popular “Quem não tem cão, caça com gato”. Mais concretamente, quem não pode comprar um carro eléctrico novo, pode adaptá-lo.

Investigadores do Instituto Politécnico de Setúbal, em conjunto com a empresa portuguesa Tecnitron e a empresa Meditor, estão a trabalhar num kit de transformação do Smart Fortwo em eléctrico.

Em declarações ao TV Ciência, José Loiro, Administrador da PBG Tecnitron S.A., uma pequena e média empresa sediada em Palmela, explica que “o nosso objectivo é a reutilização de um carro em fim de vida ou em que o motor a gasolina ou a gasóleo possa ter problemas, nós aproveitarmos um carro com uma estrutura ou um chassis ainda em muito boas condições para lhe dar uma vida nova e convertê-lo para 100% eléctrico”.

Para a substituição do motor de combustão, os investigadores estudaram todos os sinais de informação que fluem entre os diversos dispositivos do automóvel.

Victor Antunes, professor adjunto da Escola Superior de Tecnologia no Instituto Politécnico de Setúbal, explica que “o objectivo deste projecto é permitir a utilização de um motor eléctrico nesta viatura em particular (Smart Fortwo) que tem uma caixa automática que é robotizada, portanto, precisa de um conjunto de informações que normalmente seriam dadas pela electrónica que controla o motor de combustão, e que neste momento não existe porque foi retirado”.

O investigador explica que agora “existe um novo controlador que é um controlador do motor eléctrico, pelo que temos que ir buscar as informações a esse controlador eléctrico e disponibilizar essa informação para o carro num formato em que o carro estaria à espera para continuar a operar normalmente, sem que o condutor se aperceba que há diferenças”.

O objectivo dos investigadores é manter os painéis de instrumentos com a mesma informação para o condutor e com o mesmo modo de condução.

“Toda a informação deve lá estar disponível, desde o estado de carga das baterias que será colocada no sítio em que normalmente surgiria o estado do depósito, o nível de combustível, informações sobre o estado de operação do sistema, se houver um excesso de temperatura ou algum problema com o controlado o condutor deve ser avisado”, explica o Vítor Antunes ao TV Ciência.

O mesmo investigador refere que “em particular a caixa que é robotizada deve continuar a meter as mudanças e a operar conforme o operador solicita”, ou seja, “quando solicita para meter a mudança acima, a caixa deve receber essa informação que vai confirmar junto com as informação que vem agora do motor eléctrico, para ver se é possível fazer essa mudança e faz a mudança de caixa”.

Um dos objectivos é manter os circuitos do veículo e para isso foram desenvolvidos sistemas que compatibilizam os sinais.

«São dispositivos electrónicos com base em microprocessadores que têm uma interface que liga com o carro. Esses microprocessadores têm por função, carregando o software, com informação de quais são as mensagens que vêm do novo controlador que é um controlador de um motor eléctrico, como é que as deve transformar para que o carro as perceba como fosse um motor de combustão normal e continue a operar normalmente”, explica o investigador.

Com as baterias finais serão feitos novos testes conclusivos. “O carro está a operar normalmente com a caixa de velocidades e estamos só já em pequenas afinações”, revela Victor Antunes, acrescentado que “nessa fase (o veículo) está numa vertente já muito final”.

“Agora será preciso que a empresa com quem estamos a colaborar, a Tecnitron, substitua as baterias pelas baterias finais para fazermos as afinações da electrónica”, conclui.

Também a Tecnitron aguarda que se procedam às afinações finais. José Loiro explica que “falta chegarem as baterias definitivas, são baterias de lítio, muito mais leves” e “a partir desse momento, o Instituto e a Meditor fará connosco a finalização e a afinação final e a partir dai vamos definir um preço de conversão, publicitar e tentar comercializar o mais cedo possível”.

Mas o Smart Fortwo não vai ser o primeiro modelo convertido. “Fizemos uma experiência com um carro com a tecnologia mais antiga que não necessitava de tanto trabalho em termos de adaptação e interface entre as duas máquinas”, explica o Administrador da Tecnitron.

José Loiro refere que esse veículo está ao serviço da empresa. “É um carro que estamos muito satisfeitos com ele já circula há cerca de 3 anos, tem 22 mil quilómetros feitos em modo 100% eléctrico, uma autonomia de 140 quilómetros e atinge uma velocidade máxima de 130 km/h na autoestrada. É um carro que pode ser carregado num tomada normal de casa de 16 amperes e que carrega ao fim de 100 quilómetros, sendo que demora seis a sete horas a carregar”.

Outra fase do projecto são os processos legais para a circulação do veículo convertido. “O primeiro carro já está legalizado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), no livrete já consta que é um carro eléctrico, já não tem emissão de CO2”, refere José Loiro.

José Loiro acrescenta ainda que “o Smart assim que estiver pronto já com as baterias definitivas vamos submetê-lo à homologação e a partir dai ficamos com todo o projecto documentado e podemos multiplicá-lo por muitas unidades”.

Nos últimos dois anos, a Tecnitron já investiu cerca de 150 mil euros neste interessante projecto. “O investimento inicial vai ser diluído ao longo das próximas transformações e o preço final para o comprador será um preço muito mais apetecível”, argumenta José Loiro.

A Tecnitron espera disponibilizar o kit completo de transformação do Smart Fortwo para eléctrico para breve.



Fonte: e-move
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Classe B eléctrico terá um preço competitivo.

Mensagem por Esteves »

Imagem

Thomas Weber, chefe de investigação e desenvolvimento da Mercedes-Benz, revelou que o Classe B terá um preço bastante competitivo.

O modelo eléctrico da Mercedes só chegará no final do próximo ano e pretende ser uma resposta ao i3 da BMW.

O responsável garantiu ainda que não será lançada uma versão com extensor de autonomia do Classe B.

O Classe B Electric Drive virá equipado com um potente motor de 100kW (136 cavalos) e 310Nm de binário, o suficiente para alcançar os 0 aos 100km/h em 7,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 160km/h.

O pack de baterias de iões de lítio de 28kWh de capacidade proporcionarão 200 quilómetros de autonomia, segundo o ciclo NEDC. Em condições reais de utilização, a autonomia deverá descer para os 150 quilómetros.



Fonte: e-move
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por galt »

Estive a ler a revista auto-foco que esta semana apresenta o teste ao BMW i3.

O carro por dentro é muito bonito. Gostava de o ver ao vivo.
Tem muita qualidade ao nível dos materiais, mas dizem que é pouco funcional a entrada e saída de passageiros do banco traseiro, obrigado a abrir a porta da frente. A zona dos pés na zona traseira é alta não sendo recomendável a ocupação por pessoas altas.

Tem muita potência e pesa cerca de 1200 kgs (na revista o peso do veiculo não se percebe porque no texto é identificado um valor e na tabela das características outro peso).

Este modelo terá a vantagem de adquiri-lo com um motor a gasolina para gerar electricidade às baterias.

O meu comentário vou colocá-lo no meu diário de bordo.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por visitante1 »

Fotografei o primo dele, por fora epor dentro, aliás estavam lá quase todos...
Anexos
CIMG0950.JPG
CIMG0950.JPG (49.95 KiB) Visto 1629 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por galt »

pnunes tens algum detalhe do carro no que diz a autonomia real?

Poderá ser o modelo eletrico com mais autonmia do mercado, sem incluir o tesla (carro de luxo).
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por visitante1 »

O que pude apurar é que tem uma autonomia a rondar os 200Km com um motor de 50Kw potencia continua e 70Kw de pico
a velocidade max será de 150Km e um torque max de 290 Nm

as tomadas são combo, claro.

por acaso não tenho folheto dos specs deste modelo, mas arranjei de quase todos os outros que relatei no t0pico "hoje eu vi" incluindo o I3
cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16170
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por serges »

Gostei especialmente da audi A3... E-Tron... e o mercedes é engraçado...o I3 não sei porquê... não me cai bem...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por visitante1 »

O I3 visto de perto parece aquelas cenas de brincar, qq coisa que não combina, rodinhas de bicicleta em que o disco se confunde com a propria roda
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16170
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por serges »

Parque automovel, presumo de 4 rodas!

Imagem
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5524
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por Mumia »

serges Escreveu:Parque automovel, presumo de 4 rodas!

Imagem
Posto isto... ainda pergunto se alguém tem duvida do pq no aumento do IUC e do "extra" para os carros a gasóleo :roll: :roll: :evil:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Avatar do Utilizador

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por marciopinto »

Pensava que VE não pagava IUC, e está lá 0,01%?

Não compreendo, alguém que me explique :roll:
Márcio


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por RJSC »

Sinceramente, não vejo grande mal...
Quanto mais aumentarem os impostos sobre os veículos de combustão e combustíveis mais gente pensa em comprar um eléctrico da próxima vez que pensar em trocar de carro.

Infelizmente as massas não se importam se anda a contribuir para o aquecimento global e para o aumento das doenças respiratórias nas regiões urbanizadas, só quando ter um carro a combustão ficar claramente mais caro que um elétrico é que vão mudar. E mesmo assim há sempre amantes do fumo...


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por RJSC »

marciopinto Escreveu:Pensava que VE não pagava IUC, e está lá 0,01%?

Não compreendo, alguém que me explique :roll:
O gráfico incide sobre os veículos (parque automóvel) em 2012, não sobre as receitas geradas com o IUC.

Quer dizer quem em 2012 os VE's representavam 0,01% do parque automóvel.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16170
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por serges »

Atenção veiculos eléctricos anteriores a 2008, creio, pagam imposto de circulação... antigo mas pagam...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2438
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por t3lmo »

Aqui está o novo (e antigo) cálculo do IUC sobre CI's:

http://economico.sapo.pt/noticias/quant ... 79665.html
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por marciopinto »

RJSC Escreveu:
marciopinto Escreveu:Pensava que VE não pagava IUC, e está lá 0,01%?

Não compreendo, alguém que me explique :roll:
O gráfico incide sobre os veículos (parque automóvel) em 2012, não sobre as receitas geradas com o IUC.

Quer dizer quem em 2012 os VE's representavam 0,01% do parque automóvel.
Ok, obrigado pela simplicidade sobre o assunto, abraços ;)
Márcio

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por ricardocruzs2 »

RJSC Escreveu:Sinceramente, não vejo grande mal...
Quanto mais aumentarem os impostos sobre os veículos de combustão e combustíveis mais gente pensa em comprar um eléctrico da próxima vez que pensar em trocar de carro.

Infelizmente as massas não se importam se anda a contribuir para o aquecimento global e para o aumento das doenças respiratórias nas regiões urbanizadas, só quando ter um carro a combustão ficar claramente mais caro que um elétrico é que vão mudar. E mesmo assim há sempre amantes do fumo...
Concordo, mas lembra-te... quando houver um mercado significativo de veículos eléctricos aumenta-se o preço do Kwh e é criado um imposto especial para quem tem veículos eléctricos...
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por visitante1 »

ricardocruzs2 Escreveu:
RJSC Escreveu:Sinceramente, não vejo grande mal...
Quanto mais aumentarem os impostos sobre os veículos de combustão e combustíveis mais gente pensa em comprar um eléctrico da próxima vez que pensar em trocar de carro.

Infelizmente as massas não se importam se anda a contribuir para o aquecimento global e para o aumento das doenças respiratórias nas regiões urbanizadas, só quando ter um carro a combustão ficar claramente mais caro que um elétrico é que vão mudar. E mesmo assim há sempre amantes do fumo...
Concordo, mas lembra-te... quando houver um mercado significativo de veículos eléctricos aumenta-se o preço do Kwh e é criado um imposto especial para quem tem veículos eléctricos...
ora nem mais!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16170
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por serges »

Pois... Para já com 0,01% da frota automóvel portuguesa ui ui...

Mas desenganem que vais ser sempre isento.

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”