Página 120 de 153

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: sábado out 12, 2013 9:47 pm
por Volt
Ena ena. Estou curioso para saber se o resultado das apostas alemãs darão frutos... :-).

“Quem não tem cão…”

Enviado: segunda out 14, 2013 11:37 pm
por Esteves
Imagem

Lá diz o ditado popular “Quem não tem cão, caça com gato”. Mais concretamente, quem não pode comprar um carro eléctrico novo, pode adaptá-lo.

Investigadores do Instituto Politécnico de Setúbal, em conjunto com a empresa portuguesa Tecnitron e a empresa Meditor, estão a trabalhar num kit de transformação do Smart Fortwo em eléctrico.

Em declarações ao TV Ciência, José Loiro, Administrador da PBG Tecnitron S.A., uma pequena e média empresa sediada em Palmela, explica que “o nosso objectivo é a reutilização de um carro em fim de vida ou em que o motor a gasolina ou a gasóleo possa ter problemas, nós aproveitarmos um carro com uma estrutura ou um chassis ainda em muito boas condições para lhe dar uma vida nova e convertê-lo para 100% eléctrico”.

Para a substituição do motor de combustão, os investigadores estudaram todos os sinais de informação que fluem entre os diversos dispositivos do automóvel.

Victor Antunes, professor adjunto da Escola Superior de Tecnologia no Instituto Politécnico de Setúbal, explica que “o objectivo deste projecto é permitir a utilização de um motor eléctrico nesta viatura em particular (Smart Fortwo) que tem uma caixa automática que é robotizada, portanto, precisa de um conjunto de informações que normalmente seriam dadas pela electrónica que controla o motor de combustão, e que neste momento não existe porque foi retirado”.

O investigador explica que agora “existe um novo controlador que é um controlador do motor eléctrico, pelo que temos que ir buscar as informações a esse controlador eléctrico e disponibilizar essa informação para o carro num formato em que o carro estaria à espera para continuar a operar normalmente, sem que o condutor se aperceba que há diferenças”.

O objectivo dos investigadores é manter os painéis de instrumentos com a mesma informação para o condutor e com o mesmo modo de condução.

“Toda a informação deve lá estar disponível, desde o estado de carga das baterias que será colocada no sítio em que normalmente surgiria o estado do depósito, o nível de combustível, informações sobre o estado de operação do sistema, se houver um excesso de temperatura ou algum problema com o controlado o condutor deve ser avisado”, explica o Vítor Antunes ao TV Ciência.

O mesmo investigador refere que “em particular a caixa que é robotizada deve continuar a meter as mudanças e a operar conforme o operador solicita”, ou seja, “quando solicita para meter a mudança acima, a caixa deve receber essa informação que vai confirmar junto com as informação que vem agora do motor eléctrico, para ver se é possível fazer essa mudança e faz a mudança de caixa”.

Um dos objectivos é manter os circuitos do veículo e para isso foram desenvolvidos sistemas que compatibilizam os sinais.

«São dispositivos electrónicos com base em microprocessadores que têm uma interface que liga com o carro. Esses microprocessadores têm por função, carregando o software, com informação de quais são as mensagens que vêm do novo controlador que é um controlador de um motor eléctrico, como é que as deve transformar para que o carro as perceba como fosse um motor de combustão normal e continue a operar normalmente”, explica o investigador.

Com as baterias finais serão feitos novos testes conclusivos. “O carro está a operar normalmente com a caixa de velocidades e estamos só já em pequenas afinações”, revela Victor Antunes, acrescentado que “nessa fase (o veículo) está numa vertente já muito final”.

“Agora será preciso que a empresa com quem estamos a colaborar, a Tecnitron, substitua as baterias pelas baterias finais para fazermos as afinações da electrónica”, conclui.

Também a Tecnitron aguarda que se procedam às afinações finais. José Loiro explica que “falta chegarem as baterias definitivas, são baterias de lítio, muito mais leves” e “a partir desse momento, o Instituto e a Meditor fará connosco a finalização e a afinação final e a partir dai vamos definir um preço de conversão, publicitar e tentar comercializar o mais cedo possível”.

Mas o Smart Fortwo não vai ser o primeiro modelo convertido. “Fizemos uma experiência com um carro com a tecnologia mais antiga que não necessitava de tanto trabalho em termos de adaptação e interface entre as duas máquinas”, explica o Administrador da Tecnitron.

José Loiro refere que esse veículo está ao serviço da empresa. “É um carro que estamos muito satisfeitos com ele já circula há cerca de 3 anos, tem 22 mil quilómetros feitos em modo 100% eléctrico, uma autonomia de 140 quilómetros e atinge uma velocidade máxima de 130 km/h na autoestrada. É um carro que pode ser carregado num tomada normal de casa de 16 amperes e que carrega ao fim de 100 quilómetros, sendo que demora seis a sete horas a carregar”.

Outra fase do projecto são os processos legais para a circulação do veículo convertido. “O primeiro carro já está legalizado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), no livrete já consta que é um carro eléctrico, já não tem emissão de CO2”, refere José Loiro.

José Loiro acrescenta ainda que “o Smart assim que estiver pronto já com as baterias definitivas vamos submetê-lo à homologação e a partir dai ficamos com todo o projecto documentado e podemos multiplicá-lo por muitas unidades”.

Nos últimos dois anos, a Tecnitron já investiu cerca de 150 mil euros neste interessante projecto. “O investimento inicial vai ser diluído ao longo das próximas transformações e o preço final para o comprador será um preço muito mais apetecível”, argumenta José Loiro.

A Tecnitron espera disponibilizar o kit completo de transformação do Smart Fortwo para eléctrico para breve.



Fonte: e-move

Classe B eléctrico terá um preço competitivo.

Enviado: terça out 15, 2013 12:39 pm
por Esteves
Imagem

Thomas Weber, chefe de investigação e desenvolvimento da Mercedes-Benz, revelou que o Classe B terá um preço bastante competitivo.

O modelo eléctrico da Mercedes só chegará no final do próximo ano e pretende ser uma resposta ao i3 da BMW.

O responsável garantiu ainda que não será lançada uma versão com extensor de autonomia do Classe B.

O Classe B Electric Drive virá equipado com um potente motor de 100kW (136 cavalos) e 310Nm de binário, o suficiente para alcançar os 0 aos 100km/h em 7,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 160km/h.

O pack de baterias de iões de lítio de 28kWh de capacidade proporcionarão 200 quilómetros de autonomia, segundo o ciclo NEDC. Em condições reais de utilização, a autonomia deverá descer para os 150 quilómetros.



Fonte: e-move

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: quarta out 16, 2013 12:18 pm
por galt
Estive a ler a revista auto-foco que esta semana apresenta o teste ao BMW i3.

O carro por dentro é muito bonito. Gostava de o ver ao vivo.
Tem muita qualidade ao nível dos materiais, mas dizem que é pouco funcional a entrada e saída de passageiros do banco traseiro, obrigado a abrir a porta da frente. A zona dos pés na zona traseira é alta não sendo recomendável a ocupação por pessoas altas.

Tem muita potência e pesa cerca de 1200 kgs (na revista o peso do veiculo não se percebe porque no texto é identificado um valor e na tabela das características outro peso).

Este modelo terá a vantagem de adquiri-lo com um motor a gasolina para gerar electricidade às baterias.

O meu comentário vou colocá-lo no meu diário de bordo.

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: quarta out 16, 2013 3:52 pm
por visitante1
Fotografei o primo dele, por fora epor dentro, aliás estavam lá quase todos...

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: quarta out 16, 2013 9:14 pm
por galt
pnunes tens algum detalhe do carro no que diz a autonomia real?

Poderá ser o modelo eletrico com mais autonmia do mercado, sem incluir o tesla (carro de luxo).

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: quarta out 16, 2013 10:15 pm
por visitante1
O que pude apurar é que tem uma autonomia a rondar os 200Km com um motor de 50Kw potencia continua e 70Kw de pico
a velocidade max será de 150Km e um torque max de 290 Nm

as tomadas são combo, claro.

por acaso não tenho folheto dos specs deste modelo, mas arranjei de quase todos os outros que relatei no t0pico "hoje eu vi" incluindo o I3
cumps

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: quarta out 16, 2013 10:38 pm
por serges
Gostei especialmente da audi A3... E-Tron... e o mercedes é engraçado...o I3 não sei porquê... não me cai bem...

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: quarta out 16, 2013 11:23 pm
por visitante1
O I3 visto de perto parece aquelas cenas de brincar, qq coisa que não combina, rodinhas de bicicleta em que o disco se confunde com a propria roda

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: quinta out 17, 2013 8:23 am
por serges
Parque automovel, presumo de 4 rodas!

Imagem

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: quinta out 17, 2013 12:55 pm
por Mumia
serges Escreveu:Parque automovel, presumo de 4 rodas!

Imagem
Posto isto... ainda pergunto se alguém tem duvida do pq no aumento do IUC e do "extra" para os carros a gasóleo :roll: :roll: :evil:

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: quinta out 17, 2013 1:04 pm
por marciopinto
Pensava que VE não pagava IUC, e está lá 0,01%?

Não compreendo, alguém que me explique :roll:

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: quinta out 17, 2013 1:06 pm
por RJSC
Sinceramente, não vejo grande mal...
Quanto mais aumentarem os impostos sobre os veículos de combustão e combustíveis mais gente pensa em comprar um eléctrico da próxima vez que pensar em trocar de carro.

Infelizmente as massas não se importam se anda a contribuir para o aquecimento global e para o aumento das doenças respiratórias nas regiões urbanizadas, só quando ter um carro a combustão ficar claramente mais caro que um elétrico é que vão mudar. E mesmo assim há sempre amantes do fumo...

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: quinta out 17, 2013 1:08 pm
por RJSC
marciopinto Escreveu:Pensava que VE não pagava IUC, e está lá 0,01%?

Não compreendo, alguém que me explique :roll:
O gráfico incide sobre os veículos (parque automóvel) em 2012, não sobre as receitas geradas com o IUC.

Quer dizer quem em 2012 os VE's representavam 0,01% do parque automóvel.

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: quinta out 17, 2013 3:01 pm
por serges
Atenção veiculos eléctricos anteriores a 2008, creio, pagam imposto de circulação... antigo mas pagam...

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: quinta out 17, 2013 3:06 pm
por t3lmo
Aqui está o novo (e antigo) cálculo do IUC sobre CI's:

http://economico.sapo.pt/noticias/quant ... 79665.html

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: quinta out 17, 2013 3:31 pm
por marciopinto
RJSC Escreveu:
marciopinto Escreveu:Pensava que VE não pagava IUC, e está lá 0,01%?

Não compreendo, alguém que me explique :roll:
O gráfico incide sobre os veículos (parque automóvel) em 2012, não sobre as receitas geradas com o IUC.

Quer dizer quem em 2012 os VE's representavam 0,01% do parque automóvel.
Ok, obrigado pela simplicidade sobre o assunto, abraços ;)

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: quinta out 17, 2013 11:27 pm
por ricardocruzs2
RJSC Escreveu:Sinceramente, não vejo grande mal...
Quanto mais aumentarem os impostos sobre os veículos de combustão e combustíveis mais gente pensa em comprar um eléctrico da próxima vez que pensar em trocar de carro.

Infelizmente as massas não se importam se anda a contribuir para o aquecimento global e para o aumento das doenças respiratórias nas regiões urbanizadas, só quando ter um carro a combustão ficar claramente mais caro que um elétrico é que vão mudar. E mesmo assim há sempre amantes do fumo...
Concordo, mas lembra-te... quando houver um mercado significativo de veículos eléctricos aumenta-se o preço do Kwh e é criado um imposto especial para quem tem veículos eléctricos...

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: sexta out 18, 2013 1:03 am
por visitante1
ricardocruzs2 Escreveu:
RJSC Escreveu:Sinceramente, não vejo grande mal...
Quanto mais aumentarem os impostos sobre os veículos de combustão e combustíveis mais gente pensa em comprar um eléctrico da próxima vez que pensar em trocar de carro.

Infelizmente as massas não se importam se anda a contribuir para o aquecimento global e para o aumento das doenças respiratórias nas regiões urbanizadas, só quando ter um carro a combustão ficar claramente mais caro que um elétrico é que vão mudar. E mesmo assim há sempre amantes do fumo...
Concordo, mas lembra-te... quando houver um mercado significativo de veículos eléctricos aumenta-se o preço do Kwh e é criado um imposto especial para quem tem veículos eléctricos...
ora nem mais!

Re: Noticias de Eléctricos!

Enviado: sexta out 18, 2013 11:30 am
por serges
Pois... Para já com 0,01% da frota automóvel portuguesa ui ui...

Mas desenganem que vais ser sempre isento.

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2