Pontos de carga Mobi-E / Rede Mobi-E

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mobi-E

Mensagem por Volt »

o rodrigo ribeiro disse-te que conseguiu trazer a lei das 125 para cá?! essa é boa!
se foi mesmo isso que ele te disse, confirma-se a imagem que tenho dele (e que, por acaso, já o tinha apalavrado pessoalmente pouco tempo antes do sampaio dissolver a assembleia em que ele "participava")...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

volt Escreveu:o rodrigo ribeiro disse-te que conseguiu trazer a lei das 125 para cá?! essa é boa!
se foi mesmo isso que ele te disse, confirma-se a imagem que tenho dele (e que, por acaso, já o tinha apalavrado pessoalmente pouco tempo antes do sampaio dissolver a assembleia em que ele "participava")...
não, não foi ele, fui eu que o disse! não interpretes mal as coisas. se é informação errada então peço desculpa. sempre fiquei com a ideia que ele tinha sido um dos responsáveis.
também não foi esse o tópico da conversa, tentei pedir a opinião dele em relação ao mobi.e, já que ele é advogado e tem conhecimento das coisas.

e tu ainda não te manifesta-te lá no fb? temos de nos fazer ouvir!
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

afinal tinhas razão, fui eu que errei, foi o deputado comunista miguel tiago. my bad!
fala aqui de outra questão que andavam a discutir, quem não tem 25 anos, não pode conduzir as eléctricas com carta de carro sem primeiro um exame prático.

lei das 125 cc aprovada - finalmente!!!

publicado por bruno em geral e novidades.
finalmente, foi aprovada por unanimidade na assembleia da república a “lei das 125?, a qual irá permitir que todos os automobilistas possam conduzir motociclos até 125 cc e 15 cv, sem necessitar de mais algum exame de condução.

apenas os automobilistas com idade inferior aos 25 anos, terão que efectuar um pequeno exame prático numa escola de condução, o qual será económico.
de salientar o trabalho desenvolvido por vários meios de comunicação social da área do motociclismo, os quais elaboraram vários artigos no sentido de mudar determinadas mentalidades e preconceitos, bem como de outras associações, como a federação de motociclismo de portugal e a gam, os quais trabalharam com afinco para esta aprovação.
não menos importante foi o trabalho do deputado comunista e igualmente motociclista, o sr. miguel tiago, o qual defendeu e trabalhou arduamente na assembleia da república, para que esta lei fosse finalmente aprovada.
um grande passo em frente para o motociclismo nacional, o qual terá grandes vantagens em termos de melhoramento da mobilidade e descongestionamento dos centros urbanos, para além de portugal ficar em sintonia em relação a outros países europeus, que já aprovaram esta lei à muito tempo atrás.
link
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

MH_electric
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 14, 2011 5:28 pm

Mensagem por MH_electric »

quer isto dizer que já fui catado...
conprei uma vectrix e registei-me no mobi-e para ver o que dali vinha e, também vi agora a treta dos modos...

para além dos modos1, 2, 3 e 4 vêm aí mais novidades...
MH_electric
DB Vectrix VX-1 - Aventura de 40 Meses e 43.000Km. The end!
DB BMW C-EVO LR - Full Power de 18 Meses e 22.000Km.

MH_electric
Membro Silver
Membro Silver

explica-me lá para que serve isto ou, o que tencionas fazer com isto?
MH_electric

MH_electric
Membro Silver
Membro Silver

isto deve ajudar...
Capturar.JPG
MH_electric

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

e_bike Escreveu:fala aqui de outra questão que andavam a discutir, quem não tem 25 anos, não pode conduzir as eléctricas com carta de carro sem primeiro um exame prático.
ou o exame de ciclomotor...

ps: acredita que é bem mais simples tirar este último...

pps: o rodrigo tem muita conversa de "salvar o motociclista". eu não gosto dessa postura/conversa. é uma opinião pessoal. e não tem nada a ver com o partido a que ele pertence. tem mesmo a ver com ele (a pessoa que conheci há uns anos atrás). calculo até que esteja bem melhor e mais moderado. um amigo meu teve a ajuda profissional dele e fiquei muito agradado com ela.

ppps: só consigo ir ao facebook à hora de almoço e, normalmente, não consigo gastar muito tempo por lá...

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

mh_electric Escreveu:quer isto dizer que já fui catado...
conprei uma vectrix e registei-me no mobi-e para ver o que dali vinha e, também vi agora a treta dos modos...

não queres passar pelas apresentações e depois criar um diário de bordo onde poderemos partilhar experiências?

ps: "sorry pelo offtopic".

MH_electric
Membro Silver
Membro Silver

volt Escreveu:
mh_electric Escreveu:quer isto dizer que já fui catado...

não queres passar pelas apresentações e depois criar um diário de bordo onde poderemos partilhar experiências?

ps: "sorry pelo offtopic".
ok,
não sei como fazer isso mas, logo de noite vejo como fazer...
hoje, comprei o identificador vv e amanhã vou buscar a minha vectrix... confesso que estou ansioso e, apreensivo... pelo que li aqui tenho de ter assistencia em viagem para a moto, está mais do que visto e não me vou livrar de surpresas... certo?
MH_electric

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

tavares Escreveu:além disso há aqui no fórum/associação , técnicos de muitas áreas , que em conjunto poderíamos desenvolver um equipamento próprio para carregamentos , seria o equipamento da nova energia.

vamos a isto? eu alinho....

as tomadas exteriores, também serão objecto da nossa atenção. o "número", talvez faça a diferença.

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

mh_electric Escreveu: hoje, comprei o identificador vv e amanhã vou buscar a minha vectrix... confesso que estou ansioso e, apreensivo... pelo que li aqui tenho de ter assistencia em viagem para a moto, está mais do que visto e não me vou livrar de surpresas... certo?
toda a gente deve ter assistência em viagem. afinal, isso não é mais seguro?

mas descansa que tens a actual melhor eléctrica do mercado. já está bem testada (eu devo ser um dos maiores "beta-testers") e tem uma das melhores (senão a melhor) garantias do mercado...

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Mensagem por Seal »

ppl. acabei.

está um pouco maçador, mas a legislação assim o obriga. agradecia opiniões pois sou um leigo em matéria jurídica, pelo menos tentei
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Seal »

Última edição por Seal em quarta mar 16, 2011 11:49 pm, editado 1 vez no total.

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

como faço para visualizar/ler? já tentei o link mas não consegui abrir...
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Seal »

clica no link, não copies o endereço. é isso que estás a fazer?

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

reprodução, para uma leitura mais rápida:
caro mobi.e,
ficamos gratos por nos tratar como pioneiros, porque de facto enquanto muitos ainda
pensavam e outros ainda pensam, que os veículos eléctricos seriam para o futuro já
muitos de nós conduziam um.
quando começámos a ter conhecimento das notícias do pioneirismo em portugal,
principalmente quando começaram a sair notícias da mobi.e - constituída pelo
consórcio das empresas edp, efacec, novabase, critical, ceiia e inteli - tivemos
orgulho na conjuntura actual do nosso país - coisa rara no presente.
pensei que finalmente tínhamos parceiros que acreditavam que portugal, com uma
política energética eficiente podia num futuro a médio, longo prazo ser praticamente
independente em termos energéticos, acreditando também nas sábias palavras de
antónio mexia que afirmou: “se toda a frota automóvel portuguesa fosse movida a
electricidade, portugal poderia ter poupado 2500 milhões de euros na energia
comprada", durante o debate "tendências e desafios do mercado de energia europeu".
a mobi.e publicou no seu site e o eng. alberto barbosa reafirmou no recente
seminário da mobilidade eléctrica - que decorreu no auditório da ordem dos
engenheiros - que dos 1300 pontos de carregamento de carga normal, 687 são em
lisboa, ou seja, cerca de 52,85 %, pouco mais de metade dos pontos de
carregamento.
analisando estes dados concluímos facilmente, que as vantagens da mobilidade
eléctrica são mais evidentes e significativas nas cidades, o que perfaz toda a lógica,
visto que a maior fatia de tráfego no país é efectuado na cidade de lisboa com uma
média de 56 km diários e 1,1 passageiros por veículo, cerca de 70 % dos veículos tem
apenas o condutor.
as condições acima descritas ainda seriam mais vantajosas com a promoção da
mobilidade eléctrica através de motociclos. porque na verdade, citando o professor
joaquim delgado nós andamos a gastar energia para transportar metal e não pessoas,
significando com isto que para transportar cerca de 80 kg humanos gastamos energia
para mover 1 a 2 toneladas de metal (automóvel).
se considerarmos uma média de 1500 kg, obtemos uma relação 18,75 vezes mais que
o peso a transportar. se considerarmos um motociclo com cerca de 160 kg obtemos
uma relação 2x mais que o peso a transportar. o que nos dá 16,75 vezes menos que
um veículo automóvel. um número com uma ordem de grandeza significativa.
o motociclo não será adequado aos 70 % de veículos que circulam apenas com o
condutor, não pretendemos ser radicais com as soluções, mas serão adequados a uma
maioria dos 70 % desde que sejam dadas condições de mobilidade e vantagens
inerentes à adopção deste veículo de transporte.
os motociclos eléctricos apresentam uma eficiência energética superior, além de
contribuírem para o aumento da produtividade no país, bastando apenas contabilizar
as horas poupadas no tráfego das horas de ponta, tempo que pode ser atribuído a
horas de trabalho como de lazer e que ainda alteram de modo considerável a
motivação e bem-estar. todos sabemos como as horas perdidas no trânsito nos
afectam a disposição.
em conclusão do que foi afirmado, torna-se eminente uma justificação para o motivo
pelo qual se nega o acesso dos motociclos eléctricos aos pontos de carga já existentes.
essa medida contradiz a filosofia e as directivas presentes nas variadas comunicações
do site institucional como de artigos de imprensa da mobi.e.
apresentamos pequenos exemplos retirados do site institucional da mobi.e:
no link: http://www.mobie.pt/pt/a-rede-mobi.e
salientamos “…e acessível por todos os utilizadores”
no link: http://www.mobie.pt/pt/o-carregamento
salientamos “…assim, alguns veículos de duas rodas e veículos de quatro rodas como
quadriciclos e l7 apenas poderão carregar na rede piloto se dispuserem de modo 3.
informe-se sobre o modo de carregamento do veículo junto do respectivo fabricante…”
que coloca em causa a vossa negação de entregar cartões a condutores de veículos de
2 rodas. se podemos carregar na rede piloto em modo 3, porque negam os cartões?
sem necessitarmos de uma leitura exaustiva, observamos outras contradições e
incongruências presentes no site institucional.
a mobi.e faz referência ao decreto-lei n.º 39/2010 de 26 de abril, adiante designado
“dl 39” e à portaria n.º 1201/2010 de 29 de novembro, adiante designada “p 1201”, o
que revela o seu compromisso e obrigação em seguir a legislação portuguesa.
a negrito o texto mais pertinente e que pretendemos salientar do dl 39 e da p 1201.
única alteração efectuada ao texto original.
o dl 39 no seu preâmbulo refere três objectivos centrais, um deles é:
“…
iii) consagrar um regime de universalidade e equidade no acesso aos serviços
de mobilidade eléctrica.
…”
na continuação do preâmbulo é referido:
“…
não tendo o utilizador de celebrar, para o efeito, qualquer negócio jurídico com os titulares ou os
operadores de pontos de carregamento, dado que lhe está garantida a liberdade de acesso aos
pontos integrados na rede.

para esse efeito, é estabelecido o enquadramento legal para a criação de uma rede nacional de pontos
de carregamento. esta rede irá permitir que as pessoas possam carregar as baterias dos seus
veículos em qualquer dos pontos de carregamento que ficarão disponíveis no país,
necessitando para o efeito unicamente de um cartão de carregamento contratado com qualquer
comercializador de electricidade para a mobilidade eléctrica, que pode, aliás, ser estabelecido em
regime de pré -pagamento como forma de incentivar a adesão à rede.

o presente decreto -lei consagra um regime de universalidade e equidade no acesso aos serviços
de mobilidade eléctrica, assegurando-se a todos os utilizadores, designadamente, o acesso aos
diferentes comercializadores da mobilidade eléctrica, com os quais contratam directamente o
fornecimento de energia eléctrica para carregamento de baterias de veículos eléctricos, em toda a
rede integrada de pontos de carregamento e a existência de condições técnicas de
interoperabilidade entre essa rede e as diversas marcas e sistemas de carregamento.
…”
na alínea c) do n.º 2 do artigo 1.º do dl 39 é referido:
“…
c) da adopção de regras que permitem ao utilizador de veículos eléctricos aceder livremente a
qualquer ponto de carregamento integrado na rede de mobilidade eléctrica, independentemente
do comercializador de electricidade que tenha contratado;
…”
no artigo 2.º do dl 39 é definida a rede de mobilidade eléctrica do seguinte modo:
“a rede de mobilidade eléctrica compreende o conjunto integrado de pontos de carregamento e
demais infra-estruturas, de acesso público e privativo, relacionadas com o carregamento de baterias
de veículos eléctricos, em que intervêm os agentes que desenvolvem as actividades previstas no
artigo 5.º, o qual se destina a permitir o acesso dos utilizadores de veículos eléctricos à
mobilidade eléctrica.”
nos agentes referidos inclui-se a mobi.e.
um dos artigos mais importantes, a definição de “veículos eléctricos”, termo
sobejamente usado pela mobi.e , pelo dl 39 e p 1201, n.º 1 do artigo 3.º do dl 39:
“consideram -se veículos eléctricos o automóvel, o motociclo, o ciclomotor, o triciclo ou o
quadriciclo, dotados de um ou mais motores principais de propulsão eléctrica que transmitam
energia de tracção ao veículo, cuja bateria seja carregada mediante ligação à rede de mobilidade
eléctrica ou a uma fonte de electricidade externa, e que se destinem, pela sua função, a transitar na
via pública, sem sujeição a carris.
…”
a alínea b) do n.º 1 do artigo 4.º do dl 39 refere:
“1 — o exercício das actividades de mobilidade eléctrica processa-se com observância dos
princípios de acesso universal e equitativo dos utilizadores ao serviço de carregamento de
baterias de veículos eléctricos e demais serviços integrados na rede de mobilidade eléctrica,
assegurando-se-lhes, em especial:

b) liberdade de acesso, exclusivamente para o efeito de carregamento de baterias de veículos
eléctricos, a qualquer ponto de carregamento de acesso público integrado na rede de
mobilidade eléctrica, independentemente do comercializador de electricidade para a mobilidade
eléctrica com que tenha contratado o fornecimento de energia eléctrica e sem obrigação de
celebração para o efeito de qualquer negócio jurídico com o titular ou operador do ponto de
carregamento;
…”
a alínea a) e h) do artigo 16.º do dl 39 refere:
“…
a) permitir o acesso de utilizadores de veículos eléctricos, independentemente do respectivo
comercializador de electricidade para a mobilidade eléctrica, aos pontos de carregamento por si
explorados para o efeito exclusivo de carregamento das baterias desses veículos;

h) garantir, em conformidade com as normas aplicáveis e com as boas práticas industriais, a
actualização, renovação e adaptação periódica dos componentes e sistemas de informação dos
pontos de carregamento, em termos que assegurem a constante interoperabilidade entre as redes de
distribuição de electricidade, os pontos de carregamento e as marcas e sistemas de carregamento
de baterias de veículos eléctricos;
…”
o n.º 6 do artigo 35.º do dl 39 define novamente o conceito de veículo eléctrico para
a rede piloto da mobilidade eléctrica, a presente rede de pontos de
carregamento, que decorre previsivelmente até 31 de dezembro de 2012:
“…
6 — durante a execução da rede piloto da mobilidade eléctrica, são equiparados a veículos
eléctricos o automóvel, o motociclo, o ciclomotor, o triciclo ou o quadriciclo que disponha de um
motor com uma autonomia de origem, em modo exclusivamente eléctrico, superior a 20 km e cuja
bateria seja carregada mediante ligação à rede de mobilidade eléctrica ou a uma fonte de
electricidade externa.
…”
esta definição pouco difere da apresentada no n.º 1 do artigo 3.º do dl 39. de
qualquer modo continua a incluir os motociclos e ciclomotores.
o dl 39 define ainda as infracções leves e graves pela violação dos artigos anteriores,
entre os quais se encontram a alínea h) do artigo 16.º como infracção leve e a alínea
a) do artigo 16.º como infracção grave. ambas referidas no texto acima.
a alínea e) do n.º 1 do artigo 45.º do dl 39 fala das infracções leves:
“1 — constitui contra -ordenação punível com coima entre € 100 e € 1000 ou entre € 1500 e
€ 15 000, consoante seja aplicada, respectivamente, a pessoa singular ou a pessoa colectiva:

e) a violação do disposto nas alíneas b) a n) do artigo 16.º;
…”
a alínea g) do artigo 46.º do dl 39 fala das infracções graves:
“constitui contra -ordenação punível com coima entre € 300 e € 3000 ou entre € 4000 e € 40 000,
consoante seja aplicada, respectivamente, a pessoa singular ou a pessoa colectiva:

g) a violação do disposto nas alíneas a) e o) do artigo 16.º;
…”
a p 1201 refere na alínea d) do n.º 1 do artigo 2.º o seguinte:
“1 — o exercício da actividade de operação de pontos de carregamento da rede de mobilidade
eléctrica e a atribuição da respectiva licença dependem da verificação dos seguintes requisitos de
natureza técnica:

d) compatibilidade técnica, tecnológica e de segurança entre os equipamentos destinados ao
carregamento de baterias de veículos eléctricos a utilizar pelo requerente e os sistemas e
equipamentos da rede de mobilidade eléctrica, da sociedade gestora de operações da rede de
mobilidade eléctrica e da rede de distribuição de electricidade;
…”
após esta exaustiva análise ao decreto-lei n.º 39/2010 de 26 de abril e à portaria n.º
1201/2010 de 29 de novembro a que a legislação portuguesa nos obriga, bem
conhecida pelo seu excesso, mas neste caso bastante explícita com o tema que
tratamos, concluímos que a equidade e a universalidade de acesso aos serviços da
mobilidade eléctrica é uma directiva sempre presente onde não são discriminados
quaisquer veículos eléctricos e respectivos utilizadores.
não compreendemos a atitude da mobi.e em nos negar o que a legislação a obriga.
pedimos o favor de nos esclarecer.
atentamente,
motociclistas de veículos eléctricos e cidadãos que lutam pelo direito de igualdade
consagrado na constituição e na legislação analisada.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

no site deles por modo 3 ao que parece eles entendem não que seja o "level 3 charging" americano mas sim terem um evse...
ele acham que os motociclistas podem morrer electrocutados ao ligar a moto sem evse a uma vulgar tomada cee

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

boa seal!
vamos ver agora se o pessoal se une!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

acho que estar a bater muito nos dls não adianta nada... até porque eles não se negam a fazer carregamentos para motas... apenas tomaram uma decisão política de não incluir as motas nesta primeira fase de lançamento.

seria bom apresentar algumas estatísticas de possiveis utilizadores, contrapondo o grande número de motociclos eléctricos já existentes, com os parcos leafs a circular (e que não se prevê melhorias a curto prazo), de forma a criar uma massa crítica suficiente para um real teste do funcionamento da rede de carregamento mobi-e.
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Seal »

a legislação é que manda, a única coisa que os pode fazer mudar é exactamente a legislação. apesar de chata é o essencial.

de qq modo já me sugeriram alterações, o o_volt com bastantes, vou modificar e acrescentar algumas coisas.

1º vai um e-mail para a mobi.e depois consoante a resposta fazemos uma petição.

pode-se enviar o mail com o apoio do novaenergia? (admins e mods digam algo)

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”